1º Salgado, esboço da montagem para tirar duvidas!


Recommended Posts

Boas

 

É com entusiasmo que me apresento nesta área dos salgados, após alguns anos de agua doce com Discos, escalares e mais recentemente camarões... até que a gula do sal começa a ser cada vez maior.

 

Bom, assim sendo e após alguma pesquisa venho oficialmente colocar as primeiras questões e pedir as vossas tão importantes opiniões!

 

O sistema que pretendo montar é relativamente simples, deixo um esboço do que pretendo:

 

1ordmSalgado_zpsc0f113f9.png

 

Quanto ao hardscape, não deve fugir muito das duas ilhas, uma maior que a outra, do lado do pente para disfarçar qualquer coisa, visto que a saída da agua se encontra "fora" do aquário.

 

O que vos parece? funcional ou nem por isso???

 

Espero que não esteja muito longe do que tinha idealizado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Hugo,

 

A minha ideia era misturar! ... uns moles e outros sps, mas como ainda muito pouco ou nada sei sobre este assunto, prefiro deixar para depois..

 

Hoje de manha passei na aquahobbie e vim de lá com grande parte da informação que precisava para me entusiasmar mais com isto, claro que me aconselharam a começar pelo mais simples e eu concordo plenamente com isso. Quanto a iluminação a ideal seriam 6 x 24W, mas para corais menos exigentes 4 x 24W serão suficientes e eu até já tenho uma calha com 2x24W cá em casa, deve bastar mudar as lâmpadas.

 

Pelo que li, os moles são os mais "fáceis" de manter, mas o meu gosto pessoal passa pela combinação de moles com sps, logo se vê.

 

Estou mais focado ainda na construção do aquário e sump para depois não me arrepender com este ou aquele detalhe, este projecto tem de ser realizado aos poucos visto que a disponibilidade financeira não é a ideal, mas aos poucos se vai fazendo as coisas ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É isso André, força com isso,

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Tentei fazer aqui um esboço rápido do que poderá ser a minha Sump com as medidas 50x40x35 ( C x L x A )

 

Sump_zpsb6467088.png

 

 

 

Que acham destas medidas??

 

E em relação à divisão da sump, onde devo fazer? a meio?? e com que altura?

 

não tenho bem a noção dos níveis da agua nem do funcionamento do escumador.. Este deverá ser um Buble Magus NAC 7, ou é excessivo para esta litragem??

Editado por Andre Miranda aP
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa tarde Andre,ja vi que vais fazer como eu.Pensar muito bem e tirar duvidas antes de avançar.O escumador nac 7 tem que trabalhar com o nivel de agua entre 25/27 logo tens que ter na sump um divisao para ter o nivel certo,nao e obrigatorio mas muito mais seguro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

boa tarde Andre,ja vi que vais fazer como eu.Pensar muito bem e tirar duvidas antes de avançar.O escumador nac 7 tem que trabalhar com o nivel de agua entre 25/27 logo tens que ter na sump um divisao para ter o nivel certo,nao e obrigatorio mas muito mais seguro

 

É verdade prefiro perder agora tempo e ter tudo bem pensado do que depois ter de voltar atrás e perder tanto tempo como o dobro do dinheiro... Acho que como um professor meu dizia: " o ideal é assumir que não sabemos nada, depois o que vamos percebendo é por acréscimo"

 

Obrigado pela sugestão, já vi que vou ter de fazer a sump de acordo com o escumador, mas não será o NAC 7 um pouco exagerado? ou é como se diz "quanto mais melhor" ??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu sou adepto que o escumador e a peça mais importante num aquario,mas no teu caso,penso que isto chega,http://www.fragariodonorte.com/?id=4&cid=77&pid=1046

mas se quisseres aumentar futuramente para uma aqua maior se tiveres o nac 7 ja nao tens que trocar o escumador,tas a entender?se for para ter sempre esse aqua o nac 5 serve perfeitamente.abraço

Editado por calheiros3166
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas eu sou adpeto e pela experiencia que tenho de que quanto maior melhor ou quanto mais litragem aguentar melhor.

repara que tens de pensar nos corais que vais ter e nos peixes que vais colocar... tendo escumador sobredimensionado podes sempre colocar mais um peixe ou assim pois nao te afecta na carga organica ou mesmo a dar comida podes exagerar sempre um pouco pois a escumaçao esta la e nao estao tao ha pele...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André,

Parabéns antes de mais por teres decidido dar o grande passo para a água salgada.

O teu projecto parece-me desde já muito bom no material que já escolheste.

Falta-te aí a bomba de retorno mas admito que vás para uma Eheim 3000 ou 5000, certo? :)

- Iluminação - uma vez que admites que queres ter de tudo (normalmente a malta diz que só quer ter moles e depois não resiste ao duros, por isso mais vale adaptar logo o material para tudo) acho que deves ter 6x24W. Primeiro disseste que 4x24W era suficiente, depois que ias começar com uma 2x24W que já dava... Acho que podes manter essa 2x24W e complementar com uma 4x24W. E fica resolvido.

- Termostato - acho que deves colocar pelo menos 2x150W. é mais seguro e 1x150W aí não sei se será suficiente...

- Escumador - Chamado o coração do aquário. Não acho nada exagerado o NAC7. Ficas muito bem servido.

- SUMP - penso que um vidro à altura que trabalha o escumador, mais encostado ao lado do retorno é suficiente. Assim fica com um espaço amplo para a descarga, escumador e possíveis reactores. E do outro lado apenas o espaço suficiente para o retorno, um saco com siporax, ou mesmo com carvão, etc... Mas se vires as montagens que há aqui pelo forum tiras logo excelentes ideias para Sumps. Não sou grande entendido porque optei na minha por te-la totalmente ampla, sem divisórias.

 

De resto acho que estás muito bem encaminhado. Colocar água (muita gente está a usar agora água natural, sai muito mais barato), rocha viva, areia e esperar com calma que o ciclo do azoto se faça :)

 

Boa sorte e abraço.

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André,

Parabéns antes de mais por teres decidido dar o grande passo para a água salgada.

O teu projecto parece-me desde já muito bom no material que já escolheste.

Falta-te aí a bomba de retorno mas admito que vás para uma Eheim 3000 ou 5000, certo? :)

- Iluminação - uma vez que admites que queres ter de tudo (normalmente a malta diz que só quer ter moles e depois não resiste ao duros, por isso mais vale adaptar logo o material para tudo) acho que deves ter 6x24W. Primeiro disseste que 4x24W era suficiente, depois que ias começar com uma 2x24W que já dava... Acho que podes manter essa 2x24W e complementar com uma 4x24W.

 

Boas

 

Ainda não pensei muito sobre retorno mas não deve variar muito disso..

 

Quanto a iluminação, posso ter-vos induzido em erro, eu já tenho uma 2x24, mas só isto não chega, eu quero é juntar esta com mais 4x24w.

 

Para já esta tudo em aberto, ainda tenho de despachar um aquario de agua doce que me esta a ocupar espaço, em principio dia 31 já vai para Leiria. Só depois dessa data é que começo a arrumar as coisas no lugar e a adquirir o material ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja agora estao a pensar coletar a agua onde e como fazem para a guardar?

Olá Tiago,

eu colecto no Cabo Raso para Jerricans de 25 litros e deixo a água nos mesmos num sitio sem luz e fresco durante um mês sem problemas.

Há relatos de água armazenada fechada durante 6 meses sem problemas.

Abraço.

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André,

 

Mas não precisa de ter circulação?

Como fazes os ajustes nos parâmetros (densidade)?

 

Cumps.

Boas João,

Circulação não precisa. A água aguenta-se perfeitamente um mês sem nada.

 

Em relação aos parâmetros o indicado será:

- Colocar à mesma temperatura do aquário;

- Acertar a densidade com água de osmose (normalmente a água do mar pode vir um pouco acima);

- Acertar o KH, CA e MG com liquidos de Balling por exemplo para ficar igual ao aquário.

 

O que eu faço:

- Nada. :chores007:

Faço TPA's de 10/15% e acho que não se justifica estar a ter tanto trabalho por tão mínimas alterações. A temperatura desce quanto muito 0,5º. A Densidade vou medindo de vez em quando e se se justificar acerto com água de osmose na Sump. Os restantes parametros tento mate-los no aqua iguais à água que coleto: CA: 420, KH: 7/8, MG:1330. Por isso não acerto nada.

 

Abraço.

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

trago algumas mudanças, felizmente apareceu a oportunidade de ficar com um sistema quase completo de um membro aqui do Fórum.

 

Este é praticamente igual ao que eu tinha esboçado ( Por ENORME coincidência ) e a única diferença são as medidas do Aquário que vão passar a ser: 70(comp) x 60 (Larg) x 60 ( Alt ) passando assim para 250 Lts brutos o que me confere também maior estabilidade!

 

A iluminação é 6x24W ( +2x24W que já tenho, se forem precisos, mas julgo que não... ;) )

Quanto a termostatos, vou colocar 2, um de 150W e outro de 250W

Escumador será o mesmo NAC-7

A bomba de retorno vou ter de adquirir posteriormente, assim como as de circulação... alguma sugestão para estas meninas?

 

Vou hoje tentar arranjar um orçamento para uma estrutura para o aquário com 70 x 60 x 100.

 

Quanto a previsão de montagem, o mais tardar será no inicio de Agosto. ( estou mortinho para chegar das férias e já ter o ciclo quase feito, mas isso já sou eu a imaginar coisas... as primeiras coisas primeiro! )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A bomba de retorno vou ter de adquirir posteriormente, assim como as de circulação... alguma sugestão para estas meninas?

Em relação ao retorno, as Eheim compact demonstram grande fiabilidade, baixos consumos e baixo ruído.

Tens a 3000 e a 5000, sou sempre a favor de uma bomba mais forte porque pode funcionar também como circulação no aquário e até se for preciso com umas derivações pode alimentar reactores se necessário.

As de circulação tem muito a ver com o orçamento. No topo tens as Vortech que fazem um espalho de água inigualável e as tunze muito fiáveis.

No segmento das mais baratas foi lançada há pouco tempo a JEBÃO WP40, umas imitação chinesa de uma mistura entre Vortech e Tunze, muito barata e com grande potência (tenho uma). E tens também as SunSun a preços muito competitivos.

 

Abraços.

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

 

Na passada sexta feira consegui vender um aquário e pelo qual o seu espaço, para receber o tão desejado salgado já está desocupado!

 

De momento estou a procurar uma estrutura para o novo aquário ( 70c x 60l x 90/100a ).

 

Para começar acho que tenho tudo maio menos pensado, mas deixo mais uma questão, o chão onde vai assentar o aquário é em madeira, ( tacos envernizados ) dei por mim a pensar que não será o mais indicado para receber pingas de agua salgada!

 

O que será melhor para revestir o chão neste caso?

 

Cumps

Editado por Andre Miranda aP
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a material está cada vez mais definido por:

 

Aquário 70 x 60 x 60

 

Escumador BM NAC 7

Circulação 2x tunze 1x 6025 + 1x 6045

Retorno Eheim 2000+

Iluminação 6x24w T5

 

 

Fica a faltar para já o sistema de osmose inversa.

 

Quanto a rocha estava a pensar começar com 70% morta e 30% viva, quantos kg's acham deva colocar no total??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a material está cada vez mais definido por:

 

Aquário 70 x 60 x 60

 

Escumador BM NAC 7

Circulação 2x tunze 1x 6025 + 1x 6045

Retorno Eheim 2000+

Iluminação 6x24w T5

 

 

Fica a faltar para já o sistema de osmose inversa.

 

Quanto a rocha estava a pensar começar com 70% morta e 30% viva, quantos kg's acham deva colocar no total??

Boas,

Não sei qual o teu budget, mas acho um erro usar-se rocha morta.

Sei que muita gente está a usar esse método mas parece-me que o ciclo se prolonga por muito mais tempo...

Abraços.

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

andre a quantidade de rocha vai ser mais pelo tipo de lyout que queiras fazer... ´´e dificil defenir... mas podes colocar tipo 2 kilos em viva e o resto morta... a viva eu arranjo-te nao te preocupes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O período de ciclagem não me preocupa, pois vou montar o aquário e vou deixar a ciclar enquanto vou de férias!

 

 

andre a quantidade de rocha vai ser mais pelo tipo de lyout que queiras fazer... ´´e difícil defenir... mas podes colocar tipo 2 kilos em viva e o resto morta... a viva eu arranjo-te nao te preocupes...

 

Obrigado!

 

Tenho de ver como fica o orçamento para depois escolher então como optar, ou mais viva ou mais morta..

 

Já consegui o 1º material, o retorno: eheim 2000+ e a bomba de circulação Tunze 6025.

 

Para a semana já deve chegar a estrutura e espero que no final do mês, o aquário a sump, o escumador e a iluminação!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora,

Qual o preço que tens indicativo para rocha morta? é que há aí muita gente a vender rocha viva em segunda mão já maturada a preços excelentes.

A única vantagem da rocha morta poderá ser conseguires escolher melhores formas, plates, etc...

Abraço.

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais