Renato Ribeiro

Membro
  • #Conteúdo

    44
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Switzerland

Renato Ribeiro's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Depois de algum tempo de ausencia por forças maiores, os 2 aquarios tiveram de ser desmontados. Uma vez que as coisas que começam a se compor lentamente, quero meter o Aqua de 180L a funcionar novamente. O setup em principio sera o mesmo. Aqua Juwel Rio 180, 2 lampadas T5, filtro Bioflow 3.0 ( a ver se esta tudo a funcionar correctamente e trocar todos os filtros). Caso a BioFlow nao esteja a funcionar, vou lhe retirar a caixa e optarei talvez por um filtro externo. Queria colocar umas plantas naturais basicas, que nao necessitem de grandes cuidados e que tambem nao crescam muito. Prefiro meter 6 ou 7 plantas que demorem a crescer do que 2 ou 3 que crescam a olhos vistos por assim dizer. Como me encontro bastante perto do mar, pensei em colocar materiais vindos da mae natureza, troncos, rochas, areao e etc ( tudo devidamente fervido é claro ). Acham que nao corro riscos ou posso vir a ter problemas no futuro? Em termos de Fauna ainda estou indeciso... Cory's vai levar 2 ou 3 com toda a certeza. Agora falta pensar nos restantes. Ca em casa toda a gente adora os Barbus, mas como ja tive, fica sempre a sensaçao de que deveria pensar em outra coisa. Adoro Escalares, mas a minha mà experiencia com eles, ao mesmo tempo deixa me de pé atras. Que me aconselham voces? Desta vez sera para ir com bastante calma, deixar o aquario filtrar umas semanas antes de entrarem residentes e etc.... tudo na maior das calmas.
  2. Boas pessoal. A bastante tempo que nao venho aqui, tudo esta bem com os meus peixotos, mas hoje estou com uma duvida que gostava que alguem me conseguisse responder. Os meus 2 ancistros, neste espaço de tempo ja cresceram bastante como era de prever. Costuma andar cada um para o seu lado na sua vidinha. Hoje dei conta que andam 1 atras do outro e parecem querer se "embrulhar" os 2 em violencia. Sera normal? Serao ambos machos ou serao 1 casal e é atitude normal? Abraço.
  3. Existem algumas especies que necessitam de um numero minimo de "individuos" para terem no aquario o seu habitat mais natural possivel. Procura saber esses numeros e dentro dos teus gostos, coloca os que mais gostares, desde que eles nao criem conflitos entre eles, como é obvio. Prepara te para algumas baixas, nao desanimes, é natural quando se é principiante. De inicio tambem perdi alguns peixes devido a bastantes erros de principiante. Hoje, posso dizer que a cerca de 4 meses nao perco nenhum peixinho. Pode nao ser muito, mas para quem nao tem experiencia nenhuma e ja levou uma razia no aquario, agora dou me por satisfeito de ver o numero de peixes igual ou a aumentar. O melhor que te posso aconselhar é : Vai com calma, pesquisa bastante, pergunta a quem saiba, ouve varias opinioes e junto com a tua experiencia tenta tirar as tuas proprias conclusoes. Ja agora, bem vindo a este bichinho da aquariofilia e boa sorte.
  4. Os Guppys foram colocados junto com o Betta ainda relativamente pequenos. Pode ser uma das razoes que leve o Betta ainda nao ter atacado. A outra razao,penso que seja por existirem mais habitantes no aquario que nao se deixaram intimidar com a presença do Betta. O Betta anda sempre no seu canto sossegado e desde que ninguem o incomode, ele tambem nao se mete com ninguem.
  5. BlueBetta, antes de mais, nao sei qual a tua experiencia em aquariofilia. Se for igual ou parecida a minha, estamos os 2 tramados. Em relaçao a compatibilidade entre especies, muito se pode dizer. Mesmo muito. Uns iram dizer que a especie A nao deve estar no mesmo espaço da especie B porque vao se iliminar. E bem provavel que isso aconteça. Pela minha (pouca) experiencia, ja misturei Neons com Escalares, os Neons ainda hoje sao vivos e os Escalares desapareceram todos. Supostamente deveria ter sido ao contrario. Tenho um Betta macho junto com Guppys, supostamente os Guppys macho tambem ja deveriam ter desaparecido, no entanto continua tudo vivo até a data e ja vai algum tempo que estao juntos. Existe sempre uma excepçao a regra. Nao quer dizer que eu nao possa vir a ter baixas no futuro. Pode bem acontecer. Deixando um pouco o Off-Topic de lado, para um aquario dessas dimensoes, tenta encontrar uns peixes a teu gosto, mas de preferencia com um nivel de reproduçao muito baixo. Tenho um Aqua de 60L, comecei com 9 Guppys la dentro e ja perdi a conta a quantos la estao agora. Isto num espaço de 8/9 meses.
  6. Depois de bastante tempo sem dar noticias, venho ca fazer um up-date do topico. Pois bem, coloquei uns quantos Guppys como experiencia no comunitario, se os perdesse por causa do Betta, as baixas seriam muito minimas. Por incrivel que pareça, desde a ultima mensagem que aqui coloquei ate a presente data nao existiram baixas nos Guppys. Nao sei se ja tinha referido antes, mas mesmo antes de colocar os Guppys no comunitario, os meus lindos e pobres Escalares morreram todos. Começaram ambos com um comportamento muito estranho, nadar de lado e outras vezes para tras com a cabeça para cima e em poucas horas morreram. Nao sei o que terà causado a morte dos Escalares, mas deu para ver que sao muito sensiveis e ainda nao estava, nem estou totalmente preparado para os ter. Talvez daqui a uns meses, perca a cabeça e arranje um aquario apenas para Escalares que sao a minha perdiçao. Hoje, precisei de ir comprar comida para os bichinhos e dei de caras com uma "mega-promoçao" na loja onde costumo ir. Todos os peixes a menos 50%. Como ja tenho uns quantos Barbus e ate ao dia de hoje, estao a crescer e dao bastante vida ao aquario, trouxe mais 3. Desta vez 3 Barbus Albinos. Como a minha mulher ja andava de olho nuns Pontius a alguns meses, aproveitei a promoçao e juntei 2. Acabei ainda por trazer mais 2 Ancistrus, ja andava a procura deles a algum tempo, mas nunca tinha encontrado nenhuns. Hoje trouxe os unicos existentes na loja. Sao miniaturas ainda, até os Neons sao maiores, mas o tempo vai se encarregar de os fazer crescer. O aquario dos Guppys, continua com caracois aos montes, deixei de me preocupar, fica feio é certo, mas nao causa transtornos no habitat. Cada vez sao mais Guppys no pequeno aquario. Começo a nao saber o que fazer a tanto peixito. Abraço a todos.
  7. Digam me uma coisa por favor, sera aconselhavel colocar Guppys com Barbus e um Betta? O meu aqua de 60L esta a ficar hiper lotado, como nao arranjo ninguem para ficar com os guppys pensei em ir colocando alguns no comunitario de 180L.
  8. Nao venho dizer nada de novo, mas comecei com o bichinho dos peixes a pouco tempo. Ja cometi muita asneira e vou continuar a cometer. A uns tempos atras comprei uns guppys para colocar num aquario de 60L porque tinha aquela curiosidade de ver a reproduçao e de querer ter mais peixes. A primeira "fornada" por assim dizer, meti a femea na maternidade e assim que deitou tudo para fora, foi retirada da maternidade. Arranjei um aquario provisorio para os alevins e foi a festa total. Ficaram nesse aquario provisorio cerca de 3/4 semanas e juntei os aos adultos. Entretanto, mais femeas tem largado peixitos pelo aquario e nunca mais separei as femeas dos restantes. O que é certo, é que quando comecei tinha 9 guppys, num espaço de 2 meses tenho la mais de 30 e quase todas as semanas vejo alevins novos. Se tentasse salvar todos os alevins, ja nao os conseguia colocar naquele aquario. Se por um lado nao estou a ser correcto, por outro estou a deixar a natureza seguir o seu rumo.
  9. Eu tenho uma pequena tartaruga corcunda (falsa) do mississipi, e quando comprei os meus primeiros peixes perguntei se poderia colocar a tartaruga junto com os peixes. A resposta sempre foi a mesma. Se eu quisesse ter peixes, nao os deveria juntar com a tartaruga,fosse qual fosse a especie de peixe.
  10. Nao sou a pessoa mais indicada sobre esse assunto, no entanto conhecendo a composiçao do cimento cola, quase que aposto que nao é das coisas mais aconselhaveis a utilizar dentro de um aquario se a finalidade for ter peixes saudaveis por muitos e bons anos.
  11. Eu pessoalmente colocaria um Betta. Guppys fora de questao. Em pouco tempo se multiplicam para 3 ou 4 vezes mais e nao tens espaço para isso.
  12. Quanto a comida que coloco desaparece ate em menos tempo Os bichos parecem tubaroes famintos, de qualquer forma tambem tenho reduzido um pouco a quantidade de alimento. Vou esperar pelos resultados. Quantos aos peixotos..... a continuarem assim, dentro de 4 ou 5 meses nao tenho sitio para colocar tanto peixe. As 2 primeiras posturas coloquei os num aquario pequeno e 3 semanas depois juntei os todos. So que agora a femeas continuam a fazer das delas..... ontem fui dar com mais 6 peixes muito pequeninos escondidos debaixo dos troncos. Com toda a certeza que devem andar mais escondidos nas plantas.
  13. Exacto, num aquario de 60L penso que o ideal é ter peixes mais calmos devido as dimensoes. Depois tem o contra que os Barbus tambem crescem um bocado, nada do outro mundo, mas crescem. Ai sim o aqua de 60 fica "pequeno" para eles.
  14. 180L 11 Barbus 2 Escalares (eram 4) 4 Bebados 3 Rasboras Arlequim 2 Corys +- 10 Neons 1 Betta
  15. Desde que compres mais uns Barbus, nao tens problema. Eu tenho Neons juntos e nao tive baixas.