Que peixes e plantas posso adicionar?


Cain Callaway

Recommended Posts

Tenho um aqua de 10L, com um casal de plati espada. Tenho um filtro de 176L/H, e um termostato de 25W a funcionar para 27 º e um pH de aproximadamente 7. O aquário está também salinizado. Meti-lhe 2/3 de uma colher de chá de sal grosso, pois é algo que se deve fazer com estes peixes.

Cada espada tem 2cm aproximadamente, e eu na casa dos meus pais tenho ainda um outro aqua de 40litros, que so pretendo usar quando os mesmos ficarem grandes. De qualquer maneira queria adicionar mais um ou dois peixes pequenos e uma planta. Por isto queria saber quais poderiam ser compatíveis com as condições em cima, assim como plantas.

 

Para plantas tenho outra questão. Eu como não quero revirar o cascalho do aquário, e como também não pretendo sobrecarregar o mesmo de plantas, só quero meter umas poucas num cantinho, estava a pensar fazer à parte uma espécie de um canteiro usando algo como um cinzeito, uma tigela de vidro ou algo do género (ia comprar novo, não ia cá usar destes que tenho em casa :P) para fazer lá a plantação. O que acham disto? É recomendável?

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Clain!

 

Primeiramente há que realçar o tamanho do aquário. 10 litros é extremamente pouco para albergar qualquer espécie de peixe. O meu primeiro conselho é arranjares outro aquário, esse de 40 litros por exemplo, para começar. Quando colocamos os peixes num aquário não devemos olhar para o seu tamanho na altura mas para o seu tamanho quando forem adultos.

 

Depois a questão do sal, que é desnecessário. Não é preciso sal para manter e criar Plattys, Mollys, etc. Aliás os Plattys são destes peixes os que menos toleram altos níveis de sal. É preciso sim pedras calcárias que aumentem o pH e o gH. Eu crio Mollys e mantenho-as com um pH 8 e um gH 10 e nunca coloquei sal. O sal pode ser mais maléfico que benéfico...

 

Quanto às plantas, se colocas sal elas vão morrer... Plantas deves colocar o maior numero possível, são muito boas para manter a estabilidade do aquári. Porém ficam mais bonitas se as plantares pé a pé, e colocares troncos ou pedras de modo a parecer natural.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Clain!

 

Primeiramente há que realçar o tamanho do aquário. 10 litros é extremamente pouco para albergar qualquer espécie de peixe. O meu primeiro conselho é arranjares outro aquário, esse de 40 litros por exemplo, para começar. Quando colocamos os peixes num aquário não devemos olhar para o seu tamanho na altura mas para o seu tamanho quando forem adultos.

 

Depois a questão do sal, que é desnecessário. Não é preciso sal para manter e criar Plattys, Mollys, etc. Aliás os Plattys são destes peixes os que menos toleram altos níveis de sal. É preciso sim pedras calcárias que aumentem o pH e o gH. Eu crio Mollys e mantenho-as com um pH 8 e um gH 10 e nunca coloquei sal. O sal pode ser mais maléfico que benéfico...

 

Quanto às plantas, se colocas sal elas vão morrer... Plantas deves colocar o maior numero possível, são muito boas para manter a estabilidade do aquári. Porém ficam mais bonitas se as plantares pé a pé, e colocares troncos ou pedras de modo a parecer natural.

 

Pah, vou mantendo este para começar. Até porque ainda tenho de fazer aqui umas mudanças em casa. Se vir que começa a ficar incomportável, tenho a quem dar. Pedras calcárias havia de arranjar sim. Quanto ao sal, para os Platty Espada (ou apenas Espada) pelo que estive a ler em diversos sites, até é aconselhável em pequena quantidade, até porque estes peixes não são bem de água doce, mas sim de água salobra!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho que concordar com o Vasco.

Em 10 litros não é nada correto colocar peixes.

Se eles vão sobreviver, provavelmente. No entanto é uma mera sobrevivência. É a mesma coisa que viveres numa casa de 10 m2. Se sobrevives, sobrevives, agora pensa se ias gostar...

Ao assumires o compromisso de manter seres vivos, na minha opinião, deves fazê-lo de forma responsável e respeitadora...

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou são platies ou são espadas, a espécie é a mesma (xiphophorus) mas a sub-espécie e características morfológicas são diferentes.

 

10 litros não chega, a perseguição do macho vai acabar por matar a fêmea.

 

Quer as platies quer as espadas não são peixes de água salobra, as mollies sim.

 

O que se vê em muitos sites é que é benefico enriquecer a água dos vivíparos com uma mistura de sais própria e que pretende replicar a mineralização da água do seu habitat natural, o que não significa de forma alguma acrescentar só sal (e que nem dee ser sal de cozinha normal, deverá ser sal não purificado marinho).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cain, afinal que peixes são os teus, Xiphophorus maculatus - conhecidos como platys ou Xiphophorus hellerii vulgarmente chamados de espadas?

 

De qualquer das maneiras como já foi realçado pelas respostas acima 10L é manifestamente pouco para este tipo de peixes sobretudo tendo em conta a sua fácil procriação. Devias pensar num aquário maior para eles e porque não fazeres deste um aquário de camarões?

 

Em relação à questão das plantas, podes sempre optar por uns musgos ou plantas de rizoma que se prendem a pedras ou a troncos não necessitando de serem plantadas em substratos. Como exemplo tens anúbias e fetos de java que não necessitam de muitas condições para se manterem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como disse, pretendo meter um aqua de 40L posteriormente. tenho é de dar outra organização à casa ;). pah, se é assim com o sal, a ver se faço umas TPA's, mas na net vi mesmo que eram peixes que precisavam de sal, numa quantidade minima claro (3gr por cada 15 litros, sendo que em agua salobra mesmo é mt mais)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ana Pinheiro! As Mollys têm o seu habitat natural na América do Norte e Central, embora tenham sido introduzidas noutros sitios.. Elas vivem em águas doces, alcalinas, com um alto pH e gH.

 

Elas toleram águas salobras, mas preferem águas doces.

 

Como disse usar sal pode ser mais prejudicial que benéfico, pois o uso de sal da cozinha na água pode dar resultados inesperados... Não há necessidade! :)

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vasco Matos

 

Este é o habitat original das mollies: "The sailfin molly, Poecilia latipinna, is a species of fish, of the genus Poecilia. They inhabit fresh, brackish, and coastal waters from North Carolina to Texas and the Yucatán Peninsula of México." em que brackish = Brackish water or briny water is water that has more salinity than fresh water, but not as much as seawater. It may result from mixing of seawater with fresh water, as in estuaries, or it may occur in brackish fossil aquifers.

 

Como se pode ver, o habitat original das mollies (var. latipinna) é efectivamente água salobra.

 

No entanto, e uma vez que existem diversas subespécies dentro da mesma espécie, é importante realçar que nem todas preferem águas salobras, como dizes. As variedades manipuladas geneticamente são, efectivamente, peixes de água doce.

 

A espécie de água salobra já pouco se vê no mercado, é a "velhinha" mollie preta com a barriga ligeiramente prateada, com barbatanas simples. Essa era a única variedade de mollies existente quando me iniciei na aquariofilia, é natural que muitos de vocês não a conheçam e apenas se refiram ás variedades mais recentes.

 

Quanto ao sal de cozinha, a tua afirmação não é totalmente correcta. O sal de cozinha refinado é prejudicial, deve sempre usar-se sal marinho não refinado / purificado ou sal para aquários. São muitas as espécies para as quais o sal é fundamental... Desde que se saiba que espécies temos e quais as suas necessidades, o sal não tem resultados inesperados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nessa mesma página do Wikipédia podemos ver também:

 

''The sailfin molly is found in fresh water habitats from North Carolina to Texas and the Yucatán Peninsula of Mexico. Preferring marshes, lowland streams, swamps, and estuaries, the sailfin molly is very common in peninsular Florida.''

 

''A euryhaline species, the sailfin molly may be found in a variety of saline environments, tolerating salinities as high as 87 ppt and breeding in brackish waters.''

 

Nestas duas frases podemos observar que a espécie original das Mollys prefere ambientes de água doce, o que acontece é que tolera ambientes com algum teor de sal, podendo mesmo reproduzir-se nestas águas salobras. Uma coisa é o ideal, a água doce alcalina, outra é a tolerância ao sal.

 

Neste tipo de locais a água doce e a água salgada misturam-se, dai a sua tolerância ao sal, cujo teor varia ao longo do ano. Porém penso que não pode ser considerado um peixe de água salobra como outros, que se viverem em água doce definham, necessitando mesmo de algum teor de sal.

 

O meu argumento prende-se também com o facto de pessoas menos experientes na aquariofilia lerem que este tipo de peixes quer sal, e colocando sal da cozinha alterarem o pH e gH de tal maneira, fazendo com que aconteçam acidentes, pois como disseste e bem, as Mollys que compramos nas lojas nunca viram sal... Imagina que um aquariofilia inexperiente põe sal no aquário das Mollys e depois decide comprar Corydoras...que não toleram um pingo de sal...

 

Neste momento crio Mollys e nunca coloquei sal, tenho muitas crias e de facto o sal é absolutamente dispensável se, tal como disse, a água tiver um pH e um gH alto, a alimentação for variada, e a água estiver livre de Amónia, nitritos e com os nitratos controlados.

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vasco

 

Tens toda a razão. E as mollies actuais nada têm a ver com as de água salobra que existiam há 20 anos atrás...

Os habituais góbios abelha (os chamados abelhinhas) definham se não estiverem em água salobra.

 

A água salobra tem vários tipos de salinidade consoante a zona do estuário onde se encontram, daí que os parâmetros variem de espécie para espécie. O problema destas águas é a quantidade de sais existentes nas mesmas e que só se consegue em cativeiro com um buffer. As pedras calcárias fornecem parte dos sais, mas não chega.

 

A questão do sal de cozinha já não é de agora, daí referir sempre que não é sal refinado.

 

O problema dos aquariofilistas inexperientes não é só o sal... é mesmo a falta de informação. Quando comecei na aquariofilia não havia fóruns nem nada do género, as lojas que existiam eram deprimentes, liamos tudo o que encontrávamos sobre o assunto, e tínhamos muita mais consciência do que mantínhamos em casa.

Ainda me lembro de quando surgiram os primeiros cardinais no mercado... Deve ter sido há uns bons 19 anos, eram importados e custavam a módica quantia de 900 escudos cada um :drool3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, eu lembro-me, às uns 17 anos atrás as coisas eram muito diferentes...Aquascaping era 3 pedras, conchas do mar e plantas de plástico feias como tudo. :)

 

Quanto ao facto das Mollys que compramos serem de criadores, eu penso que num mundo ideal o Homem nunca retiraria peixes da Natureza. A aquariofilia vivia com peixes de criações. Claro que há peixes que não procriam em cativeiro e têm mesmo de ser retirados do habitat natural.

 

Em alguns casos, retirar peixes do habitat até é bom, pois as populações que os apanham protegem o seu meio ambiente, de modo a terem sempre uma fonte de subsistência.

 

É que quer queiramos quer não, e independentemente de gostarmos de aquariofilia, qualquer peixe está bem é no seu habitat e não em aquários... Isto se esse mesmo habitat não tiver a ser destruido pela mesma espécie que os mantém nesses mesmos 5 pedaços de vidro...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora Cain, esse filtro de 176 litros por hora não faz com que os peixes pareçam numa máquina de lavar roupa?

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, quanto mais melhor, desde que controles a saida de água.

 

Mas Cain, 10 litros brutos, com o filtro interno, com pedras e mais não sei o quê, os teus peixes estão a nadar em 1/2 litro de água... vão tornar-se ''mutants'' não tarda nada...a sério, é pouquinho...

 

E com alho, sal, só falta coentros e temos peixe enlatado à ''Bulhão Platy''

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, quanto mais melhor, desde que controles a saida de água.

 

Mas Cain, 10 litros brutos, com o filtro interno, com pedras e mais não sei o quê, os teus peixes estão a nadar em 1/2 litro de água... vão tornar-se ''mutants'' não tarda nada...a sério, é pouquinho...

 

E com alho, sal, só falta coentros e temos peixe enlatado à ''Bulhão Platy''

 

Eles quando crescerem ou passo para um aqua maior, ou dou-os. Quanto ao sal ando a fazer TPA's para tirar. O alho até é essencial

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.