Excesso equipamento?


Recommended Posts

Boas!

Tal como diz o tópico,venho pedir a vossa ajuda ,pois acho(e tenho quase certeza)que tenho excesso de equipamento no aquário...

Tenho um aquário de 75L reais no qual tenho:

8 barbos tigre

2 labeo bicolor

7 danios leopardo

5 corridoras

1 pleco

e tenho um filtro de cascata Eheim Liberty 2041

um filtro Elite mini A-130

e bomba de ar com pedra difusora

 

Agora devem pensar:"este gajo é maluco"

mas meti a bomba de ar pois já vinha de outro aquário que tinha,e meti o filtro Elite Mini pois acho que o Eheim faz "pouca" movimentação de agua,e sei que os danios gostam de agua mais agitada,apesar de andarem mais no topo do aquário...

 

Que equipamento posso/devo tirar ou nao faz mal estar com tanta coisa ligada?

Obrigado!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno,

 

Senão é um aquário plantado a bomba de ar não faz mal nenhum, bem pelo contrário, até pq tu apesar de não teres peixes em numero exagerado, tens muitos.

Quanto mais filtragem melhor. O problema é estético.

Um filtro interior já fica mal, mas dois ainda pior :)

Mas como disse o problema é meramente estético.

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta!

A nivel estético fica um bocado aquém daquilo que idealizo,mas o filtro interno também é pequeno,e o Eheim é de cascata e fica na borda do aquário...

Se introduzir plantas,é melhor retirar a bomba de ar,mesmo sendo plantas de baixa manutenção?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Seria melhor teres a bomba só fora do período de luz: As plantas utilizam oxigenio de noite (sem luz) e CO2 de dia (com uz).

Ora a bomba de ar tira CO2 da água, logo é péssimo para plantas durante o dia e muito mais onde não há introdução de CO2. Mas tb tudo depende das plantas.

 

Mas tem atenção aos peixes, embora o filtro de cascata deverá oxigenar bem a água.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes deixar a bomba de ar a funcionar sempre, não te vai retirar especificamente o CO2 da água, mas sim facilitar todas as trocas gasosas.

Quanto ao equipamento ser demais, é apenas uma questão estética e de consumo de energia.

Que materias filtrantes tens dentro do filtro de cascata?

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

João Abóbora, tenho um filtro de esponja azul,um filtro de esponja e agora no lugar do filtro de carvão tenho lã de vidro,isto no filtro de cascata,no mais pequeno tenho um filtro também azul e lã de vidro...

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca é demais Nuno, a não ser que fosse um plantado, e mesmo assim mantinha, agora tens um pouco demais de peixes pois deves ter 1L por cm de peixe em adulto, e se fizeres as contas está um pouco acima do que devias ter, por isso precisas bem desses dois a tirar tirava os dois e colocava um externo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ando a ver filtros externos,mas ainda não tive t€mpo para isso!!

Sei que tenho alguns peixes,mas são na maioria pequenos...os danios têm cerca de 3cm,o pleco tem 5cm,e os restantantes não devem ter 10cm!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se queres manter essa quantidade de peixes no aquário, tens de apostar numa boa filtragem.

Eles estão pequenos agora, mas vão crescer e a qualidade da água vai se detriorando cada vez mais rapido, até ao ponto em que não podes falhar o dia da manutenção do aquário.

Enquanto não arranjas um filtro externo, (vai dando uma olhada nos classificados do Fórum), arranja umas boas cerâmicas, para colocares no filtro de cascata. Tens uns saquinhos da Sera, que cabem perfeitamente dentro do teu filtro de cascata e assim aumentas a filtragem biológica, que é a que te vai ajudar a manter a qualidade da água

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se trabalhar com a marca Sera, sim. Se não encontrares, usa umas ceramicas normais, dentro de uma meia de senhora. Tem tenção é à quantidade que consegues meter dentro do filtro.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse pleco vai crescer bastante e logo vai-te "roubar" muito litragem futuramente. Eu já ando a ver se despacho o meu, porque apesar de fazer uma excelente limpeza de vidros e tronco, também faz muita porcaria. Se ele tem 5cm ainda é muito pequenino, o meu já vai em 13cm em 4 meses.

 

Quanto à bomba de ar penso não ser necessário se tiveres plantas em quantidade suficiente. Tenho muitas de fácil manutenção e retirei a bomba quando as pus e não tenho razão de queixa.

 

cumps

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se trabalhar com a marca Sera, sim. Se não encontrares, usa umas ceramicas normais, dentro de uma meia de senhora. Tem tenção é à quantidade que consegues meter dentro do filtro.

 

Já comprei as cerâmicas,e até trazia um saquinho de nylon e tudo!meti "meia dúzia" de cerâmicas e já está no filtro...agora fica com 4 "filtros"...depois de quanto em quanto tempo devo trocar as cerâmicas?

 

 

Esse pleco vai crescer bastante e logo vai-te "roubar" muito litragem futuramente. Eu já ando a ver se despacho o meu, porque apesar de fazer uma excelente limpeza de vidros e tronco, também faz muita porcaria. Se ele tem 5cm ainda é muito pequenino, o meu já vai em 13cm em 4 meses.

 

Quanto à bomba de ar penso não ser necessário se tiveres plantas em quantidade suficiente. Tenho muitas de fácil manutenção e retirei a bomba quando as pus e não tenho razão de queixa.

 

cumps

Já retirei a bomba de ar,agora já tenho algumas plantas no aquário,luz ligada para elas,e fertilizante!!todas de manutenção baixa,agradeço muito à ervilhita :)
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Já comprei as cerâmicas,e até trazia um saquinho de nylon e tudo!meti "meia dúzia" de cerâmicas e já está no filtro...agora fica com 4 "filtros"...depois de quanto em quanto tempo devo trocar as cerâmicas?

 

De 6 em 6 meses está aceitável.

 

 

Já retirei a bomba de ar,agora já tenho algumas plantas no aquário,luz ligada para elas,e fertilizante!!todas de manutenção baixa,agradeço muito à ervilhita :)

 

Pronto agora mantém a luz diária nas 7/8h como tens vindo a fazer que está óptimo.

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.