Kinguio com 10 anos doente


Recommended Posts

Boas.

 

Tenho um kinguio com 10 anos que de há umas semanas para cá está muito inativo, sempre no fundo, fica parado se for preciso o dia inteiro no mesmo sítio, meio inclinado. Antes ainda subia para ir comer, mas virava-se ao contrário. De há 2 dias para cá parou de comer. Parece que tem uma enorme dificuldade em nadar e que está muito pesado.

 

Partilha o aquário com tanictis albonubes e os pequenitos estão bem.

 

Dou-lhes flocos e quando ele começou a ficar assim cortei na comida e passei a intercalar com ervilhas cozidas sem casca mas não adianta de nada, continua igual.

 

Será da idade?

 

Tenho um aquário de 60L, água à temperatura ambiente, filtro, luz, faço TPAs 1xsemana. Aparentemente nada mudou e os pequenos continuam arrebitados. Só o kinguio é que está assim.

 

Quem me conseguir ajudar... agradeço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É o da foto, sim. Ele já está maior, mais gordo pelo menos, mas já não abre as barbatanas e o rabo assim. Está mais descaído.

 

Não sei os parâmetros da água, nunca medi :s Poderá ser amónia? Eu cortei na comida e tiro os cocós regularmente porque ele suja muito a água mesmo com pouca comida. Como os pequenitos estão bem não associei à qualidade da água.

 

Também é natural que seja da idade.

 

Alguma sugestão além da comida e das ervilhas? Fiz uma TPA ontem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experimenta colocar uma colher de sopa de sal e mudas de água diária de 1,5l, antes de meteres medicamentos.

Se vires melhorias ao fim de uns dias, é porque era da qualidade da água.

 

Podes fazer mudas todas as semanas, mas conforme o peixe vai crescendo, vai poluindo cada vez mais a água e a rapidez com que o aquário perde a qualidade da água, pode ter aumentado e uma muda semanal já não ser suficiente, para a filtragem que tens.

 

Se já o manténs à 10 anos, ele já merecia um aquário com dimensões decentes para o tamanho que tem...

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais