Novo Projecto - Aqua 60l - Comunitário


ThunderDrum

Recommended Posts

Porque não experimentas dar a elas durante uns 3 dias somente ervilha fervida 1a vez ao dia? Metes uma ervilha em água e metes no micro ondas cerca de 10segundos. Depois tiras a cascas e desfazes em pedacinhos mesmo pequenos de forma a que permita a elas conseguirem comer.

 

Pode ser que seja um problema de intestinos e a ervilha ajuda a "limpar" o sistema delas. Mal não faz, pois para além de fazer bem elas adoram.

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive de ler todo o tópico para perceber o que se andava a passar com o teu aqua, mas valeu a pena :)

 

Se queres ter plantas num aqua sem co2 introduzido, não coloques muito mais luz, pois com pouca luz o aqua vai andar mais devagar, sem consumir muitos nutrientes,

O truque aqui é mesmo jogar com as TPAs pois vão ser a fonte principal de nutrientes, igualmente CO2.

Tenho lido posts pelo Tom Barr, relativo a aquarios plantados em que um de low tech não precisa de CO2 mas tambem não pode ter luz forte, ou aceleras o processo que queres ser lento,

 

 

Compra o Prime pois faz com que cloro, cloramina, metais pesados sejam removidos ou unidos com agente chelador para perderem toxicidade, fazendo as plantas melhor uso dos elementos que tens na agua,

Quando fizeres as TPA, faz como disseram, apenas repousa a água, e se possivel compra uma bombazinha de ar baratinha e sem muito custo energético para colocares no balde da água, ficas com ela 12 horas,

depois quando mudares de água, atenção á temperatura, para isto arranjas um termostato barato só para tpa, como eu fiz,

quando tiver tudo ok para a troca de água, colocas o Prime, ajudas o processo mexendo a água um pouco e pronto, águinha nova e renovada para o aqua, sem mudanças de temperatura :)

 

 

Não achas 27ºc uma temperatura muito alta?

Se os teus peixes vivem felizes em temperaturas mais baixas, não a metas tão alta pois dificultas a retenção de oxigénio na água,

Elimina esta variável pois não sabes se é isto que te anda a morder o calcanhar, mete a temperatura mais amena,

Se os peixes vão dos 19-28ºc, mete a 23ºc por exemplo, e testa a ver o seu comportamento,

 

 

Podes listar os teus parametros que testaste?

Se o teu pH for predominantemente ácido então mesmo que tenhas amónia na água, não é toxica para a fauna por não ter H+ para reagir,

O perigoso mesmo é NO2, podendo ser visto como dificuldade em respirar, mas como tens temp alta, e tenhas este sintoma, vais ficar sem certezas do que se passa, por isto mais vale eliminar as variáveis,

 

Não faças esforços extras para eliminar NO3, apenas tem cuidado com a amónia e NO2, testa para estares tranquilo que o ciclo está feito,

 

Liga para a empresa de água e pergunta sobre a origem da nascente, relativamente a niveis testados de metais pesados, o tipo de tratamento que fazem e pede o nome dos quimicos que usam, e pergunta qual o sitio mais proximo da tua residencia que testam a água e para te darem os valores relevantes,

Sabendo o que realmente metes dentro do aqua podemos ver se há mesmo toxicidade presente que ande a atacar as corys,

 

As tantas metem NaCL0 como agente desinfectante e o Na(sodio) presente ande a atacar as corys,

Acho que são os peixe-gato que não toleram mesmo o sódio, por isto é algo a pesquisar,

 

 

Acho que disse tudo o que achava,

Tás a ter o problema que eu tenho com os meus red cherrys, tambem morreram 5 de 6 e até agora ligo isto a toxicidade de metais pesados e ao agente desinfectante,

que é NaCLO,

o cloro dissipa mas o sal fica na água e isto preocupa-me :/

 

 

Mais uma vez digo, elimina as variáveis relevantes a que algo corra mal, só assim chegas ao fundo da questão sobre os problemas que tens ;)

 

Ps: as borboletas parecem que vão ficar na parede de vez :P

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece apenas bem alimentada.

 

Notas a nadar estranho ou com dificuldade em se manter no fundo do aquário?

 

Não me parece, acho que nem a vi chegar perto da comida. Tem um nadar estranho, embora tenha sido a mais rápida que vi a nadar. A outra que morreu estava igual, mas esta ainda se aguenta.

 

As minhas cory quando tem assim a barriga é porque estão ovadas, mas não me parece que seja o caso, pois estão a pouco tempo no teu aquário.

 

Pois, também não me parece...

 

Porque não experimentas dar a elas durante uns 3 dias somente ervilha fervida 1a vez ao dia? Metes uma ervilha em água e metes no micro ondas cerca de 10segundos. Depois tiras a cascas e desfazes em pedacinhos mesmo pequenos de forma a que permita a elas conseguirem comer.

 

Pode ser que seja um problema de intestinos e a ervilha ajuda a "limpar" o sistema delas. Mal não faz, pois para além de fazer bem elas adoram.

 

Tenho receio que seja hidropsia, mas vou experimentar isso da ervilha, se logo ela ainda estiver viva.

 

(...)Se queres ter plantas num aqua sem co2 introduzido, não coloques muito mais luz, pois com pouca luz o aqua vai andar mais devagar, sem consumir muitos nutrientes(...)

Compra o Prime pois faz com que cloro, cloramina, metais pesados sejam removidos ou unidos com agente chelador para perderem toxicidade, fazendo as plantas melhor uso dos elementos que tens na agua(...)

 

(...)Não achas 27ºc uma temperatura muito alta?(...)

 

(...)Podes listar os teus parametros que testaste?(...)

(...)Ps: as borboletas parecem que vão ficar na parede de vez (...)

 

-Queria apenas dobrar a quantidade de luz, passar de 15w para 30w por exemplo. Mas isso só mais lá para a frente...

-Tenho o Aquasafe, e aqueço a àgua para as TPA's

 

-Acho que 25ºC era o ideal, mas penso que o termostato está avariado, será trocado assim que me for possivel

 

-Ultima medição de parametros:

Ph=7 / gH=6 / kH=3 / NO2=0 / NO3=10

 

-As "borboletas" estão para ficar, tenho é que pôr o fundo preto.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

UPDATE:

 

- As 4 corys continuam vivas, a que está inchada continua inchada...lol

 

- Ontem dei ervilha como recomendado, pode ser que ajude

 

- O feto de java parece roido e em más condições, tenho que tirar uma foto para verem melhor

 

- A ampulária cresceu imenso desde que veio para este aqua, mas tou a pensar colocá-la de novo no aqua pequeno, pois os planorbis não estão a dar conta das algas nos vidros. Ou acrescento mais planorbis? Tenho um physia, mas receio que se reproduza demasiado.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lembrei-me agora que peixe gato é muito sensivel a sodio,

Por acaso sabes de alguma fonte de sodio k tenhas posto na agua?

Pode ser que tratem a agua com NaCLO la na estacao de aguas e que seja suficiente para as corys ressentirem?

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lembrei-me agora que peixe gato é muito sensivel a sodio,

Por acaso sabes de alguma fonte de sodio k tenhas posto na agua?

Pode ser que tratem a agua com NaCLO la na estacao de aguas e que seja suficiente para as corys ressentirem?

 

Que eu saiba não, mas nas análises de água do SMAS não é contemplado o sódio.

 

Continuam as 4 corys a resistir, parecem normais, embora ontem não tenha tido muito tempo para as observar, a inchada lá está.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ponto da situação:

 

-As 4 corys continuam vivas. Duas parecem de perfeita saúde, uma visualmente parece bem, mas anda sempre mais escondida e parada, e outra continua inchada. Tenho dado ervilha além da alimentação normal, mas não sei se a inchada come. Será que deveria recorrer a tratamento? ESHA 2000, por ex? Tou a pensar comprar umas larvas liofilizadas de tubifex ou similar para acrescentar à alimentação.

-A Sagittaria não parece evoluir, será que deveria fertilizar? Não posso/queria gastar dinheiro com fertilização...se calhar preferia trocar a iluminação para o dobro, mas pode não chegar. CO2?

-Estou a pensar se na semana do Natal já poderia adicionar as Rasbora Espei. Ou irá depender da recuperação ou não da cory inchada?

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, não parece ser caso de começares com medicação, quanto ao variares na alimentação é sempre bom.

Em relação a novas aquisições eu aguardava mais uns dias para deixar a coisa estabilizar.

Em relação á fertelização devias fazer sempre mesmo que seja pouca "as plantas precisam de alimento", se aumentares a Luz logo teras que aumentar a dose de fertelização pois o consumo será maior.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado. Quando dizes para aguardar mais uns dias, então mais peixes é melhor só para o ano, certo? ;)

 

Vou estudar a fertilização.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado. Quando dizes para aguardar mais uns dias, então mais peixes é melhor só para o ano, certo? ;)

 

Vou estudar a fertilização.

Boas, sim diria que era preferivel aguardar mais 15 dias.

 

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Confirmas que a planta nao apresenta sinais de falta de luz como por exemplo estar a empobrecer?

Quem nao fertiliza tem por norma uma carga de peixes alta por isto os dejectos e comidas destes alimentam as plantas,

No teu caso pode ser que nao haja dejectos suficientes, ou seja carga biologica,

Estuda os fertilizantes, se puderes compra os sais porque sai mais caro, tens é de estudar o metodo EI,

Mesmo sem injeccao de CO2 e pouca luz, o metodo serve pois so colocas poucas quantidades de fertilizantes infimas ate e observas se as plantas necessitam de algo mais

 

Com uma boa massa vegetal no aquario nem precisas de fazer mudas de agua grandes pois as plantas equilibram os parametros mas o crescimento delas é dolorosamente lento claro

 

O que eu digo foi testado pelo Tom Barr, se queres crescimento das antas rapido tens de apostar em co2 primeiro e depois em luz,

Caso queias algo mesmo low tech, le o artigo do Estimate method for no co2 no forum do tom barr :)

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto é para se manter low-tech...daí tambem não querer andar a fertilizar e tal...

 

Pois é, os peixes ainda são poucos, poderá ser esse o caso, mas isso logo se vê, quando entrarem mais alguns, lá para o inicio do próximo ano.

 

Até lá, as plantas terão que aguentar.

 

Tenho que arranjar ferramentas apropriadas para a poda, a tesoura da cozinha é um pouco grande...lol

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ponto da situação:

 

Tenho dado ervilha além da alimentação normal

 

No teu caso não devias tar a dar a alimentação usual, devias dar só mesmo ervilha 1x por dia durante 3 dias pelo menos. Assim a ervilha não está a fazer mais do que ser uma alimentação a mais e não como "limpeza" de intestinos, pois andam a comer a outra ração.

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens razão, mas tive receio da ervilha não ser suficiente para as corys que estão saudáveis.

 

Morreu a inchada ontem, já tinha desinchado, mas estava de costas e praticamente não nadava...foi-se!

 

Contagem: 3 corys panda.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lamento as perdas que tens tido. Esperemos que fiquem por aqui.

Em relação a corydoras, a minha experiência com pandas é nula.

Tenho as "vulgares" aeneus (brozeadas) e apenas me morreu uma com um tumor. Até tenho tido reproduções expontâneas.

 

E a temperatura, já a conseguiste baixar para 24º/25º?

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, esperemos que fiquem por aqui. Até agora o trio sobrevivente está bem.

 

A temperatura mantém-se nos 27º o termostato não dá para menos, depois do Natal trato disso.

 

Nota: hoje estive na Aquaeden. Fica um pouco longe (25km) de minha casa, mas deu para ver que vale a pena. Provavelmente passarei a fazer lá as minhas compras de aquariofilia. As corys (panda e outras) estavam com bom aspecto. Acho que trago 2 julli da próxima vez que lá for. Fiquei pasmado com aqueles aquas todos plantados! Ao vivo é mesmo do outro mundo!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa, ainda não conheço :sad2: .

Mas tenho algumas mais perto :transport027: : Alfragide, Benfica, São Domingos de Benfica, Estrela/Campo Ourique, etc...

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuitada da Cory :(

Se eu fico triste imagino tu :/

 

Ela pa desinchar e morrer depois pode ter a ver com infeccao que parou devido ás defesas desistirem, mas nao dá para saber :/

 

A aquaeden parece das maiores lojas mas para nós ca na ilha tem a desvantagem de...bom, de nao ser ca na ilha :P

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem houve uma falha de electricidade na minha zona, a luz faltou durante uns minutos durante a tarde.

 

Quando fui, por acaso, verificar a temperatura, de vez em quando faço para ter a certeza que está tudo ok, reparei que a temperatura tinha descido cerca de 2ºC.

Pensei logo, boa, agora é que o termostato se foi! Tenho que ir trocar os termostatos para desenrascar.

Mas ao mexer no ajuste do termostato ele ficou a funcionar como antes!

É normal o termostato "colar" ou não arrancar por uma falha de electricidade? Não me parece que tenha lógica.

 

Tenho mesmo que o trocar, para prevenir estas situações...

 

De resto, tudo ok com as 3 corys sobreviventes, estão a crescer, já dá para notar a diferença desde que entraram no aqua, apenas a mais pequena é que está sempre mais escondida e parece não crescer tanto. Têm comido as pastilhas de fundo, artémia liofilizada e ocasionalmente flocos do betta, só para variarem um pouco.

 

As plantas estão estagnadas, até a Egeria, apenas a valisneria parece estar a mandar runners com eficácia.

A anubia está com bom aspecto e a Ludwigia tambem, mas sem crescer grande coisa.

Tenho o feto de java a "derreter" ainda não tive tempo para tratar dele.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, pode acontecer o termostato entrar em "safety-mode" quando há algum pico de corrente ou "problema" semelhante. simplesmente desliga e não volta a ligar até que faças um ajuste manual no regulador de temperatura.

 

já me aconteceu duas vezes com dois termostatos diferentes ;)

 

mas sim, é mais uma desculpa para arranjares outro termostato que te permita descer isso aí para os 24 (não te esqueças de o fazer do modo mais gradual possível para evitar choques)

 

lamento a ultima cory que perdeste, mas pelos vistos era mais uma para o "saco" dos casos perdidos, infelizmente.

 

agora é que começa a luta entre o quereres ver o aquário a desenvolver e a paciência que isso exige :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, esse safety-mode acontece com todos os termostatos? (excepto chinocas)

 

Quero que a temperatura fique nos 25ºC, pois é a média dos peixes que pretendo, e claro, será gradual.

 

Sim, agora é que começa a ficar interessante...

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto tambem acontece com o termostato que tenho, mesmo o Jaeger, da Eheim faz isto,

Por isto mesmo há que ter atenção, tal como fizeste, a ver se está tudo bem diariamente, para controlar caso algo falhe :)

 

Aqui no inverno a luz falha muito, razão esta que tenho uma bateria UPS para os aquários, assim aguenta uns bons minutos sem falhas em nada :)

Investimento de 20 euros, comprei uma usada, bateria está boa, se fores a uma casa de penhora, podes encontrar ;)

 

 

Com as condições que dás ao aquário, relativamente a ser low tech, não esperes crescimento visivel,

Pode parecer estagnado, mas o crescimento é dolorosamente lento,

 

Agora o feto de java derreter já é outra história, aí já estamos a falar de falta de alguma coisa

Luz não é, CO2 tambem não,

só mesmo falta de algum nutriente que os dejectos dos peixes não dão.

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)Agora o feto de java derreter já é outra história, aí já estamos a falar de falta de alguma coisa

Luz não é, CO2 tambem não,

só mesmo falta de algum nutriente que os dejectos dos peixes não dão.

 

Pelo que li, poderá ser normal de ter sido trocado de aquario, mas já acho que é muito tempo de adaptação. Os fetos de java que tenho no outro estão bem e até havia um que esteve neste, mas por ser pequeno voltou para o outro.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.