Comunitário 240L - 1º plantado com fotos


Andre Correia

Recommended Posts

Boas a todos,

 

Venho aqui colocar o setup e as fotos do aquário que ando a "magicar" à já alguns meses, mas como as coisas levam o seu tempo só agora tive o material todo. A montagem foi feita hoje (dia 11).

 

Não tenho experiência nenhuma em plantados e o pouco que sei foi o que li, mas pelo menos fiquei satisfeito com a montagem apesar de ainda não estar completa.

 

 

SETUP:

 

Dimensões: 120x40x50

 

Iluminação: 4x 54W Aquart (penso que só vou utilizar 2 lampadas por agora ou talvez um curto período em que estejam as 4 a bombar)

 

Filtragem: JBL CristalProfi 1501 Greenline - 1500l/h em vazio - 800 a 900l/h reais

 

Temperatura: 24,5º - 25º

 

Substrato: TMC Nutrasoil Black (não havia ADA Amazonia quando comprei este)

ADA Mekong Sand

 

Co2 - Extintor 2Kg: 2-3 bps

 

Fertilização: De momento tenho 2 produtos, Seachem Flourish e Tropica Plant Grouth Specialized. Utilizei hoje depois da montagem o Tropica Plant Grouth Specialized, nas quantidades recomendadas pela marca.

 

Layout: utilizei um tronco Red Moor Wood que aqui tinha, um côco com musgo de java e pedras de xisto.

 

Flora: Heteranthera Zosterifolia

Rotala Rotundifolia

Pogostemon Erectus

Eleocharis Parvula

Monoselenium Tenerum (pelia)

Hydrocotyle Tripartita

Marsilea Hirsuta

Ammania Sp. Bonsai

Flame Moss

Spiky Moss

Feto de java

Nymphaea Lotus Zenkeri Red

Rotala Macrandra

Rotala Wallichii

 

 

 

 

Ainda vou acrescentar mais fetos e outras plantas que tenho no aquário antigo para ter mais massa vegetal so agora no início, pois foi o que me aconselharam. Pelo que parece isso poderá ajudar a controlar as algas. Devido à greve que houve nos CTT e ao fim de semana e feriado que se meteu, algumas das plantas tiveram 5 dias num envelope, daí as condições em que se encontram não serem as melhores.

 

Fauna: Ainda por decidir, mas em principio será para colocar uns Escalares do rio Nanay. Talvez um casal de apistos e algum tipo de tetras, alguma especie de cardume que possa socializar com os escalares. Vou também colocar uns Ottos e umas corydoras panda. Os ottos talvez coloque brevemente porque tou com receio das algas.

 

- Amanhã ou depois vou colocar uma guppy femea que tenho praqui a uns anos, uns red cherrys e uns planorbis corneus para ajudarem no ciclo. Estou a pensar colocar caridinas japónicas mas talvez só daqui a uns dias, porque a água e os equipamentos são todos novos... Também li algures que os platys são bons no aspecto de comer algas, acho que eram os platys, tenho de reler isso e confirmar.

 

Fotos:

 

Frontal

 

dsc04297za.th.jpg

 

Lateral

 

dsc04313ft.th.jpg

 

Vista de trás

 

dsc04314h.th.jpg

 

HZ

 

dsc04307g.th.jpg

 

Hydrocotyle Tripartita

 

dsc04308qp.th.jpg

 

Tronco com Flame moss (essas pedras vão sair)

 

dsc04306s.th.jpg

 

Pogostemon Erectus

 

dsc04305q.th.jpg

 

Spiky Moss

 

dsc04303g.th.jpg

 

Eleocharis Parvula e Ammania Sp. Bonsai

 

dsc04302cw.th.jpg

 

Marsilea Hirsuta

 

dsc04304rw.th.jpg

 

 

 

Vista de trás

 

dsc04315zt.th.jpg

 

Vista de trás (côco)

 

dsc04317hp.th.jpg

 

Vista de trás (rotala e HZ)

 

dsc04318v.th.jpg

 

Bem, de resto aceito (e agradeço) sugestões, críticas e dicas principalmente a nível de fertilização e iluminação. Ao vivo está muito mais bonito o aquário, não consigo tirar fotos de jeito. As pedras em cima do tronco são para ajudar a segurá-lo. Do lado direito do aquário vai ficar a Lotus vermelha e estou a pensar colocar por trás dela uma planta para fazer uma moitazita, no local onde estão agora aqueles fetos de java.

Editado por Andre Correia
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que tem bastante potencial, mas para mim precisava de levar ainda mais uns troncos para compor mais a coisa, pareceme muito aquario e pouco tronco.
Mas em termos gerais parece-me bastante bem, tem bastante potencial =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, desde o inicio que também pensei em comprar uns ramos para por por trás desde tronco, só para tentar dar mais volume. Nas fotos também me dá essa sensação, mas vendo ao vivo não me parece tão mal como nas fotos.... É estranho mas é verdade...

 

Além disso por trás do tronco tem Rotala Rotundifolia, nas fotos também não da bem para ver (só nas que tirei da parte traseira), mas quando as plantas crescerem nem se vai dar muita atenção ao tronco e essa parte do aquário vai ficar mais preenchida.

 

É uma questão a ponderar ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar de ninguém ter gostado vou por fotos do aquário tiradas hoje, 1 semana e 1 dia após a montagem.

 

Adicionei:

 

Rotala Macrandra

Rotala Wallichii

Nymphaea Lotus zenkeri red

 

Fotos:

 

Como estava após a montagem

 

dsc04297za.th.jpg

 

Como está agora

 

p1fw.th.jpg

 

Mais fotos

 

1ct.th.jpg

 

1p49.th.jpg

 

E. Parvula a espalhar os runners:

 

tddf.th.jpg

 

A Lotus

 

o171.th.jpg

 

Lateral do aquario

 

hy.th.JPG

 

 

Alguém me sabe dizer o porquê da Lotus estar assim com as folhas meio "queimadas" nas pontas? E que estão a rebentar novas folhas...

Editado por Andre Correia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já se nota alguma evolução =)
Bem fixe =)

eu não percebo NADA de lotus, mas será que é a adaptação forma emersa para imersa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu tenho experiencia com lotus se necessitares de ajuda é so dizer. Em relação as folhas da lotus é normal acontecer isto tambem aconteceu-me quando comprei a minha lotus as folhas "originais" geralmente não desenvolvem e tens a certeza que a planta pegou se rebentar novas folhas.

Dá uma vista de olhos no meu aquario para veres uma lotus adulta

 

Abraço

 

BP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já se nota alguma evolução =)

Bem fixe =)

 

eu não percebo NADA de lotus, mas será que é a adaptação forma emersa para imersa?

 

Sim se continuar assim a parvula vai cobrir tudo num instantinho :D

 

O aquário tá a precisar de vermelho. Espero que a Rotala Macrandra com o tempo fique vermelhinha, senão tenho de aumentar a luz...

 

Não ela tava imersa, deve ser o que o Bruno diz...

 

 

 

Boas,

 

Eu tenho experiencia com lotus se necessitares de ajuda é so dizer. Em relação as folhas da lotus é normal acontecer isto tambem aconteceu-me quando comprei a minha lotus as folhas "originais" geralmente não desenvolvem e tens a certeza que a planta pegou se rebentar novas folhas.

Dá uma vista de olhos no meu aquario para veres uma lotus adulta

 

Abraço

 

BP

 

Já passei no teu topico ;)

 

Sim realmente ela já tem rebentos, portanto secalhar tá tudo bem, amanha vou fazer uma TPA e talvez corte as plantas que estão mais debilitadas, para darem lugar às novas.

 

 

 

Hoje adicionei 4 caridinas japónicas, andam escondidas mal as vejo. Se adicionar mais algum tipo de camarões irá ser Macrobrachium Jelskii, já os tive e nunca tive problemas.

 

Amanhã com a TPA vou colocar 1 dos 3 ottocinclus que tenho à uns meses noutro aquário, a ver como ele reage.. Para depois se correr bem colocar os outros 2. Isto para evitar o aparecimento de algas.

 

Quanto à fertilização estou a utilizar apenas Tropica Plant Grouth Specialized nas quantidades recomendadas, se as plantas que adicionei se derem bem assim, continuo assim, senão logo se vê, não sei muito bem com o que fertilizar, portanto vai ser por tentativa e erro.

 

Abraços

Editado por Andre Correia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André,

 

Gostei bastante do aquário e da forma como dispuseste a flora, mas a nível de hardscape acho que devias acrescentar mais troncos ou eventualmente umas pedras, como acho que já foi referido por aqui.

Podias fazer uma espécie de duas "ilhas" totalmente plantadas, com partes dos troncos a sair pela vegetação.

Seja como for, o projeto tem pernas para andar e se continuares motivado desta forma, vais ver que o aquário vai ficar ainda melhor do que já está :)

Fico à espera de mais novidades!

 

 

Abraço,

André

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André,

 

Gostei bastante do aquário e da forma como dispuseste a flora, mas a nível de hardscape acho que devias acrescentar mais troncos ou eventualmente umas pedras, como acho que já foi referido por aqui.

Podias fazer uma espécie de duas "ilhas" totalmente plantadas, com partes dos troncos a sair pela vegetação.

Seja como for, o projeto tem pernas para andar e se continuares motivado desta forma, vais ver que o aquário vai ficar ainda melhor do que já está :)

Fico à espera de mais novidades!

 

 

Abraço,

André

 

Antes de mais obrigado pelo teu comentário e pela crítica. Viste a foto como está agora? A ideia é do lado esquerdo ficar mesmo só a ver-se praticamente os ramos, secalhar teria ficado melhor um tronco maior. Acho que têm toda a razão e até gostava de mudar essa parte, mas agora é complicado porque para o fazer tinha de retirar as plantas que estão à volta do tronco. Além disso, quando as plantas do lado esquerdo crescerem quase não se irá ver o tronco, apenas os ramos, logo não vai fazer diferença o tamanho do tronco.

 

Pedras já tem que chegue...

 

A ideia das duas ilhas com os ramos também do lado direito não é nada má, o problema aí seria que o tronco vai tirar o enfase que quero dar à Lotus porque a ideia é elas tomarem conta da "ilha" do lado direito, serem elas o principal elemento da direita, secalhar aí o tronco iria tirar esse protagonismo às mesmas. Por essa razão ainda não sei bem o que fazer nesse lado e coloquei a Rotala Wallichii atrás da Lotus, a ver se tiro fotos para irem vendo o desenvolvimento.

 

De qualquer forma vou estar atento quando for a lojas a ver se encontro um tronco mais pequeno com ramos que me agrade.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem só para actualizar o tópico, hoje deparei me com o aparecimento de algas greenspot nos vidros (nada de mais por agora) e de algas filamentosas em algumas folhas da Lotus.

 

Não tive tempo para tirar fotos, fez 2 semanas após a montagem e queria tirar fotos semanalmente para ter termo de comparação, portanto amanha sem falta vou tirar e colocar aqui as fotos.

 

Penso que o Co2 não se está a difundir bem na coluna de agua e talvez seja uma das razões do aparecimento das algas.... Tenho um reactor de Co2 da Sera para colocar no aquário, vou tentar colocá-lo também amanha e fazer uma TPA a ver se a coisa melhora.

 

A pouco estive a olhar para o aquário e estranhei o facto da Rotala Wallichii não ter arrebitado desde que a plantei, e depois realmente reparei que o difusor de Co2 esta colocado no lado oposto do aquário e o Co2 não chega até ela, talvez seja uma das razões.

 

Como o ottocinclus que coloquei está bem de saude, amanhã vou colocar outros dois que tenho noutro aquário para ajudar a combater as algas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aumenta o CO2 (usa um DC calibrado), tenta melhorar a circulação (brinca com a posição da saída do filtro de modo a criares um padrão de circulação circular).

 

Mantém apenas duas lâmpadas ligadas e fertiliza com 2 ou 3x a dose recomendada. Esse fertilizante é bom mas tens que usar mais do que o recomendado quando injectas CO2. A falta de fosfato faz com que apareçam as GSA.

 

Tens um substrato que tem nutrientes e liberta amónia inicialmente. É necessário fazer TPAs diárias na primeira semana, de 2 em 2 dias na segunda semana e por aí fora até chegares a 1 TPA semanal.

 

Mantém um aquário limpo e poda todas as folhas mortas.

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, antes de mais obrigado pela tua ajuda, disseste tudo.

 

O que é um DC calibrado? Eu vou colocar o Reactor de Co2 - Sera 500 - aí vai aproveitar melhor o Co2, que agora uma grande parte acredito não estar a ser difundido na agua.

 

Como tenho aquela areia mais clara não posso andar a brincar muito com a posição da saída do filtro senão mistura os dois substratos (apesar de eu saber que vai acabar por se misturar com o tempo), mas quero que a eleocharis se espalhe e ajude a agarrar o substrato.

 

Logo depois da TPA já vou fertilizar com 2x a dose recomendada. Para a semana então faço 3x a dose recomendada.

 

Um à parte, tens uma terra espectacular...

Editado por Andre Correia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tens de quê. Estamos cá para nos ajudarmos.

 

DC = dropchecker.

 

Este, ao contrário do anunciado pelas instruções e que está errado, deve ser cheio com água destilada à qual juntas uma certa quantidade de bicarbonato de sódio até teres um KH de 4. Só assim é que a cor verde do líquido corresponde aos 30 ppm de CO2 o qual é o valor referência para plantados. pesquisa sobre isto que há muita informação.

Vê também aqui.

http://www.theplantedtank.co.uk/co2.htm

Tens aí uma receita.

 

Se usares água da torneira as leituras podem estar todas erradas!!!

 

Atenção que há alguns DC que já trazem a solução calibrada (mas são poucos).

 

Um reactor parece-me uma boa solução.

 

LOL eu sou de Lx mas já cá estou nos Açores há uns anos... ;)

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gmmartins quanto ao link tive a ler assim por alto é basicamente o que disseste, eu tenho praqui a tabela tal como eles referem, com os niveis de co2/kh afim de calcular a quantidade "certa", mas nem sequer medi... É Co2 a olho, abocado andei a mecher e reparei que o ottocinclus estava um bocado agitado, fui a ver e tava com co2 a mais, sem querer devo ter regulado aquilo para deitar mais :tongue:

 

Tenho de comprar o dropchecker..

 

 

 

 

LOL eu sou de Lx mas já cá estou nos Açores há uns anos... ;)

 

Tive quase 3 anos nos açores, fui 2 vezes a S. Miguel e se pudesse voltava lá... São Miguel tem duas coisas que unidas se tornam bestiais, natureza e civilização, tem auto-estrada e shopping... Aquele cozido à portuguesa feito nas furnas e as furnas pa tomar banho, a caldeira velha, o ilheu de vila franca do campo... Espectacular, quem não foi e tiver essa oportunidade, aconselho!

 

 

Bem, agora falando de coisas sérias eheh... Já coloquei o reactor de Co2 e gostei do resultado.

 

Mas a nível geral estou um bocado descontente com o aquário, a Rotala Wallichii que adicionei a prai uma semana ainda está na mesma, toda encarquilhada como no dia em que a plantei... O lado direito tá muito vazio... A Rotala Macrandra e a Rotala Rotundifolia ainda não têm muita cor... E a Rotala Macrandra tá a crescer um bocado torta (como está por baixo da HZ podei-a a semana passada um bocado para não tapar a iluminação da Macrandra). A lotus tenho cortado algumas folhas, as que vieram têm tado com mau aspecto, as novas que tem rebentado aqui estão com melhor aspecto mas ainda muito pequenas.

 

Chega de tristezas - FOTOS:

 

 

Ainda tem as pedras em cima do tronco porque ele teima em flutuar um pouco

 

dqzi.th.jpg

 

 

 

x3oh.th.jpg

 

 

w3au.th.jpg

 

 

aoky.th.jpg

 

 

8pi4.th.jpg

 

 

su6o.th.jpg

 

 

nrck.th.jpg

 

Outras perspectivas:

 

phwb.th.jpg

 

38zo.th.jpg

 

5ig5.th.jpg

 

m9rt.th.jpg

 

ptw8.th.jpg

 

1sf4.th.jpg

 

 

P.S: A Rotala Wallichii é aquela coisa que está ao lado/atrás da Lotus na penultima foto

Editado por Andre Correia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu projecto está a ficar bastante interessante, parabéns pela criatividade, e boa sorte =D

 

Obrigado fico contente que gostes.

Espero que fique como quero com o tempo, ainda tenho muito que mudar e que mexer até ficar como eu quero. Mais uma semana e já posso colocar a fauna.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a gostar de ver este aquário, com o desenvolvimento da flora acho que vai ficar muito harmonioso, os meus parabéns.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a gostar de ver este aquário, com o desenvolvimento da flora acho que vai ficar muito harmonioso, os meus parabéns.

 

Obrigado alvarenga, mas eu não estou muito contente com o resultado, vamos lá ver se consigo "segurar" isto...

 

Tive uns dias de férias e as GSA apoderaram-se do vidro frontal, entretanto já fiz a TPA e já as tive a limpar, saiu a maior parte (menos mal).

 

Vou reduzir o fotoperiodo e tentar arranjar kh2po4 (para fertilizar com fosforo e potássio) na farmacia a ver se ajuda também.

 

Em principio amanhã actualizo com fotos.

Editado por Andre Correia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como prometido aqui ficam as fotos acabadas de tirar.

 

Do lado direito do aquário coloquei umas podas das HZ à alguns dias mas vou retira-las em breve, se alguem tiver interesse em ficar com elas, tou a procura de fauna podemos fazer uma troca :P

 

A minha intenção foi que elas ganhassem raiz para poder trocar e também a de encher um pouco o lado direito do aquário só para ver como fica.

 

Estou à espera que chegue uma encomenda que fiz, vou trocar as HZ do lado direito por blyxas japonicas.

 

Coloquei neste aquário alguns kribensis juvenis que nasceram aqui em casa, não estava na ideia de ficar com nenhum porque vou trocar o resto da ninhada, mas decidi ficar com alguns para acompanhar o seu crescimento até a fase adulta (tem agora entre 2 - 3,5cm), ate porque ganhei carinho por eles.

 

Fotos:

 

Frontal, nesta dá para ver algumas GSA no vidro

 

iqq1.th.jpg

 

 

Kribensis juvenis

 

ltmj.th.jpg

 

w7nb.th.jpg

 

0n1m.th.jpg

 

 

A Lotus está mais pequena porque fui podando as folhas originais mas está com melhor aspecto

 

9hcp.th.jpg

 

 

Pogostemon Erectus

 

tw1.th.JPG

Editado por Andre Correia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje fiz mais uma TPA e adicionei as seguintes plantas:

 

-Proserpinaca palustris 'cuba'

-Hygrophila pinnatifida

-Blyxa japonica

 

Já agora vou por aqui uma foto nítida que consegui tirar dos meus filhotes eheh

 

4fdb.th.jpg

 

Agora além das green spot apareceram estas filamentosas... Se alguém tiver alguma dica pa ajudar a elimina-las agradeço. Li que as molinesias são boas para comer este tipo de algas e que é bom tentar retirar o máximo possivel com uma mangueira fina, daquelas do Co2/ar (é o que vou tentar fazer amanhã).

 

Quanto às molinesias sou capaz de arranjar uma ou duas só para testar, depois troco-as ou ofereço-as.

 

yr49.th.jpg

 

Abraços

Editado por Andre Correia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para actualizar, adicionei Stringy Moss, um casal de molinésias para comer algumas algas e um trio de Apistogrammas Panduro juvenis.

 

Fechou a loja a nível de plantas, não vou colocar mais nada.

 

dqep.jpgUploaded with ImageShack.com

 

i7ev.jpgUploaded with ImageShack.com

 

cu1n.jpgUploaded with ImageShack.com

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Só para actualizar principalmente a fauna, fotos tiradas ontem um pouco a pressa:

 

Panoramica geral

 

gallery_23022_3873_4231221.jpg

 

 

Apistogramma panduro femea

 

gallery_23022_3873_1831932.jpg

 

Apistogramma panduro macho

 

gallery_23022_3873_669275.jpg

 

Lateral

 

gallery_23022_3873_1987416.jpg

 

Escalares

 

gallery_23022_3873_352670.jpg

Editado por Andre Correia
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei muito da evolução do aquário, e adorei finalmente meteres fotos de tamanho decente. A Blyxa esta a portar-se bem, por baixo da lotus?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei muito da evolução do aquário, e adorei finalmente meteres fotos de tamanho decente. A Blyxa esta a portar-se bem, por baixo da lotus?

 

As anteriores também estavam deste tamanho =P

 

A blyxa só a tenho prai a 3 semanas, está a desenvolver devagarinho, mas acho que é normal. Não está completamente tapada pela lotus, ainda apanha "sol" :)

 

As duas coisas que quero no futuro alterar mas que ainda não consegui são:

 

- O facto do lado direito do aquário estar muito vazio. Se as blyxas se desenvolverem vou colocá-las mais para trás da lotus e retirar a Rotala Walichii (que está por trás da blyxa e da lotus, que apesar de continuar verdinha não se desenvolve). Ou em vez disso colocar uma pequena moit ade micranthemum umbrosum.

 

- Colocar outra planta de cor vermelha do lado esquerdo do aquário ao pé do tronco onde está agora a Rotala Macrandra que não está com a coloraçãor vermelha pretendida inicialmente para a substituir...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Aquário muito agradável e respira saúde, parabéns.

 

Obrigado também pelas fotos em tamanho "decente", acho que nas anteriores estavas a copiar o link errado, dava apenas a miniatura.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.