CA's e Plantas- quem disse que não?!


Recommended Posts

Rcorreia, como disse acima, brincadeira, picanço  

 

Eu percebi just_me, :shock:

 

Quanto aos nitratos acredito que tenhas aquários com ciclidios e plantas e nitratos a zero, mas a questão é que ciclidios?.........se forem escalares , apistos, discus, kribs........claro que nem me preocupava, mas africanos dos lagos ou centro americanos, fazem muita porcaria.

 

Concordo contigo que num plantado e consoante as especies/nº de peixes até nem se notava muito os estragos

 

Não percebi bem foi qual a maneira de manter CO2 e ph e kh altos.....

Se injectas CO2, é porque colocas uma boa iluminação, logo a adição de CO2, terá de ser continua e sem falhas, para que as plantas não retirem o CO2 do KH disponivel. Se não mantiveres um reactor de KH (calcio, etc.), o CO2 injectado continuamente baixa o Ph, estou a falar de Ph acima de 8 e não de 7,5. Os dois aparelhos têm de funcionar em simultanio com sondas, se o Ph baixar de 8, o reactor começa a funcionar e volta a subir o Ph, e se o Ph subir por exemplo acima de 8,5, a injecção de CO2 volta a descer o Ph.

 

Não falei nada sobre a dificuldade, até disse que para mim não havia um mais dificil do que o outro, apenas manhas e truques diferentes, tudo depende da experiência do aquariofilista

 

Quanto á manutençao tenho de concordar contigo, as podas ocupam imenso tempo, e dão montes de trabalho.

 

agora imagina meter num plantado, mbunas e depois de todo o trabalho de jardinagem veres tudo a ir por água a baixo

 

cumps, Rui

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas mbunas e plantado é o exemplo apresentado em forma de aquario e pareceu-me a mim com peixes com boas cores.

 

É verdade que o pH era somente 7.5 mas se a dureza for muito elevada e o CO2 estiver ajustado ao consumo das plantas em principio nao tens problemas!

 

deixo-te aqui um link, com tabelas com valores normais para aquarios plantados .Aumentando a dureza podes ver que se consegue acima de 5mg/l de CO2 com pH de 8.

 

http://www.thekrib.com/Plants/CO2/kh-ph-co2-chart.html

 

basta extrapolares para uma dureza de 20 e pH 8. agora é uma questão de acondicionar a agua e la vem o trabalho!

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

deixo-te aqui um link, com tabelas com valores normais para aquarios plantados .Aumentando a dureza podes ver que se consegue acima de 5mg/l de CO2 com pH de 8.  

 

O link é realmente elucidativo, mas não vejo 5 mg/l de CO2 e Ph de 8 ou acima em lado nehum.

A tabela diz respeito á dissolução de CO2 em vários valores de Kh, e não de Ph.

 

Segundo o gráfico com um Kh de 9, consegues um Ph de 7.7, e perto dos 5mg/l de CO2 dissolvido, ou seja muito abaixo dos valores indicados para plantas, entre os 10 e os 20 mg/l de CO2.

Se notares a subida de CO2 no grafico com valores de Ph 7,7 já é practicamente nula, agora imagina com valores acima de 8.

 

Acredita no que te digo, com Ph de 8,2 para cima, so consegues valores bons de CO2, injectando através de garrafa, com reguladores e contadores de borbulhas, e um controlador de Ph, e mesmo assim valores acima de 4 mg/l de CO2 é obra.

Desta forma tens sempre de medir regularmente os valores de Kh, que devem rondar 12 Kh, porque senão sujeitamos-nos a uma descida brusca de Ph.

O sistema automático com reactor de calcio, nunca deixa o Kh baixar .

 

Toda esta tecnologia, é o suficiente para gastares 2 ordenados de maior parte do pessoal :) , e é uma grande dor de cabeça para afinar esta parafernália toda nos valores correctos :?

 

......meus ricos layouts, com calhaus :D :?:lol::lol::lol:

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá... quando vês um peixe que move 5kg (Sim....5KG!!! ou mais) de areão so porque tu mudaste a decoração e ele não gosta ou porque lhe apetece fazer filhos, achas que consegues manter plantas? Só as mais resistentes e mesmo assim.... é preciso rezar para que nenhum imbirre com elas.

