Mudança de layout + update


Recommended Posts

Boa noite pessoal.

Após várias dúvidas esclarecidas aqui pela malta, ao fim de algum tempo vou ter de mudar o layout do meu aqua e fazer alguns upgrades (Filtro, CO2 e iluminação) mas como tenho muitas dúvidas gostaria de colocá-las aqui para obter uma possível ajuda.

 

Setup actual:

Aquário aquatlantis 60L

Filtro: mini biobox2

Iluminação: uma lâmpada que já vinha de origem

Flora: actualmente sem flora

Substrato fértil

 

Vou montar ums setup com:

Filtro: Filtro Eheim 2213

Kit de CO2

Alguma flora

Substrato fértil

 

A minha dúvida é saber o que fazer para não perder os meus peixes claro mas também aproveitar tudo ao máximo para que não tenha de andar a fazer ciclos para estabilizar novamente o aqua.

- enquanto decorre a montagem vou passar toda a água para uma bacia que comprei de 50L assim como o filtro biobox, termostato e fauna. (vêm algum problema nisto? )

- para o novo filtro? devo passar a água toda novamente para o novo aqua e só aí ligar o novo filtro? ou devo já ligar na bacia?

- vou ter de substituir o substrato por um novo, tenho de esperar vários dias para este adquirir bactérias?

- quando passar a água para o novo layout posso colocar logo os peixes?

 

Obrigado, necessitava mesmo de ajuda nesta transição.

 

 

 

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- enquanto decorre a montagem vou passar toda a água para uma bacia que comprei de 50L assim como o filtro biobox, termostato e fauna. (vêm algum problema nisto? )

 

Não. Certifica-te é que há movimentação da superficie da água, para haver uma melhor oxigenação.

 

 

 

- para o novo filtro? devo passar a água toda novamente para o novo aqua e só aí ligar o novo filtro? ou devo já ligar na bacia?

 

Idealmente era já teres esse filtro a trabalhar no aquário antigo e depois fazeres a mudança. Se não quiseres esperar, monta tudo com o novo filtro, mas coloca as matérias filtrantes do antigo, para o aquário ter já alguma sustentabilidade. Vai é colocando batérias durante a 1ª semana, só como precaução.

 

 

- vou ter de substituir o substrato por um novo, tenho de esperar vários dias para este adquirir bactérias?

 

Sim, vai demorar algum tempo até as batérias colonizarem tudo de novo.

 

 

- quando passar a água para o novo layout posso colocar logo os peixes?

 

Aproveita o maximo de água antiga que puderes. Mesmo que seja só metade. Faz é uma adaptação aos peixes antes de entrarem no aquário.

Depois nas semanas a seguir faz 2 pequenas mudas de água 2x por semana.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- enquanto decorre a montagem vou passar toda a água para uma bacia que comprei de 50L assim como o filtro biobox, termostato e fauna. (vêm algum problema nisto? )

R: Não. Certifica-te é que há movimentação da superficie da água, para haver uma melhor oxigenação.

-também tenho a bomba difusora, esqueci-me de referir :P

 

- para o novo filtro? devo passar a água toda novamente para o novo aqua e só aí ligar o novo filtro? ou devo já ligar na bacia?

R: Idealmente era já teres esse filtro a trabalhar no aquário antigo e depois fazeres a mudança. Se não quiseres esperar, monta tudo com o novo filtro, mas coloca as matérias filtrantes do antigo, para o aquário ter já alguma sustentabilidade. Vai é colocando batérias durante a 1ª semana, só como precaução.

- hum... no biobox tenho esponja grossa, esponja fina e a parte biológica. Suponho que te estás a referir a esta parte mas as caixinhas dão para adaptar de um biobox para um filtro desses externos?

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

E se colocasses os 2 filtros a trabalharem juntos durante uma semana, por segurança? Assim davas tempo para o outro filtro começar a ganhar bacterias, e quando tirasses a biobox já não era um impacto tão grande.

 

Cumprimentos.

Ricardo Faria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

E se colocasses os 2 filtros a trabalharem juntos durante uma semana, por segurança? Assim davas tempo para o outro filtro começar a ganhar bacterias, e quando tirasses a biobox já não era um impacto tão grande.

 

Cumprimentos.

Ricardo Faria

Sim, parece-me que isso foi o que o colega anterior opinou também, agora só fiquei sem perceber se estás a referir usar na bacia ou já no novo aqua os dois filtros?

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim eu sei, estava-me a referir mesmo no aquário os dois a trabalhar simultaneamente assim é uma espécie de segurança que tens. E evitas picos de amonia ou nitritos.

 

Abraço

Ricardo Faria

Parece-me uma boa ideia...

Só mais uma questão. Tenho muitas dúvidas quando à iluminação necessária para o meu aqua. Neste momento não tenho plantas (morreram as anteriores) mas para um plantado e 60L, imagino eu com umas 3/4 plantas de fácil manutenção. Será necessário comprar umas luz melhor? ou talvez duas?

Um moderador aqui do forum recomendou-me isto:

http://aquaeden-shop...&subcat=&menu=7

 

Mas também não percebo se este tipo de réguas dá para encaixar dentro da tampa do meu aquário.

Editado por kallong

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual é a potencia da lampada que tens (w)?

Eu já pesquisei imenso para tentar encontrar qual a iluminação do meu aqua visto que as letras da lampada já estão gastas e não consigo ler nada.

Mas dado que é um da aquatlantis 60 com mini biobox 2 eu penso que a iluminação seja esta

Iluminação com Reflector 1x15W T8 Super Light Tecatlantis

 

Existem réguas de uma ou duas luzes para as tampas destes aquários?

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já pesquisei imenso para tentar encontrar qual a iluminação do meu aqua visto que as letras da lampada já estão gastas e não consigo ler nada.

Mas dado que é um da aquatlantis 60 com mini biobox 2 eu penso que a iluminação seja esta

Iluminação com Reflector 1x15W T8 Super Light Tecatlantis

 

Existem réguas de uma ou duas luzes para as tampas destes aquários?

Existe sim, eu tambem tive um aquario estilo "kit" com tampa incluida, é só comprares uma régua com duas lâmpadas 24W preferêncialmente com um espectro que ronde os 6500-8000 kelvins, e colá-la á tampa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, eu também tenho um aquário de 60 litros, e era essa lâmpada que tinha. Para ser sincero nunca tive bons resultados com apenas 15 w, mesmo plantas de facil manutenção demoravam para crescer e ficavam feias. Depois quando troquei para um de 80 litros com uma pll de 55w, ai sim, já via as plantas a desenvolverem bem (claro com co2 e fertilizantes)

 

Não posso dar opinião sobre esse upgrade pois nunca fiz nada do género. Mas penso que nao seja nada do outro mundo fazer essa mudança. E como o kevin falou penso que com duas lâmpadas de 24 w ficavas bem servido.

 

Abraço

Ricardo Faria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.