FábioFaustino

Membro
  • #Conteúdo

    16
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por FábioFaustino

  1. Bom dia, as minhas acções comentadas no último post, permitiram que eu não perdesse mais fauna, mas a nivel de flora não foi muito benéfico, já não tenho filamentosas, mas para além da parvula, que está com um ar bastante melhor, e já está a largar vários runners, as plantas não estão com um ar nada saudável. Todos os dias deparo-me com um ou dois caules de Alternanthera roseafolia Pink a flutuar, e umas folhas da ludwigia também a flutuar.
  2. Ora boa noite, desculpem a ausencia, mas o pouco tempo livre que tenho, tem sido para cuidar do aqua, e não tenho conseguido escrever. Segui os conselhos que me deram, e desde o ultimo post, só me morreu um peixe ( e foi no proprio dia em que meti o post, pois tive de ir trabalhar e não me foi possive fazer nada nesse periodo. Bem, morreram 7 neons, e metade da flora estava danificada. As águas geladas, mal se aguentam mas conseguem descerme a temperatura para os 30 graus, e os peixes já se mostram mais "normais". Os valores do aquário eram os seguintes no dia do post : Amonia 0 PO4 >2mg/L no3 10 < 25 no2 0 < 0,5 gh 14 º d < 21ºd kh 10 ph 8 temp 32 CO2 Optimo ( é a unica medida que consigo arranjar, através de um minidispositivo que tem um liquido e que depois se compara a uma tabela) Hoje, com outra tpa, mantém-se tudo, temperatura desceu para os 30, e phosphatos para 1 mg/L Agora à flora : Chocante =/. Pior ainda, em volta de todas as plantas, vejo particulas brancas ( não sei se são filamentosas ou Fungo =X), pontos negros, que já se transformaram em buracos, e algumas têem as pontas a desfazer-se. Acrescentei macro nutrientes da Sera, umas pastilhas que se metem no fundo, junto com a fertiização liquida de micro nutrientes, para no caso de as plantas não estarem a consumir po4 por falta de qualquer outro nutriente. Onde se nota melhor as particulas brancas é na parvula Agradecia bastante um encaminhamento para a resolução do actual problema, porque tenho pesquisado, pesquisado , pesquisado, e nada, e custa-me estar a ver este projecto a desfalecer desta forma.
  3. O teu projecto está a ficar bastante interessante, parabéns pela criatividade, e boa sorte =D
  4. No tempo que levei a escrever o post, mais 1 peixe virou a boneca. O pânico instalou-se, nem sei o que fazer.
  5. Bom dia. "Aquilo tem uma espuma e deve ajudar a reter o calor por trás (mesmo que seja pouco, sempre ajuda na conta da chinesa EDP)." Terrível, depareime com metade dos peixes mortos, e metade da flora amarelada, literalmente da noite, para o dia, tenho a agua a quase 34 graus =S. Nem sei o que fazer, e agora só à tarde é que tenho tempo, mas fiz um teste e tou com o gh super alto, e os restantes valores, iguais, fora ph que desceu de 7.5 para 7, quando introduzi co2. Será que os peixes coseram, ou poderá ter sido a alteração de dureza e ph?. Algo se passa, os peixes não saiem da superficie, e eu já meti a bomba de oxigenio a trabalhar, e cortei o co2. Vamos la ver se quando chegar do trabalho não me deparo com um cenário igualmente mau, ou pior. Com tanto cuidado e dedicação que tenho tido, a desilusão é enorme. Qualquer um deles estava com aspecto extremamente saudavel, e da noite para o dia....
  6. Experimentei directo na tampa, vou ver com o passar do tempo, se se aguentam la, s a temp não sobe muito, e se o plástico não começa a deformar.
  7. Ainda não tenho os reds, estou a pensar se os meto ou não ainda. Ok, eu coloquei todas as plantas ainda sem água, e só depois enchi, e como elas ficavam estendidas, optei pelos pés todos juntos, sem a percepção de que iria ficar tão denso, este fim de semana, tratarei de lhes dar uma boa poda, e afastarei mais os pés. Quanto a fertilização, eu uso SERA florena, com ferro e minerais, faço bem? PS: Este tópico está cada vez mais fugido do low tech, mas não sei onde o poderia enquadrar, peço desde já desculpa por tal.
  8. Sim, a luz já tratei disso, era insuficiente, acrescentei à lâmpada 4 tiras de 50 cm led 5050, e agora eu acho que já será luz suficiente. Andei a investigar a secção de DIY, e forrei toda a tampa com fita autocolante de aluminío. CO2, quando fui fazer o preparado caseiro, vi que o fermento biológico tava com um cheiro esquisito, e tinha traços de bolor, elas vão ter que esperar mais um diazinho para respirarem bem. Em relação ao fundo, tenho andado a procura, mas a única coisa que me tem parecido bem, seria uma cartolina preta, para realçar a cor das plantas, mas nisso, estou mesmo muito aberto a sugestões, pois tenho 0 ideias. Hoje já estou sem tempo, mas amanha meto umas fotos da tampa "Nova" já forrada e com os LED's, e fotos para comparar a iluminação, antes e depois. PS: Os neons acabaram de se tornar um dos meus peixes favoritos depois de ver aquele azulão com esta luz.
  9. Bom dia, estou a pensar comprar 2m de tiras de LED 5050, dividir em 4 tiras de 50 cm cada, e colocálas na tampa do meu aquário. As tiras são à prova de àgua, será que posso simplesmente colálas à tampa, ou terei que as colar nalgum tipo de calha, e colar esta na tampa? Preciso de uma resposta breve, pois vou adquirir hoje as tiras, e quanto mais cedo as meter em funcionamente, mais cedo as minhas plantas me agradecem. Obrigado
  10. Parabéns, algo tão simples, e tão bonito Estou ligeiramente roido de inveja =) Abraço
  11. Boa tarde a todos, ora cá está, água ciclada, fauna acrescentada, e como prometido, vão umas fotos, tenho também um video da alimentação, mas as minhas gatas serviram de modelo pelos peixes =P. Já estou também a tratar da iluminação, vou colar na tampa 4 tiras de 50 cm de LED 5050 a complementar com a t8 que tenho agora (deverei trocar para outro espectro de cor, estou ainda a estudar qual favorece mais a clorofilia). Faltam só acrescentar o CO2, que já deveria ter acrescentado, mas não tenho tido o tempo, ou quando o tenho não tenho o material comigo(pois é um amigo que mo vai emprestar) e a crypto, e 2 vasos de echinodorus tennellus para misturar com a parvula ( a meu ver dá um aspecto engraçado). Quanto ao arranjo de plantas ( tendo em consideração o comentário do NGE, com o qual eu concordo também) assim que estiver tudo operacional, e nada pendente, irei fazer a primeira poda, e realocação de uma ou outra planta, pois a red diamond está escondida demais, e eu acho que merece mais protagonismo. Ideia principal, retirar volume a higrophilla, para que a luz tenha mais facilidade em penetrar na sua folhagem, e juntar alguns pés desta, à ludwigia, para fazer o contraste branco/vermelho. A altenanthera já atingiu o topo do aquário, e ainda não faz uma semana, retirar altura, dar densidade. As vallisnérias estão juntas a echinodorus, irei talvez passálas para a frente do tronco, ou para o lado da alternanthera. Estas são as minhas ideias, aguardo uma opinião. Ora chega de palrear, e aqui vão umas fotos dos peixinhos:
  12. Boa tarde, sim, eu ando a estudar forma de acrescentar outra lampada igual, mas com temperatura de cor diferente, para fazer os 30W , e ver como as plantas se irao dar. A maneira mais facil de ver se e suficiente e atraves da evolucap da parvula ( tou consciente que nao vai evoluir enquanto eu nao encontrar solucao, estou aberto a sugestoes). entao acho que vou esquecer os cherrys, e experimentar os ramirezi. peco desculpa pela falta de acentuacao, mas estou a escrever do telemovel. Obrigado e abraco
  13. Será possivel acrescentar neste aquário um casao de ramirezis?
  14. Obrigado pela opinião, a minha ideia será na próxima poda, engrossar a moita de alternanthera, e juntar higrophila junto a ludwigia para fazer contraste entre ambas, ainda está para levar também a cryptocore, que ocupa um espaço jeitoso, portanto não queria estar a ocupar espaços com rochas, até porque sempre que ponho rochas, parecem muito pouco naturais, não tenho jeito para a colocação das mesmas =P Mas acho que tens razão, está desiquilibrado, até porque a higrophila está muito densa, e nem deixa observar a beleza da echinodorus red diamond. Obrigado, e vou ver se o consigo equiibrar mais, próximo update quando tiver o restante da fauna e flora. Todas as opiniões e criticas são bem vindas =D PS: o tronco já está o máximo possivel para a frente, tenho apenas mais 2 cm, mas que gostava de ver preenchidos por parvula/tennellus.
  15. 32 visualizações, 0 respostas, estará assim tão mau ? =( Bem, algumas informações do aqua Setup : - Aquario Aquatlantis 60 Litros; - Substrato fertil JBL aqua pro ; - Substrato inerte JBL Manado; - Filtro interno 300 l/h; - Termostato 70 W, regulado nos 26 º C, apesar de nem chegar a ligar devido a temperatura da sala; - Lampada flora-glo T8 15 W 46 cm. - CO2 caseiro com difusor cerâmico. Flora: - Eleocharis parvula; - Echinodurus Red Diamond; - Ludwigia SP. Red; - Alternanthera roseafolia Pink; - Higrophila; - Vallisneria Small; - Para chegar : - Cryptocorine; - Echinodorus tennellus. - Tronco; - Musgo de java; - Feto de java; - Microsorum; - Anúbia Barteri var. Barteri Fauna: - 5 Tetra neon; - 2 Guppy; - Restante fauna pretendida: - 4 Red Cherry; - 1 Ottocinclus; - 2 Guppys; - 3 neon black; - Caracoles com fartura ( prevenir o iminente surto de algas). Níveis da água: - NO3 -> 10<25 ; - NO2 -> 0; - GH -> 7ºd<14ºd; - KH -> 6 ou 7 º d; - PH -> 7.1; - Cl2 -> 0; - Temp -> 28º C. Continuo à espera de uma critica, com apontamentos de algo a melhorar, ou sugesões de fauna/flora que aqui possam assentar bem. Única coisa que não alterarei, é o hardscape, fora aquele tronco, para já não pretendo mais nada, mas principalmente em relação à fauna, gostava de saber que mais ali ficaria bem.
  16. Bom dia a todos, Iniciei-me o ano passado neste hobby, que é quase uma "hobsessão" =P e após o meu aquáriozinho ter passado por várias fases e eu ter apanhado muitos desgostos e ter tido muito trabalho com ele, decidi começar com os plantados. Não sei se terei criado o tópico no sítio correcto, pois como tenho substracto fértil, e já tenho o difusor cerâmico CO2 colocado, pronto para ligar ao CO2 dyi caseiro, não será bem um low-tech, só mesmo pela iluminação insuficiente. Mas pronto, eu tinha mesmo era a necessidade de partilhar nesta comunidade, o fruto de tantas horas a navegar na mesma, e depois de ver tantos aquários de meter inveja, gostava de umas opiniões para o meu. Este é o meu primeiro post, pois a organização deste fórum, está muito perto de perfeita, e qualquer problema que eu tenha tido, consegui encontrar já discussões sobre o mesmo, não podendo assim ter opurtunidade de me introduzir no fórum. Bem, vamos então ao que interessa, e deixo umas imagens do meu plantado (incompleto). Aguardo opiniões, e peço desde já desculpa se não criei o tópico no subfórum correcto. Setup do aquário será postado após saber se o tópico "vale" .