Escalares, beijo de amor ou luta territorial? (com video)


FilipeBoto

Recommended Posts

Boas, adquiri recentemente 2 escalares (com esperança que fosse um casal) para o meu comunitário. Ontem ao fim da tarde, eles estavam numa posiçao estranha atrás de uma folha, em que o mais pequeno se colocava mais acima, mas muito juntos. Será que era uma "postura" que tanto falam para acasalar? (Podem descrever melhor como é uma "postura"?)

 

Hoje deparei-me com isto que está no video. Logo pensei que tivessem a lutar, vim logo agarrar-me ao pc para tentar descobrir e descobri relatos de pessoas que descrevem situações identicas e que isto é normal, e é o macho a apertar com a fêmea para que ela solte os ovos. Já outros perante as descrições que eram feitas, diziam que podiam ser 2 machos a lutar por territorio. Agora fui espreitar, estão os 2 a dormir na mesma zona do aquário... O que me têm a dizer? :) Obrigado

 

http://www.youtube.com/watch?v=uy8t0CjxXpc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Será que era uma "postura" que tanto falam para acasalar? (Podem descrever melhor como é uma "postura"?)


Numa postura vês perfeitamente a fêmea a fazer passagens sobre o local da desova e a ir largando os ovos e depois o macho a fazer uma passagem por cima deles para os fertilizar. Não há nada que enganar. Mas antes disso ainda os vais ver "às bicadas" ao local da postura para o limpar. E antes ainda, o macho a exibir-se à frente da fêmea.

Hoje deparei-me com isto que está no video. Logo pensei que tivessem a lutar, vim logo agarrar-me ao pc para tentar descobrir e descobri relatos de pessoas que descrevem situações identicas e que isto é normal, e é o macho a apertar com a fêmea para que ela solte os ovos. Já outros perante as descrições que eram feitas, diziam que podiam ser 2 machos a lutar por territorio. Agora fui espreitar, estão os 2 a dormir na mesma zona do aquário... O que me têm a dizer? :) Obrigado


Bem... uma luta é, agora falta saber de quê! :sorry:

Tanto podem ser dois macho a lutar por território ou a testar forças para definir a hierarquia (o que seria mais provável se houvesse uma fêmea para além dos dois machos) ou então apenas a fêmea a resistir aos avanços do macho.

Dá-lhes tempo e vai avaliando o comportamento deles.

Cumps.

P.S.: Se o aquário é o Tropic Rock, gostei muito, tem muito bom aspecto... se bem que a "mixórdia" de peixes que para alí vai eventualmente vai-te criar problemas!!! :tongue: Boa sorte com eles.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou esperar para ver então, eles andaram a limpar um vidro lateral e as folhas duma anubia, por isso, sem querer criar espectativas, sinto-me com sorte.

 

P.S.: Se o aquário é o Tropic Rock, gostei muito, tem muito bom aspecto... se bem que a "mixórdia" de peixes que para alí vai eventualmente vai-te criar problemas!!! :tongue: Boa sorte com eles.

É esse mesmo, e sim, isto tá uma grande mixórdia, como tenho a oportunidade de por os peixes em outros aquarios caso tenho algum problema com algum, resolvi "testar compatibilidades" por conta própria. Até agora, como isto tá cheio de esconderijos, que fiz de propósito para poder fazer esta "mistela de peixes" não tem havido grandes problemas. Mas a curto prazo devo mandar os plattys quase todos embora, os guppies devem ir todos, e fico só com os mollys dos viviperos. E devo meter mais uns quantos neons incadescentes que embora os cardinais sejam mais bonitos, estes não chamam tanto a atenção. Não noto os peixes stressados.

 

Ps. Belos camarões e grandes fotos deles (cheira-me a Canon 5d)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou esperar para ver então, eles andaram a limpar um vidro lateral e as folhas duma anubia, por isso, sem querer criar espectativas, sinto-me com sorte.

 

 

É esse mesmo, e sim, isto tá uma grande mixórdia, como tenho a oportunidade de por os peixes em outros aquarios caso tenho algum problema com algum, resolvi "testar compatibilidades" por conta própria. Até agora, como isto tá cheio de esconderijos, que fiz de propósito para poder fazer esta "mistela de peixes" não tem havido grandes problemas. Mas a curto prazo devo mandar os plattys quase todos embora, os guppies devem ir todos, e fico só com os mollys dos viviperos. E devo meter mais uns quantos neons incadescentes que embora os cardinais sejam mais bonitos, estes não chamam tanto a atenção. Não noto os peixes stressados.

 

Não estava a pensar em stress... Estava mais a pensar em reprodução e tamanhos.

 

Os escalares vão crescer e vão fazer um petisco dos alevins dos viviparos. Se os escalares resolverem reproduzir vão encostar os outros todos a um canto. Os neons são capazes de dizimar uma ninhada de alevins de escalar num piscar de olhos (experiência própria). O bótia vai-se sentir sozinho e vai "melgar" os outros habitantes na brincadeira e também vai crescer bastante.

 

Não é que sejam incompatíveis, é só que vais ter algumas limitações... mas isso faz parte de qualquer comunitário, suponho! E como disseste podes sempre retirar alguns se precisares. Como te disse, gostei muito do aquário.

 

Já tive 2 casais de escalares com 30 cardinais, 2 botia kubotai e 2 casais de ancistrus num aqua de 120x50x60 era uma festa na altura das posturas dos escalares! biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Ps. Belos camarões e grandes fotos deles (cheira-me a Canon 5d)

 

Era bom, era! São de uma 450D com uma Canon 100mm USM macro.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto aos escalares fazerem um petisco dos viviparos, por um lado foi mesmo por isso que os comprei, controlo de natalidade (e os que sobrevirem são rambos, têm direito a estar ali). Os escalares reproduzirem era uma hipotese, mas que com o que já li sobre isso, fica pra mais tarde, num aqua separado se eles gostarem um do outro (e serem mesmo um casal). Se resolverem reproduzir e encostar os outros a um canto, também é so uns dias enquanto há ovos. Desde que não lutem, por mim, estasse ok. O botia, já me mentalizei que provavelmente vou ter que o oferecer daqui a uns tempos, e vou ficar com bastante pena porque é um dos peixes que mais gosto, pra não dizer o favorito. (Timido, mas brincalhão, parece um cão autentico! :) ) O labeo também vai crescer, espero que não fique agressivo. O betta, a continuar assim (sabes se já tem idade adulta?) é para manter por ali até o dia que se passe.

 

Não fugindo do tópico, os escalares hoje têm andado cada um pra seu lado do aquário. Se calhar são 2 machos...

 

Ps. Boa objectiva, eu tenho a 550D com uma objectiva 28-75 tamron (+/- macro)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais