Lago Malawi dedicado a mbunas


LilianaLopes93

Recommended Posts

Boas pessoal,

Estive a ver alguns aquários nestes últimos dias para colocar Mbunas do lago Malawi e acabei por comprar um aquário em segunda mão 120x40x50 com uma capacidade de 240 L e como filtro - Eheim Profissionel II 2026.

Estava a pensar colocar como fauna:

Cynotilapia Sp. "hara" (1 macho + 2 femeas)

Cynotilapia Sp. "lion" (1 casal)

Cynotilapia Pulpican (1 casal)

Labidochromis Ps "Perlmutt" (1 casal)

Labidochromis Zebroides (1 casal)

Metriaclima Sp "Zebra Gome" (1 casal)

Duvidas:

Pseudotropheus Cyaneorhabdos - Li num outro forum para optar por espécies que não tenham muitas semelhanças cromáticas e físicas, correto?

Chaetostoma Mitesi - Visitei ainda hoje o Koi Park e estava presente em quase todos os aquários esta espécie, eu pretendo ter um um PH de 8.0 neste aquário sendo que o PH aconselhável desta espécie é de 6.8 a 7.8, faria mal se eu coloca-se um limpa fundos deste tipo no aquário dos Malawi ou aconselham outra espécie?

Como moro em Almada, li ainda no mesmo forum que o koipark apesar de ter grande diversidade de espécies ciclideos que não era a melhor loja para comprar este tipo de espécie embora eu tenha gostado do espaço, pensei na loja do Fish Planet ou no Avipeixes, mas como apenas só conheço a Avipeixes e só tenho experiência com peixes de água fria necessito mesmo de uma opinião.

PS: Neste momento ainda são todas apenas questões para fazer tudo da melhor maneira possível, espero que compreendam e me possam ajudar.

Cumprimentos
Liliana Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

A fauna parece-me bem pensada! Quanto aos cyaneorhabdos eu não colocaria. Tenho ideia que são algo agressivos.

O peixe de fundo penso que podes colocar.

 

O filtro é que me parece fraco para o aquário. Sei que segundo o fabricante, dá para aquários até 350 litros, mas com Malawis isso não se aplica!!!

 

Das lojas que mencionas, só conheço pessoalmente a Koipark (e de facto tem fama de ter os peixes mal catalogados). As restantes já ouvi histórias... Eu aconselho-te a comprares a membros do Fórum ou em importações que se fazem em conjunto.

 

Bjs,
Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Disseram-me para escolher apenas uma espécie de Cynotilapia porque podem criar bastante conflito entre eles, tenho mesmo que optar por um deles ou posso ter as três espécies?

É verdade! Olhei apenas à quantidade e esqueci-me desse detalhe. Já tive mais de uma espécie sem problemas, mas regra geral não costumam dar-se bem! Ainda assim depende do temperamento dos peixes.

 

Acho que podes experimentar com a hara e a lion. Como a coloração é diferente a probabilidade de funcionar é maior.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Olá

 

Eu no meu Aqua antigo de 1.5m tinha um casal Afra cobue e depois tentei introduzir uns Hara e correu bem enquanto os Hara não tiveram corpo...assim que ganharam mais corpo os machos andavam sempre a "turra" fiquei só com o casal Afra porque era o que tinha a mais tempo.

Mas cada caso é um caso, tenta introduzir os 2 como te diz o Diogo e logo vês o comportamento deles.

Enquanto juvenis devem-se tolerar depois...avalias a situação e resolves pelo melhor.

Cumprimentos
Bruno Cipriano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Novidades????

 

Está em curso um novo concurso mensal sobre Ciclideos Africanos, gostaria de ver a tua participação com uma foto. De salientar, que é concurso patrocinado e os prémios são de interesse.

Deixo-te aqui o Cartaz do Concurso basta clicares nele e direciona-te directo para link do concurso!

Boa aquariofilia!

cartaz%20setembro%20alto_zpsi8a3wfbs.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais