Ajuda, niveis de amonia e nitritos elevados... o q fazer?


Recommended Posts

Bom dia

 

tenho o aquario montado ha menos de dois meses, primeiro plantei-o e so passado umas 2 semanas inseri os primeiros peixes, 2 corydiras. (alimentadas com pastilhas de fundo)

 

depois disso ja inseri um bicolor, mais 5 barbos tigre e um limpa vidros e mais uma corydora. (basicamente inseri já todos os peixes que vou querer ter)

 

o aqua tem 54 litros e um filtro interno e é medianamente plantado, tem injecção de Co2 e esta tudo a correr bem com peixes e palntas

 

o problema é: tenho feito desde o incio todos os tesets para monitorizar a agua.

 

na altura que inseri as coridoras fiz o grave erro de limpar o filtro interno em agua corrente.... :cry::cry::cry: por absoluto desconhecimento (ou seja ha duas semanas)

 

agora sei que nao o devia ter feito com agua corrente e sim com agua do aqua

 

desde ai inseri os outros peixes, e so ha poucos dias soube que nao devia ter limpo o filtro daquele modo.

 

agora com os meus peixes todos la dentro e a tentar nao os sobrealimentar estou com niveis de amonia elevados (2,4 nos testes da hagen)e de nitrito 0,1 (hagen) (nos graficos diz que nao sao niveis toxicos, mas de qq modo estou preocupada pq sei que deviam dar 0)

 

o Ph tb é alto anda nos 7.3 qd o CO2 acabou, pq esteve sempre nos 7,2 ; 7.1

 

agora de novo com o CO2 a bombar espero que o Ph baixe, mas a agua é dura e nao baixa nem por nada

 

no graficos dos teste percebi que os niveis de amonia alcançlam mais rapidamente o patamar toxico qt mais alto for o PH (a agua da torneira tem 7.4 de PH na minha zona)

 

O que posso fazer? esperar para ver se as colónias de bacterias se desenvolvem? será que isto vai estabilizar. introduzi mais uma dose extra de cycle este fim de semana

 

os peixes parecem todos bem... pelo menos para ja...

 

comem tanto comida em pastilhas como granulado, parece uma festa pq os barbos tb comem comida de fundo e o bicolor a comida em suspensão na agua. Comecei no fds a experimentar larvas vermelhas congeladas e adoraram.

 

tenho feito TPAs para baixar as concentrações.

 

 

o que posso fazer mais?

 

alguem tem filtros internos e teve dificuldades em estabelecer a colonia de bacterias?

 

o que devo fazer para manter o Ph perto dos 7? tenho evitado tudo qt são produtos químicos, queria o aqua o mais natural possivel....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Parece-me que quando lavaste os filtros, mataste a colónia de bactérias.

 

Sem plantas e com uma ligeira poluição o ciclo pode demorar até quase um mês e meio a completar... também pode demorar menos. Não sei o que influência a velocidade da colonização.

 

Se estás com a amónia alta e os nitritos baixos, então o ciclo ainda vai demorar um bocado. Falta-te um pico de nitritos semelhante ao que tens de amónia. Depois disso serão nitratos e amónia e nitritos a tenderem para zero.

 

Aquilo que eu já fiz numa situação semelhante foi (aviso já que é discutivel)

 

Dia 1 - TPA 50% + Triplo da dose de bactérias

Dia 2 - Dobro da dose de bactérias

Dia 3 e 4 - Dose recomendada de bactérias

Dia 5 - Dobro da dose de bactérias

 

Ao 6º dia o problema estava resolvido e fiz mais uma TPA de 25%.

 

No futuro deves evitar colocar peixe a essa velocidade e claro, lavar matérias filtrantes com água corrente.

 

Espero que ajude

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas eu tenho plantas e algumasde crescimento rápido já foram podadas este mes...

 

de qq modo, o segredo residem em tpa's e am adicionar doses duplas de cycle ao aquario para que se restableça.

 

estou certa?

 

corro o risco de os peixes não resistirem a este níveis?

 

aos níveis de amónia elevados, seguem-se picos de nitritos e só depois zeram.

 

estou preocupada que os peixes nao resitam a essa fase... :cry::cry::cry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá outra vez

 

mas eu tenho plantas e algumasde crescimento rápido já foram podadas este mes...
As plantas consomem amónia, nitritos, nitratos, fosfatos, metais, etc, depende da planta. Vão-te ajudar, mas só por si não vão resolver o problema.

 

de qualquer (palavra corrigida) modo, o segredo residem em tpa's e am adicionar doses duplas de cycle ao aquario para que se restableça.

 

estou certa?

 

Mais ou menos... cada caso é um caso. Esta metodologia foi-me ensinada por um lojista e funcionou lindamente. Não é bem doses duplas, relê o que escrevi para os 6 dias de "tratamento".

 

corro o risco de os peixes não resistirem a este níveis?
Corres sim... :( Quando a amónia começar a baixar, é muito provavel que subam os nitritos. Depende largamente do peixe.

 

aos níveis de amónia elevados, seguem-se picos de nitritos e só depois zeram.

 

Exactamente... o excedente são nitratos que de uma maneira geral não são considerados perigosos. Pessoalmente penso que peixes novos se recentem quando entram num aquário com muitos nitratos.

 

estou preocupada que os peixes não (palavra corrigida) resitam a essa fase...  :cry:  :cry:  :cry:

 

Calma. Já todos passámos por isso e voltaremos a passar certamente. As plantas vão ajudar e o aquário acabará por estabilizar. Outra coisa, corta com as comidas congeladas e reduz a quantidade de comida ao minimo dado que conta em muito para a poluição do mesmo.

 

Tenta equilibrar o aquário lentamente. TPAs ajudam, plantas ajudam, bactérias ajudam. Leva o processo com calma, tenta só acelerar diminuindo as concentrações de amónia e nitritos com TPAs e aumentando as concentrações de bactérias com produtos se achares bem.

 

Se precisares de ajuda, avisa

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que as bacterias nao seriam necessarias...e as bacterias mortas que forem introduzidas apenas ajudam a aumentar amónia e afins. Mas é a minha opinião.Quanto as mudanças de agua sao "obrigatorias" e cortar e muito na alimentação é um passo importante. Os peixes aguentam bem uns dias sem comer, e aguentam bastante mais varios dias a comer pouco.

 

Se o aquario é densamente plantado, CO2 e micro-nutrientes podem ajudar aumentando a velocidade de crescimento das plantas. Não faças podas as plantas nestes tempos proximos pois quanto mais massa vegetal tiveres mais nutrientes são absorvidos no meadamente amónia reduzindo assim a amónia e consequentemente suavizando o pico de nitritos.

 

Aquando das mudanças de agua, aspirar o fundo torna-se importante, queres nesta fase reduzir ao máximo a matéria em decomposição.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem agora fiquei confundida. vamos por partes

 

1 - as bacterias que vem em produtos como o cycle vem mortas e aumentam os niveis da amonia é isso?

 

2 - os niveis de amonia nao tingiram valores toxicos ainda, mas a comida cangelada e o excesso de alimentação mesmo que seca vão aumentar estes niveis ainda mais?

 

3 - uma coisa estamos todos sempre acordo, TPA's são a solução para reduzir a concentração seja do que for. por isso tpA's de 20% de dois em dois dias estão correctos?

 

4 - nao queria adicionar produtos quimicos para reduzir a amonia, pq queria q as bacterias equilibrassem. Vi um produto da JBL chamado filtro starter que diz q possui bacterias iniciais e que zera os niveis de amonia e nitritos, devo compra-lo?

 

obrigado

desculpem estas duvidas, mas para alem de ser iniciante nisto, tenho medo pelos peixes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 - as bacterias que vem em produtos como o cycle vem mortas e aumentam os niveis da amonia é isso?

 

Não quer dizer que venham mortas, provavelmente grande parte delas sai do estado de "animação suspensa", digamos que desperta quando encontra condições, isto é, encontra agua. Só que algumas dessas bacterias sao para nitritos e nao se vao estabelecer se nao existirem nitritos suficientes, logo morrem. Algumas nao chegam a acordar, logo morrem, ficas com bacterias na agua, muitas destas nao colonizam o filtro nao tem condições ideais e..

 

2-excesso de alimentação = comida em decomposição no aquario+peixes que produzem mais fezes= mais materia em decomposição= mais amónia.

 

3- Se puderes fazer diaria nestes primeiros tempos...nao fazia mal, é que tambem tens uma populaçõa media/elevada para esse aquario.

 

4-filtro starter são (provavelmente)nada mais nada menos que bacterias...

 

 

como deves ter percebido nao uso bacterias enfrascadas...mas ha quem use e com bons resultados. A minha é apenas mais uma opinião. Boa sorte :cry:

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Provavelmente o que o foi escrito por mim e pelo Just_Me parece contraditório, de facto não é. A informação que eu passei, por distracção minha (peço desde já desculpa) não é completa e até errada no tratamento de amónia em vez de nitritos.

 

Eu tenho sempre um frasco de bactérias comigo. Tal como o Just_Me disse, é provável que a amónia suba porque os produtos normalmente usados são bactérias que "atacam" naturalmente os nitritos. Quando falas do Cycle, presumo que estejas a falar do produto na Nutrafin. O FilterStarter da JBL e o Biotopol também da JBL são produtos idênticos.

 

Existem produtos de ataque à amónia. Também são bactérias, não são quimicos, são organismos vivos.

 

Resumindo, a informação que te passei faz sentido com a utilização de Cycle no pico de nitritos, que vai acontecer se, como parece, estás a reiniciar as matérias filtrantes.

 

Peço desculpa pela confusão, mas o Just_Me passou a informação que faltava e corrigiu o que estava mal.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

baralhadissima.... :cry::cry::cry::cry:

 

bem, para começar:

 

TPA's de 10 a 20% todos os dias, certo?

 

reduzir a alimentação ao mínimo neste periodo, certo?

 

o produto que falo é o cycle da nutrafin, nos testes da hagen avisam para por dose dupla de cycel sempre q o teste da amónia der elevado. faço isso?

 

por fim: monitorizar estes parametros quase diariamente, certo?

 

a este pico de amónia vai-se seguir uma de nitritos, certo?

 

continuo com as TPA's diárias, certo?

 

qd começar tudo a zerar volto ao ritmo normal, certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

baralhadissima....  :cry:  :cry:  :cry:  :cry:  

 

bem, para começar:

 

TPA's de 10 a 20% todos os dias, certo?

 

reduzir a alimentação ao mínimo neste periodo, certo?

Certo.

 

o produto que falo é o cycle da nutrafin, nos testes da hagen avisam para por dose dupla de cycel sempre que (palavra corrigida) o teste da amónia der elevado. faço isso?

 

Se tiveres a fazer as TPAs não tens grande mais valia em colocar bactérias (Cycle)

 

por fim: monitorizar estes parametros quase diariamente, certo?
Yep! Para veres a evolução, sim.

 

a este pico de amónia vai-se seguir uma de nitritos, certo?

 

Assumindo que as bactérias se estão a reiniciar, sim.

 

continuo com as TPA's diárias, certo?
Sim.

 

qd começar tudo a zerar volto ao ritmo normal, certo?

 

Certo.

 

:) Afinal não estavas assim tão baralhada.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado

 

entao vou fazer isto tudo....

 

A unica parte q me deixou mais assutada foi existir a hipotese das bacterias nao se reiniciarem :cry:

 

bem mas vou tentar esta "receita" para ver se funciona espero que os meus peixinhos aguentem "firmes e hirtos como uma barra de ferro" :cry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.