Aphyosemion primigenium


Hugo Gante

Recommended Posts

Olá a todos!

Tenho um casal de Aphyosemion primigenium GBN88-10 há alguns meses, mas não pareço conseguir que eles se reproduzam. A fêmea esconde-se constantemente do macho, que passa os dias a "patrulhar" o aquário.

O aquário (uns 30L) é bem plantado, tem um tronco submerso e um "mop" verde escuro à superfície. A temperatura da água (destilada) anda à volta de 26ºC e é filtrada por um filtro de esponja.

Existe alguma estratégia aconselhável para estes casos?

Agradeço sugestões!

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Apesar de manter A. primigenium há muitos anos nunca reproduzí a população GBN 88/10. Trouxe uma vez um casal de Espanha mas a fêmea não sobreviveu à viagem pelo que apenas fiquei com um macho durante uns tempos.

 

Aliás, essa população é designada por A. aff. primigenium, ou seja, podem ser ou não A. primigenium. Na minha opinião são uma forma intermédia entre A. exigoideum e A. primigenium e é arriscado atribuí-la a uma ou a outra espécie. Coloco aquí umas imagens para tentar ilustrar isto. Mas para o caso pouco interessa porque as condições de manutenção e reprodução são idênticas.

 

Aphyo_aff_primigenium_GBN88-10_1.jpg

Aphyo_exigoideum_BWW00-2_M_1.jpg

Aphyo_primigenium_Kanda_GJS00-18_15.jpg

 

Quanto à situação que tu tens, eu faría o seguinte:

 

- Separava macho e fêmea durante uma/duas semanas e alimentava-os bem, de preferência com comida viva.

- Ao fim desse tempo juntava-os no aquário da fêmea (que assim fica mais à vontade por estar no "território" dela).

- Nesse aquário colocava dois "mops", um flutuante e outro no fundo, e algumas plantas tipo "feto de Java". O musgo de Java não é bom porque os peixes gostam de desovar lá.

- Filtração qb (que não faça demasiada turbulência)

- Luz pouco intensa

- Temperatura a rondar os 24ºC.

- Água destilada não é boa. Com disse o Ruben, tenta água do luso misturada com um pouco de água da torneira.

- Inspecciona os mops diáriamente.

 

Se experimentares depois diz qualquer coisa. Penso que deverá funcionar mas isto está longe de ser uma ciência exacta :)

 

Escreví um artigozito sobre A. primigenium que vai sair no próximo boletim da APK e que já está na gráfica. Mais tarde coloco-o no meu site.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa

 

Vasco esse método também funciona com os Aplocheilus lineatus?

Já agora belas fotos :)

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Não tenho experiência com Aplocheilus lineatus mas, pelo que sei, as diferenças não são muitas em relação à receita da minha mensagem anterior. As mais importantes serão as seguintes:

 

- Temperatura. Penso que os A. lineatus gostam de temperaturas mais elevadas, aí para os 26-27ºC.

- Local de postura. Todos os Aplocheilus são peixes fundamentalmente de superfície e é por aí que desovam. Ou seja, não vale a pena colocar "mops" no fundo.

- Água. Não precisa de ser tão desmineralizada e ácida como a dos Aphyosemion. Água da torneira sem cloro nem cloraminas serve perfeitamente.

 

Experimenta e divulga os resultados. É assim que todos podemos aprender.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas!

Obrigado a todos pelas respostas. Em particular, a resposta do Vasco era "aquela" que eu procurava - infelizmente o macho não concordou e saltou do aquário onde o puz... há que reconhecer que os peixes conseguem o impossível e encontram o mais pequeno buraco por onde saltar... :cry:

Quanto à água destilada, percebo as vossas reservas mas no local onde estou, não tenho acesso a Água do Luso... Água destilada acaba por ser a melhor opção, até porque os peixes absorvem sais através do alimentos.

Abraço,

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou de Lisboa, mas estou fora... Onde a água é ainda mais dura! :lol:

Alguém me sabe dizer qual o intervalo de valores de dureza habituais onde esta espécie é encontrada? Pode ser que para a próxima tenha mais sorte...

Abraço,

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais