lumems vs Watts


HugoFerreira

Recommended Posts

olha que os lumens é outra medida subjectiva...

 

repara...

 

Os nossos olhos são mais sensiveis ao espectro verde da luz, espectro esse pouco utilizado pelas plantas, assim podemos ter uma lampada má para as plantas e com excelentes valores em lumens/W.

 

Mais perfeito que isso seria a utilização de outras medidas exempplo PAR/watt (PAR "luz utilizável pelas plantas", medida pouco utilizada, talvez porque também está saturada de subjectividade).

 

Mas reparem, se uma lampada tiver associado a "bons" lumens/watt um bom CRI (colour rendering index), então teremos efectivamente muita luz aproveitada pelas plantas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, a cor não é mais do que a interpretação que o nosso cerebro faz de uma certa frequência do espectro electromagnetico, o verde na realidade não é verde, corresponde apenas a uma frequência.

Penso que o que convém as plantas é a luz luz branca que é constituída por todas as cores do espectro visível, podemos ve-las decompostas através de um prisma. O watt e a potência de consumo bem como a potência das lâmpadas, penso que mais importante será a temperatura de cor (5600k) tb associado a um bom índice de reprodução da cor.

 

já agora tb tenho uma dúvida, penso que uma luz com 5600k terá um bom CRI, visto ser composta de todas as frequências visíveis, e assim não deve alterar a cor real emitida por uma superfície.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora tb tenho uma dúvida, penso que uma luz com 5600k terá um bom CRI, visto ser composta de todas as frequências visíveis, e assim não deve alterar a cor real emitida por uma superfície.

 

não é bem assim...

 

existem lampadas de 5600 kelvin com 90 de CRI e outras que nem chegam aos 60 (muito mau)...

uma lampada pode provocar na nossa percepção uma luz branca e ter "picos" apenas em pequenas zonas do tal espectro magnético (mau para plantas).

 

As plantas na realidade têm orgãos que convertem a luz azul para vermelha, elas utilizam outros espectros, mas a clorofila é muito sensivel a uma pequena faixa da cor encarnada, assim até tem equipamento que converte outras frequências...

 

uma luz com baixa temperatura pode ser usada sem problemas...o problema é que a planta "vê" esta situação como estando à sombra de outra planta, e toca a crescer (ficam feias), o tecido das plantas absorve o espectro azul com mais facilidade, logo a evolução gerou estas estratégias...

 

uma luz com muita temperatura pode ser prejudicial, já que embora esses orgãos funcionem, podem não ser suficientes para alimentar a "planta", daí se usar lâmpadas com cor daylight...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, eu uso actualmente duas powerglo uma aquaglo e uma sunglo, estas ultimas tem bastante menos temperatura de cor que as primeiras, penso que assim tenho as zonas do espectro bem preenchida.

 

os valores de CRI nunca reparei neles, pelo que li um bom valor CRI ronda 100, certo? ou este é mesmo o valor maximo da escala?

 

ando ás voltas para colocar mais um par, das daylight por ex.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais