Esclarecimento Aquariofilia.


brainzlp1

Recommended Posts

A minha opinião não é importante, o que interessa é que gostes do que aí tens.

O que me deixou preocupado foi com afirmações tipo:

 

 

As plantas pequenas são anubias, se quiseres coloca-las no substrato deves enterrar as raízes e manter o rizoma de fora. Ou podes optar por prender tudo a um dos troncos ou pedras.

Vou então quando chegar coloca-las nos troncos, posso furar os troncos com um berbiquim certo?

Posso no chão por subulata? é tipo relva.. Posso enterrar essas?

 

Agradeço a todos e peço desculpa pela não consideração, devemos optar por quem tem aquários e não por quem tem lojas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou então quando chegar coloca-las nos troncos, posso furar os troncos com um berbiquim certo?

 

Podes furar com berbequim ou podes simplesmente usar fio de pesca, fio de costura ou braçadeira de plástico e colocar à volta aos troncos ou às pedras ou às caveiras, ou às ânforas, etc, etc.

 

Posso no chão por subulata? é tipo relva.. Posso enterrar essas?

 

Podes, são uma boa escolha :) mas se o que pretendes é um tapete as sagittaria subulata são grandes demais. No entanto com as condições que tens não há muito mais escolhas para relvados. Por isso vais bem servido com elas.

 

 

Agradeço a todos e peço desculpa pela não consideração, devemos optar por quem tem aquários e não por quem tem lojas.

 

Não leves a mal algumas atitudes minhas, apenas te queremos ajudar a melhorar e infelizmente em muitas lojas a formação sobre aquariofilia deixa demasiado a desejar. Para eles peixes ou canários é igual, basta ver os aquários que tem expostos. Por isso te aconselho a visitar lojas que tenham aquários plantados em exposição, à partida se os tem é porque tem conhecimentos para tal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Demoras-te mas chegas-te lá.

 

 

As plantas caso sejam anubias, pois ainda ninguem me confirmou, devo coloca-las em rochas e assim por no aquário certo?

 

??????

 

 

Está melhor mas tens que desenterrar essas anúbias do substrato senão elas vão morrer. São plantas de ficar "pousadas" no substrato, amarradas a um tronco ou a uma pedra.

 

Cumps

 

Isto diz-te algo sobre ainda não terem confirmado se eram anúbias?

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tábem quando chegar logo arranjo isso.

Ainda devem estar vivas.

 

Bem acho que ainda não perguntei isto, pelo menos não encontro.

 

Que corydoras acham que ficaria bem e se adaptariam bem no meu aqua, precisaria de umas pequenas por causa dos litros que tenho.

 

Queria por.

6-10 Cardinais

3 ou 6 guppy

Talvez platys mas não deve dar.

Otocinclus

Corydoras ( estava a pensar por neon green ou gold stripe, pois são as mais bonitas dentro da especie)

 

Segundo isto, que acho que é o adequado, visto ter de ter peixes de "limpeza"

Quantos otocinclus e corydoras devo ter, os outros posso te-los?

Existem outras especies que aconselhariam ou substituiriam as que penso por?

 

Agradeço a todos :)

Editado por brainzlp1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia a todos!

 

Para o meu aquário eu posso ter

Corydoras - sim

Cardinais com guppys? têm parametros de pH diferentes pelo que estive a ver.

5.5-6.6 7-7.2

 

Posso te-los se mantiver por exemplo nos 7 ?

 

Cumprimentos a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ottocinclus, pelo que li devem ser colocados em aquários maduros (com 6 meses pelo menos).

 

Há neons e cardinais que se adaptam bem a ph 7, mas será sempre uma "adaptação". Eu próprio já pensei em por neons e cardinais no meu (e tenho ph de 6.8 e desisti da ideia, pelo menos pra já...

E estas adaptações são sempre mais fáceis em aquarios maduros,num aquário "novo" é mais dificil de conseguir. E atenção, são peixes de rio, em que a água é sempre "renovada" pelo que terás que ter mais preocupações com Tpas. (As tais que nunca querias fazer :) )

 

É mais fácil um guppy viver num ph de 6.6 do que um neon num ph de 7.

 

Além disso outra coisa, já mediste o ph da tua água da torneira, já mediste o ph do teu aquário? É que ter um ph ácido (abaixo de 7.0) é, pelo que tenho percebido, uma das tarefas mais complicadas para quem tem aquários sem Co2. Por vezes não devemos ser "nós" a escolher os peixes, mas sim o pH da tua água local...

 

Por isso, aconselho-te a medires primeiro o pH do aquário e da água da torneira, e conforme os valores, pensas melhor no que queres ou pedes ajuda com base nesses valores para que te possam ajudar na escolha dos peixes mais adequados para as condiçoes que a tua água oferece.

 

Sou um membro recente pelo que tudo o que escrevi, penso que esteja correcto, mas se houver alguma coisa errada, acredito que algum dos membros mais experientes me vai corrigir, pelo que deves ter em atenção as opiniões dos membros mais experientes...

 

Cumprimentos

Editado por FilipeBoto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ph da agua da torneira saia a cerca de 6.6-6.8.

O do aquário estava em 8-8,1

 

Vou ter de corrigir o do aquário e vou verificar denovo logo que chegue a casa.

já me disseram que não haveria problema em juntar neons, e otocinclus logo, mas vou então deixar a maturar e logo os meto

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ph da agua da torneira saia a cerca de 6.6-6.8.

O do aquário estava em 8-8,1

 

Vou ter de corrigir o do aquário e vou verificar denovo logo que chegue a casa.

 

Esse areão ou pedras devem ser calcários para te aumentarem tanto o ph. Com esses valores não te aconselho colocares nada do que pretendes.

Confirma novamente esses valores e se estiverem correctos terás que retirar o que te está a aumentar o ph.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu ia corrigir com o produto para baixar o ph.

Não sei sinceramente o que me poderá estar a aumentar o pH, mas irei confirmar se continua igual quando chegar a casa.

O melhor ph para manter será nos 6.8-7.2 não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu ia corrigir com o produto para baixar o ph.

Não sei sinceramente o que me poderá estar a aumentar o pH, mas irei confirmar se continua igual quando chegar a casa.

O melhor ph para manter será nos 6.8-7.2 não?

 

Depende do tipo de fauna que queiras. O melhor ph é o que está correcto para a fauna que tens.

 

Se a água te sobe dessa maneira, deves ter algo dentro do aquario a subir-te muito o pH. E digo muito, porque é uma oscilação muito grande mesmo. Aconselho-te a arranjares uns baldes ou alguidares, colocas um só com água da torneira, outro com agua e areao (se tiveres varios tipos de areao, separa cada um), outro com agua e pedras, enfim, tentares perceber o que te está a dar essa subida grande de pH.

 

É melhor que produtos, que além de ser chato, nunca é natural. Depois calhas a esquecer-te ou ir de férias ou whatever, e lá se vão os peixes todos...

 

Quanto ao que te disseram dos ottos, a mim na loja disseram-me o mesmo que a ti, ao fim de uns dias morreram... Primeio um, e ontem o outro (o meu aquario só tem 2 meses) Depois fui ler em diversos foruns, e diversos sítios para perceber o que se passava, e li isso em alguns sítios com base em opiniões de membros mais experts. Neste mesmo forum, já me confirmaram isso.

 

Quanto aos neons, é o que te disse, os cardinais aguentam um bocadinho melhor os phs alcalinos que os neons, mas com 8, esquece neons e cardinais. Enquanto não conseguires ter um ph estável no mínimo dos mínimos uns 7.5 (e mesmo assim já acho muito alto) duvido MUITO que consigas ter cardinais. Neons, 7.5 esquece, são mais sensíveis ainda, uns 7.2 deve ser o limite (e duvido que vivam muito tempo).

O idela seria sempre uns 6.6, 6.8 no máximo, ou seja, conseguires que nada na tua água suba o ph da água que sai da torneira. Para isso tens que realizar os testes que te disse.

 

Há dias li num aqui num tópico, proeza, nao é conseguir ter um peixe durante 1 anos ou 2, proeza é que os peixes vivam bem, felizes e aguentem 6 ou 7 anos. Acho uma boa frase para refletir.

 

Outra coisa, conforme já te foi dito, ATENÇAO aos vendedores nas lojas. Claro que encontras alguns que sabem sobre o tema, mas encontras muitos que parece que sabem, mas lembra-te que eles antes de amantes de aquariofilia, são vendedores, têm um negócio. Não quero dizer com isto que não existam pessoas de bem, e com conhecimento. Mas atenção às opiniões deles... Não as tomes como verdades absolutas.

 

Eu por exemplo valorizo mais qualquer opinião aqui no forum do que lojistas, ou até, amigos com aquários, porque aqui tens sempre uma vantagem... Se alguém te aconselhar mal (que por vezes acontece) tens logo outros membros a explicar bem.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Depende do tipo de fauna que queiras. O melhor ph é o que está correcto para a fauna que tens.

 

Se a água te sobe dessa maneira, deves ter algo dentro do aquario a subir-te muito o pH. E digo muito, porque é uma oscilação muito grande mesmo. Aconselho-te a arranjares uns baldes ou alguidares, colocas um só com água da torneira, outro com agua e areao (se tiveres varios tipos de areao, separa cada um), outro com agua e pedras, enfim, tentares perceber o que te está a dar essa subida grande de pH.

 

É melhor que produtos, que além de ser chato, nunca é natural. Depois calhas a esquecer-te ou ir de férias ou whatever, e lá se vão os peixes todos...

 

Quanto ao que te disseram dos ottos, a mim na loja disseram-me o mesmo que a ti, ao fim de uns dias morreram... Primeio um, e ontem o outro (o meu aquario só tem 2 meses) Depois fui ler em diversos foruns, e diversos sítios para perceber o que se passava, e li isso em alguns sítios com base em opiniões de membros mais experts. Neste mesmo forum, já me confirmaram isso.

 

Quanto aos neons, é o que te disse, os cardinais aguentam um bocadinho melhor os phs alcalinos que os neons, mas com 8, esquece neons e cardinais. Enquanto não conseguires ter um ph estável no mínimo dos mínimos uns 7.5 (e mesmo assim já acho muito alto) duvido MUITO que consigas ter cardinais. Neons, 7.5 esquece, são mais sensíveis ainda, uns 7.2 deve ser o limite (e duvido que vivam muito tempo).

O idela seria sempre uns 6.6, 6.8 no máximo, ou seja, conseguires que nada na tua água suba o ph da água que sai da torneira. Para isso tens que realizar os testes que te disse.

 

Há dias li num aqui num tópico, proeza, nao é conseguir ter um peixe durante 1 anos ou 2, proeza é que os peixes vivam bem, felizes e aguentem 6 ou 7 anos. Acho uma boa frase para refletir.

 

Outra coisa, conforme já te foi dito, ATENÇAO aos vendedores nas lojas. Claro que encontras alguns que sabem sobre o tema, mas encontras muitos que parece que sabem, mas lembra-te que eles antes de amantes de aquariofilia, são vendedores, têm um negócio. Não quero dizer com isto que não existam pessoas de bem, e com conhecimento. Mas atenção às opiniões deles... Não as tomes como verdades absolutas.

 

Eu por exemplo valorizo mais qualquer opinião aqui no forum do que lojistas, ou até, amigos com aquários, porque aqui tens sempre uma vantagem... Se alguém te aconselhar mal (que por vezes acontece) tens logo outros membros a explicar bem.

 

Agradeço todas as opiniões, vou então separar tudo o que tenho no aquário.

 

É necessário separar o fertilizante ou isso não afeta nada?

Agora de inicio e depois do pH estabilizado não devo introduzir então os otocinclus, vou só meter as corydoras e guppys e vejamos se dá para por os cardinais e otocinclus.

 

Quanto tempo esperar nesse teste da separação? 1 semana?

 

Para a limpeza dos vidros não aconselham outro que seja bom? Eu tenho a possibilidade de meter plecostumus e depois quando estiver grande troca-lo... porém não é nada que me fascine andar a trocar animais...

 

Cumprimentos

Editado por brainzlp1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É necessário separar o fertilizante ou isso não afeta nada?

Qual fertilizante?

 

 

Quanto tempo esperar nesse teste da separação? 1 semana?

 

Basta esperares um dia. Depois de saberes o que causa o aumento do ph é que vemos o que fazer.

 

 

Para a limpeza dos vidros não aconselham outro que seja bom? Eu tenho a possibilidade de meter plecostumus e depois quando estiver grande troca-lo... porém não é nada que me fascine andar a trocar animais...

 

E porque não usares caracóis? Ampulárias, neritinas,...

Depois tens os ancistros, os meus apenas medem 7cms.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual fertilizante?

 

 

 

Basta esperares um dia. Depois de saberes o que causa o aumento do ph é que vemos o que fazer.

 

 

 

E porque não usares caracóis? Ampulárias, neritinas,...

Depois tens os ancistros, os meus apenas medem 7cms.

Fertilizante é "grow plant" da prodac

os caracois limpam os vidros? ou seja, substituem os otocinclus?

 

Ancistrus seria para substituir corydoras ou meto tudo junto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, o Prodac Fertil Plant é um substrato fértil que deves ter colocado por baixo da areia, certo? Não mexas nele pois se entra em contacto com a agua arranjas aí um grande problema. Apenas retira uma pequena porção de amostra da areia para testares o ph.

Mas podes começar com estas pedras:

0uov.jpg

 

Eu apostava o meu dinheiro todo nelas, tem aspecto de serem calcarias. E depois essa areia.

 

 

os caracois limpam os vidros? ou seja, substituem os otocinclus?

 

Limpam os vidros, comem os restos de comida, limpam troncos e pedras, etc, etc. Fazem parte da equipa de limpeza tal como os ancistros, ottocinclus, camarões, etc, etc.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, o Prodac Fertil Plant é um substrato fértil que deves ter colocado por baixo da areia, certo? Não mexas nele pois se entra em contacto com a agua arranjas aí um grande problema. Apenas retira uma pequena porção de amostra da areia para testares o ph.

Mas podes começar com estas pedras:

0uov.jpg

 

Eu apostava o meu dinheiro todo nelas, tem aspecto de serem calcarias. E depois essa areia.

 

 

 

Limpam os vidros, comem os restos de comida, limpam troncos e pedras, etc, etc. Fazem parte da equipa de limpeza tal como os ancistros, ottocinclus, camarões, etc, etc.

Eu a pedra da direita já tirei, bem como esse muro verde.

Eu acho que é problema dos troncos, pois antes de os por estava com 6.6-6.8 e depois de os meter e sem o resto das coisas, o ph passou para os 8.

 

Poderá ser dos troncos?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu a pedra da direita já tirei, bem como esse muro verde.

Eu acho que é problema dos troncos, pois antes de os por estava com 6.6-6.8 e depois de os meter e sem o resto das coisas, o ph passou para os 8.

 

Poderá ser dos troncos?

 

Cumprimentos

 

Não terás lavado esses troncos com algum produto quimico tipo lexivia ou assim?

A maior parte dos produtos de limpesa são soluções alcalinas com ph elevado. E tendencia para se fixarem nos materiais porosos como a madeira.

Que eu tenha lido,os troncos têm o efeito contrário no ph dos aquários e libertam inclusive substancias que não permitem que o ph suba tão facilmente( efeito tampão).

 

Espero ter ajudado alguma coisa.

 

Abraço

Editado por CJTSilva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Não terás lavado esses troncos com algum produto quimico tipo lexivia ou assim?

A maior parte dos produtos de limpesa são soluções alcalinas com ph elevado. E tendencia para se fixarem nos materiais porosos como a madeira.

Que eu tenha lido,os troncos têm o efeito contrário no ph dos aquários e libertam inclusive substancias que não permitem que o ph suba tão facilmente( efeito tampão).

 

Espero ter ajudado alguma coisa.

 

Abraço

Só pus num balde com agua a ferver durante 2 dias, e mudei depois a agua para agua fria acho eu.

 

Não usei qualquer produto quimico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só pus num balde com agua a ferver durante 2 dias, e mudei depois a agua para agua fria acho eu.

 

Não usei qualquer produto quimico

Pois,parece que não é por aí. Mesmo que o balde por acaso tivesse vestigios de qualquer coisa. Só se ouver madeiras alcalinas,mas isso já é invenção minha :juggle: . De qualquer maneira pega numa lasca disso, põe em agua e testa o ph. Sabes que madeira é?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei ao certo que madeira é, são os troncos comuns bicolores que se vêm à venda.

 

Sinceramente não sei se todos os troncos que se vendem são fiáveis. Não sei se existem alguns cujo objectivo é subir o ph e os vendedores nao sabem, ou nao avisam.

 

Pelo sim, pelo não fazia como disse o CJT Silva. uma lasquinha uma garrafa de agua cortada ao meio e deixava passar umas 48 horas. (Penso que seja suficiente).

 

Mal também não faz e tiras logo as dúvidas. Mas apostava nalguma pedra, ou no areão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Sinceramente não sei se todos os troncos que se vendem são fiáveis. Não sei se existem alguns cujo objectivo é subir o ph e os vendedores nao sabem, ou nao avisam.

 

Pelo sim, pelo não fazia como disse o CJT Silva. uma lasquinha uma garrafa de agua cortada ao meio e deixava passar umas 48 horas. (Penso que seja suficiente).

 

Mal também não faz e tiras logo as dúvidas. Mas apostava nalguma pedra, ou no areão.

Posso por o tronco todo em vez de 1 lasca? para não estar a cortar nada do tronco

 

Vou então separar, o tronco, e as rochas que lá tenho 1 por 1 e esperar 48horas é isso que recomendam?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não é só esperar é fazer o teste depois, mas tenho quase a certeza que não é do tronco.

mede o ph saido da torneira e depois no fim para saberes qual ou quais te fazem subir o PH

todas essas pedras me cheiram a calcárias mas a da direita hum...... essa então !!

Editado por Paulo SS Conceição
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não é só esperar é fazer o teste depois, mas tenho quase a certeza que não é do tronco.

mede o ph saido da torneira e depois no fim para saberes qual ou quais te fazem subir o PH

todas essas pedras me cheiram a calcárias mas a da direita hum...... essa então !!

Essa já lá não está, já tirei bem como o muro.

 

Agora está:

http://img580.imageshack.us/img580/8190/no99.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.