Projecto - PARALELO39N


tmiravent

Recommended Posts

Tmiravent...

 

N desistas disso...Foste corajoso nessas dimensões. Parabéns

 

Tens aí algo que pode ficar um espetáculo, essa medidas são brutais e fora do comum. Isso numa sala deve ficar um espetáculo.

 

Casa das máquinas muito clean, gosto. :)

 

Escolheste mal a flora (terá de ser algo mais mini), mas isso é normal pq só ao fim de algum tempo e alguma experiencia com determinada flora é que sabes o que pode e o que não pode "existir".

 

Com essas dimensões o layout tem de ser em "continuo" ao longo do comprimento. A meu ver só com rocha, tipo iwagumi e com algo a sair fora da água para dar impacto. A flora minimalista obviamente com um tapete.

 

Deixo-te um link para veres as maravilhas que podes fazer com esse aquário

 

http://www.youtube.com/watch?v=COsbWPtDEI0

 

Estamos aqui para ajudar....

 

Abraço

 

Boas,

tens toda a razão escolhi mal a flora (e bem me avisaram!) bang

 

Essa montagem da Green Machine é soberba!

(e só usa 3 -4 plantas) um exemplo a seguir.

Os troncos e plantas que coloquei eram quase todos demasiado grandes e fora de escala.

As que penso que funcionem bem são:

Staurogyne Repens (funciona bem)

Marsilea Hirsuta (+ ou -)

Eleocharis sp.'mini' (muito bem)

Rotala sp. 'Nanjenshan' (adaptou-se muito bem, mas mesmo assim cresce muito uma pena não existir uma mais curta!)

Cryptocoryne wendtii ''green'' (não creio que esteja bem identificada, a que tenho é bem pequena, funciona muito bem)

 

Uma das principais falhas desta montagem é a iluminação.

Nem funciona bem para as plantas (potência a mais) nem é a melhor para destacar os elementos (muito direccionada e contrastada).

Só me apercebi disso depois do sistema funcionar...

Agora vejo que também preciso de uma iluminaria que seja ajustável em altura.

O ajuste da iluminação para estas medidas é bem mais delicado.

Creio que uma T5 funcionaria na perfeição, mas eu tenho a mania dos leds....

 

Outra coisa que não funciona bem,

O substrato H.E.L.P., demasiado grosso não me parece que funcione bem nesta escala.

É também demasiado leve para a coluna de água (15 cm). Os musgos e algas gostam muito de se fixar nele (deve ser por ser fértil + excesso de luz).

 

Já estou a preparar a desmontagem deste tanque.

Agradeço a ajuda preciosa de todos

tiago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiago...

Tens agora oportunidade de aprender com os teu erros. Escolhe bem o substrato e a iluminação as plantas, CO2 etc. Leva o teu tempo e só desmontes esse qd tiveres todo o material para arrancares com um novo projeto.

Com essas dimensões tens de ter muito mais atenção à estética porque a margem é mínima. À mais pequena a coisa destoa.

 

Qt à flora aquilo que referiste é correto e até mesmo a Rotala sp. 'Nanjenshan' serve. Tens de ter me atenção é que tem de levar muitas podas e replantação para que nunca cresce muito e fique sempre "no ponto". E isso dá trabalho.

 

Iluminação - T5 para ir para leds tem de ser dos bons e isso custa dinheiro.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

b7fe.jpg

Boas,

pelos vistos estou com bom olho... :)

Neste teu esquema para que serve aquela ligação em "paralelo" ao filtro UV???

É para poderes desligar a passagem de água pelo UV, certo???

Tens o mesmo sistema no de 200l para poderes desligar 1 filtro para manutencão ficado sempre o outro a trabalhar.

Essa bomba de fertilização, arranja.se baratinha ou nem por isso???

 

 

Cmpts

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

pelos vistos estou com bom olho... :)

Neste teu esquema para que serve aquela ligação em "paralelo" ao filtro UV???

É para poderes desligar a passagem de água pelo UV, certo???

Tens o mesmo sistema no de 200l para poderes desligar 1 filtro para manutencão ficado sempre o outro a trabalhar.

Essa bomba de fertilização, arranja.se baratinha ou nem por isso???

 

 

Cmpts

Boas,

a ligação em paralelo serve para limpeza e manutenção (sem parar o sistema de filtragem) todas as peças do sistema de filtragem estão preparadas para ser tiradas sem que o 'sistema' pare. Muito prático de manter, muito mais trabalhoso e caro de implementar.

No 200L o 2215 funciona em série com o 2213 (existem aqui no forum alguns tópicos sobre filtragem em série, se quiseres dá uma olhadela), o 2215 está sempre ligado o 2213 está normalmente desligado (mas a água passa sempre por ele também).

A bomba comprei na aquaristic, é muito em conta e um verdadeiro alívio assim não existem esquecimentos nem atrasos na fertilização! :sunbathing:Só me falta automatizar as TPA's...

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

a ligação em paralelo serve para limpeza e manutenção (sem parar o sistema de filtragem) todas as peças do sistema de filtragem estão preparadas para ser tiradas sem que o 'sistema' pare. Muito prático de manter, muito mais trabalhoso e caro de implementar.

No 200L o 2215 funciona em série com o 2213 (existem aqui no forum alguns tópicos sobre filtragem em série, se quiseres dá uma olhadela), o 2215 está sempre ligado o 2213 está normalmente desligado (mas a água passa sempre por ele também).

A bomba comprei na aquaristic, é muito em conta e um verdadeiro alívio assim não existem esquecimentos nem atrasos na fertilização! :sunbathing:Só me falta automatizar as TPA's...

 

Cumprimentos

Pois, foi o que eu percebi das tuas ligações...

Porque é que dizes que é caro de implementar??? Só se for por causa da bomba...

Já fui ver a bomba, mas ainda é um bocado puxado em € para mim.

Tens o fertilizante ligado á bomba e a ir pelo filtro para o aquário ou tens mais 1 tubo dentro do aqua???

Se não tens assim, fica aqui a ideia, também é só mais uma ligação... ;)

 

 

Cmpts

Editado por snake-bite

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Caro de implementar: já contaste as torneiras? Mais as mangueiras, apoios de tubos, etc. (não é muito €, mas sempre é algum...)

A bomba é esta:

http://fish.aquaristic.net/GroTech-1-channel-metering-pump-TEC-1-NG.html

 

A bomba de fertilização (apesar de estar neste móvel) fertiliza o Eheim 200l à superfície, não tinha espaço no outro móvel para a bomba ficar acessível.

A ligação directa ao filtro (ou ao tubo) é possível mas é mais difícil calibrar a dosagem certa (e fazer a verificação). Está instalada da forma mais simples!

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Caro de implementar: já contaste as torneiras? Mais as mangueiras, apoios de tubos, etc. (não é muito , mas sempre é algum...)

A bomba é esta:

http://fish.aquaristic.net/GroTech-1-channel-metering-pump-TEC-1-NG.html

 

A bomba de fertilização (apesar de estar neste móvel) fertiliza o Eheim 200l à superfície, não tinha espaço no outro móvel para a bomba ficar acessível.

A ligação directa ao filtro (ou ao tubo) é possível mas é mais difícil calibrar a dosagem certa (e fazer a verificação). Está instalada da forma mais simples!

 

Cumprimentos

Boas,

Se não forem torneiras ou mangueiras da eheim até que não fica muito caro... ;)

  • Votar + 1

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Últimos dias, em breve início da desmontagem.

A preparar logística...

 

nvhg.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que tens a quantidade certa de substrato tens é de distribuir mais isso para aumentares a profundidade. menos à frente mais atrás (ou nos lados).

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Paralelo39N termina aqui.

 

skiq.jpg

 

A montagem número dois já tem nome:

CovaMoura

 

Obrigado a todos.

Editado por tmiravent
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensa isso com calma!

Testa o layout e dorme sobre o assunto.

Define bem as plantas adequadas para essa litragem!

Isso tem tudo para ser algo de referencia com dimensões muito pouco usuais

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!

Sim sim!

Pensa isso com calma!

Testa o layout e dorme sobre o assunto.

Define bem as plantas adequadas para essa litragem!

Isso tem tudo para ser algo de referencia com dimensões muito pouco usuais

 

Abraço

Boas,

ainda pensei fazer uma montagem inspirada no Pego do Ouro, mas as dimensões não permitem!.

Já está tudo a ser mastigado e remoído.

Fiz algumas correcções na instalação do sistema (detalhes).

Podes ver aqui a lista das minhas intenções:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=227301

Cumprimentos

Why???

Why not?

 

Tinha de ser, a primeira foi para aprender muita coisa e conseguir pensar noutra escala (é mais difícil do que eu pensava!).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E então os peixes e as plantas? para onde foram?

Foi tudo dar uma volta com o mínimo de stress!

Podem ver na ligação as imagens do abrigo improvisado.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=227438&hl=

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.