Duvidas no substrato


Ricardo Gil

Recommended Posts

Boa tarde a todos

 

Tenho uma duvida que deverá ser recorrente a muitos que começam a experimentar algo mais plantado no seu aquario, que é a viabilidade dos substratos para as plantas que vamos ter. Claro que a melhor solução é sempre ter o melhor substrato possivel, mas mesmo esse não é unanime e muitas vezes compramos substratos melhores do que realmente necessitamos (ou estou enganado porque isso não existe?), e muitas vezes gastamos dinheiro que a mais que até podia ter sido melhor aplicado noutras coisas.

 

O Aquario tem uma dimensão de 70 x 50 x 50, Filtro Eheim 2217 e uma luminária 2 x 55 PLL, e terá injecção de Co2 de garrafa.

 

As plantas, alem de uns valentes pés de anubias nana, e umas porções de musgo nos troncos, terá: microsorum pteropus Narrow, Bolbitis heudelotii, ranunculus inundatus, hydrotyle tripartita, Echinodorus 'Ozelot', Vallisneria sp. 'Asiatica', e Ludwigia sp.

 

O problema (acho eu?) será com a Eleocharis sp. mini (que cobrirá 1/4 do fundo).

 

Para conseguir ter sucesso com a Eleocharis, posso colocar JBL Aquabasis plus e Tropica Plant Substrate, com JBL Manado por cima, e esperar sucesso? É que esses dois substratos tenho ainda em quantidades porreirinhas. Senão, qual a alternativa mais económica?

 

Obrigado desde já.

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas NGOD

 

A questão seria se de facto o que tenho dá mesmo para o que pretendo. se dá, porreiro :)

 

Quanto a "fertilização liquida correta" estamos mesmo a falar de quê? é que até hoje apenas tive plantas que me exigiam algum ferro e potassio, nada mais do que isso. Entendo que não será suficiente de maneira nenhuma, mas tenho duas questões suplementares :)

 

1 - Apartir de quando?

 

2 - Quais as fertilizações adequadas para este tipo de aquário?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse substrato chega.

Cada aquario é um aquario, deverás ir controlando os nutrientes do teu aquario, Fe, NO3 e PO4. Para a eleocharis é essencial co2 se queres um tapete bem fechado. Tambem deves fertilizar com micros e potassio

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado ervilhita

 

Apartir de quando essa fertilização será necessária? Logo desde o inicio? Existem produtos que contenham esses nutrientes em conjunto ou será melhor produtos apenas com esses nutrientes?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo os experts a partir das 2 semanas (já aprendi a lição), o co2 injectado ou carbono liquido desde o inicio.

Existe separado de diversas marcas, tambem existe NPK da tropica, mas eu nao gosto porque normalmente tem-se N e P no aquario e falta o K.

 

No teu caso especifico, qd montares o aquario "dá gás" ao co2, e a partir da 2º semana fertiliza com micros e deve bastar.

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais