Foca Publicado Novembro 18, 2003 Publicado Novembro 18, 2003 Olá pessoal Montei o meu AQ novo 200L. A água da minha torneira sai com os seguintes parametros: PH 7,2 Dh 5º Kh 80 mgl O Aquário está em funcionamento vai para 6 dias sem plantas nem peixes,o areão é o comprado no comércio, a decoração não tem elementos calcáreos e o substrato é o da prodac e agora o PH subiu para 7,7. O que devo fazer Citar Salgados é que esta a dar
Nuno Carvalho Publicado: Novembro 18, 2003 Publicado: Novembro 18, 2003 Olá Foca!! Usa TURFA que o valor do pH vai baixar!! Não te esqueças também que quando o aquario estiver estavel com tdos os habittantes que desejas o pH tb vai baixar um pouco. Abraço! Citar Nuno Carvalho
Foca Publicado: Novembro 18, 2003 Autor Publicado: Novembro 18, 2003 OK Nuno Mas a Turfa onde a meto, no filtro Pelo que sei o filtro deve ficar a funcionar para criar as tais colónias de bactérias, se eu mexer agora não vai complicar as coisas Tenho um Filtro Ehiem 2226 com Cerãmicas e substrato como é que faço Obrigado FOCA Citar Salgados é que esta a dar
PedroM Publicado: Novembro 18, 2003 Publicado: Novembro 18, 2003 Saudações É verdade que a Turfa é um dos melhores acidificadores para a água do aqua embora vá progressivamente deixando a água um pouco mais amarelada, tipo chá. Outra Ccisa que ajuda a descer o PH são troncos. É normal que inicialmente o PH possa subir um pouco. ....mas há uma questão fundamental? que peixes vai ter este aquário? é que se queres ter peixes tipo, Guppys, Ciclideos Africanos, então o PH não me parece mau.... no caso dos Ciclideos Africanos de Tanganika o Ph ainda teria é de subir mais. Vê esta foto que é do Site da Eheim (nota: Turfa da Eheim chama-se EHFITORF) Citar _______________________________________ "Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso.
Foca Publicado: Novembro 18, 2003 Autor Publicado: Novembro 18, 2003 Ola Pedro Obrigado pela explicação. O tipo de peixeis que vou introduzir são na maioria acidofolos portanto vou mesmo ter de baixar um pouco o PH. Quanto á questão do filtro não sei se tenho de retirar uma materia filtrante e substituir por outra ou posso fazer camadas Citar Salgados é que esta a dar
PedroM Publicado: Novembro 18, 2003 Publicado: Novembro 18, 2003 Foca O filtro que eu tenho é um Eheim Classic 2217. Não tem nada a separar as diversas camadas filtrantes. Alguns trazem uns separadores de plástico, se o teu o tiver melhor. As camadas filtrantes que o meu filtro trazia são diferentes: diversas de esponja azul, uma de algodão e uma de carvão. Quando tive Turfa consegui pô-la apenas retirando a camada do carvão para não reter a turfa. As espongas lá se encolheram um pouco mais. No teu caso como tens as ceramicas (suspeito que ENFISUBSTRACT E EHFIMECH) uma para a colonização de bactérias e a outra para a filtração mecânica (remover residuos solidos), talvez possas tirar um pouco de ambas, talvez menos da ENFISUBSTRACT porque será o local onde se alojarão mais bactérias e nesta fase isso é importante, tendo o cuidado de retirares carvão se existir. A turfa fica sempre por cima de todas as outras camadas à excepção do algodão. O Algodão serve para dividir as diversas camadas filtrantes. Atenção: se tiveres a turfa à parte num recipiente com água que serve depois para as diversas trocas de água tens de ter muito cuidado. A água do recepiente com turfa (por ser à partida pouca água -aí uns 20% do aqua-) é mais facilmente acidificável podendo chegar a valore de PH 5.5, 6... Se o aqua está por exemplo a 7.5 e se já tem peixes o que vai acontecer!!! os desgracaditos dos peixes estão com 7.5, de repente descemo-lhes o PH para uns 6.... e depois ele volta a subir um pouco quando as duas águas de vão misturando..... é lógico que isto pode matar os peixes. Uma variação na escala de 7.0 para 7.1 significa um diferença de 10X. No filtro como a turfa vai acidificando aos poucos é mais seguro. Citar _______________________________________ "Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso.
Foca Publicado: Novembro 18, 2003 Autor Publicado: Novembro 18, 2003 OK mais esclarecido não podia ficar. Vou então esperar mais algum tempo até a intrudução das plantas e depois vou-me ao PH Abraços FOCA Citar Salgados é que esta a dar
anibal-mota Publicado: Novembro 24, 2003 Publicado: Novembro 24, 2003 Olá Foca !! Eu tenho um problema identico ao teu. Como o meu aquario é de 200 l, fiz um monte com troncos no meio do aq. e coloquei debaixo dos troncos uma meia com turfa, como a turfa ao fim de 2 a 3 semanas perde as caracteristicas, não necessito de mexer no filtro para a substituir. Boa sorte Anibal Mota Citar
Recommended Posts