PST Publicado Abril 12, 2005 Publicado Abril 12, 2005 Boas, Lá estou eu outra vez a massacrar-vos o juízo com as minhas dúvidas existenciais. O meu casal de discus fez uma nova postura no sábado e os alevins nasceram esta madrugada. Na postura anterior, só cinco alevins chegaram à fase de natação livre e acabaram por desaparecer. Na altura, minimizei a manutenção do aquário (TPAs, limpeza de detritos) com receio de provocar stress ao casal, mas agora desconfio que isso pode ter contribuído para o insucesso da postura. Devo fazer as tpas e aspiração do fundo nesta fase? E já agora, o que me dizem de um tratamento preventivo com, por exemplo, bactopur direct? Obrigado, Pedro "A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon
bruno bastos de Oliveira Publicado: Abril 12, 2005 Publicado: Abril 12, 2005 não meixas em nada. so fazes isso daqui a duas semanas. compra azul de metileno e coloca na agua. pra ver se minimizas as baixas por fungos. eu costumo utilizar costapur ou backtopur. mas pouco hã. tenta minimizar o stress. não ligues muito. daqui a 3 ou 4 dias começa a introduzir artémia recém eclodida.tens que fazer em casa. duvidas manda email abraço
nunomiguel Publicado: Abril 13, 2005 Publicado: Abril 13, 2005 Cada um tem as suas ideias e técnicas. No entanto tenho de discordar com o Bruno em 2 pontos: não meixas em nada. so fazes isso daqui a duas semanas Não acho... Assim que começares a introduzir a artêmia vais ter muito "lixo" no aquário. Não sei que filtro tens. Se o filtro não estiver colonizado podes ter problemas com amônia/nitritos. compra azul de metileno e coloca na agua. pra ver se minimizas as baixas por fungos.eu costumo utilizar costapur ou backtopur. mas pouco hã Fungos dos ovos, certo? O uso do bactopur também não me parece boa ideia. Podes ter de vir a ter de utilizar prazi ou formol daqui a uns dias... Eu ao fim de 1 semana comecei a fazer TPA's de 20-30%. Depois de adminsitrar a artêmia comecei a fazer 50% diárias (até dar/vender todos os alevins). Para minimizar o impacto da TPA experimenta utilizar as mangueiras do ar para retirar/introduzir água no aquário. Demora mais tempo mas o stress é de certeza menor. Aspira o fundo utilizando o mesmo método. No meu caso tive sorte. O "discu-pai" era comum em ambas as posturas. se as fêmeas mostrassem desinteresse pelos alevins (stress ou até mesmo assustadas) o macho ficava sempre a cuidar da prole. Mas como disse, cada um tem a sua maneira... Cumprimentos, Nuno
PST Publicado: Abril 13, 2005 Autor Publicado: Abril 13, 2005 Olá, Obrigado pelas dicas. Vamos ver se é desta No meu casal, o pai (o da foto à esquerda) também parece ser o mais dedicado. Já agora, em relação à artémia, também tenho algumas dúvidas. Eu comprei um daqueles "kits" de produção que se vendem nas lojas e tenho algumas dúvidas: que solução usam vocês para extrair a artémia sem ter que deitar a água onde ela está no aquário? A produção deve ser permanente, extraindo pequenas porções de vez em quando? "A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon
PST Publicado: Abril 13, 2005 Autor Publicado: Abril 13, 2005 P.S. O meu filtro é uma daqueles construídos no próprio aquário, com cerâmica e lã de vidro, alimentado por uma cabeça motora. Na entrada de água tem uma esponja para impedir a sucção dos alevins. O aquário (cubo) foi comprado a um membro aqui do fórum tinha à venda. Não sei se chegaram a ver... "A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon
nunomiguel Publicado: Abril 13, 2005 Publicado: Abril 13, 2005 P.S. O meu filtro é uma daqueles construídos no próprio aquário, com cerâmica e lã de vidro, alimentado por uma cabeça motora Pode ser que consigas uma boa colónia de bactérias com a cerâmica. Qual é o kit da artêmia? Eu usava garrafas cortadas ao meio. Tinha 2... Não sei se com 1 kit consegues ter sempre artêmia. Vai chegar ao ponto de teres de começar a produzir "nova remessa" de artêmia e isso vai demorar o seu tempo... entretanto os alevins vão ficar sem comer durante esses dias... Com as garrafas é diferente: enquanto uma "faz artêmia" a outra já tem artêmia para administrar e vice-versa... Cumprimentos, Nuno
PST Publicado: Abril 13, 2005 Autor Publicado: Abril 13, 2005 Se calhar vou ter que improvisar com uma garrafa. Não me lembro do nome do "kit". Logo à noite vejo e depois ponho aqui... "A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon
Recommended Posts