Discus não come


Recommended Posts

estive a ler a bula toda e diz que não faz mal ao filtro nem ás plantas e peixes, não será melhor trata-lo no aquario, para nao o stressar mais? eu tenho uma bomba que faz bolhas durante a noite, posso programa-la para fazer o dia todo se a oxigenaçao for importante. desculpe não levar a sua palavra, mas tenho medo de cometer algum erro, é que todos dizem algo diferente tenho de me decidir de acordo com os factos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

o esha 2000 também não vai fazer nada a parasitas internos.

devias mesmo era ter comprado o flagellol.

 

cumps

 

ps:preenche o teu perfil sff

Editado por Rui Cardoso

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estive a falar com o senhor da casa dos discus que ele tem muita experiencia em discus e ele disse que eram parasitas externos, ontem iniciei o tratamento com esha 2000, ele já está melhor, já nada pelo aquario, e já mostra dominancia nos mais pequenos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Gonçalo

 

Vamos ver se te consigo ajudar no meio desta confusão toda.

 

Os discus, como qualquer ciclídeo, têm uma forte tendência a desenvolver parasitas internos e externos. Os externos são facilmente identificáveis, os internos nem sempre. Quem tem ciclídeos por norma costuma fazer desparasitações periódicas, porque são muitos os factores de introdução , tais como as bloodworms, outros peixes, a própria água...

 

Outro conselho que te posso dar (e que segues se quiseres) é o de teres o cuidado de fazer uma desparasitação quando introduzires peixes novos no aquário.

 

Qualquer medicamento existente no mercado vai, por norma, atacar os camarões. São muito poucos os que não provocam danos.

 

Se o teu disco já está a marcar território com os outros, vais ter problemas de futuro. Tens muito pouco volume de água para os discos, digam que disserem. Se quando só tinhas dois já estavas a ter problemas, agora vais ter dois discos encurralados a um canto face a um exemplar dominante. Lembra-te que são ciclídeos, que definem o seu território com base na força, e que como qualquer ciclídeo que se preze, são violentos quando querem.

 

Quando à bomba de ar que tens ligada durante a noite, não concordo que assim o seja. Ou a tens a funcionar 24 horas por dia ou não tens. Os peixes também descansam, e ter uma barulheira e vibração na altura em que supostamente estão a descansar é uma fonte de stress desnecessária.

 

Ninguém te está a atacar, estão a querer ajudar-te. Podes nem sempre ouvir o que mais gostas, erros todos cometemos, e porque assim o é, tentamos ajudar os outros com as nossas falhas. Todas as críticas são construtivas se assim o quisermos.

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o teu disco já está a marcar território com os outros, vais ter problemas de futuro. Tens muito pouco volume de água para os discos, digam que disserem. Se quando só tinhas dois já estavas a ter problemas, agora vais ter dois discos encurralados a um canto face a um exemplar dominante. Lembra-te que são ciclídeos, que definem o seu território com base na força, e que como qualquer ciclídeo que se preze, são violentos quando querem..

 

São ciclideos mas também são peixes de cardume...

É possível, com a litragem que tem agora podem !por agora! habitar os três, basta refazer o layout.

Retiras as pedras e deixas um espaço aberto para nadarem à vontade.

 

 

Quando à bomba de ar que tens ligada durante a noite, não concordo que assim o seja. Ou a tens a funcionar 24 horas por dia ou não tens. Os peixes também descansam, e ter uma barulheira e vibração na altura em que supostamente estão a descansar é uma fonte de stress desnecessária.

 

Durante o tratamento a bomba tem de estar sempre ligada, pois o esha corta o oxigénio na água.

Sem a bomba morrem,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

São ciclideos mas também são peixes de cardume...

É possível, com a litragem que tem agora podem !por agora! habitar os três, basta refazer o layout.

Retiras as pedras e deixas um espaço aberto para nadarem à vontade.

 

 

 

Durante o tratamento a bomba tem de estar sempre ligada, pois o esha corta o oxigénio na água.

Sem a bomba morrem,

 

"por agora"??? os animais crescem, não ficam estáticos. Os discos precisam de espaço para se desenvolverem.

 

Obviamente que com tratamentos, é necessário reforçar a circulação da água (e por consequência, o oxigénio). Mas para isso convém que a bomba fique ligada o dia inteiro.

 

 

Caros

 

tentem ouvir mais um bocadinho aqueles que têm mais experiência em aquariofilia do que muitos de vocês de vida...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Cada um tem a sua opinião, estamos aqui todos para ensinar e para aprender, e por muitos anos de experiência que se tenha há sempre algo novo a aprender. E até agora parece que tive razão, peixe está melhor...

Como todos os peixes eles crescem :alberteinstein: ... !Por agora! o aquário é suficiente, não pondo de lado a ideia de um upgrade. Não sendo o caso pode ficar com 2 dos discus.

Em fases jovens quantos mais melhor, pois ajuda a dissipar a agressividade e fá-los sentir mais protegidos. Se eu estivesse no teu caso até arranjava mais dois do tamanho dos pequenos que já tem, assim sempre dissipava a agressividade do maior. Que irá acabar por passar após se estabelecer uma hierarquia.

O aquário pelas fotos deve ter 100x30x40cm -120L tirando o areão 110L (+/-), já fazendo as contas sem as rochas!

Que a meu ver tem de sair, por estarem a ocupar espaço e serem demasiado volumosas.

No caso de tratamento (dependendo dos medicamentos) a água deve ser oxigenada, aumentando a circulação é solução em casos gerais mas não neste, pois como deves saber os discus gostam de águas calmas, logo aumentar a circulação só os iria stressar... E a bomba de ar não os perturba (vibrações e ruído...) caso lhes causa-se stress não faria sentido usar na reprodução...

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quero enfatizar isto: "Ninguém te está a atacar, estão a querer ajudar-te. Podes nem sempre ouvir o que mais gostas, erros todos cometemos, e porque assim o é, tentamos ajudar os outros com as nossas falhas. Todas as críticas são construtivas se assim o quisermos."

 

nunca pensaria tal coisa, eu sei que estao a tentar ajudar me, um dos senhores ao inicio do topico é que foi rude comigo, e eu respondi, não foi por achar que me estava a atacar que respondi, ele apenas foi rude na maneira como escolheu as palavras. ainda tenho muito para aprender por isso estão á vontade para dar opiniões desde que não sejão rudes ou inconvenientes.

Muito obrigado a todos, quando as coisas acalmarem/estabilizarem no aquario eu reconfiguro o layout e se calhar, no proximo mês faço um upgrade para 200l(99€ com iluminação acho eu, belo negocio, mais barato que este que comprei) ;)

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

no proximo mês faço um upgrade para 200l(99€ com iluminação acho eu, belo negocio, mais barato que este que comprei) ;)

 

cumps

 

Faz isso, se não aproveitares esse não te apresses.

Faz tudo com calma.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gonçalo

 

Ainda bem que conseguiste esse negócio, valoriza acima de tudo a altura do aquário, uma vez que os discos precisam de aquários compridos e altos.

Lembra-te acma de tudo de uma ou duas definiçōes e noçōes base que é importante clarificar, já que há neste tópico algumas confusōes:

- peixes de cardume implicam mais do que três exemplares, um cardume não são dois ou três peixes. Atenção que, por serem peixes de cardume, não significa que não existia agressividade intra ou extra espécie. Mesmo num cardume existem dominantes e dominados.

 

- a menos que tenhas uma botija de oxigénio ligada ao aquário, o que essa bomba de ar te faz no aquário é aumentar a circulação da água por introdução de ar comprimido. É muito bom que a uses em tratamentos, mas tem de ser de forma contínua, sempre.o ligar e desligar é prejudicial, digam o que disserem.

 

- pensa em desparasitaçōes periódicas, para ciclídeos com alimentação congelada e/ou viva é essencial.

 

Começa já a pensar e planear bem esse novo aquário. E jà sabes, se precisares da minha ajuda, dispōe. Em tantos anos de experiência, já tive muitas espécies de peixes, entre as quais os discos. Qualquer coisa, avisa.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

entendo que estejas no inicio, e o "desespero" seja muito ,mas segue este conselho se quiseres.

não te ponhas a medicar os peixes pela 1ª opinião que ouves.

tens de ter a noção que muita gente fala sem saber o que diz.

eu quando nao sei , ou quando tenho dúvidas , prefiro não opinar.

quem o faz deveria pensar que ao mandar "bitaites" está a prejudicar os peixes , bem como os seus donos.

tenho já alguma experiencia com discus (7 anos), e conheço bem esse sr. da casa dos discus e volto a dizer-te , isso são parasitas internos quase com 100% de certeza.

como ja te tinha recomendado, tenta o flagellol da sera.

o esha 2000 é um simples desinfectante que eles dizem de largo espectro.

dá para tratar 18 doenças...

para mim é como o melhoral....não faz bem,nem faz mal!!!

 

quanto á questão do aquario, concordo plenamente com a ana pinheiro, esse aquario não serve para manter discus , nem agora nem nunca.

 

cumps

Editado por Rui Cardoso

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com o flagelol tenho que o separar certo? aquilo destroi as plantas, filtro e invertebrados? o maximo que tenho é 10l para o separar, por isso se ele ficar melhor não mecho mais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hoje não comeu, eagora reparei, não sei se ele tinha aquelas manchas no corpo ou não quando o comprei, mas parece que algumas escamas estão cinzentas, formando manchas acizentadas com mais ou menos 3~4 mm de diametro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gonçalo

 

Tens o problema dos parasitas internos, que já vou referido. Se alguém (ainda!) tinha dúvidas, agora o animal tem todos os sintomas. Trata-o já, e fica já de pré-aviso no aquário principal, porque de certeza que já lá tens ovos de parasitas.

 

O escurecimento do peixe é um dos outros sintomas que surgem, depois disso o animal deixa de se alimentar, entra em letargia e morre. Por isso, actua o quanto antes.

 

10 litros é um bocado pouco para o aquário de tratamento e pior do que isso é que tens invertebrados no aquário principal.

 

Uma outra opção é isolares os invertebrados.

 

Há alguém mais experiente em discos que possa dar uma ajuda ao Gonçalo?

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu fazia no aquario principal.

podes retirar os invertebrados.

 

em ultimo caso podes fazer o tratamento só ao paixe por via de uma sonda , mas penso que isso requer alguma experiencia.

basicamente usas uma seringa com um pouco de comida hidratada com flagil ou metronidazol e com um tubinho enfias pela boca do peixe.

isto é a melhor solução quando o peixe já não come.

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Compra o aquário de 200l.

Como já disse cada um tem a sua opinião, eu também sou da opinião de que quanto maior melhor, foi essa uma das razões porque deixei de ter discos. Tinha um aquário de 220l, mas como o prédio é antigo o chão começou a ceder... e decidi mudar para salgados e mais pequenos.

De momento tenho apenas um casal com posturas mensais e meia dúzia de jovens. Casal num cubo e jovens em 150l.

O que quero dizer com isto é que não tenho pouca experiência na matéria, posso ter menos, mas os peixes estão todos de saúde!

Ficam aqui alguns exemplos de como é possível

manter discus em 120l!:

 

20080228_1a_zpsa41dd65e.jpg

 

dk_zpse243d063.jpg

 

Dois tipos diferentes e ambos bons exemplos...

No segundo caso acho que estão a mais. No primeiro já são os dois adultos e de saúde.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se achas...ok

 

tu tambem sobreviverias num quarto com 2m2 , mas num de 10m2 vives muito melhor...

 

Também sou dessa opinião!

Defendo que até certo ponto é possível.

 

Cumps.

Editado por JoaoRRM
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"...entendo que estejas no inicio, e o "desespero" seja muito ,mas segue este conselho se quiseres.

não te ponhas a medicar os peixes pela 1ª opinião que ouves, tens de ter a noção que muita gente fala sem saber o que diz.eu quando nao sei , ou quando tenho dúvidas , prefiro não opinar.

quem o faz deveria pensar que ao mandar "bitaites" está a prejudicar os peixes , bem como os seus donos.

tenho já alguma experiencia com discus (7 anos), e conheço bem esse sr. da casa dos discus e volto a dizer-te , isso são parasitas internos quase com 100% de certeza.

como ja te tinha recomendado, tenta o flagellol da sera..." :thumbup3:

"...o esha 2000 é um simples desinfectante que eles dizem de largo espectro, dá para tratar 18 doenças...para mim é como o melhoral....não faz bem,nem faz mal!!!..." :thumbup3: o esha 2000 é ótimo para colocar no saco aquando da introdução de peixes novos, enquanto se faz a ambientação ou pequenos ataques de fungos.

O melhor é desparazitares....tb tens a opção do Hexamita da Esha que podes fazer no aq. sem problemas de afetar invertebrados, corydoras ou as bactérias das cerâmicas. Mas sem dúvida o flagellol seria a melhor opção.

A foto do aq. low-tech que colocaram aqui, não é um bom ex. A montagem é do Felipe Oliveira e quem conhece este homem sabe bem como ele trabalha, este aq. foi desmontado alguns meses depois de ser montado.

 

"...um dos senhores ao inicio do topico é que foi rude comigo, e eu respondi, não foi por achar que me estava a atacar que respondi, ele apenas foi rude na maneira como escolheu as palavras. ainda tenho muito para aprender por isso estão á vontade para dar opiniões desde que não sejão rudes ou inconvenientes..."

 

Tem todo o direito de achares que fui rude....agora, inconveniente!!!

Vi por aqui alguns membros a referir precisamente os comentários que te fiz em relação ao aq. não ser o indicado pra DISCUS e eu é que fui inconveniente....apenas te dei um concelho, creio que correto.

Atenção que não espero qualquer resposta da tua parte, apenas quero o melhor para os teus discus.

cumpr. Sérgio Vale

Editado por vale
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais