Água esbranquiçada e bolhas


hautamaki

Recommended Posts

Boa noite a todos.

Antes de mais, parabéns por este espaço. Tenho passado bastante tempo a ler vários tópicos q ja me tiraram várias dúvidas.

Ora be, tenho um pequeno problema que é o seguinte: comprei um aquatlantis Bermudes 60 (60x30x42,50). Comprei uma 3 sacos de pedrinhas azuis para o fundo e umas plantas artificiais. Com o aquário veio uma mini biobox 2. Passei as pedras por água antes de as colocar no aqua. Pus água da torneia, repesctica dose de acondicionante e...ao terceiro dia comecei a notar a água a ficar esbranquiçada, como se estivesse nevoeiro dentro do aqua. Fiz uma tpa de 1/4 do aqua e o problema continuou. Hoje, noto outra situaçao nova. Do fundo (pedrinhas), estâo a sair, eu diria...micro bolhas, pq são mesmo minusculas, tendo eu quase a certeza de que são as causadoras da tal "neblina".

O que devo fazer? Ja me disseram que isso desaparecerá daqui a uns dias mas, como isto para mim é novo, ando um pouco nervoso e incomodado com a situação.

Alguma dica?

 

Muito obrigado!

 

Sent from my bq Edison using Tapatalk 2

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Lê um pouco sobre o ciclo do azoto nos aquarios.

E não coloques nenhum peixe nesse aquario, pelo menos enquanto o ciclo não terminar.

 

Boa sorte,

Bruno

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito obrigado pelas respostas.

Fui ler o link e pelos vistos, sem materia organica, o ciclo de azoto nao começa.

Li que colocar um par de corys pode ser uma solução, ou entao, adicionar a comida para peixes.

Sinceramente acho que preferia a 2a opção para n sacrificar os animais.

Pelo q percebi, qdo a comida começar a ser decomposta, é sinal que o ciclo iniciou. Depois, é ir fazendo os testes de amónia.

Posso seguir estes procedimentos? Não tenho pressa em colocar peixes no aqua. Quero é ter a água no ponto certo para os bichos.

Obg!

 

Sent from my bq Edison using Tapatalk 2

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em principio, sim podes fazer.

 

Numa semana, colocar umas casquinhas de comer, de 2 em 2 dias e ao final colocar 1 ou 2 peixes relativamente mais resistentes, tipo molys, gupys. Deixa passar mais uma semana e coloca mais 2. Durante este tempo, fazer umas tpa's de 15%+/-, para evitar picos de azoto e controlar com testes.

Assim aumenta a colónia de bactérias sem causar danos aos peixes.

Antes de colocar os peixes, limpe as cascas de comida (se as ver) e não faria mal ter a bomba a funcionar durante algumas horas durante este processo.

 

Mas aguarde, veja se outros membros concordam. Peça uma segunda, terceira e quarta opinião. :D

Fique bem e boa continuação.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja agora, ao lavar e/ou substituir os filtros, nao estou a eliminar a tal colonia de bactérias? Sent from my bq Edison using Tapatalk 2

Sim, está a eliminar as colónias, do filtro. Não deve lavar durante o ciclo (até porque não tem nada sujo).

Depois do ciclo feito as bactérias estão um pouco por todo o lado, desde rochas, plantas, etc...

 

Eu dei a ideia de apenas trabalhar por umas horas, por causa da luz. Mas sim, de facto não faz mal nenhum estar sempre a funcionar o dia todo.

Editado por NGE
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro deve trabalhar sem interrupções de modo a não permitir que a colónia de bactérias (ainda nova e fraca) morra. Sem bactérias para decompor os quimicos azotados os peixes vão morrer todos por intoxicação por nitritos.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro deve trabalhar sem interrupções de modo a não permitir que a colónia de bactérias (ainda nova e fraca) morra. Sem bactérias para decompor os quimicos azotados os peixes vão morrer todos por intoxicação por nitritos.

 

Mas se trabalhar umas 10h por dia, e parar 14h achas que as bactérias morrem?

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Mas se trabalhar umas 10h por dia, e parar 14h achas que as bactérias morrem?

 

Para quê querer inventar o que já está inventado? Tu vês os rios ou o mar pararem 14 horas por dia? Nã te metas nisso para bem dos teus peixes

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

As plantas artificiais não ajudam, já q não te vão consumir os nitratos.

Sugiro o q os outros membros já aconselharam e para além disso podes comprar bactérias para colocar nas cerâmicas de forma a acelerar o processo. Retira as plantas artificiais (não fazem nada) e se puderes coloca uma planta natural de fácil manutenção.

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

As plantas artificiais não ajudam, já q não te vão consumir os nitratos.

Sugiro o q os outros membros já aconselharam e para além disso podes comprar bactérias para colocar nas cerâmicas de forma a acelerar o processo. Retira as plantas artificiais (não fazem nada) e se puderes coloca uma planta natural de fácil manutenção.

Cumps,

O meu fundo é de pedrinhas, que vieram em sacos de 500 gr. Comprei na secção de animais do Jumbo.

Que tipo de plantas aconselhas Sofia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As mais fáceis de manter são fetos de java ou anúbias. Não requerem grandes cuidados e não precisam fertilizante.

Não é que elas vão consumir muitos nitratos, mas ajudam. E após teres os nitritos a zero, facilmente controlas os nitratos com TPA.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei dos fetos de java.

Pelo que pesquisei, basta amarrá-las a uma pedra.

A minha iluminação é uma lâmpada T8 de 15W.

Tenho-a programada para estar acesa das 10h às 22h. Não será demasiado tempo para as plantas? Não consigo encontrar informação onde consiga conjugar o tempo de iluminação para fauna e flora.

 

Sent from my bq Edison using Tapatalk 2

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não tiveres problemas de algas faz como na natureza. O periodo de luz de 12 horas parece bem. Eu pegava nessas pedrinhas azuis e metia no contentor do lixo. É uma questão de gostos mas isso para mim é horrível. Arranjas areia limpa de silica por meia duzia de tostões e fica mais natural. E os peixes agradecem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca deves usar peixes para acelerar o ciclo. Ou adicionas bactérias em frasco ou vais deitando flocos de comida (pouco). Se conheceres alguém com aquários podes pedir para limpar o filtro e espremer a langonha toda da esponja para dentro do teu aquário. Podes sempre também importar "água usada" de outro aquário, desde que esteja com parametros adequados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca deves usar peixes para acelerar o ciclo. Ou adicionas bactérias em frasco ou vais deitando flocos de comida (pouco). Se conheceres alguém com aquários podes pedir para limpar o filtro e espremer a langonha toda da esponja para dentro do teu aquário. Podes sempre também importar "água usada" de outro aquário, desde que esteja com parametros adequados.

 

Pelos tópicos que já li neste fórum a tua opinião não esta errada, mas também não está certa.

 

 

Teoricamente, ela já deveria ter colocado as cascas algum tempo antes dos peixes.

Editado por NGE
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ela...é ele :D
Sim, andei a semana toda a pôr flocos de comida.

E foi justamente num outro tópico, aqui, que vi que o ciclo inicía-se com a colocação de um peixe. Foi só por isso que o fiz.
Onde posso comprar as bactérias wildweasel?
Desculpem ser tão chato, mas qto mais leio mais baralhado fico :\

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim de cor tens o SERA Nitrivec mas também há o equivalente noutras marcas tipo JBL biotopol/denitrol, Nutrafin, etc, Isso arranjas em qualquer loja e acelera muito a estabilização e ciclo de azoto do aquario

Editado por wildweasel_pt
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.