Continuam as duvidas sobre leds, urgente!!!!


jcvm

Recommended Posts

Boa tarde, as minhas duvidas sobre a utilização de leds ainda não foram tiradas, e como já disse uma vez estou a pensar em construir o meu próprio aquário com 110x40x50 (CxLxA), que vai ser de agua doce e com algumas plantas naturais, e estou a pensar em colocar a iluminação com leds, mas como não tenho experiencia neste assunto espero que alguém com conhecimento me de umas dicas.

Sei que existem muitos tipos de leds no mercado, uns com luz branca fria e quente, de varias cores e diversos tipos de potencia etc.

Para o aquário em questão qual será o mais adequado dentro da luz branca, fria ou quente?, e que quantidade de leds será preciso instalar e a sua potencia???

Encontrei neste site (miniinthebox) algumas fitas ou tiras de leds a preço acessível, serão adequadas?

Fico á espera das vossas respostas pois sei que tem pessoal com algum conhecimento e que me pode dar uma boa ajuda.

 

Obrigado a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Hummm... não tens experiência e queres fazer logo um bicho de 110cm? Já pensaste na espessura do vidro e afins?

 

Cuidado com as fitas de leds, a não ser que sejam mesmo os conhecidos e usados para a aquariofilia corres o risco de essas fitas iluminarem muito mal, com grandes perdas de luz na coluna de água. Além de que em QUALIDADE de luz para as plantas deixam sempre muito a desejar (a nao ser que queiras iluminar umas anubias, fetos e musgos...).

 

Cmpts,

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho uma calha led de 18w de 1 metro que é insuficiente para 60 cm de profundidade e 50 de largura.

Entretanto para compensar, resolvi encomendar uma tira de 5 metros de led 5630 cool white. em termos de fita julgo que estes tipos de led "5630" sao dos mais brilhantes que há. escolhi os de 24/w metro, a maioria que vi à venda era 12w metro. espero que seja mesmo assim. Vou colocar várias lado a lado. Quando receber a encomenda (vem da China) mostro os resultados.

No e-bay vi leds individuais de 10w,50w, 100.. Se eu soubesse soldar e colar dissipadores era esta a minha escolha em vez das fitas..

Em relação às cores o cool white parece ser o mais indicado. O warm white é amarelo fica tudo dourado..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

já pensaram em lampadas gu10 ou e27 de led?

adaptam-se aos suportes tradicionais e tem a vantagem de não ser necessário transformador.

podemos escolher o angulo e temperatura de cor.

tenho visto a malta dos salgados a usar com boas taxas de crescimento

acho que é uma solução a ter em conta enquanto os leds não baixam de preço

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

não qual as características desse led, mas é capas de ser 3200ºk (não serve, as luzes do ikea regra geral não servem nem em potência nem em temperatura de cor)

estou a falar de lâmpadas deste género:

http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=735_796&products_id=59357

http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=735_796&products_id=60683

http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=735_796&products_id=62433

http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=735_796&products_id=62247

http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=735_796&products_id=60372

estas são da loja mauser mas existem outras lojas/preços.

Já viram a potência (lumens)?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Gostei muito dessa lampada de 14w.

Usar 30 lampadas de 4w como na calha que mostraste deve sair mais caro que comprar uma calha.. e aproveito para te mostrar uma de 5w em 60cm de profundidade.. Pouca luz no chão e sombras..

 

e5y3ytu4.jpg

5w neutral white. Nao sei os lumens nem a marca.

A do post anterior do ikea é de 5w mas so tem 150 lumens e 2700k

u3enezav.jpg

 

Resumindo, eu ia para as de 14w ou mais..

 

 

Sent from my Cyberdyne Systems T-800 via Skynet

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

tens razão é sempre bom fazer as contas antes de comprar.

as led mais vendidas em geral não servem, com 2700k não sei se cresce alguma coisa.

5w para 150 lumens é uma má relação watt/lumen.

Uma relação interessante será 5w/500lumen com uma temperatura entre 6000k e 10000k.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É tudo proporcional.. Essa lâmpada de 2700k faz crescer, so que a luz é amarelada e o Aquario fica feio.

 

Esses 150 lumens direccionados para mini pelia fazia a mesma flutuar de tanto pearling.. Alias duas lampadas de 10w de led eram um espectáculo num aquario minúsculo .. 20 litros e baixinho..

 

Essas duas lampadas do post anterior em acção:

 

7aqugady.jpga3avy2eq.jpgyhutebe5.jpg

 

Resumindo

 

2x5w transformaram um aquario de 20 litros num matagal

2x50w vão fazer o mesmo num Aquario de 200? Se calhar até é demais n sei

 

 

Sent from my Cyberdyne Systems T-800 via Skynet

Link to comment
Partilhar nas redes sociais