Labido sem cauda


Moss

Recommended Posts

Boas.

Sei que as fotos estão uma vergonha, mas esta minha amiguita de repente apareceu-me sem barbatana e com a carne à mostra, ensanguentada.

Avanço mais com a hipótese de doença do que de pancada.

 

labido5qx.jpg

 

A pobrezita comeu, mas depois fica encostada ali ao canto.

Estranho também é o meu copadichromis juntar-se a ela e não deixar absolutamente nenhum outro peixe se aproximar da bicha. Instinto protector?

 

labido20ca.jpg

 

Que me aconselham a fazer? Preocupa-me imenso perdê-la.

Abraço sincero. Obrigado em avanço por qualquer sugestão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É isso que estou a tentar, obrigado Jacinto Salgueiro.

Há quem costume misturar medicamentos, para que o tratamento seja mais agressivo.

Vou ver como ela fica nos próximos três dias. Sinceramente, já não estou com muita esperança.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

O Bactopur é o líquido ou o Bactopur Direct?

Com bactopur normal não deves conseguir grande coisa (especialmente neste estado).

 

Deves seguir o conselho do Jacinto. Troca água mais regularmente e não deixes os filtros ficarem muito sujos. Além disso tens de ter cuidado com o excesso de alimentação.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Nuno.

É o líquido. Cheguei agora a casa e verifiquei que as partes ensanguentadas estão mais ténues, mas o corpo parece mais afectado.

Depois de ler a tua mensagem fui ao site da Sera.

O directo será mais eficaz? Pensei que tivessem os mesmos princípios activos.

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O directo será mais eficaz? Pensei que tivessem os mesmos princípios activos.

É mais eficaz.

Não sei se o normal contêm Nifurpirinol (que é o princípio activo do Direct). O Direct actua mais rapidamente que o líquido. Para o teu caso seria o ideal.

Além disso o Bactopur Direct consegue actuar em bactérias que se possam alojar nos orgãos dos peixes, ou seja, actua também internamente, enquanto que o normal só actua "por fora".

 

Deves separar esse peixe mais afectado. Verifica os filtros e faz umas trocas de água valentes (no comunitário) durante uns dias. em princípio o que provocou esse problema foi a má qualidade da água.

 

A água do tratamento também deve ser renovada com frequência (diário se for necessário) repondo sempre medicamento.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bolas... nunca tive problemas com a qualidade da água. Os parâmetros estão normais. Será que os serviços de saneamento alteraram alguma coisa? Normalmente fazem-se os testes de nitritos, nitratos, dureza, etc. Tenho que arranjar testes que verifiquem outros parâmetros?

Não introduzi nada de novo no aquário, a não ser ter começado a adicionar meia colher de sopa de sal e uma de chá de bicarbonato de sódio!

De facto, o Baktopur não tem Nifurpirinol :wink:.

Vou seguir os passos que indicaste. A receita que tinha indicava tratamento no 1.º dia, descanso no 2.º e novo tratamento no 3.º, sem mencionar trocas de água durante o tratamento. :?

Obrigado, Nuno!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Moss

 

A amónia é um parametro muito importante de controlar em águas com phs alcalinos. Fica mais sujeita a aparecimento de amónia repentinamente.

 

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao fazer trocas de água, não estás a retirar parte do medicamento anteriormente aplicado?

Há medicamentos que especificam quando e em que percentagem deves efectuar uma troca de água e também definiem um momento para limpares o medicamento com carvão.

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Moss

A Minha (humilde) opinião que essa cauda tem sido tem sido sistemáticamente mordida por algum/alguns companheiros de aquário

desse Labidochromis Cauruleus, é necessário ter muito cuidado na escolha

das companhias dessa espécie,embora seja 1 mbuna facilmente se deixa dominar e não tem ,devido ao seu comportamento pacifico(para 1 mbuna),

muitos argumentos para se defender... :wink:

Nunca observas-te nenhuma agressão contra ele?

Se postares aqui as espécies que que tens no aquário, talvez seja mais facil apurar a causa...

Lamento informar, mas a espécie que chamas de Copadichromis , não o é de certo....Embora a foto não esteja muito nítida, posso afirmar que se trata não de 1 Copadichromis mas sim de uma PROTOMELAS.

Quanto á sua espécie arrisco a dizer sem certeza,( devido á pouca nitidez

da foto) que se deve tratar de 1 Protomelas "Taiwan reef"- macho- e é um "Utaka" muito pacifico.

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Obrigado a todos pelas ajudas!

A Minha (humilde) opinião que essa cauda tem sido tem sido sistemáticamente mordida por algum/alguns companheiros de aquário

desse Labidochromis Cauruleus, é necessário ter muito cuidado na escolha das companhias dessa espécie,embora seja 1 mbuna facilmente se deixa dominar e não tem ,devido ao seu comportamento pacifico(para 1 mbuna), muitos argumentos para se defender... :roll:  

Nunca observaste nenhuma agressão contra ele?

 

 

Nunca. Os outros deixam o casal em paz. O que achei estranho é que eu observo-os todos os dias, à procura de manchas ou alguns indícios de doenças. Não notei nada. No máximo aquilo chegou a este estado em dois dias. Por isso a tua hipótese de ser roída é válida, já que não estou em casa 8 ou 9 horas e não sei o que se passará no aquário.

 

Lamento informar, mas a espécie que chamas de Copadichromis , não o é de certo....Embora a foto não esteja muito nítida, posso afirmar que se trata não de 1 Copadichromis mas sim de uma PROTOMELAS.

Quanto á sua espécie arrisco a dizer sem certeza,( devido á pouca nitidez

da foto) que se deve tratar de 1 Protomelas "Taiwan reef"- macho- e é um "Utaka" muito pacifico.

 

:wink: Pois... eu comprei-o como um copadichromis verduiny blue, mas um colega aqui do fórum já lhe chamou haplochromis. No entanto, ele é idêntico ao Sciaenochromis. ahli, Fryeri ... Quase igual ao da primeira foto em:

http://badmanstropicalfish.com/gallery/cic...hlids/ahli.html

Já nem sei o que hei-de chamar ao bicho. :lol: Chamo-lhe pequenito, para não lhe causar problemas de identidade ehehehe. De qualquer modo, vou ver se me informo bem sobre os Protomelas pelo google, mas parece-me que o meu tem a face mais alongada.

 

O casal está também com 3 lombardoi, 1 zebra sacanita que causa algum movimento sem exageros, 2 estherae red e 1 aurora.

Ela parece estar melhorzita da ferida, mas hoje quando cheguei estava pousada em cima de uma pedra, o que não é costume e é desanimador.

Abraço a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao fazer trocas de água, não estás a retirar parte do medicamento anteriormente aplicado?

Sim. Mas depois da troca de água voltas a repor medicamento.

Há medicamentos que especificam quando e em que percentagem deves efectuar uma troca de água e também definiem um momento para limpares o medicamento com carvão.

Correcto. Mas por vezes fugimos um pouco ao que aconselham nos medicamentos. :wink:

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Minha (humilde) opinião que essa cauda tem sido tem sido sistemáticamente mordida por algum/alguns companheiros de aquário

desse Labidochromis Cauruleus, é necessário ter muito cuidado na escolha

das companhias dessa espécie,embora seja 1 mbuna facilmente se deixa dominar e não tem ,devido ao seu comportamento pacifico(para 1 mbuna),

muitos argumentos para se defender... :wink:  

Nunca observas-te nenhuma agressão contra ele?

 

 

 

É curioso mas foi o que me veio à cabeça quando vi a foto pela primeira vez, que o peixe tinha sido atacado por outro ou outros.

© Peter Alien Strikes Again Productions 2005

Link to comment
Partilhar nas redes sociais