Novo Aquário 500L Duvidas


Justdout

Recommended Posts

Boas,

 

Estou a montar um novo aquário e encontro-me com algumas duvidas, em relação a estrutura, coluna seca e sump.

 

Setup: CxLxA

 

Aquário- 150x60x60 - encomendado

Móvel- 150x60x85 (faceado com o aquário)

Sump- 100x45x45 (Boas dimensões?????)

Coluna seca- centrada no aquário é a melhor posição?

Filtragem: Eheim professional 3 1250 L/H (já tenho)

Bomba 3000 L/H (chega?)

 

Como uma imagem vale mais que mil palavras mostro o que tinha em mente

 

7e1f.jpg

 

Para o móvel pensei numa estrutura em ferro galvanizado de 40x40mm com 2mm de espessura revestido a mdf de 16 ou 19mm

 

rv8q.jpg
O ferro das traseiras foi rebaixado para os tubos da coluna seca não baterem, e a coluna seca não ocupar tanto espaço dentro do aquário
Uma estrutura assim funciona?
A localização dos pés reguláveis está correcta?
Para a sump. a minha ideia era algo deste género

4wof.jpg
A agua entra pelo lado esquerdo e sai pelo direito, no meio tem um refugio para alevins, peixes feridos, etc, etc.
Como sei se a sump está bem dimensionada para a bomba não ficar a trabalhar em seco?
Como já encomendei o aquário tenho alguma urgência na resolução destas duvidas para que o homem não me faça os furos no sitio errado
Resumindo as minhas duvidas são:
1- A estrutura está bem idealizada?
2- Coluna seca na melhor posição?
3- A sump funciona?
Obrigado desde já pela ajuda que me possam dar!!!!
Continuação de boa aquariofilia

 

Editado por Justdout
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado,

 

Realmente penso que tem umas "boas pernas" xD, foi tudo muito bem pensado ao longo de alguns meses contudo devido a falta de experiência com sumps, pois vai ser a minha primeira e apesar de ter lido bastante, não cheguei a nenhuma conclusão.

Preciso de ajuda dos experts

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Continuo com as duvidas se alguém puder ajudar agradecia

Na coluna seca qual a distancia mínima dos furos ao vidro (A) e dos furos entre si (B)?

Quem me vai fazer o aquário diz que no mínimo A- 7,5cm e B- 6cm não é exagerado? assim tenho de ter a coluna seca com 15x33cm

Os furos são de 40mm e 25mm

 

Obrigado

 

wijg.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Por favor não há ninguém que me possa ajudar???? a uma das duvidas pelo menos...

Ou se conhecem alguma coisa onde possa ler sobre o assunto já ajudava, ou alguém que saiba sobre estes assuntos com quem eu possa falar.

Tenho tudo em standby até tirar as duvidas

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto mais da coluna seca num dos cantos, por causa de facilitar a circulação da água no aquário, ao meio vai ser problemático para fazer limpeza, num salgado era indiferente, num de água doce tens de fazer a corrente circular num sentido.. Uma bomba de 3000l/h vai chegar, sim vai. Mas acho que vais precisar depois de meter umas bombas dentro do aquário. Para que queres o filtro?

 

O resto não sei, nunca fui apreciador de sump em água doce.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado alvarenga,

Quando dizes que é complicado para fazer limpeza referes te a que??

O filtro é um que tenho do antigo aquário, era para aproveitar e recolher detritos do fundo.

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um aquário com dimensões idênticas com sump também identica. A bomba de 3000L/h chega, a minha faz 2400L/h, mas na prática aquilo faz 1800L/h. Esquece o filtro, não vale a pena. A minha coluna seca está ao canto, e acho que fica melhor esteticamente.

 

Vou te dar o conselho que gostava que me tivessem dado: não compliques. Faz uma armação mais simples, um paralelepipedo. Não uses mdf. Eu usei, e não sei se foi da tinta que usei ou não, mas se eu disser que tive uma camada de bolor com 15cm pendurada naquilo provavelmente não acreditas mas é verdade. Entretanto apliquei um ácido e deixou de aparecer mas é uma chatice. Estou para desmontar o aquário só para tirar uma placa que ainda lá está que não consigo mover (as outras já saíram). Optei agora por usar placas de pvc, esteticamente gosto, e muito fácil de limpar e prático.

 

Também acho que não precisas de pés para a armação, mas é discutível.

 

O aquário vai ser plantado? Cuidado com as sumps e injecção de co2. Eu estou a pensar mudar o desenho da minha para talvez começar com co2 pressurizado.

 

Outra nota. Eu não sei onde vais colocar o aquário, mas isso vai pesar uns 800-1000kg, cuidado com o chão e com a própria casa.

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas jacjac, obrigado pela opiniao, realmente estive a pensar e devo por a coluna seca ligeiramente mais para o lado direito mas não a um canto pois não gosto visualmente.

Quanto ao mdf vai ser mdf hidrófugo de 19mm e vai ser totalmente lacado portanto penso não haver problema.

O aquario nao vai ser plantado, é para ciclideos africanos portanto apenas deve levar umas valisnerias e umas anubias

Quanto ao peso já me preocupou mais do que me preocupa agora realmente deve andar perto de 1000kg mas a minha casa nao é muito antiga tem uns 18 anos e penso ter uma boa construção e o aquário vai ficar encostado a uma das paredes exteriores da casa que tem 40cm de espessura e pode ou nao existir uma viga exactamente por baixo por onde está o aquario.

Se a viga existir ali aguenta com muito mais se nao existir acho que aguenta xD

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O projecto esta bom, relativamente ao peso do aquário, atenção se for soalho flutuante vai ceder todo com o peso e ficar muito estranho. A limpeza tem a ver com a circulação da agua no aquário de maneira ao lixo ir parar a sump,

45334705.jpg

 

Se tiveres a coluna ao meio nunca vais conseguir fazer isto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Boas,
Obrigado a todos pela ajuda, o projecto continua em andamento.
Tive em atenção ao que o membro alvarenga disse, desloquei a coluna seca para o lado direito e simplifiquei a estrutura como o membro jacjac aconselhou
A estrutura está feita e o móvel fica pronto para a semana, o aquário e a sump vou mandar fazer amanha mas gostaria da vossa opinião acerca da sump.
A sump tem 100x50x50(ou 45 altura), a água entra pelos dois tubos passa por baixo do vidro, sobe pelo primeiro compartimento com 25cm onde vão estar as biobolas, leca ou algo do género, passa por cima para o segundo e terceiro compartimento ambos com 15cm onde vão estar esponjas e la de vidro e depois passa para o ultimo compartimento onde estão os termostatos e a bomba de retorno.

2u4i.jpg

Acham que funciona bem? ou mudo alguma coisa? a agua a cair no ultimo compartimento não vai fazer barulho?

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, realmente pensei poderia fazer barulho mas quem me vai fazer a sump diz que não consegue colar vidros muito juntos pois a pistola do silicone não cabe no meio dos vidros.... vai ter de arranjar maneira de os colar.

Sempre pensei que o ultimo vidro a colar fosse o lateral depois das divisórias estarem no sitio.

 

Blackmac ainda vai demorar um pouco a estar no sitio, ainda tenho de pintar paredes xD tentei limpar as paredes fiz asneira ficou pior do que estava, agora só com tinta para cima. Mas mal tenha novidades vou postando umas fotos

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.