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo, até já estava a por de parte esse facto, estava a imaginar um aquario onde mbunas e plantas vivessem juntos na amena cavaqueira :)

 

 

 

Já agora para quem ainda pensa como é que raio há plantas nos lagos africanos.........

 

a resposta é simples, baías sedimentares pouco profundas, onde a quantidade de matéria orgânica é maior, e o CO2 tem mais dificuldade em se dissipar á superficie, logo é onde se registam os valores de Ph mais baixos do lago, salvo tambem nas grande profundidades. Ph´s de 7,7 podem aqui ser medidos, mas as plantas continuam a ter um aspecto rameloso, como da para ver nas fotos.

........como a ph de 7,7, continuam a não ter CO2 disponivel em quantidade suficiente na coluna de água, têm de o retirar do Bicarbonato da água , Ca(CO3)2.

 

A molécula de CO2 é absorvida pelas plantas, e o restante( carbonato ) fica em forma de pó sobre as folhas.

 

Neste biotopo a diversidade de mbunas é muito pequena, e maior parte dos peixes encontrados são Haplocromideos

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou dar 1 exemplo prático para que o nosso amigo Just_me perceba daquilo que estamos a falar:

Tive um aquário de 100 litros com 1 casal de ciclideos carníveros do lago tanganyika(Telmatochromis Dhonti), o macho tem cerca de 8 cm e a femea 6 cm, como substrato utilizei 10 kilos de areão de coral moido de granumetria á volta dos 4 mm e 5 kilos de areia de praia por cima deste,

como decoração calhaus calcários com 1 peso á volta de 1 kilo cada 1 , o PH requerido para a espécie é entre os 8.6 e os 9.4 :) , plantei 3 pés de valisnéria torta e 2 de Criptocoryne Wenti "brown".

As valisnérias em 2 dias passaram de 20 para pouco + de 5 cm, mas não foram comidas... foram mordidas e cuspidas vezes sem conta as criptocorynes tiveram igual sorte, mas o golpe final foi quando eles decidiram mudar a decoração :D em 3 dias parte do aquário ficou literalmente sem substrato com o vidro do fundo a descoberto e com alguns calhaus em derrocada em contrapartida o areão que foi tirado de 1 lado foi colocado empilhado noutro formando uma duna com uns 10 cms

Moral da história:eles não são vegetarianos mas mordem e desenteram as plantas e o pouco que sobrava era enterrado com uns kilos de areão em cima...

Quem não conhece os ciclideos africanos dos lagos pode pensar que é exagero o que se diz sobre eles...Mas podes crer que por vezes a situação é até minimizada. Se quiseres fazer um plantado a teu gosto fica aqui prometido que te ofereço alguns M´bunas do Malawi para colocares lá,

mas na condição de manteres o ph e dureza indicada para eles e quando

estiveres á beira de 1 ataque de nervos por causa do caos e destruição

provocado por eles no teu querido "lameiro" :? , vens trazer-los de volta...Mas estou convencido que irias gostar tanto deles que irias mandar

a horticultura á fava. 1 boa ocasião para te converteres seria ouvires o MESTRE Ad Konings na sua vinda Portugal.

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e quem disse que nao vou ver o koenings ? :)

 

quando falei da tabela era para veres a 3 tabela que vai até dh de 15. O óptimo é entre 10 e 20 se quiseres crescimento exuberante...sendo que 2-3 é o co2 em equilibrio com a atmosfera e 4-5 nota-se perfeitamente a mudança.

 

eu nunca sugeri reactor de cálcio porque sei quanto custam coisinhas dessas.

 

 

Ricardo: 5kg nao é muito para quem passa o dia inteiro dentro de um aquario e nao tem nada que fazer senao pegar numa boca de areia e levar para outro lado.

Eu só nao percebo porque continuam a teimar que´nao é possivel manter plantas sequer, o exemplo está dado! se me disserem que o gajo escolheu bem os peixes para nao ter muitos problemas com as plantas...agora se me disserem que ele teve sorte com a personalidade de todos os peixes que meteu no tanque ai ja acho dificil!

 

Deve haver peixes e peixes para serem mantidos com plantas agora nao concordo é com a frase "mbunas e plantas está quieto".

 

Continuo a achar que ao se meterem poucas plantas nao se dá a minima hipotese destas sobreviverem. em 100 litros 3 pés e 2 crypto....tenho mais plantas em cubos de 5 litros :D

 

voltando apenas a referir que apesar do tanque do americano estar bonito em termos de paisagismo e as plantas longe do ramelosas apesar do ph de apenas 7.5 nao estou a defender tanques densamente plantados...especialmente para quem quer um biotipo.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quando falei da tabela era para veres a 3 tabela que vai até dh de 15. O óptimo é entre 10 e 20 se quiseres crescimento exuberante...sendo que 2-3 é o co2 em equilibrio com a atmosfera e 4-5 nota-se perfeitamente a mudança.

 

Segundo o que diz a 3ª tabela, com um pH de 8 não se consegue ter valores de CO2 acima de 4mg/L , e as plantas precisam de, no mínimo, 5mg/L para realizar a fotossíntese.

ruarrr_avt.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu só não (palavra corrigida) percebo porque continuam a teimar que´não (palavra corrigida) é possivel manter plantas sequer, o exemplo está dado! se me disserem que o gajo escolheu bem os peixes para não (palavra corrigida) ter muitos problemas com as plantas...agora se me disserem que ele teve sorte com a personalidade de todos os peixes que meteu no tanque ai ja acho dificil!

 

Just, continuas a falar sem conhecimento de causa, e isso está a induzir-te em erro... :? não sabes há quanto tempo tem o aquário montado, não sabes que tamanho têm os peixes, etc...

Já agora porque não esperimentas a loucura do gajo?

Isto não tem nada a ver com o temperamento dos peixes, tem simplesmente a ver com as espécies.

Não há milagres e como tal o que se vê na imagem é impossível de ser conseguido.É claro que existem espécies de africanos que podem estar em aquários com plantas é o caso dos kribs, das julias etc...no entanto com outras espécies como são os mbunas ou mesmo uma grande parte dos conchícolas é impossível ter plantas durante muito tempo sem que elas sejam comidas, arrancadas, esfarrapadas etc.

Não estamos, eu pelo menos não estou a divagar ou a dar informações porque ouvi dizer ou porque li, estou a dizer-te aquilo que constacto e que vejo todos os dias. Se quiseres acreditar acredita senão só tens um remédio: esperimentar :wink: ou vir constactar isso no próprio local, estás à vontade. :D não vou tirar as plantas que tenho antes de tu vires ver 8):lol:

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Just_me, realmente não tinha reparado nessa tabela de baixo, só tinha visto a primeira.

 

Eu percebi bem a tua ideia de extrapolares os valores aumentando o Kh, provavelmente até coseguirias manter valores de CO2 dissolvido em quantidade suficiente, mas os valores de Kh seriam enormes, na ordem dos 17 Kh, ou mais, se seria prejudicial para os peixes ou não, tambem não sei.

Por exemplo o Kh dos lagos africanos e dos recifes de coral não sobrepassa os 8 Kh.

 

quando falei da tabela era para veres a 3 tabela que vai até dh de 15. O óptimo é entre 10 e 20 se quiseres crescimento exuberante...sendo que 2-3 é o co2 em equilibrio com a atmosfera e 4-5 nota-se perfeitamente a mudança.  

 

Just_me, sei que se consegue manter perfeitamente plantas 2 -3 mg/l de CO2, alias estes devem ser os niveis em maior parte do pessoal aqui do forum que mantem plantas em aquários do Rift Africano, e as que não são comidas, ou postas a flutuar, vão-se aguentando.

 

Se adicionares CO2 ao aquário, e conseguires 4 - 5 mg/l, tens outro problema, a iluminação adequada (watts), por experiência própria vou dar-te um exemplo:

 

Mantive um plantado de perto de 65 lt reais com 30 watts de iluminação fluorescente (são 0.46 watts/litro), e adicionava CO2 de fermentação. E utilizava água da torneira aqui da zona que tem normalmente um Kh de 7 e um Ph entre 7,8 - 8.

 

Tudo corria ás mil maravilhase apesar da fraca iluminação, as plantas cresciam a bom ritmo. O ph mantinha-se nos 7, e segundo a tabela deveria ter cerca de 20 mg/l de CO2 dissolvido.

Os valores de Co2 eram optimos, mas a iluminação não me satisfazia.

 

Decidi então fazer um Upgrade á iluminação , e meti no aquario uma HQI de 150 watts :D 8):lol::?:lol:

 

Escusado será dizer que o crescimento foi brutal, mas agora o nivel de exigência das plantas era tal, que o CO2 de fermentação, não era o suficiente, e todas as plantas, sem excepção retiravam o restante CO2 de que necessitavam, do elevado Kh da minha água, resultado, as folhas deixaram de ser verdes , para passarem a ser brancas :wink: .

 

A partir desta altura comecei a utilizar água de osmose nos plantados, e aumentei a altura da HQI ao aquário

 

A outra opção seria aumentar o Kh ainda mais, mas e as plantas? será que iriam aguentar?

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Sei que não venho acrescentar nada de novo á discusão mas também é verdade que se calhar nunca ninguem tentou ter um aquário como aquele.

Manter as plantas com mbunas tbm passa muito pela alimentação que se lhes dá, pois eles tem as suas carencias a nivel de alimentação e muitas vezes não lhes são dadas esses vegetais.

claro que para ter um plantado com ciclidios as plantas teriam que ser muito bem escolhidas.

e n me falem em biotopos pois até o simples ar~ea que metem nos aquários n vem de áfrica ou será que as pedras tbm são de lá?

O mais importante nisto tudo é cada um ter o aquário que quer .

obrigado

 

panguiau

Bambolé!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

CICHLID POWER!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não...  

O mais importante nisto tudo é cada um ter os peixes que quer e pode no aquario que os peixes querem e precisam...

Nem mais, a ideia do aquário biotopo é preciasamente essa, ter qualquer ser vivo, seja peixe ou planta, num aquário que reproduza o mais fielmente possivel o seu habitat natural.

 

 

Manter as plantas com mbunas tbm passa muito pela alimentação que se lhes dá, pois eles tem as suas carencias a nivel de alimentação e muitas vezes não lhes são dadas esses vegetais.  

 

Panguiau!!...eu tenho as minhas rochas cheias de Diatomaceas para K? E penso que maior parte do pessoal aqui so lhes dá comida de origem vegetal.

 

 

e n me falem em biotopos pois até o simples ar~ea que metem nos aquários n vem de áfrica ou será que as pedras tbm são de lá?  

Aquário biotopo é só um conceito, ir buscar água, areia e rocha a África, era querer ter um pedaço do lago em casa. Mas já que falas nisso nos meus aquários de Malawi, ponho rocha de origem vulcânica e não rocha calcarea, para os meus peixitos se sentirem mais em casa :lol:

 

 

 

O mais importante nisto tudo é cada um ter o aquário que quer .

 

Lá está, o pessoal dos plantados tem na aquariofilia uma posição em que se preveligia a arte, e o aspecto estetico. Os chamados Aquascapers.

 

Nós previligiamos, na aquariofilia, conceitos como: aquariologia, Ictiologia, em que o conceito de belo esta directamente associado á natureza, como o auge da beleza.

 

Lá por manter-mos Ciclidios (Peixes brutamontes e agressivos), não temos, nós ciclidófilos de ser classificados da mesma forma :lol::lol::lol: ..................se decoramos os nossos aquários da forma que decoramos por alguma razão é.............

 

.....................aliás, a meu ver até percebemos mais disto, :twisted::evil::lol::lol::lol::lol::lol: (só para pikar uma beka).

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

.....................aliás, a meu ver até percebemos mais disto, :twisted:  :evil:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol: (só para pikar uma beka).

 

cumps, Rui Correia

 

Aí é que está a questão principal :?::lol::lol::lol: será que plantar umas couvitas tem alguma ciência :?: eu acho que não em ciência nehuma e isto aliado ao mau gosto de alguns dá autênticos penicos verdadeiramente impressionantes :lol::lol::lol: mais uma acha para a fogueira :lol::lol::lol:

 

Paguiau, usas-te aí uma palavra (aliás duas) na primeira frase que diz tudo: "se calhar"

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo o que diz a 3ª tabela, com um pH de 8 não se consegue ter valores de CO2 acima de 4mg/L , e as plantas precisam de, no mínimo, 5mg/L para realizar a fotossíntese.
as plantas nao precisam de minimo de CO2...tem é melhores condições de crescimento a medida que aumentas o CO2...a maior parte do pessoal que nao faz injecção de CO2 e só tem a difusora ou agitação superficial conseugue com sucesso manter a maior parte das plantas.

 

 

Just, continuas a falar sem conhecimento de causa, e isso está a induzir-te em erro...  não sabes há quanto tempo tem o aquário montado, não sabes que tamanho têm os peixes, etc...  

Já agora porque não esperimentas a loucura do gajo?

 

eu baseio-me no que está escrito...se o gajo está a mandar tanga....

 

Montagem: Julho 2004

aquario do mes de novembro

 

"Fauna: Labidochromis caeruleus 'Lion's Cove', Pseudotropheus acei 'Luwala Reef', Pseudotropheus demasoni 'Pombo Rocks', Pseudotropheus sp. elongatus 'Usisya' (selvagem F0), Jordanella floridae (Florida Flag Fish), Crossocheilus siamensis (Siamese Algae Eaters) "

"

Eu ouço constantemente que a maioria das plantas não podem ser mantidas com ciclídeos africanos, mas eu tenho tido muito boa sorte no meu aquário. Eu descobri que, contanto que eu lhes dê um pouco de cascalho exposto para cavarem, os mbunas irão cavar alí e não desenterram as plantas. As únicas plantas que eu tentei e não funcionaram até agora foram valisnérias e musgo de Java. Eles adoram comer valisnérias, e destroçam o musgo. Os carpetes têm sido um pouco difíceis de estabelecer também com a tendência dos mbunas de cavocar nas coisas, mas uma vez que se estabelecem, as plantas carpete crescem bem. Eu tenho tanto Glosso como Riccia crescendo sem problemas agora.

 

Os ciclídeos africanos foram aclimatados ao pH 7.2, mostrando ótima coloração, apetite, comportamento, e estão se reproduzindo como coelhos. Meus peixes parecem adorar a cobertura de plantas, embora isso não seja normalmente encontrado no biótopo deles. Fornece excelentes esconderijos para as diversas fêmeas e alevinos que eu tenho. Em qualquer dado momento eu geralmente tenho duas a três fêmeas carregando ovos ou alevinos. A taxa de sobrevivência neste ambiente comunitário subiu consideravelmente com a cobertura de plantas. E as plantas parecem ir bastante bem mesmo nessa condição de água dura. Tem sido uma experiência fascinante criar este paisagismo.

"

 

não experimento porque:

"

Manutenção: Os peixes são alimentados uma vez ao dia, de manhã. A água é trocada 50-70% por semana no sábado, conforme as recomendações do Tom Barr's Estimative Index para resetar os níveis de nutrientes. Os nitratos raramente precisam de suplementação devido ao nível adequado de dejetos dos peixes. O fosfato é suplementado de manhã no sabado, segunda e quarta-feira para manter o nível de 1.0 ppm, usando KH2PO4. Os elementos traços são suplementados nas manhãs de domingo, terça e quinta-feira usando uma mistura caseira de CSM+B, MgSO4, e K2SO4. Bicarbonato de sódio é usado para tamponar a água em 14 dKH depois das trocas d'água.

"

 

dá trabalho de mais...ja nem tenho tempo para manter os meus plantados nas condições que queria quanto mais estar a acondicionar agua todas as semanas, trocas de agua de 50-70%...etc..

 

voltar ao porto so daqui a algum tempo :D

 

Rui,

 

"Água: Temp 25-27°C (iluminação esquenta a água durante o dia), pH 7.2, KH 14-15, GH 15-17, NO3 6-8 ppm, PO4 1.0 ppm, CO2 25-30 ppm "

 

como vez aguentam KH muito maior :D e GH tambem

 

nem todos os plantados deixam de ser biotipos :D alias ja vi muitos em que as espécies nao só de peixes como de plantas são fieis a uma zona.

 

 

"Aí é que está a questão principal será que plantar umas couvitas tem alguma ciência"

 

Como diria alguem que eu conheço "O João nao consegue, o João nao consegue" :D

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente ao relatório do gajo só digo uma coisas: loucura total, no conde ferreira há lá gajos com mais juizo :wink::lol:

É a mesma coisa que colocar um motor de dois cavalos num camião e depois tentar subir a serra do Marão :lol::lol::lol:

 

Já tenho visto algumas loucuras na aquariofilia, inclusive eu já tentei algumas :lol: , mas como esta é difícil de se ver :roll: apesar de tudo parece que mesmo assim era capaz de arranjar uns seguidores em Portugal :lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol:

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Just, só mais uma coisita, já que falaste nos biotopos :roll:

 

Não ligo puto à mer...a dos biotopos, o mais importante é ter os peixes o melhor possível e comptatíveis entre eles, isto aplica-se também às plantas, plantas/peixes etc...

Agora se as pedras são amarelas, azuis às riscas, se são do japão ou da cochinchina não interessa puto

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até agora o unico plantado com ciclideos africanos que vi e me pareceu um bom compromisso foi um de um gajo americano, que tinha os habituais calhaus mas que depois plantou o aquário por completo com feto de java.

 

Como ele dizia o segredo era não colocar o feto no areão pois ia ser desenterrado de certeza pelas loucas escavações dos mbunas.

Assim ele tinha o feto de java preso entre as pedras.

 

O tipo dizia que os peixes comiam grande parte do feto, mas que a velocidade de crescimento era suficiente para compensar o que se perdia para os estomagos dos mbunas.

 

Do que vi do aquário, estava bem conseguido, com os peixes com boas cores. Mas é claro, o tipo considerava o feto como um extra alimentar para os peixes e a sua principal preocupação era o bem estar dos peixes. As plantas dizia ele, sobreviviam no aquário.

É como eu aqui em casa. Tenho plantas mas no fundo são para serem devoradas pelos peixes. Se as plantas conseguirem crescer a uma velocidade superior à que são comidas, tudo bem.

 

E claro, plantas que se dêm bem em ph's de 8 ou superiores. :roll:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Darius, assim está bem desde que se tenha dinheiro ou vontade de o gastar em fetos de java, eu prefiro gastá-lo em alfaces até porque são menos indegestas que o feto e bem mais baratas que o feto de java :roll:

 

Mas ter plantas não significa ter um plantado, um plantado é um plantado e os peixes são só para criar um pouco de movimento, de resto é só couves organizadas de determinadas formas :wink:

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ó João... a partir de uma certa altura, desde que os ritmos de crescimento da planta sejam superiores aos de consumo por parte dos peixes não gastas nada :wink:

 

Eu por exemplo tenho valisnérias no meu aquário. E elas crescem mais depresa que os mbunas as comem, pelo menos até agora.

O mesmo se passa com o feto de java.

 

E quando falo num africano plantado como este que referi é mesmo um plantado. Só que em vez de termeia duzia de espécies diferentes de plantas tinha apenas um tipo.

 

E entre dar alface que até pode ser mais "comestivel" mas não sei de onde vem, nem que tratamentos levou e deixar os gajos comer plantas no aquário... prefiro a segunda :roll:

Claro que se tivesse alfaces de cultivo próprio a coisa já era diferente.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora ai esta,

 

Desde que me dediquei a mbunas, passei a cultivar na minha horta alfaces sem qualquer tipo de pesticidas. Eles adoram-nas, uma folhinha por dia desaparece em minutos.

 

Agora plantar o aqua...

 

Quando eu aliso o areao e coloco as pedras todas direitinhas ao meu gosto, é um dia de trabalho para aquela porcaria ficar toda de pernas para o ar. É por isso e muito mais que eu adoro os mbunas, tem personalidade, querem tudo à maneira deles.

 

Cump.

 

 

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais