Fishroom$!?


Recommended Posts

Boas,

 

Eu sou novo, logo tudo o que está relacionado com temáticas de oficialização/legalização de algo pouco pesco...

A minha duvida é, se eu montar uma fishroom com o intuito principal de criar e reproduzir algumas espécies de peixes e invertebrados e posteriormente vender alguns destes, é necessário ter alguma licença ou se é necessário declarar alguma coisa. Quando refiro peixes, não são guppys nem platis..., são discus, apistos entre outros ciclideos. Tornando o hooby auto sustentável :rolleyes: (espero eu).

Pergunto pois pondero a possibilidade de ter algum lucro.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu acredito que posso ter algum lucro, ou tornar o hooby auto sustentável, mas não é facil. Isto porque se contabilizares as despesas com a construção e manutenção vai demorar alguns anos a compensar penso eu. Isto sem contar com as horas gastas. Não é mesmo facil chegar ao break even.

 

Tens de ter atenção que para uma fishroom funcionar bem o mais importante é uma infraestrutura bem feita. Sai caro. Mas pronto, também depende do que queres e quanto queres gastar.

 

Algumas perguntas que acho que deves fazer a ti próprio:

- Quanto tempo estás disposto a dar?

- Investimento?

- Tens os conhecimentos apropriados? Já reproduziste todas essas espécies?

- O que te torna melhor que outros criadores? Vais ao forumdiscus e tens pelo menos uns 5 criadores, alguns com nome, coisa que tu não tens (pelo menos ainda).

A pergunta mais importante para mim:

- Tens para onde escoar os peixes? Não é fácil, a maior parte das lojas não compra a criadores amadores. E não consegues escoar assim tantos peixes como imaginas aqui no forum. Pelo menos a preços que possas ter lucro.

 

Outra pergunta em especial para ti:

Tens 19 anos, vou comparar-te a mim (espero q não leves a mal), eu tenho 21. E embora a parte que eu gosto mais na aquariofilia é criar peixes, e gostava de ter uma fishroom (planos para futuro :naughty: ), não estou atualmente numa fase da minha vida em que tenha disponibilidade para ter uma fishroom a tempo inteiro. Principalmente por causa do tempo, mas eu para montar, seria uma coisa a sério, portanto o dinheiro também pode ser impeditivo. Pergunta-te será que daqui a 3 anos ainda quero isto?

 

A minha alternativa à fishroom é uns aquários montados, em que vou criando peixes. Até estou a ver se arranjo um aquário mais pequeno porque o meu de 550L não dá muito jeito para criar, e ocupa as resources de 3 ou 4.

 

Boa sorte!

Se quiseres trocar ideias estás à vontade, como disse é um tema que me interessa.

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Afonso,

 

Desde já obrigado pela resposta.

Este projecto não é para já, mas como tudo, tem de ser planeado com o seu tempo. Se for só daqui a 3 anos será, mas é para vingar.

Primeiro pretendo acabar o curso e logo depois vejo, mas uma coisa é certa, este projecto é para ir em frente. Não foi algo que me deu na cabeça ontem ou hoje, já vem de à um ano para cá.

Conhecimento nunca é o suficiente, mas estamos sempre a aprender e comparando com os criadores do FD pouco sei. Mas nada que uma boa pesquisa e uns cafés não resolvam. Já criei discus, ramirezis e peixes comunitário.

Eu no meu primeiro post não revelei a minha ideia, que não era "tornar o hobby sustentável" mas sim ser a tempo inteiro. Dai ter que ser tudo bem pensado e há que começar por algum lado.

Ainda montamos o estaminé :discuss_gathering:

 

Cumps.

Editado por JoaoRRM
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Por relatos que vi na net é muito complicado ser um negócio a tempo inteiro. Isto porquê?

- O mercado é limitado

- Os custos iniciais e mesmo custo/peixe são elevados e a margem é relativamente baixa

- É dificil competir com chineses/asiáticos/etc

 

Eu também já pensei nisso, mas a tempo inteiro cheguei à conclusão que pelo menos para já, não é lucrativo. Num país, que não portugal, com climas apropriados acho muito mais fácil criar quantidades de peixes, isto porque tens muito menos custos com aquecimento/filtragem, etc.

 

A alternativa será criares peixes que se vendam relativamente caro/média-elavada dificuldade, Continuas a ter o problema de escoar, que vender só para Portugal não sei se é suficiente (entras em qualquer loja de animais e só vés platys e guppies) e exportar provavelmente não se justifica (depende da quantidade)

 

Eu não digo que seja impossível, mas para isso funcionar aconselho não entrares nisso sozinho. Teres alguém a fazer um estudo de mercado, uma equipa a desenhar a fishroom, etc. Para não acontecer a meio repares que não está a render e já investiste o dinheiro.

 

Para mim a maior dificuldade como já referi é escoares o stock que tens. Eu não sei qual é a margem que pensas ganhar, mas se venderes a lojas os gajos são capazes de vender com uma margem de 200-300% sobre o que tu lhes pagas.

 

Já deves ter percebido que eu só arranjo problemas :tongue: mas na fase de projecto compensa ver os problemas todos (e de certeza que não estão aqui nem metade).

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites,

 

Quanto à questão de ter de se declarar alguma coisa, sim. Tens que passar factura sobre todas as vendas que fizeres, para tal tens que abrir actividade e ............ Pagar impostos! IVA , IRC,PEC, e muitos outros.

 

Convém fazer um estudo de viabilidade antes de começares a investires à seria....

 

1 abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ainda bem que estou em gestão. biggrin.png' alt=':biggn:'>

Era só para ter mais uma ideias... talvez comece com uma coisa simples "para sustentar o hobby" e se vir que rende alguma coisa talvez invista nisso a sério. Por enquanto vou projectando e estudando. Logo se vê.

Obrigado pelas respostas.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.