Iluminação - 200(c)x50(l)x60(a) - 9 "Led Spots"


André Alves

Recommended Posts

Boa noite comunidade,

 

Antes de mais, não fiz um tópico apresentativo porque gosto de fazer as coisas "como deve de ser", e não tendo actualmente nenhum aquário montado em minha casa, prefiro postar apenas quando tiver condições.

 

No entanto, André, 28 anos, Quinta do Conde.

 

Voltando ao tópico em si...estou com um bixinho novo em casa, pronto para iniciar projecto, e surge a minha 1ª dúvida sobre o que menos entendo: Iluminação.

Já li e reli, mas isto a experiência In Real conta bastante, daí solicitar a vossa ajuda.

 

Tenho comigo uma calha DIY, pelo anterior proprietário. O mesmo utilizava lampedas Led "do chinês", e possuía o aquário para criação de escalares (pelos vistos resultava, tinha cerca de 80 lá dentro em estado médio\adulto).

 

Esta calha como podem observar na imagem, possui 9 "spots"(locais), onde inserir lâmpadas GU10.

 

Vamos começar:

- Tipo de peixes: Ciclídeos Africanos ou Americanos

- Tipo de Plantas: Poucas, Simples, como Anúbias, Fetos Java, Echinodoras, por ai ...

- Não utilização de CO2 é um dado adquirido.

- Altura da coluna de agua terá 57CM aprox pois não encherei até cima o aquário, e o mesmo tem vidro no topo (Travessas de correr), pelo que a luz terá esse obstáculo a ultrapassar, estando a calha a 3 CM do vidro (irei reduzir o tamanho dos pés que se vê na imagem)

 

Situação mais favorável "economicamente":

- Tenho no tecto de casa spots com lâmpadas GU10, da EGLO, 4200 K e 3200 K, de 3W e 5W (não sei indicar os graus, nível de IRC ou CMDs destas lâmpadas, sendo que os lumens penso serem na casa dos 220 lm.

 

Questão principal: Não sei se esta iluminação, em 9 spots, será suficiente para o aquário que tenha pensado, se fica bonito, e adequado para os peixes.

 

Questão secundária: Se sim, de que temperaturas devo misturar, e qual o seu posicionamento para que fique com uma cor agradável\natural no aquário, peixes e solo ?

 

Ideia Lab: Tinha pensado em colocar duas que não tenho, com a cor azul para fazer de moonlight, uma vez que tenho os conectores de forma a ligarem faseadamente 2 , e as restantes em separado.

 

Ora..isto é a situação mais económica, porque já tenho as luzes. Mas fui ao mercado, e tirei algumas referências de GU10 que encontrei:

 

- Xanlight evolution SMD LED...5W>65W...400 lms...3000k...IRC > 80...110º de amplitude..

- Luxram...8W>80W...1400 cd...38 graus...4000k

 

Agradecia a vossa ajuda para que seja possível ficar com uma iluminação adequada e com a qualidade satisfatória para o enorme aquário que aqui tenho, façam as vossas sugestões, dêm as vossas opiniões, muito obrigado !

 

qg14.jpg

Editado por André Alves

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

uma vez que ainda não montaste o aquário podes fazer alguns testes de iluminacão.

as medidas e fotos do aquário tb ajudava.

se não vais ter muitas plantas, o meu conselho é que não puxes pela potência.

eu começava com as de 3w 5600 graus kelvin. o angulo vais ter de testar, para 2 metros talvez seja melhor 45/60 graus, faz um teste com as tuas para ver como fica.

A altura da coluna de água pode ser problema é um bocado grande.

Dá para ajustar a direcção das lampadas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O aquario só o irei montar daqui a 1 semana e meia aproximadamente, quando regressar de férias, no entanto, durmo a pensar no tema e vou planeando já o possível.

 

Não vou ter muitas plantas, isto é, exigentes, pois sou capaz de espalhar umas valisnerias pelos fundos ou laterais de trás, echinodoras algures, e anubias\fetos agarradas a qualquer coisa...quando digo muitas plantas, são aqueles plantados enormes, com fundo tipo relva e onde é necessário efectuar podas a toda a hora, usar CO2 e luz realmente adequada.

 

As que tenho infelizmente para teste fui busca-las apouco, e são todas 4000 K de 5W da marca EGLO. As de 3W são outro encaixe. Já coloquei, dá para ter uma ideia, mas penso que tudo de uma só cor não dará o menor equilíbrio de tom natural ao aquário.

 

Alguém com algo semelhante, como fotos e indicação de quais luzes, etc ? Li algures que até 60 CM alguns leds poderão ser viáveis...mas mais que isso apenas HQI ou das fluorescentes (não sei a veracidade desta afirmação).

 

As medidas estão no assunto deste tópico, e a fotografia do menino segue abaixo.

 

Obrigado,

k8uc.jpg

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

tens ai um aquário cheio de potencial!

Eu uso led Gu10 para reforçar a minha iluminação, pela minha experiência são muito eficientes.

Não 'stresses' muito com a iluminação, uma vez que fica por fora podes ir mudando e ajustando com o tempo.

Não percebi se consegues orientar o ângulo dos led's ou não...

Se usares as lâmpadas de 3w vais ficar no total com 27W o que é um consumo muito baixo para o tamanho. Se usares as de 5W ficarás com 45W.

Essas de 4000ºK não são ideais mas dão para começar.

Relativamente ao ângulo pensa em jogar com as de 60º e 30º. As de 30º vão penetrar mais fundo na água e fazer um cone de luz mais estreito, se der para orientar o ângulo podes mesmo apontar para a planta que queres iluminar! As de 60º vão iluminar o tanque de forma mais uniforme. Evita as de + de 60º porque não vais aproveitar todo o feixe luminoso, e vai iluminar o exterior do aquário.

Já agora uma pergunta, a calha assenta no aquário, tens espaço de trabalho? Ela é leve o suficiente para levantar facilmente?

Aquela caixa branca é um interruptor ou um dimmer?

A grande vantagem das GU10 é que em qualquer altura podes alterar a lâmpada que quiseres e tens alguma escolha.

Dá uma vista de olhos aqui:

http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=735_796&products_id=60683

 

Pensa bem no restante material. A iluminação no teu caso é alterável a qualquer momento, mas as furações para os filtros, cabos e tubos é agora.

Se queres colocar fundo no vidro também é a melhor altura. Depois do tanque cheio é muito mais difícil.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida dispõe.

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quais as GU10 que recomendarias então tmiravent , qual a sua potência, angulo (já referiste +-) e cor ?

 

Infelizmente as luzes não são orientáveis.

 

Aquilo pesa toneladas (um peso bruto mesmo) e assenta em cima do aquario com os diversos pés.

 

Estou sinceramente a pensar em efectuar uma "cópia", mas em material mais leve.

 

Já tenho as tubagens preparadas, os furos na coluna seca, fundo 3D, termoestatos, filtros, areao...a iluminação também "tenho", mas a que ele tinha não era adequada e eu pretendo melhorar, talvez a estrutura, e claramente a luz !

 

Já agora...vejo imagens muito bonitas por aqui...(igualmente em vendedores do ebay UK...). Qual a opinião ? Parece dar luz...ser agradável...fino...prático...

 

http://www.custojusto.pt/Lisboa/Acessorios-animais/Leds+Waterproof+126+p-8449013.htm

 

Cumprimentos e obrigado pelo feedback dado até agora !

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com essa quantidade desses LED´s, num aquário desse tammanho, com uma coluna de água de 60 e ainda ter as tampas a cortar a luz e peixes que geralmente destroem plantas, talvez te safes com Anúbias... O resto das espécies não me parece que vão durar muito tempo :P

Se queres manter alguma coisa de plantas coloca uma T5 de 80w. E que só nessa calha, que te vai ervir apenas para iluminar o aquário, já tens 45w. E provavelmente vais precisar do dobro do que tens, para puderes ter alguma coisa de plantas com crescimentos.

É que pelas famílias de peixes que estás a pensar colocar, se as plantas não estiverem com uns bons crescimentos, desaparecem numa questão de dias.

 

No link que mostras, o aquário está bem iluminado, mas pergunta quantas calhas é que ele lá tem a funcionar e o tamanho do aquário e depois faz a coonversão para o teu aquário ;)

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Existem mais links do mesmo anunciante com mais fotos: http://lisboacity.olx.pt/iluminacao-em-leds-iid-433310701

 

Ele utiliza os comprimentos totais dos aquários, frente e trás, para dar essa iluminação, para o meu aquario seria 7 x 20 € = 140 €.

Mas talvez seja efeito da camera toda essa cor, não sei .

 

De qualquer forma, existe um rapaz amigo que diz ter uma calha de 150 CM, para T5, de 4x35W . Parece bem ? Não sei quais as especificações das T5 que lá tem, mas a coisa ficaria pela casa dos 90 € segundo adiantou a preço de amigo.

 

O tipo de peixes, ando a namorar galerias e videos a ver se me apaixono por ciclideos de qualquer um dos lados, porque sempre preferi peixes com diferentes formas e formatos, e nesse campo os aquarios de ciclideos são mais uniformes pelo que já me consegui aperceber.

 

Mas vamos á luz...já que temos dados adquiridos de 60 cm de coluna de agua, 2 metros de comprimento, vidros por cima, e algumas plantas não muito exigentes.

 

Obrigado

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

deves ter em conta os factores que o João referiu.

A referência que deste do olx parece-me bom para iluminar o aquário, a nível decorativo.

Para plantas não me parece que funcione com o teu sistema.

 

A grande diferença dos led's além da potência é que algumas lâmpadas GU10 tem lentes que condensam a luz. Isto faz com que a mesma quantidade de luz seja condensada numa área menor permitindo melhor penetração na coluna de água.

 

O João referiu, e bem, a espessura das tampas de vidro. Também vão absorver luz!

Por isso digo para testares com as lâmpadas que tens para veres como fica, assim já tens uma ideia.

O tipo de peixes também é uma factor a ter em conta. Tal como o João referiu os ciclídios gostam de comer as plantas.

Dá uma vista de olhos nos aquários e iluminação que outros 'users' tem com esses peixes, ajuda muito.

 

Para testar aconselho esta lâmpada ou com características idênticas:

http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=735_796&products_id=60683

 

O que me preocupa é o peso da calha, não deve ser nada prático fazer manutenção com uma calha assim pesada.

Já pensaste nos suportes em L ou em pendurar no tecto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pendurar isso no tecto já...até porque tem correntes para o efeito já preparadas, mas nesta casa não posso.

 

Em cima do aquário de facto é um peso abismal, embora dê para efectuar manutenção sem remover.

 

Para estar a gastar algum valor em algumas GU10 que não tenho a certeza se serão funcionais, estou a pensar começar a procurar em 2ª mão uma calha T5 x 4 (32W) que me parece mais adequada, embora o maior consumo de energia.

 

A ver se começamos com os vereditos finais para começar a acendar de vez areias .

 

De certo existirá por ai mais pessoal com aquários de 2M e 60 A... (ou não), podem dizer como têm.

 

Os peixes vou pensar se avanço mesmo para ciclideos pois eu tenho algumas "fantasias aquarioloficas" desde criança como ter uma raia de agua doce, escalares dourados gigantes, facas fantasma, tubarão azul...pena que isto não seja uma salada de frutas e não se possa misturar tudo á nossa vontade, mas aquário para uma ou duas seleções tenho, por isso vou pensar muito bem ainda nos peixes. Mas podemos ir adiantando a questão da luz neste tópico...futuramente registarei um outro já para projecto com algumas dúvidas pendentes, não quero lançar tudo ao mesmo tempo, definir ideias, passo a passo.

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção a essas calhas com lampadas de 32w... Pode ter 4 lampadas, mas a luz é mais mortiça do que 2x 80w. E são lampadas que não se encontram à venda em qualquer lado, especialmemente com espetros para aquário.

 

Mas decide-te sobre o que queres fazer do aquário e logo te ajudam.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado João,

 

Não quero gastar dinheiro em vão e quero ficar bem servido no final.

 

Não querendo entrar numa discussão por "gostos", até porque esses não se discutem pois é algo particular de cada um, penso que a minha paixão passa mesmo por comunitários que não incluam os ciclídeos mais procurados.

 

Acabei de mudar para minha casa um aquário que tinha noutra casa (150*40*50), um comunitário, de onde com as espécies a crescer iria ficar sobre lotado com o crescimento de algumas espécies.

 

Estou na ideia de criar um segundo aquário comunitário de diversas espécies, que é o que me fascina mais conforme tenho neste de 1,5m, sendo que irei "mover" algumas espécies para o aquário novo, adquirir outras, redimensionando as criaturas entre os 2 aquários conforme o seu tamanho e comportamentos, criando 2 layouts diferentes (Irei mais tarde criar o tópico com um .XLS onde explico a fauna que tenho no de 1,5m, e a que penso mover e ficar nos dois de 1,5m e 2,0m).

 

Quanto à lâmpada, fiquei reticente pois é um material caro, sendo a melhor oferta de mercado que encontrei:

 

http://santoantaodotojal.olx.pt/calha-iluminacao-150cm-para-aquario-4t5-iid-441057807

 

Mas são 36W, o que segundo referido, será pouco, mesmo sendo 4.

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que te vai influenciar a iluminação, é a Flora. Os peixes desde que saibam, quando é que é de dia ou e noite, não se chateiam.

 

Não gastas em vão, mas geralmente a qualidade paga-se :P

 

É que dentro das lampadas t5 tens as HE(High Eficiency) e as HO(High Output).

Umas servem para ser mais económicas na relação espaço iluminado com a potência da lampada e as outras para no espaço da lampada, ter o maximo de potência. São idênticas de aspecto, mas diferem nas potências e tamanho.

 

As que tens estado a ver são todas HE e se queres iluminação como deve ser tens de ir para as HO.

Por isso é que te perguntei o que queres fazer do aquário ;)

 

Se quiseres estar à vontade, para no futuro e caso queiras, fazer um "PLANTADO" desse aquário, vais precisar de uma calha de 4x80w t5 HO. Se quiseres ter um "aquário com plantas" bastam 2x80w.

Mas se forem HE vais precisar de 8x35w para o "PLANTADO" e 4x35w para o "aquario com plantas".

 

E mesmo que compres uma calha que leve lampadas HE e lhe metas lampadas HO, não vais tirar o mesmo proveito, porque o balastro não trabalha com a mesma potência das lampadas. Ou seja tens uma lampada de 80w com a luminosidade de 35w. (não me lembro da equivalencia das lampadas em termos de tamanho)

Editado por João Abóbora

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveito para questionar se, uma calha que por defeito venha com 4 xT5 de 36W, dá para posteriormente sem alterar nada, colocar umas de 54W em cada local, ficando com 4x54W.

 

Pergunto isto porque me apareceu um negócio de uma calha usada de loja, estava em agua salgada mas deixaram de usar, e indicaram-me que dava para colocar lâmpadas mais fortes do que 36w... isto é válido para qualquer calha ? Ou é informação errada ?

 

Cumprimentos

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveito para questionar se, uma calha que por defeito venha com 4 xT5 de 36W, dá para posteriormente sem alterar nada, colocar umas de 54W em cada local, ficando com 4x54W.

 

Pergunto isto porque me apareceu um negócio de uma calha usada de loja, estava em agua salgada mas deixaram de usar, e indicaram-me que dava para colocar lâmpadas mais fortes do que 36w... isto é válido para qualquer calha ? Ou é informação errada ?

 

Cumprimentos

 

Tem a ver com o balastro que tem. Agora não sei é como resolvem a parte do tamanho das lampadas ser diferente. A calha estica?

Mas uma lampada de 54w só te vai iluminar metade do aquário. Têm 1 metro e pouco. As de 80w que são as maiores têm 1,50m.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Tem a ver com o balastro que tem. Agora não sei é como resolvem a parte do tamanho das lampadas ser diferente. A calha estica?

Mas uma lampada de 54w só te vai iluminar metade do aquário. Têm 1 metro e pouco. As de 80w que são as maiores têm 1,50m.

 

Bom...a que me falaram na loja de aquariofilia dizem ter 1,80m de calha...vou lá passar ao final do dia e ver o negócio ...

 

Editado: Não quero fazer um tapete completo e encher o aquario de plantas a 200 %...como já referi, umas valisnérias, uns fetos, echinodoras, e qualquer coisa mais. Não fugirá muito ao de 1,5m que tenho montado com T8x2 . Tentarei postar foto logo á noite (tarde, quando chegar)

Editado por André Alves

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode ser daquelas que tem as lampadas repartidas pela calha e não lado a lado. Se for dessas e para o que queres, serve.

Mas vê e depois diz qualquer coisa.

  • Votar + 1

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Fui ver a calha e tinha 4x T5 de 32 W .... testei num aquario de 1,5m com 50 de altura e não gostei muito do resultado obtido.

 

Como isto está dificil, e está complicado largar €uros para uma calha XPTO e luzes especificamente conhecidas vou:

 

- Desmanchar o esquema electrico que tenho na calha actual que coloquei no post 2

- Dimensionar, sem calha (mesmo em cima do vidro), com lampadas de teste (as que tiver por aqui), uma nova disposição para o aquario, tendo em conta o hardscape que tenho "imaginado" em teoria

- Construir uma calha DIY, que pese 1/4 da actual que é quase uma tonelada, e que fique a ligueiros CMs do vidro para reduzir a distância à agua

- Dispor as lampadas conforme testes no passo 2 pela nova calha Low-Height. Como tenho local onde as colocar caso não goste, vou ao mercado buscar 5 GU 10 para testes, se gostar do resultado, compro as outras 5.

 

Se não mudar de ideias...será este o plano, investimento de cerca de 150 max na calha e 10 GU10.

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Depois de 2h30 a desmontar calhas e ligar fios e tirar fotos, eis os testes possíveis com o material disponível em casa de momento:

 

Tipos de luz utilizadas:

LEDs x 9: EGLO GU 10, 5W, 4200 K, Lumens = ? (As de 3W, 3000K, têm 170 lumens), não sei o angulo de exposição de luz.

T8 Flu x 2: AquaGlo, 40W, 18000K, 3,000 - 4,000 Lumens ?!

 

Nota: Em qualquer uma das imagens, uma ou duas das lampedas da direita á ponta, não são GU10 iguais ás restantes.

 

Imagens de Teste em aquario 200 x 50 x 60 (Vaziu):

Total: 9 GU 10 de 4000 K 270 Lumens

As 9, apagadas:
zs7e.jpg

 

Apenas duas acesas:
lqjr.jpg

Apenas cinco acesas:
sd93.jpg

As 9, acesas:
g671.jpg

Imagens de teste em aquario 150 x 40 x 50

Aquario 1,5 M com T8 x2 vista geral:
ops7.JPG

Aquario 1,5 M cm 7 X GU10 vista geral:
d048.jpg

Aquario 1,5 M com T8 x2, FOCO 1:
rfsi.JPG

Aquario 1,5 M com 7 X GU2, FOCO 1:
ycab.jpg

 

 

Posto isto:

 

- Noto mais luz nas 7 GU 10 do que nas duas T8, no aquario de 1,5M.

- A luz é mais amarela, mas é normal devido á sujidade da agua actual devido aos troncos e em dia de TPA (é amanhã), com TPA feita e umas de 6000K acredito que os resultados sejam diferentes

- Nesta loja, http://www.mauser.pt/catalog/index.php?cPath=735_796, têm diversos tipos de GU10, algumas com o dobro dos Lumens - 400 e 600 -mais alguns watts e também mais espectro - 6000k .

 

Acredito que deveria avançar para a solução em 9 X GU10 para o aquario de 2 metros, utilizando claro, outras lampadas conforme referido no ponto anterior.

 

Peço a vossa opinião dos testes, e se concordam com o dito acima, indicando luzes que recomendariam (Será um investimento que se não bater certo, não terá retorno).

 

Obrigado pelo vosso tempo, espero que tenha valido o trabalho que tive e a sala de pantanas que está ! :naughty:

Editado por André Alves

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

já que desmontaste a calha dá uma vista de olhos no meu tópico em baixo led GU10.

mesmo com 2 metros vai ficar muito leve,é simples de construir

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

uma boa relação é 1w=100 lumen

para una de 3w 300lumen, 5w 500 lumen

tenta não escolher muito potentes por causa do aquecimento, algumas potentes das primeiras a serem fabricadas tem problemas quando aquecem demais. É melhor meter mais lâmpadas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia !

 

Seja em que tipo de calha seja, madeira,aluminio ou outro, apenas tenho dúvidas em como fazer os "buracos" para encaixar os suportes das lâmpadas que tenho, para que fiquem "presas" e não suspensas ( como na calha original que postei no inicio ).

 

Andei a investigar segundo os concelhos fornecidos e, tenho as seguintes propostas de baixo de olho.

 

Para ângulos fechados, mais focados, temos na relação aproximada a 1W - 100lm:

- Lâmpada GU10 LED 230V 4W 6000K 400lm (002)
- Ângulo de abertura: 38º
- 4 LEDS EDISON HP
- http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=735_796&products_id=60683

 

- Lâmpada GU10 LED 230VAC 4W 6000K 400lm
- Ângulo de abertura: 45º
- 4 LEDS EDISON HP
- http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=735_796&products_id=62425

Para angulos mais abertos, menos focados, temos na relação aproximada a 1W - 100lm:

 

- Lâmpada GU10 LED 230VAC 5W 6000K 400lm
- Ângulo de abertura: 120º
- 10 do tipo SMD5630 ( Melhor que 20 do tipo smd 5050 ? )
- http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=735_796&products_id=62245

 

- Lâmpada GU10 LED 230V 3.5W 6000K 360lm coberta (027-CL)
- Ângulo de abertura: 120º
- 20 do tipo SMD5050 (Pior que 10 do tipo 5630 ?)
- http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=735_796&products_id=60684

 

Talvez misturar umas de angulo 120º para espalhar luz e outras de 40º para apontar ás plantas (não sei se consigo uma luz visível ao olho humano, uniforme ?!)

 

Opinar por favor e mais uma vez obrigado !

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelas fotos dos testes, parece-me que essa quantidade de luz chega para o que queres.

 

Se já souberes como queres o layout do aquário, podes jogar com a posição das lampadas, mas depois ficas um pouco limitado se quiseres alterar o aquário... Tenta ver uma maneira facil de alterares a posiçao das lâmpadas caso queiras.

 

Usa as mais potentes e de angulo mais aberto a meio do aquário e complementa com umas mais fracas à volta, onde não vais ter tantas plantas e assim dissipas mais a luz na parte central do aquário, para não se notar tanto os "raios".

 

Como o tmiravent disse, é preferivel teres mais lampadas um pouco mais fracas, do que poucas muito fortes, de modo a tornar a luz mais homogénea.

 

Já ando com esta ideia na cabeça à algum tempo e já que andas em testes e se puderes experimenta meter as lampadas em arco, em vez de ficarem horizontais com o aquário. para ver o efeito que faz.

A ideia é tentar acabar com as sombras, que acabam sempre por haver com essas iluminações.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Entendo a ideia em "arco", já tinha testado num outro aquário com "led stripes" e não consegui o efeito desejado, não sei se com GU10 seria diferente.

 

De qualquer modo, tendo ideia já do hardscape e "maquete" final, aplicando QB a regra dos terços num global, elaborei um projecto de posicionamento das luzes, dos diferentes tipos, conforme é exemplo o esboço feito no paint, o melhor possível.

 

Acho que assim funcionará, utilizando o material já falado.

 

Amanhã é dia de ir de férias, e quando regressar é aplicar o projecto que começa a ganhar linhas sólidas que tem sido debatido neste tópico.

 

qxp7.jpg

Cumprimentos,

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando montares logo vês como fica a parte da frente onde não vais colocar iluminação. Porque como vais ter de ambos os lados e ali no meio não, é provavél que se vá notar a diferença de luminosidade. Mas também pode servir para dar destaque às plantas.

 

Boas férias!

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais