Nano(zinho) Shrimp Tank, Primeiro aquário (PRIMEIRAS FOTOGRAFIAS ADICIONADAS!)


Caciones

Recommended Posts

CIMG1853_zpse49dc6d4.jpg

Post com as primeiras fotografias AQUI!

__________________________________

 

 

Boa noite/bom dia!

Pois bem, começo por me apresentar: a minha paixão por aquariofilia (embora este seja o meu primeiro aqua) começou no final de 2012/início de 2013, e desde logo me fiz membro do fórum. Desde essa altura (principalmente nas primeiras 3 semanas) que leio MUITO sobre todo este mundo. Inicialmente, quando me apaixonei, percorri artigos e artigos sobre cuidados, tratamentos, equipamentos, plantas, tipos de peixe, parâmetros, etc., etc.. Rapidamente percebi que esta não era a minha grande paixão... Assim que comecei a explorar o mundo do invertebrados, percebi que a minha paixão eram sim os camarões! Nem voltei a colocar a hipótese de peixes! Apaixonei-me, e passei dias e dias a ler sobre eles (breeding, cuidados, parâmetros, espécies...), dias e dias a ler sobre equipamentos, sobre o melhor e o pior, sobre os custos envolvidos no hobby. Posso dizer que me tornei um "senhor" no teórico, para quem não sabia nada! É certo que ainda existe muita coisa que desconheço, que só aprenderei quando me iniciar verdadeiramente, mas todas a principais bases estão presentes e sinto-me mais que preparado para começar!

A verdade é que logo na altura (após estupidamente pensar em comprar material novo, caríssimo para o que é) vagueei pelo OLX que nem louco, contactei dezenas de anunciantes para especificações e tudo mais. Posteriormente, após ponderar um pouco, percebi que talvez não fosse a melhor altura para ter um aquário, dado que estou no último semestre de universidade e estar a desmontar tudo daqui a poucos meses para levar para casa, era mau para mim e era mau para os pequenotes. Na altura procurava por um aqua de cerca de 75-100l, somente para shrimps, pois encontrei negócios óptimos, por óptimos preços. A questão é que este pensamento continuava presente... Até agora.

Estes pequenos vieram parar-me às mãos! Amanhã, à noite, vou ter em minha posse um aquário de 36l (40x30x30), já plantado (pouquinho), com uma linda colónia de shrimps! Senti que era o tudo ou nada, senti uma oportunidade incrível, dado que me apareceu diante dos olhos um negócio praticamente oferecido (após mostrar o aquário e receber o vosso feedback e opiniões de valor do mesmo, direi quanto paguei por ele, mas o valor é realmente baixo, creio), que parecia realmente feito para mim! Disse automaticamente que ficava com ele, quando fui questionado! E certamente preciso da vossa ajuda, pois isto é tudo muito repentino e não estava à espera de nada disto!

Portanto, no que vai consistir o material que vou receber (infelizmente acho que quem me vai entregar o material não percebe muito de especificações, e estou na expectativa para ver o que me sai):

Dimensões - 40x30x30cm (36l)
Filtro - Não me conseguiram especificar tudo a 100%, mas pelo que percebi virá uma espécie de filtro de esponja (com respectiva bomba de ar). Não é o que desejava, claro, e vou ter de arranjar outro interno (ou mesmo de cascata, há alguns porreiros, baratos). No entanto já vi por aí que é aconselhado o tal outro filtro principal, mas também já vi igualmente que estes filtros são "suficientes" para aquários com camarões, e que aguentam só com ele, por isso não estou muito preocupado e vou pensar primeiro nas prioridades (testes, correctores, etc.). Pelo que sei têm vivido apenas com este filtro nos últimos tempos e estão bastante bem de saúde.
Bomba de ar - Não sei, mais uma vez, as especificações mas, lá está, é para complementar o filtro de esponja.
Termóstato - Só me souberam dizer que tinha no mínimo 50w, e que não conseguem ver a marca pois não querem tirar as coisas do aquário.
Termómetro - Nada a dizer, claro.
Iluminação - Não me souberam dizer os watts, mas têm vivido com ela, e na fotografia que vi as plantas parecem-me bastante saudáveis! No entanto não é uma calha com apoio, mas sim uma calha regular que será aparafusada numa superfície por cima do aquário (vamos ver como é realmente, e se conseguirei criar um suporte melhorzinho para ela).
Decoração/Hardscape - Bem, esta é a parte que me deixa mais agradado. O aqua já vem minimamente plantado, com substrato escuro, com um tronco pequeno, e uma ou outra pedra.
Plantas - Não tenho 100% de certezas mas: o tronco aparenta estar coberto de Java Moss, óptimo para os pequenotes; duas bolas de Marimo Moss que me pareceram ter cerca de 4-5cm, ou mais, cada (só vi por fotografia); e uns pés que me pareceram de Cabomba Caroliniana.
Vivos - (Mais uma vez) não me souberam dizer nomes de espécies, mas que são entre 40 e 50 camarões [!] (adultos e juvenis). Disseram apenas "avermelhados", "amarelados" e "esverdiados", o que me encheu de pânico. Pensei que se tratassem de Red Cherries, juntamente com Yellow, e uns Green, ou uns Green Wild, ou seja, todos compatíveis e linhagens arruinadas (é de referir que o dono original do material não é quem me está a vender)! Mas com alguma atenção à fotografia vi sombras do que me pareceram ser uns seres vermelhos e brancos (Crystal Red). Como tal, estou com esperanças que sejam Crystal Red, Yellows e, com alguma sorte, Babaulti Green (mas com medo que sejam uns Green Wild), o que já os torna incompatíveis. Dizem que costumam procriar com frequência. Vamos ver o que me calha...

Basicamente é isto, por um preço bem baixo.

Passemos para os problemas: dado que isto é tudo demasiado abrupto, não tenho qualquer tipo de testes, correctores, condicionadores, e amanhã está tudo fechado... Felizmente, condicionador devo conseguir um pouco, para poder colocar água no aquário (virá com um pouco de água, por causa das plantas e do ciclo). A minha preocupação está nos testes e correctores... Em loja costumam ser caríssimos! Andei a ver pela Pet4You (que me parece ser a loja com preços mais acessíveis) e estou a pensar mandar vir um set da Aquili, 5 em 1, que é bem barato e pelo que já vi é bastante bom. O problema seria aguentá-los sem testes até a encomenda chegar...

Portanto, no que queria conselhos da vossa parte: dado que o mais importante são os parâmetros, é nisso que me estou a focar em primeiro lugar. Como tal, acham que deveria comprar de imediato testes e correctores caros (que não me convém), ou acham que conseguiria aguentá-los por uns dias até chegar a encomenda da Pet4You? Se sim, o que poderia ir fazendo para garantir a segurança deles até a encomenda chegar?

Outra coisa: Para além desses testes 5 em 1 da Aquili (pH - GH - KH - NO2 - NO3), deveria adquirir um de amónia, e os correctores... Que correctores deveria adquirir de imediato juntamente com os testes? Sugestões de produtos bons e baratos (tanto de amónia, como de correctores)?

Para já é "só" isto (tenho tempo para pensar nas pinças, aspirador de fundo, etc., pois a segurança e bem-estar deles está em primeiro lugar agora). Vou ver se também consigo alguém aqui pelo fórum que me ofereça uns pés de boas plantas para os pequenotes, para adicionar ao aqua, que pelo que vi está bastante vazio nessa área. Já falei (realmente) demasiado, portanto vou guardar as restantes perguntas para o próximo post, após receber um feedback de tudo o que referi.


Agradeço desde já,
Caciones

Editado por Caciones
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Desde já,bem vindo ao fórum e a este magnifico mundo.

:)

 

Quanto ao aquário,pelas medidas que especificas parece-me razoável para camaroes.

Quanto ao filtro,também não te preocupes,pois um filtro de esponja e suficiente para esse aquário e para camaroes.

Quanto ao termóstato,se e de 50w,suficiente.

 

Agora em relação aos camaroes,podes contar com neocaridinas heteropoda var. Wild.

 

Não me parece que sejam crs nem yellows nem babaulti green,mas nada melhor que depois confirmares ou meteres umas fotos para o pessoal confirmar.

 

Quanto aos testes,penso que podes esperar por eles,mas tudo depende de vários factores.

Com quanta quantidade de agua vem o aquário?se vier com pouca só deveras acrescentar alguma,para não haver grandes alterações de parâmetros.

 

Não uses correctores nenhuns(químicos),pois só servem para gastar-mos dinheiro.

Convém teres agua em repouso uns 2 dias ou então usas agua engarrafada,como vários membros fazem.

 

 

Outro factor seria a espécie de camaroes,mas como devem ser os willd,não tem grandes problemas,pois eles são resistentes.

 

Mais uma vez bem vindo e boa sorte

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, sê bem vindo ao mundo encantado dos invertebrados, provavelmente este será apenas o teu 1º aquário deles, com o teu entusiasmo rapidamente vais montar outros :naughty: .

 

O David já respondeu a todas as tuas dúvidas, se percebi bem o aquário está montado e cheio de água, para a mudança deves fazer o seguinte:

Levas uns garrafões de água vazios e sacas o máximo de água possível de dentro do aquário para os garrafões e depois em casa voltas a coloca-la dentro.

Se conseguires apanha todos os camarões para um tupperware ou garrafa e junta um pouco de musgo para eles se agarrarem durante a viagem - não coloques nenhuma comida , aliás o melhor seria eles estarem de jejum ainda antes de os ires buscar, fala com a pessoa que os tem e pede-lhes isso.

Depois mete as tais fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, pessoal!

 

Bem, primeiramente, falta apenas cerca de 1hora e pouco para ter os pequenotes nas mãos (vêm trazermos). Segundo, estou realmente preocupado... Disseram-me (quem me trará) que tudo o que vem na garrafa são juvenis, sem grande cor definida, e apenas um adulto, com cor. Isto, a confirmar-se deixar-me-á realmente chateado. Foi-me afirmado que viriam vários adultos, das três cores referidas. Foi-me afirmado, inclusivé, que procriavam constantemente e nunca tiveram problemas! E agora chegam-me às mãos apenas juvenis...? Vou averiguar e depois decidir o que fazer... Já pensei na possibilidade de terem mantido os adultos na pouca água que deixaram no aqua, e eles estarem escondidos... Espero realmente que sim (na fotografia, como referi, cheguei mesmo a ver pelo menos um CRS, pois era realmente branco e vermelho, às riscas)! Quanto ao restante material disseram-me que parecia tudo em ordem... Espero mesmo que não venha mais nada em falta, ou teria realmente que me chatear (é o que dá estar longe e não ir pessoalmente).

 

Agora passemos a coisas mais alegres: Estou realmente entusiasmado! Espero que tenha sorte e que me calhe material minimamente aceitável, pelo preço que foi, e que os vivos sejam saudáveis! Quanto à quantidade de água, não sei se é muita ou pouca, mas vou apostar em pelo menos 25% do aqua (pedi à pessoa em questão para enviar a água em garrafões, como sugeriste brancaman, mas não sei se realmente o fez...). E não consegui arranjar o condicionador hoje (Domingo de Páscoa!)! Pedi também para me mandarem uma gota, mas vamos ver. Por isso estou preocupado com o que vai acontecer... Terei de apostar num pouco de água engarrafada por esta noite, e amanhã ir comprar o condicionador para os bichinhos. Quanto às espécies, dado a questão referida anteriormente (...) já nem sei o que esperar, mas sei que vi na foto um CRS (vi pelo menos mais 4 adultos, de outro tipo, na fotografia...). Só faltava o aquário vir trocado também.

 

Relativamente a alimentação: bem, dado a despesa que vou ter nos próximos dias, esta primeira semana terão de ficar sem muitas regalias. Para já, já tenho alguns legumes preparados para eles (ferver uns minutos e colocar, já sei), como cenoura, alface, espinafres (mas já ouvi dizer que os espinafres podem fazer mal), etc.. Tenho ainda alguns flocos. Para a semana já deverão ter algo mais "vitamínico" para eles. Ou ver se arranjo folhas de carvalho também. Agora quetsão principal: quantidades e frequência de alimentação? Uma vez por dia apenas, e pouca comida, pois sãod e pouco alimento correcto? Se vierem só juvenis então...

 

Quanto aos parâmetros: irei precisar de conselhos! Se não é aconselhável utilizar correctores quimícos para regular os valores, como o faço se algo estiver mal? Que elementos naturais devo utilizar? Sei que a pinha de amieiro é boa para baixar o pH, e os camarões adoram-na. Mas que mais? No caso de nitritos/nitratos, no caso de dureza, etc. etc., que devo fazer para regularizar rapidamente? Preciso mesmo de saber isto. E preciso de conselhos para os próximos dias para manter uns parâmetros agradáveis até chegarem os testes!

 

 

Bem, daqui a pouco já coloco fotografias de como tudo chegou. Espero não ter que bater "com a cabeça na parede". Aguardo sugestões!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Update:

 

Não sei o que pensar, não sei o que fazer. Estou quase em pânico e desiludido.

 

1. O equipamento chegou num estado lastimável a nível de limpeza. Vinha realmente SUJO, tanto o aquário como o restante. Limpei tudo com cuidado. A água neste momento está minimamente turva, pois, ao mover o tronco e pedras, remexi um pouco o substrato. Vamos ver se passa.

2. Parece que não vieram adultos... Nem um. Só o que vejo são juvenis, que parecem corresponder a wild's, entre o cinza para o green, juntamente com mais 4, um pouco maiores, que não sei ao certo que espécie são, mas têm tons semelhantes aos Sakura Orange dentro do garrafão. Quando os tirar de lá saberei, pois agora custa-se a ver.

3. A bomba de ar parece não ter força suficiente para o filtro de esponja... A água tenta subir pela tubagem do filtro, mas fica a meio (com a tubagem no mínimo) e não chega a sair pelo topo, tipo "cascata".

4. Em 5 ventosas, 3 estão estragadas e nem seguram.

5. O TERMÓSTATO PARECE TER VINDO RACHADO! MESMO! Eu apenas o liguei para ver se ligava, e estava tudo bem, não verifiquei o resto. Assim que o coloco dentro de água, ligo-o, e passado uns minutos oiço algo de estranho. Olhei e estava PARTIDO AO MEIO!(Ele estava submerso).

 

OU SEJA, neste momento estou sem termóstato, estou com dezenas de shrimps juvenis num garrafão, com um candeeiro apontado para ver se mantém a água pelo menos amena, e com uma tubagem com pedra difusora dentro para ver se lhes dá o oxigénio roubado pela lâmpada a incidir. Vou ver se consigo mais alguma coisa para os manter quentes, pelo menos até de manhã, para poder ir comprar um termóstato! Estou com um medo como nem sabem... A primeira coisa a fazer amanhã, mesmo antes de comprar o termóstato, é telefonar a quem vendeu o equipamento e ver o que me vão dizer. Isto tem de ser resolvido. Oxalá eles aguentem...

 

Quanto ao restante, coisas boas:

 

1. Apesar de serem juvenis, e maioritariamente wild, não desgostei dos pequenotes (quem me dera já os estar a ver nadar por ali);

2. As plantas parecem a 100%, e correspondem ao que já tinha referido (Marimo, Java, etc.);

3. Várias camadas no substrato;

4. Gostei do tamanho do aqua, e após ser limpo ficou praticamente "perfeito".

 

Com esta confusão toda ainda nem quis pensar em fotografias. Desejem-me sorte.

Editado por Caciones
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não aquece porque ele acabou por se separar totalmente, portanto nem vou tentar ligá-lo, pois é super perigoso. Mas estou confiante. Tenho estado a colocar água morna dentro de uma panela, e a colocar o garrafão lá dentro (mais as luzes a incidir), para tentar manter a temperatura minimamente boa para eles. Até agora nenhuma baixa!

 

Mas também, mesmo que tenha sido quebra na viagem, a culpa continua a ser do vendedor. Coisas frágeis vieram dentro de um saco dado pelo vendedor. Sem qualquer protecção, sem acondicionamento. Termóstato em contacto com a bomba, com o termómetro super pequeno e frágil, etc., tudo "ao monte". Quem me trouxe as coisas não está neste mundo, então não percebia nada de equipamento. Mas o vendedor, enquanto responsável, deveria dar tudo nas condições devidas. Vamos ver no que dá.

 

Já agora, a água parece estar a ficar bem melhor, está a assentar a "poeira" e já quase não está turva.

 

P.S.1: Também já consegui fazer com que a água chegasse ao cimo da tubagem no filtro, mas com muitooo pouca força. Chega mais ar que água. Mas já é melhor que nada, e a água está claramente a melhorar!

 

Update 2: Encontrei um "intruso"! Um novo inquilino da colónia! Um pequeno caracol, que me parece ser um Planorbis Corneus castanho (não quis estar a tirá-lo de lá, mas vou confirmar se o é). Bem vindo, Planorbis!

 

Update 3: Assustei-me! Pensei que tinha havido a primeira baixa! Um corpo à superfície, que não reagia a pancad(inh)as no garrafão... Decidi rasgar um pouco o papel do rótulo para ver o "óbito" melhor e confirmar a baixa... Eis que o malandro não reagia a pancadas porque estava entretido agarrado a folhas mesmo na superfície a comer um bocadinho de floco que coloquei há pouco! Fui "trollado" por um shrimp! Parece-me que se estão a aguentar bastante bem, muitos andam a nadar de forma aparentemente alegre! Boas notícias!

Editado por Caciones
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa eu nao tenho a certeza acho melhor pesquisares por aqui pq nao sei até q ponto é bom andares a variar a temperatura assim, com peixes 1/2/3 graus são variaoes bruscas para eles secalhar ate era preferível eles tarem em agua fria do q em agua com constantes oxilações outra coisa quando mexeste no areao sbs se o aquario estava montado há mt ou pouco tempo? pq se o aquario esta montado a mt tempo e remexeres o areao podes ter soltado uma bomba de amonia para a agua! acho melhor fazeres testes :)

 

Ps:(Desculpa algum erro ou coisas q não percebas mas tb ja é tarde para ter as capacidades mentais no maximo só quero ajudar para q n tenhas nenhum desgosto pois parece q gostas realmente dos bichinhos, mas é caso para dizer q o barato sai caro e eu continuo com algumas reticencias em relação a compras de material usado via net)

Editado por Daniel FMB

Cumprimentos Daniel B.

 

(:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito sinceramente os pequenotes estão bem mais alegres desde que os coloque iassim. Estavam muito parados, e agoram por ali a nadar. Foram inclusivé todos lá para baixo nadar, onde está mais quentinho. As diferenças não estão a ser bruscas, não estou a alterar a água. Eles encontram-se dentro do garrafão, dentro da panelas com água morninha, e a temperatura da água vai adquirindo essa temperatura aos poucos. Assim que começa a ficar mais fria, adiciono mais um pouquinho de morna, e a temperatura não varia. Parecem bastante bem, felizmente.

 

Quanto ao substrato, sinceramente não sei há quanto tempo, mas talvez há já algum... De qualquer forma amanhã de manhãzinha vou ver do termóstato e aproveito para ver do condicionador (estava a pensar no AquaSafe), e retiro um pouco da água que está (só está com água a 50%), e coloco o restante com o condicionador (mais a água em que eles estão agora, com bons parâmetros). Os testes, se encontrar baratos pode ser que compre (não estou com possibilidades de ir para caros, de momento), caso contrário irei encomendar amanhã de manhã os da Aquili e devem chegar no máximo em 2 dias.

 

Já estou bem mais alegre! O filtro com a bomba já está a funcionar bem (fraco no caudal, mas está), os pequenos parecem saudáveis e estão a alimentar-se, o aquário está um mimo depois de bem limpo (se tem riscos, nem os detectei), e o hardscape e plantas estão dentro do que esperava! Encontrei até uma pinha de amieiro lá. A única coisa "preta" no meio disto, por agora, é mesmo o termóstato (e talvez o facto de não terem vindo adultos, mas também é o menos). A calha, bem, podia ser melhor. É uma calha regular, com mais ou menos a largura da diagonal do aqua (poderia ser mais pequena, é certo), com 13W. Preferia com mais que 13W, mas vamos ver como reagem as plantas (neste momento estão com bolhinhas, bom sinal)! O suporte para a calha, irei tratar disso no próximo fim-de-semana, pois já pensei num óptimo suporte feito em madeira (por agora vai ter de ficar ao desenrasca, desde que com mínima qualidade, pois como estudo fora não terei muito tempo durante a semana)! Irei inclusivé tentar colocar-lhe uma chapinha de metal reflectora, ou algo simples com prata, para ajudar. Amanhã estou igualmente a pensar ir comprar um pouco de vinil autocolante preto, para colocar no fundo (traseira) do aqua, mas ainda não sei ao certo.

 

Quanto ao vendedor, estou com esperança que se responsabilize pelo termóstato e arranjemos uma solução, pois sempre foi bastante correcto nesta negociação. De qualquer forma irei ainda perguntar da bomba, e da ausência dos progenitores. Amanhã coloco fotos de tudo, pois estou a fotografar as fases.

Editado por Caciones
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, tem calma!

 


Espero que nenhum expert veja este post mas,

1-tive SAKURAS a 16ºc ,porque o meu termostato partiu, durante 6 meses, logo não há stress.

2- São neocaridinas logo aguentam tudo mesmo são tipo tanque

3-Devido a um erro por parte dos correios os 15 camarões que enviei numa garrafa de 0.5l ficou 9 dias perdida....... conclusão em relação ao número de baixas 0(zero)

 

Não digo isto para os fazeres mas apenas para teres calma que eles não morrem tão facilmente.

Eles sobrevivem no ponto 2 e 3 mas não vivem bem.

No 1 tenho dúvidas visto que apenas a gestação demorava mais tempo, apenas.

 

Ah... se os compras-te de certeza que com a lástima com que afirmas que isso está eles já estão habituados, logo se mudares as condições rápidamente os camarões PODEM morrer, devido ás diferenças bacteriológicas da água nova (em condições) por isto é que faço aclimatização gota a gota quando recebo via correio ou mesmo em mão.

 

 

Ah... se precisares de um termostato barato (cuff.cuff.. xinas) eu arranjo-te por 6€ mais portes... tenho num comunitário e o meu tá bem calibrado.

 

 

Abraço.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sakuras a 16º durante 6 meses...? Meu Deus.

 

O termóstato vou ver se arranjo já daqui a 4 horinhas! Quanto à lástima: ATENÇÃO, eu não estou a dizer que é mau ou que o vendedor não é sério, pois foi super prestável em todas as conversas! Agora que o material veio realmente sujo, e que aparentemente o termóstato estava rachado (dado que não seguiu bem acondicionado), isso veio. Detectei alguns problemas, pelo que pudeste ler, mas também poderia estar a exagerar demasiado com os nervos/irritação do termóstato; agora que já estou calmo, podes ler no post acima que à parte do termóstato e o aparente fraco fluxo [que pode ser mais que suficiente, e normal, e eu achar que deveria ser mais, até porque está forte na pedra difusora], e do facto de não terem vindo adultos, eu estou satisfeito e acho que está tudo dentro dos conformes, com alguma qualidade; simplesmente precisava de uma limpeza. O aquário e material sujo (vidro(s), a água estava límpida!), não significa que eles não tivessem condições de água perfeitas! Por isso não concordo com o facto de "provavelmente já estarem habituados".

 

Mas obrigado pelas dicas! No entanto, vê se cuidas melhor dos pequenotes, 16º é realmente baixo!

Editado por Caciones
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eles tavam mesmo porreiros, papinhas caseiras............. flocos de spirulina tudinho... só estava o aqua a temperatura ambiente.

 

Mas não foi por aí que morreram.... alías quando aumentai gradualmente a temp. morreram mais em 2 meses que esses nos 6 meses.

 

 

 

AH e eles eram mesmo porreiros de cores

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

bem vindo e que por aqui fiques por muito tempo a partilhar fotos desse aqua e dos próximos, sim porque como disse o brancaman não vais conseguir ficar só por esse lol.

Agora uma pergunta quando ligaste o termostato e o filtro de esponja que quantidade de água tinha o Aquário

Cumprimentos

Paulo Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

[Escrevi isto ontem, mas o computador foi a baixo já no fim, perdi tudo, e como estava cansado, a juntar a tal frustação, decidi deixar o post para hoje]

 

Não desapareci! Não aconteceu desgraça nenhuma! Os pequenotes estão TODOS vivos e com saúde! E trago fotografias!

Ora, pois bem. não coloquei nada mais cedo por cansaço/falta de tempo. Aquela noite (de domingo para segunda) foi terrível, como já sabem. Excusado será dizer que não dormi, primeiro porque estava na expectativa para arranjar um termóstato, e depois porque levei a noite a fazer o que referi anteriormente: colocar água morna dentro de uma panela, com o garrafão lá dentro, para manter a temperatura minimamente agradável para os pequenos (com luzes a incidir, com a bomba ligada com a pedra difusora lá dentro, para compensar o oxigénio consumido pela luz). Devo dizer que foi um dia terrível e cansativo. Percorri quilómetros e quilómetros e quilómetros (mesmo) a pé, pois não tinha carro e tinha que arranjar uma solução rapidamente. Pareciam NÃO existir termóstatos em local algum! Andei durante horas e horas! Finalmente lá consegui encontrar um ELITE Mini 50W, menos mal. Mas infelizmente parece que eu e os termóstatos não somos muito amigos, e acho que vou ter de ir trocar, mas já o explicarei mais abaixo. No meio de toda esta aventura acabei por encontrar também AquaSafe, que adquiri de imediato.

Primeiro, deixo aqui umas fotos de como tudo chegou, nas condições que já referi (alguma sujidade e, infelizmente, tudo dentro de um saco, sem protecção, o que deve ter custado a vida ao termóstato):

 

CIMG1711_zpsd33acd25.jpg

 

CIMG1716_zpsbe9e5ec2.jpg

 

CIMG1712_zpse978036f.jpg


Comecemos então a montagem: após encontrar este "Santo Graal" que parecia não existir, fui imediatamente para casa. Voltei a colocar água morna na panela, para manter a temperatura, enquanto montava o aquário. Comecei por retirar a água que tinha colocado na noite anterior, deixando apenas cerca de 20-25% para conservar os parâmetros da água que já vinha, dei início à limpeza e, posteriormente, enchi o áquário com água da torneira, que em Portugal costuma ter bons parâmetros, já morninha, com a aplicação do AquaSafe. Juntei os pequenotes (não houve choque térmico pois, como já expliquei, consegui manter a água deles morninha também), TODOS vivos e bastante activos, que pareciam bastante felizes a explorar o seu novo habitat, juntamente com a sua água, que estava limpa e continha parâmetros importantes. O próximo passo passou por fixar no substrato todas os pés de Hornwort que tinham vindo no garrafão. Quando finalmente tudo estava ao meu gosto (trocas para aqui, trocas para ali), foi hora de limpar todas as folhas libertadas que estavam à superfície. O termóstato foi ligado cerca de meia hora depois de estar no aqua, para se adaptar à temperatura (o que não fez diferença pois a água estava a boa temperatura). Quando parecia tudo perfeito, iniciei a limpeza exterior do aquário com um truque que vi por aí: toalhitas de bebé (apenas no exterior, claro)! Ficou realmente bom, crystal clear! Mais um toque aqui, outro ali, e ficou perfeito. Aqua pronto!

 

CIMG1729_zps9432ed04.jpg

 

CIMG1725_zps9d562ef3.jpg

 

CIMG1745_zps8a4690ad.jpg

 

CIMG1784_zpsf4521fe9.jpg

 

CIMG1747_zps73903e60.jpg


O que coloquei ainda: comprei uma placa de esferovite, com 1cm, coloquei como base, cortei à medida. Ficou perfeito e serve de placa térmica! Comprei ainda uma cartolina preta, cortei à medida, e fixei como fundo (pensei em comprar logo vinil autocolante, mas decidi utilizar a cartolina primeiro, para testar). Ficou bastante agradável, óptimo.

 

CIMG1740_zps81d96f51.jpg

 

CIMG1801_zps7cf2fa26.jpg

 

Quanto ao equipamento: o aquário propriamente dito, depois da limpeza a fundo ficou perfeito, e parece estar a 100%; a bomba de ar, que inicialmente parecia estar com pouca força, parece ter normalizado e está a funcionar, aparentemente, como deve (um pouco ruidosa, mas nada que incomode muito); o filtro de esponja parece estar a fazer o seu trabalho como deve ser, tendo já nas suas esponjas bastantes resíduos acumulados, e a água permanece límpida; a calha de luz, uma T5 13W, mais fraca do que pretendia, não parece estar tão mal quanto isso, pois as plantas encontram-se com bom aspecto e com algumas bolhas de oxigénio (no entanto, dado que não tenho suporte, está temporariamente a ser suportada pelos cantos do aquário, pois o seu comprimento é semelhante à diagonal, sem sobreaquecer a água)*; Quanto ao termóstato, não vou falar do anterior, pois não se fala de coisas tristes, mas actualmente está com um ELITE Mini 50W, que se está a aguentar.

 

CIMG1808_zps7c4a0904.jpg

 

CIMG1816_zpsa44ad662.jpg

 

CIMG1818_zps6cbe3f62.jpg

 

CIMG1797_zps607c716c.jpg


Ainda assim, infelizmente, parece que eu e os termóstatos não temos uma boa relação, e acho que vou ter de ir trocar o ELITE Mini, pois parece ser fraco demais. Queria temperaturas a rondar os 25º, e este foi descendo gradualmente até estabilizar nos 21º, o que eu acho pouco, dado que o mínimo deve ser 20º. Um ou outro shrimp até se colocou no termóstato ontem, durante um longo período. Não se foi porque gostou, ou se não estava a gostar da temperatura da água.

*Deverei construir um suporte no próximo fim-de-semana; hoje coloquei incusivé um pouco de prata a fazer de reflector (ficou bem melhor, bem mais iluminado!).

 

03042013325_zps7343a56c.jpg


Já em relação à flora: as plantas parecem estar a portar-se bem, têm inclusivé algumas bolhas de oxigénio, que reduziram para 1/4 quando adicionei os vivos, devido ao oxigénio consumido pelos mesmos. São, como tinha referido anteriormente, Java, duas bolas de Marimo, e uns pés de Hornwort.

Pequenotes/vivos: Estão TODOS óptimos e de boa saúde! Não houve sequer uma única baixa! Parecem estar alegres, nadam por todo o aquário, e andam sempre a mordiscar qualquer coisa. Ainda não tenho os testes (já mandei vir, devem chegar em breve), mas os parâmetros não devem estar tão maus assim, pois eles estão activos. Por outro lado, li que quando não demonstram "loucura" por comida, isto é, colocar-se uma folha e irem todos até lá comer, pode ser sinal que algo não está bem, e isso está a acontecer. Coloquei uma folha de espinafre e só foi um ou outro experimentar (só passado umas boas horas é que já estavam lá alguns a dar umas dentadas). Infelizmente deixei a folha de espinafre 24-27h lá, o que fez com que já se estivesse a deteriorar, e a sujar a água (erro de principiante). Agora, quanto ao tipo de shrimps, tenho dois: wild (dezenas de juvenis, só com um ou outro a ultrapassar 1cm-1,3cm; uns rosados, outros azulados, outros esverdiados) e 3 YELLOW NEON (de grau alto mesmo, com a linha nas costas REALMENTE acentuada, e acho (99%) que já atingiram a maturidade!).

Fiquei bastante feliz quando comprovei que haviam 3 Yellow Neon. Fiquei ainda mais feliz quando comprovei que existia uma fémea (sim, uma FÉMEA!). Sei que o é, ou pelo menos acho que sim, porque é maior que os machos, tem a cor bem mais acentuada e intensa, e tem a tal bolinha atrás da cabeça, o que me leva a pensar que está fértil de momento! O macho bem que anda atrás dela, mas ela foge. Espero que os maiorzinhos wild ainda não estejam na maturidade (!) e não acasalem com a Yellow... Espero que seja um dos dois machos Yellow a consegui-lo! Deixo umas imagens dos pequenotes.

Esta aparenta ser a fémea, bastante bonita. Podemos ver bem a sua linha bastante acentuada.

 

58325879-feed-4e81-bf27-3d7361784334_zps

 

02042013298_zpsf260f60a.jpg

 

02042013301_zps781a1f77.jpg

Este é um dos machos, com uma cor mais esbatida, não tão intensa. No entanto a sua linha neon é igualmente completa e forte!

 

02042013311_zps874db57d.jpg

 

6b5fed11-96db-47e7-afec-bcadcc2ad9bd_zps


Do outro macho não tenho fotografia, mas o amarelo é mais intenso. Ainda assim, não é tão apurado, pois a linha nas costas já é tracejada.

Alimentação: bem, como disse, esta semana têm que se manter por algo barato. Andam a comer o que encontram pelo aquário, umas dentadas nos resíduos, uns flocos (que parecem adorar), e até agora já experimentei espinafre (confirma-se que não se deve dar? Li que poderia fazer mal), e ainda um cubinho de cenoura.

Este era o aspecto do aqua ontem (terça-feira):

 

CIMG1853_zpse49dc6d4.jpg

Todas as restantes fotografias são do primeiro dia (segunda-feira).

Para terminar, porque já falei demais, deixo ainda uma foto do Planorbis, que ontem decidiu ir passear para o vidro pela primeira vez (ele sim, adorou os espinafres!).

 

02042013314_zpsb272d0f9.jpg

As fotografias não fazem justiça ao aquário, pois é bastante mais bonito na realidade (não digo isto por ser meu, é a verdade). A máquina que tenho por aqui não tem grande qualidade e tem problemas no foco, e outras foram tiradas com o telemóvel. Acho que para primeiro(s) dia(s) de primeiro aqua está bastante agradável! Vou ver se arranjo uma máquina melhor para colocar umas fotografias mais fiéis. Agora é continuar e ver se arranjo umas plantas de podas aqui do pessoal, que costumam dar por aí. Segue!

As restantes dúvidas coloco após alguns comentários. Aguardo feedback!

Editado por Caciones
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

O aquário parece-me estar muito bom :D Está simples e bonito

 

Quanto ao termostato acho um bocado estranho não aquecer a agua aos 25º, quem temperatura tens +/- no exterior? tens o aquário aberto o que faz com que haja perdas de temperatura, mas mesmo assim acho estranho não chegar aos 25º

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente não sei a temperatura que está no exterior... Mas não está tanto frio quanto isso. Infelizmente baixou desde 26º até aos 21º com o termóstato ligado, e aparentemente já estabilizou (está no máximo). Se calhar devia experimentar colocar a tampa para testar se se verifica o aumento (só não a tenho colocada porque actualmente não está com sistema de abertura, e para alimentar, ou limpar algo, ou assim, torna-se chato e complicado estar a retirar sempre uma placa de vidro lá de cima.

 

Obrigado pela opinião!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Update

 

Bem, existem três coisas que me estão a preocupar de momento:

 

1. O macho dos yellow, com a cor mais esbatida, anda sempre curvado. Apesar de andar sempre a nadar de um lado para o outro, e atrás da fémea (malandro!), a sua cor com menos intensidade, o seu tamanho não muito grande, a juntar à forma como anda curvado, faz-me ter receio que ele possa ter algum problema. Espero que seja "torto de natureza" e que esteja tudo bem com ele!

2. O Java Moss parece estar a secar em alguns pontos. Pouco mas está. Não sei se já veioa ssim e não reparei, ams penso que não... Isto é normal? Costuma acontecer? Será que é algum problema na água/luminosidade? Lá falta de oxigénio é que as plantas não têm, digo eu.

3. Tanto quanto sei, são precisos dois Planorbis para haver reprodução. Acontece que hoje, ao observar o aquário vi um pequeno ponto, com 1mm-1.5mm a andar pelo vidro. Com muita atenção, percebi que se tratava de um caracol pequenino, já com uma concha minúscula (vi até os "corninhos"!). Depois de muito procurar encontrei outro numa planta, ainda mais pequeno. Suponho que existam ovos nas plantas ou no substrato. Agora a parte que preocupa: enquanto procurava por mais, reparei que, igualmente no vidro, existiam alguns (poucos) pontos brancos, que nem chegam a 1mm, a passear por lá também. O meu medo e preocupação é não saber se é algo diferente com a qual me deva preocupar, ou se são mini Planorbis acabados de eclodir.

 

Agora umas dúvidas que tenho:

 

* Que alimento recomendam para os pequenotes, que seja acessível (barato)? Já dei uma vista de olhos, mas nada melhor que perguntar. Que produtos importantes recomendam para esta primeira fase, em que não gaste muito dinheiro?

* Os testes devem estar quase a chegar, mas se os parâmetros estiverem com problemas não sei ao certo como fazer para os baixar ou subir. Poderiam deixar-me umas dicas de como fazer surbir descer cada um dos principais parâmetros (Ph, NO2, NO3, Kh, Gh)? Preciso mesmo. Já agora, uma boa marca de teste de amónia (e igualmente como a fazer subir/descer), que seja barata? Amónia não vem incluida no kit.

* Estava a pensar nos companheiros de aquário que deveria arranjar aos shrimplets. Pensei na possibilidade de ottos, mas o aquário é pequeno, mais vale ir para as snails, correcto? Se sim, para que snails deveria ir? Manter-me com os Planorbis já ouvi dizer que seria uma boa opção, pois não se reproduzem tão rápido e limpam tudo na perfeição. Estava a pensar em Planorbis var. Pink, para adicionar mais uma corzinha ao espaço! Este castanho iria reproduzir-se com os pink? Penso que sim, mas que cor sairia?

 

Aproveito também para pedir sugestões de hardscape? Por agora estava a pensar adicionar xisto, para dar outro ar, e uns tubos (ainda não sei bem de quê) para esconderijos, até arranjar mais alguma coisa melhor (já que isto arranjaria sem custos). Sugestões?

 

Já agora, se alguém tiver boas plantas para shrimps, que não se importe de partilhar, digam qualquer coisa! Necessito imenso de alguns donativos!

 

 

Fico à espera!

 

 

Update 2:

 

Penso que o musgo estava a morrer devido à fraca luminosidade que teve nos primeiros dois dias. Hoje, como já disse, coloquei a prata para servir de reflector, e as diferenças são bem visíveis, MUITO mais luminosidade. Em relação à última foto, em que a calha estava na diagonal, também já alterei para ficar centrada à largura do aquário. Na diagonal os cantos inversos estavam a ficar demasiado escuros, e assim fica tudo com a mesma luz. Vamos ver como o musgo reage aos dois primeiros dias com a prata colocada. Espero que reaja bem, e não seja necessário adquirir uma nova calha para já (há mais coisinhas para os pequenotes para comprar de momento). Mesmo assim, receio que a calha seja fraca (mas desde que desse para aguentar os primeiros tempos, era óptimo). 36l, 40x30x30cm, sugestão de tamanho e watts para uma boa calha? A actual é uma T5 13W, com 55cm... Enorme.

 

Relativamente ao ao filtro, estava com as esponjas baixas, rente ao substrato, mas também já alterei e coloquei para cima. Dá muito mais espaço ao aquário e penso que o resultado será o mesmo, ou ainda melhor. Já me alegrei mais ao ver que o pessoal que tem baterias de shrimps utiliza filtros biológicos de esponja. No entanto, compreendo que se assim utilizam é por questões económicas, pois sai bastante barato de tal forma. Ainda assim, se não resultasse, se não fosse bom para shrimps, e se não fosse eficaz, não os tinham. Mesmo assim poderei ponderar num futuro breve ver um filtro de cascata (ou mesmo interior) para o aquário, pois deverá ser mais eficaz. Tudo dependerá da eficácia deste biológico.

Editado por Caciones
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas...

 

Estive aqui a ver o teu tópico e tenho quase a certeza que o teu suposto macho bonito é uma fêmea...

 

Outra coisa, existem aquários dedicados a camarões apenas com filtros de esponja, pois eles funcionam muito bem, mas filtragem nunca é demais e um filtro de cascata com mais filtragem biológica permitirá manteres os parâmetros essenciais mais estáveis.

 

As plantas já estão melhor?...

 

Os camarões por vezes estão todos dobrados em limpezas... será o caso do teu suposto macho?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.