Tronco novo, o que fazer??? (Com fotos)


Recommended Posts

Boas!! Já ando á algum tempo á procura de um tronco novo para o meu aqua, mas como o unico tronco fixe que encontrei á venda numa loja custava 25 euros, resolvi que era melhor procurar um na natureza :lol: !!! Hoje quando fui dar uma volta perto do hospital de santa maria de lisboa encontrei um que me agradou bastante!!!

Tenho só algumas questões para vos fazer acerca dele ;):lol::wink: !!!

 

Pic_4341_5.jpg

 

Pic_4341_6.jpg

 

Pic_4341_7.jpg

 

Pic_4341_8.jpg

 

Pic_4341_9.jpg

 

1ª - Ele ainda tem partes em que não está seco... a melhor maneira de o acabar de secar é mesmo ao sol, ou acham que a tecnica de secar no forno resulta bem e é mais rapida??

 

2ª - Se o quiser secar ao sol, quanto tempo em media vai demorar sendo que agora vem ai o calor :D :oops::oops: ???

 

3ª - Para o desinfectar como deve ser posso usar algum metodo caseiro, ou será melhor comprar um produto proprio??? Se for melhor usar um produto proprio qual é o seu nome e preço??

 

4ª - Já agora digam-me o que acham dele :lol::lol::lol: !!!

 

MUCHAS GRACIAS

O meu menino!!

jjl17000.jpg

Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também tinha pensado como tu e acabei por comprar 1, no entanto, o pouco que percebo dá para dizer qualquer coisa:

- Se for de uma planta resinosa... esquece nem penses em metar isso na agua

- Alem de o secar, terás de garantir que não apodrecerá dentro de agua. Para isso terá de estar algum tempo (aponta muito) dentro de agua corrente ou com mudas constantes

- Mesmo assim corres o risco de ficar "mole" e assim sendo não o poderás colocar no agua porque se encontrará já em decomposição.

Por estas "simples" razões... desisti.

É rngraçado encontrarmos os troncos e fazer deles uma obra de arte, mas de uma coisa terás de tar ciente, nãopode ser para amanhã.

 

O que tenho tentado é encontrar algo "seguro" que goste, tipo tronco/raiz de videira e tentar todos esses processos até ter a certeza de conseguir ter um tronco ao meu gosto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se for de uma planta resinosa... esquece nem penses em metar isso na agua

 

Quando dizes resinosa, são daquelas que quando se corta começam a deitar aquela cena "pegajosa" né?? Se sim, esta raiz felizmente não é uma dessas, porque já lhe cortei um bom bocado que estava ainda verde e não saiu nada!!!

 

Já agora tenho mais uma perguntita!!!

Uma vez que o tronco ainda não está completamente seco o que é que devo fazer primeiro.... seca-lo e depois começar com as tpa's, ou primeiro fazer as tpa's até ficar limpo e depois sim começar o processo de secagem??

Obrigado

O meu menino!!

jjl17000.jpg

Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

secar ao sol durante 3 meses.... mudas constantes de água....

 

A secagem ao sol só se justifica quando a madeira está ainda verde. O ideal é procurar troncos que estejam já bem secos. A madeira deve também ser muito densa e pesada pois, caso contrário, é um sarilho para deixar de flutuar. É possível também procurar nos rios raizes petrificadas (não quer dizer podres) pois aí basta dar uma fervura e uma raspadela para tirar o lixo

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Os troncos que eu uso nas minhas montagens são todos apanhados na Natureza. Uns mais secos que outros todos da mesma árvore, abundante na Serra de Sintra. O que faço é fervê-los durante 30 mins 2 ou 3 vezes para os esterelizar bem e libertarem grande parte dos taninos. Deixo-os a secar ao sol uns dias e depois então coloco no aquário. Este método não é 100% eficaz porque os troncos passados uns dias fungam. Fungam e ficam fungados durante umas boas semanas até deixarem de fungar. O que faço para prevenir a acumulação de fungos nos troncos é adicionar ao aquário alguns otos que se alimentam dos fungos que se instalam no tronco. Os caridina japonica também contribuem para a limpeza mas 90% do que fica limpo é graças aos otos. Quem diz otos diz o comum pleco, o efeito é o mesmo ou até melhor.

 

Descobri isto depois de 1 mês de troncos fungados na montagem antiga e num dia introduzi 2 otos para dar uma ajuda nas algas. Passados 2 dias tinha os troncos limpos. No entanto eles apenas servem para se alimentarem do constante acúmulo de fungos nos troncos, já que durante algum tempo é inevitável os troncos fungarem. Se tiveres paciência de o secares ao sol durante uns meses, melhor ainda mas não garanto que não funguem durante algum tempo depois de os colocares no aquário.

 

Dá tempo ao tempo. :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Boa tarde a todos!

 

Um dos meus troncos está a ficar com zonas cobertas por uma "pelugem" branca, fina. Alguém me sabe dizer do que se trata? O tronco está no aquário há 6 dias. O aquário ainda está a ciclar.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!!

 

Pois... lembram-se daquele tronco que está nas primeiras fotos????

 

Esteve cerca de 2 a 3 semanas ao sol, e eu reparei que ele estava bem mais seco do que estava quando o trouxe para casa!!!!

 

Precisei de o usar e no sabado passado meti-o no aqua!!!

 

 

Apesar dele flutuar como se fosse uma jangada meti-lhe um bloco de aço atado com fio de nilon e ele lá foi ao fundo (o aqua está sem peixes, claro)!!!!

 

3 dias depois de o pôr no aqua ele está assim...

 

 

Pic_4341_26.jpg

 

Pic_4341_27.jpg

 

Não á parte nenhuma do tronco que não estja coberto por aquele manto branco, que mais parece algodão!!!!

 

 

Pois bem, segundo julgo saber, esse "manto branco" são fungos que o tronco ganha por estar dentro de agua, mas passado algum tempo com algumas tpa's acho que a coisa vai ao sitio!!!!!

 

Só gostava de colocar uma questão aos entendidos na materia...

 

Eu tenho umas anubias neste aqua e elas parecem-me estar a ganhar tambem este manto.... Será que isto vai matar as plantas?????

 

 

Obrigado

O meu menino!!

jjl17000.jpg

Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva!

eu tambem tive um tronco que ganhou esses fungos, as neritinas deram cabo deles em menos de 1 semana. era só cócó na areia, mas fungos nem ve-los.

e não, não me contaminou as plantas

 

 

abraço

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou aplicar JBL Desinfekt no aquário todo. Vou tirar o carvão activado do Eheim na sexta-feira. Nessa altura, aplico o desinfectante...

Gostava que um dos mais entendidos me ajudasse numa questão: depois de aplicar o desinfectante, durante quantos dias devo voltar a usar carvão no filtro?

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou aplicar JBL Desinfekt no aquário todo. Vou tirar o carvão activado do Eheim na sexta-feira. Nessa altura, aplico o desinfectante...  

Gostava que um dos mais entendidos me ajudasse numa questão: depois de aplicar o desinfectante, durante quantos dias devo voltar a usar carvão no filtro?

 

Cumprimentos.

 

Eu acho que fazes mal em aplicares esse produto. Para além de te matar as bactérias que se estabeleceram no filtro e no areão, não vai adiantar de nada em relação aos fungos do tronco. Ele vai continuar a fungar na mesma. Já dei a explicação acima do que se pode fazer em relação aos troncos fungados.

 

Um conselho: evita, sempre que puderes, utilizar químicos desse tipo no aquário. Em alternativa usa métodos mais naturais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Os melhores troncos para por num aqua são os apanhados em rios, ribeiros, no mar, enfim, todos aqueles que já tenham passado um bom bocado dentro de agua. Basta limpá-los e se possivel (se não forem demasiado grandes) ferve-los para evitar a contaminação do nosso aquario por algum Microorganismo, e para retirar o sal caso tenham vindo do mar.

Todos os outros troncos apanhados na Natureza dão demasiado trabalho e demoram muito tempo até estarem prontos.

 

P.S. Ontem apanhei um tronco no Rio, espectacular... :wink:

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou aplicar JBL Desinfekt no aquário todo. Vou tirar o carvão activado do Eheim na sexta-feira. Nessa altura, aplico o desinfectante...  

Gostava que um dos mais entendidos me ajudasse numa questão: depois de aplicar o desinfectante, durante quantos dias devo voltar a usar carvão no filtro?

 

Cumprimentos.

 

Eu acho que fazes mal em aplicares esse produto. Para além de te matar as bactérias que se estabeleceram no filtro e no areão, não vai adiantar de nada em relação aos fungos do tronco. Ele vai continuar a fungar na mesma. Já dei a explicação acima do que se pode fazer em relação aos troncos fungados.

 

Um conselho: evita, sempre que puderes, utilizar químicos desse tipo no aquário. Em alternativa usa métodos mais naturais.

 

 

 

Ok. Li agora a mensagem de que falas. Vou seguir o teu conselho. É que já há manifestações do fungo nas plantas e em algumas (poucas) zonas do areão. Quanto ao desinfectante JBL, tentei tirar algumas informações da Internet e quando vi que também era bactericida fiquei "na dúvida" se o devia usar ou não. Ia comprar hoje o Ectopur, da Sera, que, segundo li no site da Sera, tem uma acção fungicida mais específica. Mas acho que a minha primeira opção afinal vai ser seguir o teu conselho.

 

Cumprimentos e obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.