PST Publicado Abril 4, 2005 Publicado Abril 4, 2005 Boas, com cerca de quatro dias, os meus alevins de discus começaram-se a soltar e a nadar livremente pelo aquário. Alguns já se vão conseguindo agarrar aos pais, mas a maioria os progenitores agarram com a boca e colocam novamente na cerâmica Já mudaram a colónia inteira umas quatro vezes...Uma coisa que tenho observado é que um dos pais, quando abocanha um dos alevins, nem sempre os coloca de imediato na cerâmica. Será que vai engolindo alguns? "A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon
PST Publicado: Abril 4, 2005 Autor Publicado: Abril 4, 2005 Então, ninguém faz diagnósticos? "A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon
nunomiguel Publicado: Abril 4, 2005 Publicado: Abril 4, 2005 É perfeitamente normal... Se os discus se começarem a afastar dos pais os mesmos vão buscá-los e voltam a cuspi-los para o cone. Normalmente os pequenotes acabam por se agarrar aos pais e vais notar com menos frequências este comportamento. O mudar os discus de lugar também é normal. Quanto ao facto de os manterem na boca vários segundos: também é normal... :D Muitas vezes chegam a apanhar vários ao mesmo tempo e depois vão colocá-los no cone. Não deve engolir. Tenta contá-los todos os dias para tares a certeza. É a natureza no seu melhor! Cumprimentos, Nuno
PST Publicado: Abril 4, 2005 Autor Publicado: Abril 4, 2005 Contá-los Pois... Aquilo parece uma base de melgas de onde descolam vários bólides em todas as direcções "A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon
PST Publicado: Abril 5, 2005 Autor Publicado: Abril 5, 2005 banana rock Afinal, estava a gozar mas agora posso mesmo contá-los: são cinco! :D Não faço a mínima ideia do que aconteceu. os outros pura e simplesmente desapareceram. Só vejo duas explicações: uma, os pais stressaram porque a minha empregada esteve a trabalhar perto do sítio onde tenho o aquário; duas, por ter saído de casa muito cedo e por ter regressado muito tarde (trabalho a mais) não alimentei os pais durante todo o dia "A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon
ruitaborda Publicado: Abril 5, 2005 Publicado: Abril 5, 2005 Ola Falta o terceiro e que sucede com muito frequência um ataque bacteriano Até sempre Rui
PST Publicado: Abril 6, 2005 Autor Publicado: Abril 6, 2005 E em caso de ataque bacteriano o que devo fazer? Os discus sobreviventes (creio que são quatro) já se tornaram relativamente autónomos, nadando em volta de um dos progenitores. Estou a pensar começar com a artémia recém-eclodida este fim-de-semana... "A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon
ruitaborda Publicado: Abril 6, 2005 Publicado: Abril 6, 2005 Ola Penso que deve começar já a fazer a artémia não espere para o fim de semana. Eu começo a dar artémia (muito pouco para não poluir) +/- ao 4º dia desde que eles largam o local de desova. Não se esqueça que a artemia demora +/- 30 h. (depende de diversos factores como temp. luz, etc) a ecloir. Quanto ao anti-bactéria, existem diversos, desde o formol, prazan...(não me lembro o nome) azul de mytelene, etc. Consulte o pesquisar. Eu utilizo formol ou logo que suege uma desova ponho uma lampada UV a funcionar. Talvez seja melhor aguardar outros conselhos para este caso. Até sempre Rui
nunomiguel Publicado: Abril 7, 2005 Publicado: Abril 7, 2005 PST!, é pena... :D Falta o terceiro e que sucede com muito frequência um ataque bacteriano Rui, mas neste caso não deveria haver vestígios dos mortos? Cumprimentos, Nuno
ruitaborda Publicado: Abril 7, 2005 Publicado: Abril 7, 2005 Ola Nuno Em principio sim, mas como já estou calejado nem a isso ligo. Como ao fazer a limpeza diaria do aq. certamente que eles vão com a sujidade. Não sei porquê mas ultimamente não tem corrido da melhor maneira com respeito aos 5 casais. Certamente estão a ficar cansados como o dono. Até sempre Rui
nunomiguel Publicado: Abril 7, 2005 Publicado: Abril 7, 2005 Certamente estão a ficar cansados como o dono. Não vou dizer para "renovares" o dono. Posso é sugerir uma renovação aos casais. Um abraço. Cumprimentos, Nuno
PST Publicado: Abril 8, 2005 Autor Publicado: Abril 8, 2005 Bom, os últimos cinco alevins, que já nadavam livremente, desapareceram ontem de manhã. Estas crias costumavam estar sempre em volta de um dos progenitores (o vermelho). O Azul cobalto já andava meio alheado deles e tinha recomeçado com as danças em volta do parceiro. Desconfio que as crias terão sido sacrificadas para forçar nova postura. Enfim...já sabia que isto não ia ser fácil. Pelo menos já vi uns disquinhos a nadar... "A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon
Recommended Posts