Esclarecimento Aquariofilia.


brainzlp1

Recommended Posts

A areia de silica é mesmo branca, essa que ai tens se é bege não é de silica o que não quer dizer que não seja neutra, só testando.

Depois da tpa que fizeste o ph agora é de quanto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A areia de silica é mesmo branca, essa que ai tens se é bege não é de silica o que não quer dizer que não seja neutra, só testando.

Depois da tpa que fizeste o ph agora é de quanto?

Está com 8 na mesma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estranho, ainda por cima se tens aí troncos deviam baixar o pH. Se o teste da areia for inconclusivo não sei o que te dizer.

Alguém tem uma sugestão?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estranho, ainda por cima se tens aí troncos deviam baixar o pH. Se o teste da areia for inconclusivo não sei o que te dizer.

Alguém tem uma sugestão?

 

Poderá os testes não estarem bons? Digo eu porque o rapaz nunca tem nada conclusivo ou estável que algo tem que estar mal. Ou isso ou refazer tudo de raiz bem feito.

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Poderá os testes não estarem bons? Digo eu porque o rapaz nunca tem nada conclusivo ou estável que algo tem que estar mal. Ou isso ou refazer tudo de raiz bem feito.

Com isso sugeres tirar a agua toda e voltar a por agua e bactérias ( tenho um produto chamado nitradac)

Posso colocar assim os troncos com as plantas tudo num balde sem oxigenação enquanto troco o aquário?

 

Sugeres tirar o substrato areão e areia de silica e voltar a por? ( é complicado pois está por camadas e se o tirar vai-se misturar e o mais provavel seria ter de comprar mais, pelo que optaria por deixar isso e tirar só a agua)

Tirar a totalidade da agua será tambem complicado, mas 50/55 litros do 60litros que meto dá perfeitamente.

 

Quanto aos testes de pH, tenho um medidor digital:

https://www.google.pt/search?q=medidor+digital+ph&bav=on.2,or.r_qf.&bvm=bv.51156542,d.d2k,pv.xjs.s.en_US._-554IbEZc0.O&biw=1241&bih=545&um=1&ie=UTF-8&hl=pt-PT&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=kmoZUr-HIMrT7AbBs4GQBQ#facrc=_&imgdii=_&imgrc=eB4ADUfLG8wlFM%3A%3B0itujcCw8ZmMjM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.multichina.com.br%252Fmedia%252Fcatalog%252Fproduct%252Fcache%252F1%252Fimage%252F9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95%252Fs%252Fk%252Fsku28558.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.multichina.com.br%252Fmedidor-de-ph-digital-amarelo.html%3B500%3B500

 

O qual veio já calibrado à +/- 2 ou 3 semanas e lavo cada vez que uso com agua destilada como me foi recomendado. Tenho também os testes de pH de gotas mas isso não diz um valor certo..

Editado por brainzlp1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estranho, ainda por cima se tens aí troncos deviam baixar o pH. Se o teste da areia for inconclusivo não sei o que te dizer.

Alguém tem uma sugestão?

Tenho actualmente 2 anubias a boiar, há problema?

 

Deverei fazer mais Tpa's ? Desde que tenho o aquário fiz ontem a primeira com 50% de agua da torneira

Deverei encher garrafoes com agua de 1 fonte publica e meter dessa agua? Deverá ter um ph mais baixo que a minha torneira (7.0-7.1)

 

O teste que fiz só com agua, passadas algumas horas aumentou o ph de 6.8 para 7.1 é normal? Só a agua

Cumps

Editado por brainzlp1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite a todos denovo,

 

Medi denovo somente a agua e agua+areão, dão +/- a mesma coisa mas agora com 7.4 , aumentou desde ontem.

 

O ph do aquário está com 8,1 medi com 1 medidor digital e medindo pelas gotas dá um azul tambem escuro pelo que está correcto

A agua aumenta o pH com o tempo?

Alguem tem algumas sugestões/opiniões sobre o que fazer, testar com agua de 1 fonte publica?

 

Cumprimentos a todos e agradeço a vossa ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que sei é normal a água subir ligeiramente o p.h. mesmo só a água. (Alguém pode confirmar isto?)

 

Já testaste a areia de silica?

 

Cumps

 

Pelo que sei é normal a água subir ligeiramente o p.h. mesmo só a água. (Alguém pode confirmar isto?)

 

Já testaste a areia de silica?

 

Cumps

Ainda não, para testar basta só um bocadito não?

É que não tenho cá a mais, terei de tirar do aquário e não tenho lá muita para tirar..

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Medi denovo somente a agua e agua+areão, dão +/- a mesma coisa mas agora com 7.4 , aumentou desde ontem.

 

O ph do aquário está com 8,1 medi com 1 medidor digital e medindo pelas gotas dá um azul tambem escuro pelo que está correcto

A agua aumenta o pH com o tempo?

 

As companhias de agua potável normalmente adicionam carbonatos para reduzir os valores de alcalinidade que estando em contacto com o ar evaporam e por conseguinte aumentam o pH.

Uma coisa que me tinha escapado e que acho importante no teu caso: os valores de GH ( dureza geral ) e sobretudo o KH (dureza carbonatada) por ter relação directa com o pH ou seja cria um efeito tampão. Como a agua sai da tua torneira neutra e depois aumenta a alcalinidade suspeito que o KH seja alto. Não tinhas dito que tinhas um poço onde podias tirar agua?

Uma hipótese para baixares o pH mantendo o KH alto será a adição do CO2.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

As companhias de agua potável normalmente adicionam carbonatos para reduzir os valores de alcalinidade que estando em contacto com o ar evaporam e por conseguinte aumentam o pH.

Uma coisa que me tinha escapado e que acho importante no teu caso: os valores de GH ( dureza geral ) e sobretudo o KH (dureza carbonatada) por ter relação directa com o pH ou seja cria um efeito tampão. Como a agua sai da tua torneira neutra e depois aumenta a alcalinidade suspeito que o KH seja alto. Não tinhas dito que tinhas um poço onde podias tirar agua?

Uma hipótese para baixares o pH mantendo o KH alto será a adição do CO2.

 

sim a agua penso ser de poço.

 

E o que achas de por um produto quimico para baixar o pH e depois aumentar a dureza da agua para estabilizar?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que tens de baixar será a dureza da agua (se os testes realmente assim confirmarem). Estares a baixar o pH de forma artificial resolve-te o problema momentaneamente. Se se descobrir que nenhum dos materiais que ai tens dentro é o que causa o aumento do pH então terás que mudar de fornecimento da agua ou escolheres fauna apropriada.

A primeira hipótese é usares agua de uma fonte ou poço mais mole, a segunda é escolheres peixes ciclídeos africanos que preferem aguas alcalinas e duras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que tens de baixar será a dureza da agua (se os testes realmente assim confirmarem). Estares a baixar o pH de forma artificial resolve-te o problema momentaneamente. Se se descobrir que nenhum dos materiais que ai tens dentro é o que causa o aumento do pH então terás que mudar de fornecimento da agua ou escolheres fauna apropriada.

A primeira hipótese é usares agua de uma fonte ou poço mais mole, a segunda é escolheres peixes ciclídeos africanos que preferem aguas alcalinas e duras.

 

Acabei de vir de uma fonte ao mais para cima ( mais perto da serra, cujo pH deve ser mais baixo)

Trouxe 30Litros, e vou tirar do aquário talvez 45/50, o restante vou meter pela torneira.

 

Após isso vou acrescentar denovo um pouco de bacterias ( menos que a proporção) e também vou meter bacterias, igualmente poucas.

 

Concordas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não conheco ninguem, vou testar meter agora os 30L da agua da fonte que fui buscar, se nao ficar bem sem adicionar nenhum quimico, vou desmontar tudo e pôr À venda.

 

Cumprimentos a todos

 

Então, andamos aqui com este trabalho todo a ajudar-te e queres desistir? :tapfoot:

Faz a tal mudança radical e depois amanhã vês os resultados.

Mas um aquário não é uma coisa para ser stressante e sim algo harmonioso o qual gostes de ver e te dê prazer cuidar.

Tens é que levar as coisas na calma. :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Então, andamos aqui com este trabalho todo a ajudar-te e queres desistir? :tapfoot:

Faz a tal mudança radical e depois amanhã vês os resultados.

Mas um aquário não é uma coisa para ser stressante e sim algo harmonioso o qual gostes de ver e te dê prazer cuidar.

Tens é que levar as coisas na calma. ;)

É só problemas, não dá para ir de férias descansado, pois é preciso TPA's , o pH não fica bem nem por nada.

Se isto não resultar vou mesmo fechar e tentar vender, é perder dinheiro, mas pelo menos não continua a perder dinheiro e tempo.

 

Agradeço a ajuda de todos, mas tem de haver limites não posso gastar mais tempo e dinheiro com isto.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então não te stresses mais com isso. Tens o ph alto, tens o ph alto, metes uns guppies e umas corydoras que aguentam bem esses phs (acho eu), e vais levando na calma, daqui a uns tempos entusiasmas-te experimentas a técnica da garrafa de Co2, que te baixa mais o ph e tá pronto.

 

Mete o aquário a ciclar, tpa de 25% semanalmente, daqui a um mês testas o ph, e se for inferior a 8 metes uns guppys, senão pensas num casal de ciclídeos africanos. Comida dia sim dia não, filtro a trabalhar dia a noite. E umas plantas lá dentro. :)

 

De uma forma ou de outra podes ter peixes, tenho um amigo com um aqua com ph de 8, e tem lá quase todos os peixes que possas imaginar, é um super comunitário, escalares, neons, labeos, mollys, guppys, tudo um pouco. Isto é altamente desaconselhado, nem sei como alguns sobrevivem...

 

Resposta prática que provavelmente me vão dar na cabeça. Monta isso, poe ciclar, nao penses mais em phs, mete so o areao, e agua, e troncos, e plantas se tiveres. Daqui a um mês logo vês como está. Senão também perdes o gosto pela coisa.

 

Boa sorte, e não desistas! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem calma , para ires descansado e gosto não teres fauna é fazeres stand bye e quando voltares de férias começavas de novo com a cabeça mais Fresca, e falamos de novo, pois o melhor é descobrir a subida do ph, que pode muito bem ser o que o António disse, e em vez de quereres o ph que pretendes, adapta o ph que tens e procurares o que podes colocar no aqua é melhor que lutar contra, porque a natureza consegue sempre dar-nos a volta.

António Nunes porquê só cicledeos? Podia colocar uns caridina tiger

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então não te stresses mais com isso. Tens o ph alto, tens o ph alto, metes uns guppies e umas corydoras que aguentam bem esses phs (acho eu), e vais levando na calma, daqui a uns tempos entusiasmas-te experimentas a técnica da garrafa de Co2, que te baixa mais o ph e tá pronto.

 

Mete o aquário a ciclar, tpa de 25% semanalmente, daqui a um mês testas o ph, e se for inferior a 8 metes uns guppys, senão pensas num casal de ciclídeos africanos. Comida dia sim dia não, filtro a trabalhar dia a noite. E umas plantas lá dentro. :)

 

De uma forma ou de outra podes ter peixes, tenho um amigo com um aqua com ph de 8, e tem lá quase todos os peixes que possas imaginar, é um super comunitário, escalares, neons, labeos, mollys, guppys, tudo um pouco. Isto é altamente desaconselhado, nem sei como alguns sobrevivem...

 

Resposta prática que provavelmente me vão dar na cabeça. Monta isso, poe ciclar, nao penses mais em phs, mete so o areao, e agua, e troncos, e plantas se tiveres. Daqui a um mês logo vês como está. Senão também perdes o gosto pela coisa.

 

Boa sorte, e não desistas! :)

 

Bem obrigado, uma resposta bem prática,

Porem o que me está a fazer desistir disto é não só o pH, mas isso principalmente mas juntamente com o trabalho que isto dá com as TPA's...

 

O senhor da loja disse que bastava repor a água que evaporava do aquário e que seria suficiente, porém parece que não e eu não tenho muito tempo para isso, pois não estou sempre em casa e quando venho é para dormir...

 

Não quero gastar mais dinheiro com isto ( produtos para baixar pH, agua(pois teria de ir buscar à fonte que ainda é longe)

 

A agua sozinha está com 7.7 de pH, desde que medi À 3 dias que estava com 6.8 quando saiu da torneira.

A agua com o areão está também a 7.7, assim sendo o areão deve ser neutro.

 

Pus a testar a areia de silica com a agua, cuja estava com 6.9pH à saida da torneira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem calma , para ires descansado e gosto não teres fauna é fazeres stand bye e quando voltares de férias começavas de novo com a cabeça mais Fresca, e falamos de novo, pois o melhor é descobrir a subida do ph, que pode muito bem ser o que o António disse, e em vez de quereres o ph que pretendes, adapta o ph que tens e procurares o que podes colocar no aqua é melhor que lutar contra, porque a natureza consegue sempre dar-nos a volta.

António Nunes porquê só cicledeos? Podia colocar uns caridina tiger

Eu já fui e vim de ferias, mas todos os anos desloco-me.

Eu não quero um aquário só de camarões queria mesmo uns peixes..

 

Ciclideos são muito grandes, e penso que não gostam de plantas, e eu estupidamente já tenho também plantas no aquário...

 

Os ciclideos ao serem muito grandes quando adultos, o aquário é "pequeno" só daria para por 3 ou 4no máximo..

 

Não sei.... As TPA's é que me estragam o esquema também, e o barulho à noite, pois tenho isto no quarto, mas mesmo assim se encher até ao filtro de cascata, passa-se bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa mas vou ser Franco e não leves a mal, mas quando se gosta gosta, e se não for agora é daqui a mais uns meses se queres um Aquário vais ter sempre que despender algum tempo, se não pretendes despender esse tempo esquece , qualquer animal vai sempre precisar de cuidados.

Peço desculpa mas acho que é o melhor para ti e para os peixes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa mas vou ser Franco e não leves a mal, mas quando se gosta gosta, e se não for agora é daqui a mais uns meses se queres um Aquário vais ter sempre que despender algum tempo, se não pretendes despender esse tempo esquece , qualquer animal vai sempre precisar de cuidados.

Peço desculpa mas acho que é o melhor para ti e para os peixes

Sim eu compreendo, mas eu anteriormente já tive 1 aquário o qual não fazia TPA's e até se aguentou uns anos, tinha o pH de 7.4 ou perto disso e sem tantos cuidados.

 

Caso continue com o projecto as TPA'S com que frequencia seriam? E que % ?

Deve ser feita no fundo ou basta reconher agua do topo? é que no fundo tenho areia fina..

Eu preferia Quinzenais pelo menos.

Só para este aquário juntamente com os "acessórios que tenho" já investi mais de 350€....

Os caridina tiger o ph não tem de ser inferior a 7.5?

Editado por brainzlp1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, isto está tudo a correr mal, o aquário agora começou a vazar dum canto outra vez, é sinais para parar com isto.

 

Acho o melhor, estou a ficar stressado com isto e sempre a pensar no dinheiro que investi.

 

Vou por isto tudo de lado. Não me vejo a olhar para ele com orgulho pelo que agradeço a toda a gente e peço desculpa pelo tempo que "perderam" aqui.

Foi um prazer aprender um pouco com voces.

 

Bom resto de noite,

Cumprimentos,

Rafael Presa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, isto está tudo a correr mal, o aquário agora começou a vazar dum canto outra vez, é sinais para parar com isto.

 

Acho o melhor, estou a ficar stressado com isto e sempre a pensar no dinheiro que investi.

 

Vou por isto tudo de lado. Não me vejo a olhar para ele com orgulho pelo que agradeço a toda a gente e peço desculpa pelo tempo que "perderam" aqui.

Foi um prazer aprender um pouco com voces.

 

Bom resto de noite,

Cumprimentos,

Rafael Presa

Rafael, se tens um problema de vazamento o melhor é arranjares isso, esvazia o aquário e depois de bem seco e desengordurado aplicas um silicone próprio para aquários. Ou pedes a um vidraceiro que te faça isso :) É preferível fazer isso agora do que depois de cheio com animais.

As tpa são uma coisa bastante fácil e sem custos, é apenas retirar agua e colocar nova. Esse senhor da loja de animais precisava era de fazer um upgrade sobre aquariofilia. As coisas evoluíram muito nos últimos 10/0 anos e é triste saber que quem vive disto acha que não precisa de renovar conhecimentos. Felizmente que existem os foruns para abrir a cabeça às pessoas e algumas até se dão ao trabalho de tentar explicar isso aos lojistas. Aqueles suficientemente espertos aprendem ou rapidamente perdem os seus clientes.

 

Quanto às tuas questões, tpa de 10 a 20% é suficiente e podem ser quinzenais, pelo meio basta repor agua que evapora.E sim podes recolher do topo, do meio ou do fundo.

As anubias desde que estejam dentro de agua não morrem, evita apanharem muita luz.

 

Quanto à motivação para continuares ou não só depende de ti, mas já te deste ao trabalho de reler tudo desde o inicio deste tópico? Começaste com ruínas e caveiras e acabaste a procurar pedras no Zêzere e a medir pH :) Tens noção do que aprendeste? Talvez possas mudar as mentalidades aí na Covilhã sobre aquariofilia.

 

Repara o aquário e depois com mais calma decide.

Abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.