Duvida Termoestato


Recommended Posts

viva...

 

hoje comprei um Termoestato para o meu aquario de 34L ...

 

notei que depois de estar a umas horas ligado e já ter subido a temperatura...

 

noto que quando coloco a mão na água ele dá um ligeiro "choque" é normal?

 

cumps ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes Gonçalo,

 

Não é normal. O termostato deve estar em curto circuito. Desliga da corrente tira-o do aquário e compra outro.

 

ele agora já não está a dar choque nenhum e está ligado mas a luz laranja está apagada...

 

agr ta normal :sorry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a luz laranja está apagada é porque está desligado... como está desligado, à partida não dá choque.

Se te continuar a dar choque quando ligado, reclama, pois ao que que me parece, ainda está dentro da garantia.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a luz laranja está apagada é porque está desligado... como está desligado, à partida não dá choque.

Se te continuar a dar choque quando ligado, reclama, pois ao que que me parece, ainda está dentro da garantia.

 

Abraço

 

pois agr tenho que esperar que a luz acenda para testar :(

 

qualquer das maneiras troquei a Tripla onde ele estava ligado e ligueio direto a corrente vamos a ver :tapfoot:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

coloquei num jarro que tenho aki de 5L com agua bem fria ele disparou logo, fiquei ali bastante tempo com a mão na aguá ele não me deu qualquer choque deixei aqueçer ate ele desligar a luz e voltei a colocar a mao durante bastante tempo e n deu choque lol

 

vamos a ver... n sei o que que pode ter sido :sorry::tapfoot:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Penso que seria escusado tirares o termoestato...não tem regulador de temperatura ? Se sim, bastava subires um pouco.

 

Já agora, qual a marca do termoestato ?

 

Cmpts e boa sorte :)

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Penso que seria escusado tirares o termoestato...não tem regulador de temperatura ? Se sim, bastava subires um pouco.

 

Já agora, qual a marca do termoestato ?

 

Cmpts e boa sorte :)

 

boas sim tem...

 

o meu é este Fotos-de-Termostato-de-METAL-100W-P-Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia era não "desregular" o termoestado e confirmar se realmente estava a funcionar a 100%.

 

Mas cada um sabe de si... simplesmente era o que eu faria.

 

Abraço

 

sim e fiz como me indicas-te, e já agr aproveito para dizer que nunca mais deu choque testei-o varias vezes e sempre que reparo que ele acende a luz deixo la a mao e nada eheheh ainda bem :drool3:

Editado por Gonçalo Melo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que tinhas calçado quando te deu choque?

 

Se estiveres com calçado que permita a passagem de corrente ou descalço podes apanhar choque, caso tenhas calçado algo que isole não apanhas choque.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, vou intervir visto eu estar a estudar electrotécnica. Primeiro, se o aparelho te dá choques não é mudares a tripla que te vai resolver o assunto. Se quando tocas no termostato isso acontece, é porque o problema é mesmo do termostato. Depois, se a luz está laranja é porque está ligado. Caso contrário está desligado.
O termostato funciona com um sensor de temperatura (óbvio) que consoante a temperatura, vai ter uma tensão aos seus terminais. Agora não sei como está feito de forma precisa, mas essa tensão é usada para comparar com o valor que definiste na rodinha vermelha, e consoante isso vai através de um dispositivo de corte (pode ser um díodo) cortar ou conduzir electricidade. Não tem nada que saber. Se com a luz desligada ele está quente, é normal. O calor não se dissipa assim do nada.

Se apanhaste choques antes é porque o mesmo está mal isolado, e se fosse a ti ia trocar. Agora se calhar não dá porque alguma coisa foi ao sitio, mas aconselho-te vivamente a ires trocar. Não custa nadA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim de facto fiz os testes descalço e continuo a dar choque :mad:

 

não me lembrei desse promenor, já o tirei do aqua e amanha vou lá trocar!

 

já agr sugerem alguma coisinha melhor? para n me voltar aconteçer o mesmo, este modelo rodou os 6,5€

Editado por Gonçalo Melo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é, metem na cabeça que barato é bom e depois ficam com os cabelos em pé :P

Compra um de marca, que não fica caro para o material que é,

Tenho o Eheim Jager, excelente, e nada de choques hehe

Para o teu aquario compra o de 50w ;)

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.