Projeto-Aquario 300litros


paulo7

Recommended Posts

Boas,

 

Creio que te enganaste a colocar as durezas... não seria kh: 1 e gh:2???

Quanto ao pH convém usares um método o mais preciso possível, pois aqueles com escala de cores de 0,5 em 0,5 não são muito precisos., claro que não sei qual foi o teste usado...mas...

 

Quanto à fauna parece-me porreiro, se bem que a minha experiência com discos é nula

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 78
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Se queres fazer tapete, esquece as cory albinas de resto não vejo grande problema com a fauna nem com os valores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim Nuno realmente enganei me. Os meus testes são estes: http://www.pet4you.net/peixes/equip.-tecnico/testes/*kits-de-testes/aquili-teste-5-em-1.html. Já pensei em comprar uma caneta mas primeiro tenho que ver se realmente compensa.

 

Não quero fazer tapete, andei a ver e as plantas que vou utilizar são bastante poucas, visto que gostava de fazer +/- um biótopo sul americano para os discus se sentirem bem. Vou utilizar umas echinodorus e pouco mais. Gostava de utilizar umas nimpheas(penso que é assim que se escreve) ou uma planta do género dessas.

 

Já tenho um tronco que comprei(raízes) e tenho algum xisto mas ainda não sei se vou utilizar. Mais logo já posto umas fotos que agora estou com pouco tempo. Já agora, devo meter o tronco de molho para quando o meter no aquário ele não flutue ou mais vale meter no aquário e meter uma pedra em cima ate deixar de flutuar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conselho ferve o tronco primeiro, mesmo vindo de loja tratado. Se não tiveres onde o ferver mete dentro de um balde de água com água muito quente e muito sal, faz isso várias vezes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensava que não era preciso trata-lo mas obrigado pelo conselho então.

Como prometido aqui estão umas fotos de como estão as coisas de momento, este fim de semana talvez já monte o aquário, depende se consigo resolver o que falta resolver acerca do móvel durante a semana. já agora, acham que vale a pena correr o risco e meter vinil no vidro da coluna seca?

 

 

p5200352y.jpg
p5200353.jpg
p5200354.jpg
p5200355.jpg
p5200356.jpg
p5200357.jpg
p5200358.jpg

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Amanha ja vou começar a montar o aquário. o aquário ja esta no sitio dele e tudo pronto para começar.fervi o tronco durante aproximadamente 15minutos e tem estado de molho desde aí, ainda flutua um pouco. amanha à noite dou mais novidades.

Duas perguntas: Acham que vale a pena lavar o JBL aquabasis plus?

Nuno, o teu irmão ja tem algum feedback dos projetores?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não se lava o aquabasic plus, senão lá se vão os nutrientes...

 

Quanto ao projector LED acho que ele ainda não arranjou forma de fazer o suporte, por isso penso que não está a uso...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Aqui estão as fotos do aquário ja montado, ainda nao tem qualquer planta mas a minha ideia e meter algumas plantas por perto do tronco, echinodorus, nimphea lotus e pouco mais e do outro lado umas folhas de amendoeira ou carvalheiro.

 

Espero que gostem, critiquem

 

 

20130525143208.jpg
20130525143212.jpg
20130525143218.jpg
20130525143649.jpg
20130525143659.jpg
20130525143704.jpg
20130525143711.jpg
20130525144712.jpg
20130525150207.jpg
20130525150220.jpg
20130525161334.jpg
20130525161341.jpg
20130525161350.jpg
20130525163601.jpg
20130525163607.jpg
20130525163613.jpg
p5250369.jpg
p5250370w.jpg
p5250371.jpg
p5250372.jpg
p5250373.jpg
Peço desculpa pela qualidade das fotos mas a maquina não é grande coisa e o fotógrafo ainda é pior :D
Cumps

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Vou ser sincero...

 

Gosto do tronco onde ele está, mas o aquário é muito grande e fica demasiado despido falta hardscape, umas rochas grandes melhoravam o aspecto.

 

Não gosto da cor do substrato sobretudo para pôr plantas (a minha namorada ia adorar a cor, pois está sempre a dizer que tenho de montar um aquário com areia branca).

 

Boa sorte, e se quiseres ajuda acerca dos possíveis melhoramentos no hardscape, eu posso ajudar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

falta a flora,e folhas de amendoeira/carvalheiro, acredito que com isso nao fique nada despido e irá ficar bonito. como um biotopo sul americano acho que nao deve ter muitas rochas mas depois com a flora vejo. em principio terça ja tenho a flora toda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Tenho andado com pouco tempo e por isso nao tenho vindo ca.

 

Tenho metido sempre alguns flocos de comida para ajudar no ciclo. Faz amanha uma semana que ta montado, infelizmente continuo a espera da flora.

 

 

Bem, acontece que quando medi o ph e me dava 6.5 segundo os meus testes, medi-o com a agua a temperatura que ela saia da torneira. Não sei se foi devido ao aumento da temperatura(que esta a 27º) mas hoje quando fui medir dava-me 7.5 , é possível que o pH ainda desça mas não sei quanto vai descer. Acontece que desconfio um pouco destes testes, já no outro aquário me dava sempre 7.5, utilizei buffers e águas com pH mais baixo e acabava-me sempre por dar 7.5 . Queria comprar uma caneta de pH visto que é mais confiável. o problema é que já vi que há canetas que se calibram para uma temperatura e que se medir com outra temperatura o pH da errado, e também não faço ideia de como se calibra. Por isso venho-vos pedir ajuda. Será que alguma destas canetas serve para o efeito? http://coimbracity.olx.pt/medidor-ph-teste-de-ph-digital-para-aquario-novo-iid-433783464 http://carnaxide.olx.pt/caneta-de-medicao-de-ph-iid-436179243

 

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens algumas que tem em conta a temperatura, mas essas sao mais caras.

As que tens nos links pelo preço não tem. Eu tenho uma igual à amarela e nao tenho queixas. As canetas tem um intervalo de temperatura em que são mais precisas

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É fácil de calibrar? Estou mesmo inclinado para a comprar mas não sei que produtos e necessário para calibrar sequer.

 

Já agora, se o pH não baixar mais e o teste que fiz estiver certo, o que posso fazer para baixar o pH? as tais folhas de amendoeira/carvalheiro que estava a pensar meter será que vão baixar o pH mesmo que seja pouco? turfa no filtro seria suficiente ou a turfa apenas baixa o kh? o kh e gh ambos estão a 1º dkh. também pensei na solução de adicionar mais um tronco mas agora torna-se um pouco mais complicado visto que o aquário já está cheio, mas enquanto não há peixes com um bocado de esforço também se faz

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, a turfa baixa o ph.

É facil de calibrar tens soluções para isso. Sabes que a solução tem de ph 4, metes a caneta lá dentro e ajustas o ph para 4. É facil, mas tens videos no youtube a mostrarem.

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Hoje quando cheguei a casa deparei-me com uma situação estranha no aquário. A areia estava meio preta em alguns sítios para vocês verem.

A primeira coisa que me lembrei foi que podia ser algo a cair do tronco porque isto apenas se vê por baixo do tronco e como o tronco esta a formar aquela "massa" branca acinzentada a volta pensei nisso mas aquilo era mesmo preto... pensei também que pudesse ser algum tipo de algas, mas o aquário está numa zona em que mal tem luz e ainda não chegou a iluminação.

 

Será que alguém me consegue dizer o que é isto? estou preocupado, ainda tentei aspirar aquilo mas o meu aspirador e pequeno, não chega ao fundo.

 

 

 

p6040370.jpg
p6040375.jpg
p6040371.jpg
p6040373.jpg
Cumps, Paulo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

óptimo projecto e grandes tamanhos, dá para brincar muito com um aquário desta dimensão!

 

Bem, vamos ao que interessa.

 

As pedras ou amonto-as perto do tronco, ou tiras, estão muito feitas. O tronco é pequenito, num aquário mais pequeno dava para muita coisa, aí fica muito nú. No entanto como queres peixes que precisam de espaço livre pode ser o ideal.

 

Se fosse eu pegava nos Xistos e amontoava à volta do tronco.

 

Quanto à areia, não sei se isso é muito bom , mas para valisnerias e tal, dá bem , o que fica sempre bem em qualquer aquário que é preciso espaço livre para nadar.

 

Resumindo, o que eu faria

 

Amontoar Xisto

Arranjar mais um tronco NO MESMO GÈNERO para não destoar, ou arranjar outros mais maciços e tirar esse e guardar para um aquario mais pequeno. Maciços e esse provavelmente sai cócó.

 

Plantar isso rapidamente com valisnerias e comprar anubias e fetos para cobrir os troncos. E rapidamente porque vais ter algas em breve sem plantas a competir pelos nutrientes. Pensar tambem em inserir a equipa de limpeza ( SAEs é o meu conselho ), uns 4 ou 5 (eu nunca tive mais de um mas dizem que faz um efeito bonito juntos, e já vi no youtube e realmente dá.)

 

Se possível meter , pelo menos numa fase inicial, umas plantas flutuantes para combaterem com as algas.

 

Boa sorte

Editado por Tugz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao layout ainda me encontro a espera das plantas, so depois de as ter e que vejo se mudo algo mas troncos nao estou mesmo a pensar meter mais pois gostava de ter uma parte assim mais plantada e mais cheia e outra um pouco mais vazia. Penso que esta semana ou para o incio da proxima conseguirei ter a flora, que vai ser apenas umas echinodurus e nimpheae.

 

SAEs não são agressivos nem nada? Não tenho bem certeza mas não são esses peixes que se agarram aos discus?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Saes são territoriais, mas não considero agressivos. Os que se agarram sao os CAE. Os saes são os melhores algueiros. Em alternativa tens os ottocinclus, mas esses costumam ser mais dificeis de arranjar.

 

Só vais meter 2 plantas ? E meteres 5 litros de substrato fertil + humus de minhoca? Ou aquilo da primeira página está errado?

 

Bem, eu fui ensinado que se deve começar os aquários desde o ínicio com as plantas, e sem dúvida que é o melhor, eu tenho muito poucas algas, e só levo 4 anos disto.

 

As plantas são, a par dos filtros e das TPAS, fundamentais para um aquário equilibrado, e estético.

 

Mas voltando à questão, se só vais meter essas plantas, vais ter imensos nutrientes para as algas paparem, o que pode acabar por dar em Boom de algas.

 

Mas tu é que sabes...

 

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando falo em echinodorus e nimpheae queria dizer que iam ser plantas apenas dentro das echinodorus e das nimpheae, por exemplo, das echinodorus vou meter umas 5 diferentes, e nimpheae queria meter as lotus e as nimpheaeceae sp.

 

Pois, realmente pensei mal em montar o aquário sem plantas, mas foi num fim de semana em que tive tempo e não sabia se ia ter tempo tão depressa. Agora estou um bocado arrependido, mas pronto já está já está. Este é o meu 2º aquário,

 

Tive a ver equipa de limpeza e vi que os SAE apenas poderiam incomodar os discus na hora de comer, tirando isso era sem problema. tambem vi os LDA 25 pitbull, dizem que tambem limpam muito bem, mas como nao percebo nada de equipas de limpeza o que me dizem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com o pitbul nunca tive experiencia não posso falar.

 

Em relação às plantas, tem solução, tpas diárias de pouca percentagem, para limitar ao maximo o boom de nutrientes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Plantas no aquário não vão faltar, vão é ser apenas sub espécies de echinodorus e nympheae.

Alguém para dar umas dicas acerca da equipa de limpeza? estou indeciso entre os pitbull e os SAE, tambem tenho andado a ver outros L's mas não sei se são muito ou pouco eficientes quanto a limpeza.

Alguem me sabe dizer o que poderá ser aquilo nas fotos? ontem retirei uma parte mas hoje já tenho la mais. será algo a cair do tronco?algas?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Suponho que seja lixo do tronco, nada de preocupante . Um mangueira , chupas e enquanto isso limpa estás a fazer uma tpa.

 

Epah os SAEs para mim são os melhores , porque eles comem algas filamentosas que mais nenhum (que eu saiba) come, daí a sua popularidade. Embora nunca tenha tido essas algas, se calhar posso agradecer a eles. Embora agora não tenha nenhum exemplar...

 

Força nisso , este aquário cheio de plantas fica algo de sonho!

 

Boa sorte.

Editado por Tugz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.