Amigo com um problema com o seu Plecostomus pleco


NR26

Recommended Posts

Boa noite, meu amigo tem um grande aquário e com alguns peixes, incluindo um Plecostomus pleco bem grande, mas ele me perguntou um dia se eu queria o Plecostomus pleco e eu perguntei porque, ele contou que alguns peixes que ele tinha desapareciam sempre, ele até disse que um dia comprou um disco e passadas para ai 1 hora só estavam as espinhas, ele vai devolver o Plecostomus pleco, ele explicou que pos o anuncio no OLX e ninguém queria aquele peixe porque muitos sabem o que aquele peixe faz, eu já tive um, mas vinha e morria sempre pequeno, os maiores é que atacam, quando fui a casa dele, o Plecostomus pleco pos-se debaixo de alguns peixes e estendeu as barbatanas laterais e a barbatana superior como se estive-se em posição de ataque!

Podem me explicar porque o peixe reage assim?

Eu tive um amigo que teve esse problema mas ele pos o Plecostomus pleco no rio tejo.

Digam o porque de este peixe, o Plecostomus pleco, reagir assim!

Aguardando com muita calma! :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não querendo ser desagradável e espero que não me interprete mal, em nada vou ajudar à sua duvida, mas a acção do seu amigo em deitar o Pleco ao rio Tejo foi, é e será uma atitude punível, não por lei mas por consciência. Coitado do animal, do mal o menos, a probabilidade dele sobreviver em aguas muito frias e salobras ou salgadas é muito baixa, no entanto a atitude é condenável. temos de ter muito cuidado com a introdução de espécies invasoras nos nossos ecossistemas, correndo o risco de alterar todo o ecossistema e deixarmos de ter as nossas espécies endémicas ou autóctones.

 

Quanto à sua dúvida, normalmente acho que peixes grandes e peixes pequenos não combinam muito bem, porque a maioria dos peixes grandes que temos em aquariofilia, são territoriais, tornando-se por vezes agressivos para os grandes e chamando aos pequenos, petiscos. Os Plecos são omnívoros por descrição, logo tanto comem folhas e vegetação como podem comer peixes, invertebrados etc. Pensando no tamanho xl que ele possa ter, existe talvez a possibilidade de não ser disponibilizada comida suficiente especifica para esse Pleco e ele necessitar de algo mais.

 

Os entendidos que se cheguem à frente e digam de sua justiça.

 

cumprimentos

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho plecos a 20 anos e nunca tal me aconteceu eles atacarem alguém a não ser os da própria espécie já tive plecos com alevins neons gupys espadas mollys e só comiam os peixes se eles estivessem mortos tenho 2 plecos a mais de 10 anos estão grandes sujam o aquário mas limpam os vidros das algas e nunca vi eles atacarem ninguém se calhar o teu amigo tem um peixe no aquário que mata os outros e o pleco como fazia a limpeza pagou as favas aqui a uns tempos foi buscar 2 synodomtes que ele julgava que andavam a comer os peixes e depois de os ter trazido ele chegou a conclusão e viu com peixes na boca que foram os escalares abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Nem com a internet a estupidez acaba. O provavel é que o disco tenha morrido e o pleco foi lá aproveitar a refeição gratuita. Se fosses cá do norte eu aceitava o pleco. Plecos adultos conseguem sobreviver em lagos de parques urbanos.

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como disseram, a introdução de espécies exóticas é uma prática lamentável e espero que situação semelhante não se volte a repetir. Aconselho que chame a atenção ao seu amigo.

 

Só uma nota, pleco é um diminutivo para plecostomus.

 

Abraço.

Vem descobrir os animais aquáticos de todo o mundo e discutir temas interessantes de aquariofilia no Barbatanas Blog

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...