Neons, rasboras arlequim e otocinclus


Recommended Posts

Boas,

 

nao conheço a reprodução do otocinclus nem tenho experimentado com neons ou rasboras mas gostaria experimentar a final de mês com neons.

 

Acho que tens escolhido 3 espécies difíceis. O mais importante é ter peixes de tamanho adulto, alimenntar comida viva, ter um pH acido: 6.2 e seleccionar um macho e uma fêmea (previamente alimentados com comida viva) que podem ser colocados num aquário de cria com pouca luz e plantas tipo musgo no fondo. A mais fácil das 3 possívelmente seja o neon, deixou um enlace aqui:

 

http://freshwater-aquarium-passion.blogspot.pt/2010/09/how-to-breed-neon-tetra.html

 

os rasbora podes ver aqui:

http://freshaquarium.about.com/cs/cyprinids2/p/harlequin.htm

 

otocinclus aqui:

http://www.otocinclus.com/breeding.html

 

boa sorte,

 

P.

Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado os teus conselhos eu já fiZ escolhi reproduzir as três espécies agora, pois é agora que a pressão atmosférica baixa incentivando a desova destes!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

sento nao poder ser de mais ajuda.

Gosto do comentario que tens escrito sobre a pressão atmosférica. Nao vou dizer que nao seja certo porque ignoro, mas acho que há muitas historias que nao sao tan certas sobre a reprodução destes peixes (ou que sao de certa ajuda mas nao fundamentais). A pesar de ainda nao ter tentado (porque os meus cardinais nao tem tamanho e nao tenho espaço com tanta cria de ciclideo) tenho lido muito, e vi que há muitos conselhos que podem ser falsa ciência mas que sempre é bom experimentar. Num dos últimos vídeos que tenho visto, eles deixam os peixes num aquário ciclado 3 semanas sem fazer TPAs para que os nitratos subam e depois fazem uma TPA do 50% para que issa baixada de nitratos simule a chegada de nova agua no rio e estimule a postura.

Uma dica que também tenho lido e que eu acredito muito mais (será a minha primeira opção) é colocar um casal adulto previamente alimentado com comida viva ou congelada 1-2 semanas) donde a fêmea tenha a barriga cheia, num aquário pequeno e com pouca luz com berlindes no fundo, musgo e qualquer outra planta de folha pequena na temperatura adequada para cada espécie, com 90-100% de agua destilada para ter uma dureza muito baixa e um pH baixo (eu uso Fluval stratum para conseguir isso, é um substrato para camarões CRS e consegue um pH estável de 6.6-6. 8). Deixa o aquário só meio cheio para que os ovos nao sejam comidos pelos paês quando vao para o fundo, coloca as berlindes encima do substrato e deixa o casal sem alimentar 3 dias num sitio tranquilo, podes cobrir com papel opaco os vidrios (acho que o método de nao dar comida em 3 dias é mais para evitar contaminar a agua dos alevinos). No terceiro dia apanhas os adultos e retorna-lhes no aquário principal com os outros (dalhes de comer que tem que ter fome!! :D). Deixa o aquário com pouca luz mais 3 dias e depois já podes tentar ver com uma lanterna ou similar se há alevinos no fundo.

Recorda que os alevinos vao ser muito pequenos e precisam de ser alimentados com infusórios (organismos microscópicos)/paramecios ou similar. Tens em internet muitos videos de como fazer infusórios. Prepara isso com anterioridade ou vás ficar sem comida para os alevinos. Se nao aparecem alevinos tenta com um novo casal novamente.

 

Muita boa sorte,

 

cmps

 

Pol

Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado por tudo, neste momento estão no aquario de 11l, um cardum de 5 elementos podia por mais mas assim os ovos podiam ser comidos, e como disseste vou esperar que os nitratos subam e depois em vez de mudar a agua com agua da torneira ( já posta no garrafão à dois dias) vou usar agua destilada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muita boa sorte, vamos ver que acontece!!

Tas a acordar o meu interesse em tentar os cardinais, vamos ver se os meus peixes crescem rápido e consigo preparar um aquário para tentar o mesmo!!

 

cmps

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

bem, só o pouquinho que tenho aprendido do Fábio Silva e o Ricardo Gomes.

Até agora tenho conseguido criar A. macmasteri (15 crias, 3 meses, 1.5-2 cm) e A. eremnopyge "fresa" (20-25 crias, 4 meses, 2-2.5 cm, é uma espécie de crescimento lento). Este é um apistogramma muito mais raro "made in Aquoporto", a minha loja favorita em Portugal porque gosta do mesmo que eu: peixes pouco comuns :D:D:D

 

Podes ver os peixinhos no link da minha rubrica, tenho que por novas fotos mas tenho tido pouco tempo!!

 

cmps

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenha umas vontades terríveis de ir lá mas ainda nao tenho encontrado o momento para um viagem até Porto!!!

Gostaras muito do sr. Vasconcelos e a sua loja!!!! sem duvida!!1

 

cmps

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais