Como estabilizar PH do meu Aqua


Recommended Posts

Boas a todos os membros,

Precisava de ajuda a estabilizar o PH do meu aqua!

Atão é assim, dimensões do aqua 1,15x35x40, filtro Eheim 2213, mais filtro interno para ajudar a movimentar a água á superfície, plantas ( não sei os nomes alem da Cuba, Anubias, Cryptorogynes, ) temp 26 graus, Co2 com válvula solenoide, 4 lâmpadas t5 39w, 2 troncos mais 2 pedaços de madeira, camarões red cherry, fundo 3d de xisto verdadeiro colado no vidro com silicone, ainda não tenho peixes porque ainda faltam 7 dias para fazer os ciclo dos 30 dias!

Período da fotossíntese ( luzes ligadas com o CO2 ):

17h ás 23h

PH - consegue ir ate aos 6.5

KH - 4

E aqui começa o meu problema, quando acaba este período, o ph sobe ate aos 7,5, o que eu acho que é uma diferença muito grande, sei que o ph baixa durante o período de fotossínteses por causa do co2, mas o porquê de ele não estabilizar por exemplo nos 6.8???

O PH da minha torneira sai a 8 com o KH 4, será que tenho que pôr o co2 sempre ligado para estabilizar nos 6.8?eu tenho o co2 por causa das plantas e pelo que sei as plantas só absorvem o co2 durante a fotossíntese, por isso não teria logica gastar co2 fora desse período!

Comecei por fazer TPA`s nos primeiros dias 3 em 3 dias mais de 50%, agora tou a fazer TPA`s de domingo a domingo de 30%

Não sei o que fazer para estabilizar o PH, alguém que me dê umas dicas SFF:)

 

20131013_153321_zpsdfe4a578.jpg

 

20131013_153346_zpsdf6ac8cf.jpg

Editado por chelas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

podes ajustar o Ph por tentativa/erro de forma manual com o fotoperiodo.

Podes usar um controlador de PH, que é caro, mas muito eficaz.

Primeiro deves definir qual o sistema e ph que pretendes.

Os ajustes devem ser graduais de forma a conheceres bem o comportamento do sistema.

É normal existir uma flutuação de Ph ao longo do fotoperiodo, por causa das plantas.

Dá para ver que tens botija de Co2 mas não prrcebi se tens electroválvula.

Se tiveres electroválvula com o fotoperiodo é uma questão de ires ajustando as bolhas por segundo até acertares. Isso pode demorar alguns dias até perceberes qual a melhor calibração.

boa afinação

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa noite tudo o que disse o tmiravent está correcto , a minha opinião baseado no sistema que tenho é que devia investir num controlador de PH, assim como já tem o equipamento de CO2 com a electroválvula é só ligar ao controlador, regular o PH que pretende, e o controlador sempre que o PH subir do valor estabelecido, liga imediatamente o CO2 fazendo com que se mantenha estável.

bom isto é a minha opinião baseado no que tenho montado.

cumprimentos

afonso

Editado por afonso321
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

podes ajustar o Ph por tentativa/erro de forma manual com o fotoperiodo.

Podes usar um controlador de PH, que é caro, mas muito eficaz.

Primeiro deves definir qual o sistema e ph que pretendes.

Os ajustes devem ser graduais de forma a conheceres bem o comportamento do sistema.

É normal existir uma flutuação de Ph ao longo do fotoperiodo, por causa das plantas.

Dá para ver que tens botija de Co2 mas não prrcebi se tens electroválvula.

Se tiveres electroválvula com o fotoperiodo é uma questão de ires ajustando as bolhas por segundo até acertares. Isso pode demorar alguns dias até perceberes qual a melhor calibração.

boa afinação

boas :)

agradeço desde já todos os esclarecimentos dos membros aqui do fórum, um muito obrigado para todos vós:)

sim tenho electroválvula, o valor que eu queria atingir e estabilizar era nos 6.8, hj medi o ph da torneira e vinha a 7.5, sendo este o mesmo valor do meu aqua a esta hora ( 12h32 ) , se eu quisesse estabilizar o aqua no 7.5 não teria problema nenhum, seria fácil porque era só diminuir as bolhas por segundo do co2, mas não é esse valor que pretendo:( aumentei ontem o kh para 5 durante o valor do ph em que tava nos 6.5 para ver se ele me mantia durante a noite esse valor, mas n consegui:(

já me passou pela cabeça que poderei ainda não ter plantas suficientes para durante a noite libertarem o co2 necessário para manter nos 6.5 ou 6.8, visto que as plantas durante a noite libertam co2 e absorvem oxigénio!!!

também já me passou pela cabeça ter sempre o co2 ligado, mas mesmo a minha botija ser de 2kg, ligada 24h sobre 24h gastasse embora num instante:(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa noite tudo o que disse o tmiravent está correcto , a minha opinião baseado no sistema que tenho é que devia investir num controlador de PH, assim como já tem o equipamento de CO2 com a electroválvula é só ligar ao controlador, regular o PH que pretende, e o controlador sempre que o PH subir do valor estabelecido, liga imediatamente o CO2 fazendo com que se mantenha estável.

bom isto é a minha opinião baseado no que tenho montado.

cumprimentos

afonso

boas td bem?

agradeço o seu esclarecimento, tb já pensei num controlador de ph, mas presumo que seja dispendioso!

será que ainda não tenho plantas suficientes para que libertem o co2 necessário para que durante a noite me estabilizem o ph nos 6.8? esse é o valor que pretendia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia

esse método pode resultar mas é muito trabalhoso e ao fim de algum tempo satura a paciencia (bom mas eu já estou noutra idade lol)

o controlador ronda os 100 euros novo , por vezes aparece nos classificados do fórum mais barato.

vou continuar a seguir o tópico, espero que consiga bons resultados

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia

esse método pode resultar mas é muito trabalhoso e ao fim de algum tempo satura a paciencia (bom mas eu já estou noutra idade lol)

o controlador ronda os 100 euros novo , por vezes aparece nos classificados do fórum mais barato.

vou continuar a seguir o tópico, espero que consiga bons resultados

cumprimentos

lool

tb vou esperar que consiga resultados e muito obrigado pelas esclaraçoes que me deu:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Manipulação de H20 sempre me pareceu "errado". Requer imenso trabalho para manter como queres, sempre fui apologista do utilizar a agua que possuimos mais facilmente. Já agora porque a "insistência" nos 6.8?

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo SS Conceição(IP: 194.79.95.225)

  • photo-thumb-53087.jpg?_r=0
  • Moderador INVERTEBRADOS
  • 981 Mensagens
  • Sexo:Masculino
  • País:Portugal
  • Concelho:Santarém (Santarém)
  • Localização:Santarém/ Lisboa (benfica)
  • Interesses:Plantados; Camarões; "curioso" no aquascaping

Publicado Ontem, 19:12

pois então assim é dificil tentar baixar o ph tens a 6.5 com CO2 sem Co2 é normal que suba pois a água que colocas é de Ph 8

existem produtos para baixar o PH que vai baixar também o KH o que poderá fazer oscilar ainda mais o PH e os discus penso eu de que, não gostam muito.

Podes fazer TPA semanal com água engarrafada?( não deve ficar barato) mas podes colocar pinhas de amieiro e folhas de cattapa que colocam a água acastanhada(velha) ou turfa, no filtro que coloca a água ainda mais a parecer chá.

e já agora os discus vão adorar a comida viva que lá tens para eles( red cherrie), mas como ainda não colocaste de certeza se pedires opinião ao pessoal dos discus, eles vão dizer que com essa altura não devias de ter discus.

  • rep_up.png
  • rep_down.png
  • 0
Editado por Ricardo.Fonseca
não consegui unir os tópicos duplicados e tive de fazer cpy/paste da mensagem

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para esses valores talvez água de osmose.

Tenta ver nos tópicos de discos ou osmose

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Manipulação de H20 sempre me pareceu "errado". Requer imenso trabalho para manter como queres, sempre fui apologista do utilizar a agua que possuimos mais facilmente. Já agora porque a "insistência" nos 6.8?

boas td bem?

a insistência neste valor é porque queria pôr la dentro uns discus, e pelo que sei aconselham aguas um bocado mais ácidas!

eu atinjo esse valor que pretendo durante o fotoperíodo o problema é que não consigo manter fora desse período:(

já aumentei o kh pa 5 enquanto o ph estava nos 6.5 para ver se fora do tempo de fotoperíodo não variava muito, mas não resultou:(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa, uma pessoa disse-me e com razão,

quando temos peixes tirados do habitat natural directamente, torna-se mais importante teres o cuitado especial com o PH ao nivel natural deles, mas se tiveres peixes que foram reproduzidos em várias gerações com um PH neutro ou fora do PH natural do peixe em questão, ele já está habituado a um PH que não é o de origem,

 

Torna-se assunto de selecção natural e adaptação da espécie,

O mais importante torna-se sempre um PH constante, não necessariamente um PH num valor x, mas sim um valor x sem se alterar,

 

Muita das vezes, se nao sempre, o que faz um peixe ficar stressado com mudanças do PH, é a mudança da condutividade da água que muitas das vezes está presente na mudança do PH devido aos sais dissolvidos,

Isto provoca a pior alteração para a fauna, e não o PH oscilar em si,

 

Por isto que uma oscilação de PH causada pelo CO2 não fazer mal pois é provocada pelos carbonatos e não pelos sais dissolvidos,

 

Isto é o que tenho lido sobre a quimica da água, e se queres um PH fixo, tens de ter um kH um pouco mais alto e para isto o PH não consegue estar baixo, de novo devido á quimica da água.

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há aqui um valor que deves saber se queres manter espécies de águas macias...é o gH. Concordo com o Tiago que a estabilidade é importante, mas o pH/gH de certas espécies deve por força ser parecido com a média que tem na Natureza, e os Discus são uma destas espécies.

 

Para baixar o gH podes usar o ''Ion exchange Resin'' que retém os iões de cálcio e magnésio, ou colocar turfa numa meia de rede, pinhas de amieiro e terminalia cattapa. A par disto se colocares mais plantas e muitos troncos a água vai amaciar lentamente com o tempo.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas tiago e vasco

atao quer dizer que mesmo com estes valores que tenho na agua, ph7.5, kh 4, e gh 6 consigo ter e manter saudaveis discus e outras espécies de peixes, tipo neons, nariz de bêbado, corydoras, tubarao martelo, limpa vidros, e zebras?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a mim tens o pH e gH alto para Discus... O idela seria um pH/gH estável na ordem dos pH entre 5.5 a 6.5 / gH entre 1 a 3. Com turfa no filtro a água fica com estes valores, e depois tratas a água das tpa's antes de colocares no aquário.

 

Os Discus adoecem muito se não tiverem as condições ideais, pois stressam e as doenças atacam. Precisam de locais com muita sombra, e isso pode ser conseguido com troncos cheios de musgo, apenas temos de ter cuidado com as pontas afiadas, e muitas plantas de grande porte.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um pH de 7.5 é alto para os discus, lembra-te que o ph 7.5 é 10x mais basico que o 6.5 e isto é um valor alto,

 

O que eu queria dizer é que embora os discus sejam de origem ácida no que toca á agua, se obteres uns discus de criação em águas neutras, estes já estão adaptados, ou melhor adaptados que os retirados directamente do meio selvagem,

 

Confesso que não sei especificos de discus pois não os estudei, mas apenas digo as bases que são importantes manter, e mesmo eu vou debater-me com o mesmo problema quando tiver água no aquario pois quero manter a água estável com solo fértil e afins :)

 

Desejo-te boa sorte, ter discus parece ser uma aventura extenuante :)

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um pH de 7.5 é alto para os discus, lembra-te que o ph 7.5 é 10x mais basico que o 6.5 e isto é um valor alto,

 

O que eu queria dizer é que embora os discus sejam de origem ácida no que toca á agua, se obteres uns discus de criação em águas neutras, estes já estão adaptados, ou melhor adaptados que os retirados directamente do meio selvagem,

 

Confesso que não sei especificos de discus pois não os estudei, mas apenas digo as bases que são importantes manter, e mesmo eu vou debater-me com o mesmo problema quando tiver água no aquario pois quero manter a água estável com solo fértil e afins :)

 

Desejo-te boa sorte, ter discus parece ser uma aventura extenuante :)

tens toda a razão em que vai ser uma aventura, só espero acertar nos parâmetros da agua e mantela estável!!!

porque sempre adorei discus mas nunca ate agora tive tempo para os ter, mas agora tenho tempo para cuidar deles por isso a minha duvida aqui no fórum para manter um ph 6.8 e estável!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a mim tens o pH e gH alto para Discus... O idela seria um pH/gH estável na ordem dos pH entre 5.5 a 6.5 / gH entre 1 a 3. Com turfa no filtro a água fica com estes valores, e depois tratas a água das tpa's antes de colocares no aquário.

 

Os Discus adoecem muito se não tiverem as condições ideais, pois stressam e as doenças atacam. Precisam de locais com muita sombra, e isso pode ser conseguido com troncos cheios de musgo, apenas temos de ter cuidado com as pontas afiadas, e muitas plantas de grande porte.

boas vasco

eu acho que o meu gh não estará no valor que eu disse porque fiz o teste gh e na altura lembrome que era mole agora o valor exacto não me lembro, mas vou comprar um teste gh e co2 permanente para saber a quantidade de co2 indicada para a minha agua, para não alterar muito os valores!

penso que com o tempo a agua tem tendência a ficar mais ácida devido a nitratos e se inserir uns peixes de inicio penso que me vai ajudar!

também já pensei em meter umas pedras calcarias dentro do filtro para ficar mais acida, será que resulta?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais fazer o posto, perdras calcarias vao colocar mais sais na agua, logo fazendo-a base lol

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais fazer o posto, perdras calcarias vao colocar mais sais na agua, logo fazendo-a base lol

atao quais são as rochas que tornam a agua mais acida?

tinha na ideia que eram as calcarias...ups

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

WOW chelas, ao contrário as pedras calcárias tornam a água mais alcalina fica mais dura e ph mais alto

atao quais são as rochas que tornam a agua mais acida?

tinha na ideia que eram as calcarias...ups

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dentro do filtro podes pôr turfa, ou alguns produtos de marca que tornam a água mais mole.

 

Depois só tu é que podes avaliar se consegues manter Discus saudáveis. Se estás a iniciar-te no hobby não é peixe que aconselhe, é muito ''maricas'' (passo a expressão :)), adoece muito, necessita de comida específica e de certos tratamentos contra parasitas,etc,etc.

 

Primeiro que tudo tens de conseguir pôr a água num pH e gH baixo...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dentro do filtro podes pôr turfa, ou alguns produtos de marca que tornam a água mais mole.

 

Depois só tu é que podes avaliar se consegues manter Discus saudáveis. Se estás a iniciar-te no hobby não é peixe que aconselhe, é muito ''maricas'' (passo a expressão :)), adoece muito, necessita de comida específica e de certos tratamentos contra parasitas,etc,etc.

 

Primeiro que tudo tens de conseguir pôr a água num pH e gH baixo...

vou tentar vasco depois posto aqui os valores da minha agua:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.