Rotala wallichii não arranca, practicamente estagnada desde a montagem há mais de 1 mÊs


barrel_stuf

Recommended Posts

Boas,

 

Tenho uns pés de rotala wallichii plantados no meu aqua desde a montagem e aquilo está a atrofiar ali desde o princípio.

 

Não entendo a planta, todas as outras crescem com intensidade, entre eleocharis rotalas ludwigia tripartita lilaeopsis.

 

Durante o primeiro mês nem fertilizava com nitratos, a fauna é composta por comedores de algas inofensivos para a planta, e 5 espadas pequenos que comem pouco.

 

Agora fertilizo com fosfatos, pequena quantidade de nitratos, potássio e micro, CO2 constante nas 20 ppm, mudanças de água semanais, aproximadamende 0.8 w/l sem contar com os reflectores, substracto inerte e fértil.

 

Não entendo...

Editado por barrel_stuf

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

A rotalla wallachi tel algumas particularidades.

Primeiro precisa de MUITA luz, e quando é muita é mesmo muita.

Voltamos ao mal amado racio de 1W/L... com lamapadas de qualidade e espectro adequado.

 

Segundo: fertilizaçao com macros, micros e CO2. sem isso nao vais longe.

 

Terceiro. a anatomia da planta torna-a sensivel. Possui folhas extremamene finas e facilmente cobertas por algas o que rapidamente sufoca a planta.

 

A minha vai crescendo razoavelmente. Nada de espetacular, mas ate estou satisfeito.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu conheço gente que tem a planta em bem piores condições que a minha e ela cresce que nem uma maluca.

 

Tenho quase 1W litro, fertilizo com todos os nutrientes, macro e micro e CO2 sempre acima dos 20 ppm.

 

Se calhar tenho de mudar o programa de fertilização ou talvez seja mesmo do substracto que não lhe agrada...

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem, eu tenho exactamente o mesmo problema xD

Ja a tenho há mais de 1 mes e esta completamente estagnada, so agora vejo um rebento a surgir mas nada de muito esperançoso...

Acho mesmo que é mal da planta... xD

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenta verificar se a planta está bem enterrada no substracto fértil e se o caule não partiu no momento da plantação.

 

Senão será mesmo da dureza/pH da água. Ou então caso de polícia.

 

De qualquer forma há sempre uma explicação.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Água macia, 1W por litro, Fertilização propria para especie (esta especie requer uma fertilização adaptada ás suas necessidades), e CO2 qb, e tens a coisa a andar....
Pesquisa a fundo acerca das necessidades nutricionais da Walichi, e verás que não é com uma fertilização cookie-cutter que vais lá...A planta tem necessidades especificas, que na sua falta, pode por vezes impedir a planta de proliferar, pelo menos em experiencia propria...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por acaso estou como o mesmo problema!
​mas ela agora ao fim quase do segundo mês é que esta a começar a aparecer, entretanto eu vou mudar de iluminação e vou ver se pode ser disso, o que eu duvido, porque tenho muito mais q 1w por litro!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Digo, e fazendo a citação...

R. wallichii requires bright illumination, CO2
injection, and a balanced fertilization regime to thrive. Lighting
should be at least 2 watts per gallon for best coloration and growth.
Ample, steady amounts of CO2 from either a
do-it-yourself yeast or a pressurized system is needed. Nitrate should
be dosed for consistency, with smaller, more frequent doses being
better. This plant grows best when nitrates are not allowed to reach
zero but not kept over 20-25 ppm. R. wallichii appreciates relatively high phosphate levels (1-2 ppm) and heavy iron/micronutrient dosing.

Por favor lê bem... Como disse, a Wallichii, é planta que não gosta de esquemas de fertilização cookie cutter... Da vez que me dei mal com a Wallichii, estava a abusar nos nitratos, e as plantas não gostaram... Testa todos os items...E amacia a tua água...A wallichii não é uma planta muito amiga de águas duras...

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado grevas. Agora estou a reproduzir camarões e não convém abusar nem nos nitratos, nem nos micro, nem no CO2 nem em nada haha. Mas a wallichii está lá e não morre. Um tentarei então verificar todos esses requisitos.

 

Cumprimentos

 

Rafa

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Digo, e fazendo a citação...

 

R. wallichii requires bright illumination, CO2

injection, and a balanced fertilization regime to thrive. Lighting

should be at least 2 watts per gallon for best coloration and growth.

Ample, steady amounts of CO2 from either a

do-it-yourself yeast or a pressurized system is needed. Nitrate should

be dosed for consistency, with smaller, more frequent doses being

better. This plant grows best when nitrates are not allowed to reach

zero but not kept over 20-25 ppm. R. wallichii appreciates relatively high phosphate levels (1-2 ppm) and heavy iron/micronutrient dosing.

 

Por favor lê bem... Como disse, a Wallichii, é planta que não gosta de esquemas de fertilização cookie cutter... Da vez que me dei mal com a Wallichii, estava a abusar nos nitratos, e as plantas não gostaram... Testa todos os items...E amacia a tua água...A wallichii não é uma planta muito amiga de águas duras...

 

Cookie cutter... tipo referes-te a quê????

É que se efectuares bem uma fertilização EI, onde injectas por exemplo 7.5ppm de nitratos 3x por semana, e se tiveres 60-70% de massa vegetal... não me acredito que ultrapasses 20 ppm's de nitratos.

 

A mim aconteceu-me um única vez e porque me entusiasmei... se assim se pode dizer.

Quanto aos fosfatos... há que perceber que são essenciais e compreender de uma vez por todas que não é por ter 2 ppm's de fosfatos que vamos ter algas.

 

A fertilixzação supôe RIGOR. Fertilizações cookie cutter como dizes, não são fertilizações. à que observar as plantas, a fauna, e porque não uns testes pelo menos uma vez por semana. O hobby dá trabalho... e se não desse não era hobby.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É assim... Quem tem Rotala wallichii, normalmente não tem um aquário de baixo consumo. Por exemplo, eu, quando tinha Rotala wallichi, tinha que fertilizar diariamente, com o dobro da dosagem aconselhada para a litragem do meu tanque, porque, uma vez que estava com T5's e CO2 sempre a bombar, as plantas estavam sempre a 100 á hora, tinha que fazer podas semanais, algumas plantas, eram podadas mesmo a cada 5 dias dado os ritmos de crescimento. Tive que adaptar o meu esquema de fertilização. Para permitir á wallichii proliferar, pois quase diariamente os meus complexos azotados iam ao ZERO. Estilo fertilizava hoje com o esquema normal, amanhã já estava a zeros, e isso a R. wallichii, não gosta nada...


Quanto á questão do Cookie cutter, significa, o standard, o chavão, aquilo banal. E a maioria do pessoal ou usa o EI ou outros sistemas sucedaneos, o que nem sempre funciona para todos os tanques...

 

E não a fertilização não pressupões grande rigor. Se souberes o que estás a fazer e o que estás a introduzir no teu tanque não precisas de fazer qualquer teste, apenas precisas de olhar para as tuas plantas e animais. Há meses que não testo seja o que for, e fora um pequeno bloom causado por mudança de lampadas não tenho tido qualquer problema, e olha que eu faço um regime agressivo de fertilização, que o tanque que ando agora a manter para o IAPLC tem um consumo extremamente elevado, embora não dos mais altos que tenho tido até hoje... Montei este tanque há uns 3 meses e já tenho 2 tanques exteriores praticamente cheios de vasos de podas de plantas a apanhar sol para vender no final da epoca de calor=P

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho sempre CO2 a pelo menos 20ppm, 110W sem contar com os reflectores, o que totaliza um valor muito próximo de 1W/litro, fertilizo alternadamente macros e micros, com 1 dia de descanso. Faço uma tpa de 50 60% por semana. Na fertilização admito que vá sempre um pouco por baixo, ou não: por exemplo, os micros, até porque têm uma pequena percentagem de cobre que não agrada aos camarões diz para fertilizar 5 ml por cada 50 litros uma ou duas vezes por semana, e eu adapto a 5ml 3 vezes por semana. O meu aquário tem 130-140 litros.

 

Rafa

Editado por barrel_stuf

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebi bem essa resposta Lucky strike

basicamente o que queria dizer é que a fertilizaçao é algo que se faz ou nao se faz. Do tipo:

 

se optamos por fertilizar em EI (o mais comum na minha opiniao) sabemos obrigatoriamente que vamos ter acumulaçao de nutrientes. E normalmente, fertilizam-se habitualmente elevadas.

Eu pessoalmente nao creio que adiante muito fertilizar no dobro da dose ou no triplo... em relaçao aos macros.

Por exemplo no meu caso o CO2 é o elemento limitador. E... na maior parte dos casos penso eu. Nao estou a conseguir obter concentraçoes superiores à 20 ppm's apesar de ter uma quantidade estupida de 6 bps. é um problema de difusao. nem k fertilizasse com 20 ppm's diarios de nitratos ia acelerar coisa nenhuma. ia ter provavelmente mais algas.

é aqui que acho que funciona o rigor. à que perceber certas coisas e adaptar-mo-nos a elas.

 

Tenho rotalla e ela cresce bem. està com um rosa magnifico nas pontas... mas nao està perfeito. gostaria por exemplo que as folhas se abrissem mais para que tivesse mais volume. Mas ela cresce bem.

 

na minha opiniao, fertilizaçao cookie cutter é por exemplo fertilizar de tempos a tempos com nitratos ou fosfatos, como se uma fertilizaçao avulso fosse resolver uma possivel carencia. Tudo isto é um processo e leva tempo.

 

Aprendi que isto é um hobby de paciencia.

 

quanto à utilidade dos testes, concordo contigo gervas. Mas enfim... ver uma cor x ou y dà-nos uma sensaçao de certeza ou incerteza, se bem que os verdadeiros testes sao olhar para as plantas e ler o que elas nos dizem.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais