Ajuda produtos seachem


Andre Correia

Recommended Posts

Boas

 

Estou com alguns problemas a nível de fertilização.

 

Montei um aquário plantado com 240L brutos à pouco mais de mês e meio e o único fertilizante que tenho utilizado é o Tropica Plant Growth Specialized (apenas nas TPA's - 2x a dose recomendada), no primeiro mês as plantas estavam verdes, no entanto à cerca de uma semana pra cá começaram a definhar...

 

Principalmente a Heteranthera Zosterifolia, que de início tinha de a podar constantemente e agora parece que parou o crescimento e está a ficar com as folhas com mau aspecto e de cor preta...

 

Tenho tido algumas algas filamentosas e green spot mas também nada de mais...

 

Tenho Co2, cerca de 2/3bps, mas desde que mudei do difusor para o reactor de Co2 parece-me que o Co2 diminuiu, as ligações devem ter ficado mal feitas.

 

Hoje fiz os testes à agua que deu e resultou nos seguintes valores:

 

pH - 7,4 (queria baixar mas prefiro que assim fique pois é igual ao que sai da torneira.. apesar de ter Co2 e de ter como substrato - Tmc Nutrasoil - o pH não está a baixar, até comprei uns testes novos de pH porque achei que os outros podiam tar estragados)

PO4 - 0,2mg/l

NO3 - 50mg/l

FE - 0,1mg/l

Amónia - 0,1mg/l

gH - 0

kH - 3

 

Amanhã é dia de TPA e estou a pensar mudar algumas coisas, tenho alguns produtos da Seachem que vou utilizar.

 

Vou também aumentar o Co2 (caso o reactor não esteja mal montado), porque pelo menos pela tabela dá-me níveis muito baixos de Co2... cerca de 4ppm? Queria encomendar um Drop Checker mas estão esgotados na pet4you

 

Como vou fazer alterações queria as vossas opiniões e ajuda na questão dos produtos da seachem, pois de momento tenho estes:

 

-Seachem Flourish

-Seachem Flourish Excel

-Seachem Flourish Potassium

-Seachem Flourish Phosphorus

 

 

Estou a pensar começar a fertilizar com a dose recomendada pela marca mas dividida pela semana, fertilizando assim dia sim dia não até perfazer a dose recomendada por semana.

 

 

Já li que o facto da Heteranthera ficar assim com as folhas é a falta de N. Mas também já li que é falta de Ferro e outros micronutrientes

 

"Reage rapidamente ao aparecimento de Nitrato se tornando totalmente transparente e derretendo logo em seguida (melting). A deficiência em Fosfatos resulta em folhas com um tom verde bem escuro e folhas compactas. Deficiência em Ferro e Micro nutrientes resulta em folhas com as pontas esbranquiçadas ou pretas."

Editado por Andre Correia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse é mais ou menos o setup e fertilizantes que uso e com os mesmos (ou quase) problemas. A ver quem ajuda.

 

O tópico

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=218767

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz essa fertilização que estás a fazer mas em vez de fazeres semanal faz duas vezes por semana. Se ainda notares que as plantas estão amareladas, faz 3 vezes por semana. Isso são sinais de carências... sejam elas quais forem, resolves sempre da mesma maneira... aumentado a fertilização. O teu fertilizante é um tudo-em-um pelo que nem vale a pena estares a pensar qual é que está em falta. Mete mais fertilizante e deixas de pensar nisto.

 

E esquece os testes ou começas a dar em maluco.

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gmmartins obrigado pela resposta, eu estes dias já mudei as coisas e está tudo a melhorar.

 

Tinha retirado o difusor de Co2 do aquário, alterei para um reactor , mas liguei os tubos ao contrário e acho que o problema era esse, não estava a entrar Co2 po aquário, troquei o In com o Out :chair:

 

Mas mesmo assim e pelo facto de aqui ter os produtos da Seachem abertos e o Tropica Plant Growth Specialized ter acabado e ter aqui um frasco ainda fechado, vou gastar os da seachem..

 

Agora de inicio é fazer os testes para ver o que mais necessito, acho que o aquário pelos testes tem tido niveis de Fe muito baixos, tou a pensar po mês que vem quando receber, mandar vir uns pós daquele site UK que tem pós de Extimative Index. Não sei se na farmácia consigo arranjar... Também não é grave porque as plantas melhoraram consideravelmente.

 

Filipe, será que não estas com o mesmo problema? Co2?

 

Já agora, o meu gH tinha posto que era 0, mas afinal acho que é 6 lol... Tava a fazer mal o teste.

 

A única planta que não consigo que cresça é a Rotalla Walichii... Acho que mais tarde ou mais cedo a vou trocar por Micranthemum umbrosum.

 

Cumprimentos

 

André Correia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na farmácia consegues arranjar 2 dos quimicos.

 

Eu estou a ver a http://www.laborspirit.com/contactos.aspx

Tem quimicos e até testes.

Pelo que li, os pós bastante baratos e o chelated trace é o unico que ainda não consegui encontrar por cá.

Um dos tópicos antigos, dava como tendo comprado 1 klg de cada por cerca de 50 euros.

 

http://www.google.pt/cse?cx=partner-pub-8854063295840124%3A1389705073&ie=ISO-8859-1&q=laborspirit&sa=Pesquisar

 

Podes smpre ver esta info e seguir a tabela

 

http://www.aquaticplantcentral.com/forumapc/fertilizing/45119-seachem-dosing-calculator-chart.html

Editado por Filipe1973
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há já agora, tenho fertilizado de 2 em 2 dias 5ml dos produtos seachem, mas hoje comecei a fazer diferente, vou deixar assim uns tempos a ver como corre:

 

-1º dia - TPA (30%)

-2º dia - 5ml Seachem Flourish + 5ml Flourish Excel

-3º dia - 5ml Seachem Flourish Potassium

-4º dia - Nada

-5º dia - 5ml Seachem Flourish + 5ml Flourish Excel

-6º dia - 5ml Seachem Flourish Potassium

-7º dia - Nada

 

E assim sucessivamente.

 

Queria utilizar o Flourish Excel juntamente com fertilização Diy de Fe, mas como não tenho fica assim por agora. O Flourish Phosphorous vou deixar de parte porque acho que os meus escalares novos dão fosfatos suficientes ao aquário

Editado por Andre Correia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Filipe mas agora acho que vou deixar assim, eles exageram, convem lhes que o pessoal use esses produtos todos, todo o santo dia eheh...

 

Andas a pesquisar bastante estou a ver... queres dizer 50 euros e trazes varios kg? ou cada 1 kg custa 50euros?

 

Depois vou ver isso com mais calma, agora é preciso é tranquilidade.

 

E a tua situação como vai?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais