Discus não come


Recommended Posts

Boas, chamo-me Gonçalo, tenho 16 anos pratico aquariofilia á 4 anos, tenho um aquario de 120 litros plantado com rabos de raposa e valisnérias, tambem com 29 peixes dentre eles estão 3 discus(2 tenho á 2-3 semanas 1 chegou ante ontem) , 2 apistos, 6 tetras limao, 6 neons cardinais, 3 rodostomos falsos(acho eu), 3 tetras green fire, 1 tetra imperador, 3 cobrinhas de kuhli, 2 botias e mais 9 invertebrados(4 ampularias, 1 camarao filtrador asiatico, 3 camaroes fantasma e uma lapa) isto tudo filtrado por um filtro externo sera fil bioactive 250 com sera siporax para a filtraçao biologica e lã e uma esponja para filtração mecanica, tambem faço TPAs todos os domingos, o NO3 está a 25 mg/l e o NO2 esta a 0 , deduzo que a amonia tambem está a 0 visto que a agua não cheira a podre, tem apenas aquele cheiro caracteristico da agua com peixes e tambem porque os camaroes estão todos vivos, se quiserem saber mais perguntem.

 

Agora o meu problema:
Ante-ontem comprei um discus(maior que os 2 discus que eu tenho) na casa dos discus em lisboa, e quando chequei a casa e estava a aclimatiza-lo decidi por umas gotas de sera aquatan no saco e um pouco de granulado para ele comer, nem picou o granulado, ontem alimentei de artemias congeladas + alho da gamma blister e tambem nem picou os outros 2 estavam a comer normalmente, então decidi por melafix no aquario e uma dose de aquatan para o aquario todo, com a esperança que fosse só stress, hoje alimentei e nada, ele está sempre num cantinho com as barbatanas bastante abertas, e deixa se levar porrada do discu mais pequeno mesmo sendo o maior dos 3. As fezes dele saiem brancas e gelatinosas(vi ele agora) e tem as guelras um pouco mais abertas do que o normal, como se estivessem amolgadas. Eu não tenho aquario de quarentena porque a minha casa é pequena. Não sou iniciante mas ainda tenho muito que aprender por isso se quiserem partilhar um pouco da vossa informação para me ajudar agradecia.

 

Imagens:

 

o maior

yolo3.jpg

 

o medio

yolo1.jpg

 

o pequeno:

yolo.jpg

Editado por Gonçalo Vinagreiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz agora outro teste e os resultados são:
NO3: 10~25 mg/l

NO2: 0 mg/l

GH: >6ºd

KH: 10ºd

PH: 6.8~7.2

Cloro: 0

Amonia: daqui a 5min digo os resultados

Editado por Gonçalo Vinagreiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não fossem as fezes brancas era sem stress é normal depois da introdução demorarem a comer, por x 1 a 2 semanas.

Amigo nunca esquecer:

-50 lit de água pra cada discu...

-aq. com o minimo de 100 de comp. por 50 de alt...

Principio básico na aquariofilia dar o minimo de condições aos nossos, neste caso DISCUS, pois só assim mostraram toda a sua beleza que faz deles os mais belos peixes de agua doce

Esse aq. terá 100 lit úteis ou até menos...não preciso comentar mais nada...

Espere uns dias e depois volte a postar caso ele não coma...

Não medique pra já...

cumpr. Sérgio Vale

Editado por vale
  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é necessario essa atitude, é preciso é ter calma e não chorar, eu não comprei este 3º discu porque me deu na cabeça comprar, investi dinheiro no 3º discu(sim, o meu dinheiro, não foi dado por ninguem da minha familia) porque o médio estava a dar porrada no mais pequeno, mas não é a porrada normal dos discus/ciclideos, ele arrancou pedaços da cauda e das barbatanas do menor, empurrava-o contra um canto, perseguia-o pelo aquario todo E também ás vezes conseguia-se ouvir as mordidas que ele dava, e quando fui ao fishplanet eles disseram que não o açeitavam de volta apesar de ele estar em perfeita saude, então aconcelharam-me a comprar outro para desviar as atenções, o mais pequeno e o maior são da casa dos discus em lisboa e o médio é do fishplanet no retail park, como na casa dos discus aconcelharam-me a mesma coisa então fi-lo.

 

Eu faço as TPA corretas todas as semanas(25%) eu até estou a pensar em fazer 2 vezes por semana 15% cada vez, e o meu filtro é mais que capaz de filtrar a agua sendo ele para 300l e o meu aquario tem 120~100, eu agradeço a ajuda mas com essa atitude é meio dificil levar a ajuda de bom gosto é quase como se me tivesses a chamar burro e ignorante nestes assuntos, eu pesquisei e li muito para fazer o que fiz, de qualquer forma vou atualizando todos os dias.

estou a pensar em comprar isto: http://tacentre.pt/produto/1929/folhas-de-catappa-20-folhas/

e isto: http://tacentre.pt/produto/2456/corbicula-javanicus/

e um monte de musgo de java para atar ás pedras/ troncos

  • Votar - 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gonçalo,

 

Não vejo nenhum problema em manteres discus nesse aquário, visto que são pequenos.

O segredo para manteres os discus é teres água perfeita, isto é, sem qualquer tipo de impurezas. Desde que a água esteja bem podes fazer o que entenderes. Todos os discus que tens estão com stress, e nada tem a ver com a aquisição do terceiro membro, logo é do aquário/água em si.

Tens de reduzir o número de peixes que tens, os discus gostam de ambientes calmos... Escolhes 6 peixes de cardume, 2 apistos e os invertebrados.

Para a água estar limpa não basta fazer taps, tens de limpar o filtro também. Qual é o período de manutenção?

O discu grande já vinha assim da loja, não é do dia para a noite que se fica com parasitas...

Não abuses nos produtos condicionadores! Simplesmente deixa as coisas rolarem com calma.

És de onde?

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"...Não é necessario essa atitude, é preciso é ter calma e não chorar..." Não percebi....

Só tentei ajudar... esse aq. é demasiado pequeno ( litros de agua ) para a fauna que posueis... pra não falar nos discus...

"... á e tal são pequenos..." são pequenos e nesse aq. iram ficar pequenos pois o aq deve ter uteis uns 25/30 cm de altura o que é manifestamente pouco...

"...eu agradeço a ajuda mas com essa atitude é meio dificil levar a ajuda de bom gosto é quase como se me tivesses a chamar burro e ignorante nestes assuntos, eu pesquisei e li muito para fazer o que fiz...." Não percebi...

Se fizes-te a tua pesquisa, tb sabes que tudo o que te disse é verdade....sim tb é verdade que são um peixe de cardume que deve ter no minimo 3 a 4 individuos e na minha simples opinião devem viver em aquários com o minimo de 120x40x50(alt).

"...O discu grande já vinha assim da loja, não é do dia para a noite que se fica com parasitas..." ...correto, todos os Discu têm parasitas que se manifestam em caso de stress ou doença.

Acha que fui incorreto..."...Espere uns dias e depois volte a postar caso ele não coma..."

Simplesmente tentei ajudar.... na minha opinião acho incorreto ter essa fauna toda num aq. de 100 lit.

 

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje ele tambem não comeu.

maior parte da fauna é de á um ano atras ou mais, por isso decidi mante los, visto que como me mudei do porto para palmela/pinhal novo já não vou para a loja que ia, as pessoas da loja do porto eram bastante simpáticas e aceitavam peixes, e nenhuma das lojas daqui aceitão peixes.

limpo o filtro todos os meses, menos a parte biologica, estou a pensar em arranjar um alguidar grande por lá agua do aquario e limpar a parte biologica, mas por enquanto nao tenho, por isso não faço. e mudo a água todas as semanas 25%
É preciso é ter calma e não chorar é uma expressao que se usava na minha escola, significa exatamente o que está escrito. achas incorreto? agora vamos discutir morais, não é como se eu estivesse a manter isto tudo num aquario de 30l com um filtro para 10l, sem qualquer monitorização e mudança de água periodica/sinfonagem/manutençao do filtro, acho que já chega não vim aqui para discutir morais, o aquario é meu eu faço o que me apetecer com ele, até podia lá por um manatim se me desse na cabeça. xD contudo isso não altera a minha habilidade de seguir concelhos, ouvir as pessoas e dar razao, sim joao o aquario está muito populado, mas é devido ao facto de eu ter tantos discus, e é uma pena as lojas não aceitarem devolta, mas eu entendo a razao de eles não aceirarem.

Joao em cima está os parametros da agua, podes ver que a agua está boa

Editado por Gonçalo Vinagreiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

peço desculpa , mas porque backtopur?

não me parece adequado.

se vês fezes brancas , o problema do peixe são parasitas internos , a actuação do backtopur é a nivel exterior , não faz nada a flagelados.

 

cumps

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

peço desculpa , mas porque backtopur?

não me parece adequado.

se vês fezes brancas , o problema do peixe são parasitas internos , a actuação do backtopur é a nivel exterior , não faz nada a flagelados.

 

cumps

Boas,

 

Tens razão, eu é que enganei.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O esha tem instruções na embalagem.

Tens de ter a noção precisa da litragem da caixa!

E não podes deixar a caixa sem oxigenação.

ok amanha o farei, 10l chega para 1 discu?

Editado por Gonçalo Vinagreiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me de dizer algo, as fezes já não estão a sair brancas desde ante-ontem, agora saiem transparentes, é assim hoje peruntei á minha mãe para irmos buscar um aquario de 50l na casa do meu pai e ela recusou e então não posso separa lo, o minimo que arranjo é 10-15l, também por causa de ela não querer ir á casa do meu pai buscar decidi telefonar para a casa dos discus onde o comprei o senhor disse que posso usar esha 2000 ou paraguard que não há problema, nem com camarões, nem com os botias/cobrinhas, nem com o filtro, agora na loja onde comprei o esha 2000 disseram e o contrario, só não comprei o paraguard porque não o encontrei das 2 jogas que fui também, agora as minhas questoes são:

Numa das lojas aconcelharam me Flagellol mas eu não comprei, devia?

Poderei eu usar o esha 2000(ou Paraguard se o comprar) no aquario e nao magoa nem os camaroes, os botias/cobrinhas e o filtro?
Quando a minha irmã for a Lisboa amanha peço-lhe para passar na loja e comprar paraguard?

Separo-o? é que os outros discus continuam normais, comem, etc

e também comprei Bloodworms para ver se ele come

Muito obrigado pela a vossa ajuda.

Editado por Gonçalo Vinagreiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais