Projeto 1200L - Ajuda...


Diana Lopes

Recommended Posts

Olá, boa tarde, primeiro belo Forúm que aqui têm!

 

Eu desde o ano passado que estou a pensar aderir a este hobby, e como eu sou de extremos (mesmo!), vou começar em grande!

 

Estava a pensar num aquário de 300x60x70, ou seja, 3 metros de Comprimento, 60 cm de Largura e 70 cm de Altura!

Estou com algumas dúvidas, já li bastante sobre a ciclagem do aquário, etc, etc...

Mas não sei que fauna colocar! Por isso preciso da vossa ajuda!

Depois quando a fauna estiver escolhida vamos aos equipamentos, iluminação, etc...

 

O aquário vem a propósito de uma parede da minha sala que é grande, mas não tem nada, por isso, nada melhor que um aquário e alguma vida e cor para a "encher"!

 

Cumps, e por favor ajudem!!

Editado por Diana Lopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Bem vinda a este hobby maravilhoso. Tiro-te o chapeu pela coragem para começares com tal litragem, apesar de na minha opinião tentaria começar com algo mais pequeno para ganhares experiencia e mais tarde fazeres um upgrade para a litragem que pretendes, e o material excedente tem sempre solução, seja para criação, hospital.... Mas isto é uma opinião puramente pessoal!

 

Antes de pensares em fauna eu pensaria no material a comprar, no ciclo, layout/decoração.

Ora quem pensa em começar em 1200 litros certamente dinheiro não será problema, logo fica a recomendação compra tudo de qualidade porque o barato sai caro.

 

Eu pensaria em filtragem: Fluval fx5 ou até mesmo 2, em alternativa Eheim 2080 Professional 3 um ou 2 filtros

Iluminaçao: Pensaria se quero flora ou não e que tipo de flora. Por regra coloca-se 1w por litro no caso de 1200 litros seria 1200w(uma boa batelada de dinheiro) não sei se a regra se aplica a tal litragem, deixo essa questão para quem é mais conhecedor de plantados. Talvez algumas lampadas t8 ou t5 e HQI ou até em alternativa leds mas vai sair caro.

Aquecimento: Bem a regra também costuma ser 1 w por litro, ora se a regra se mantiver para esta litragem falamos a ordem de 1200w de aquecimento

 

1200w de aquecimento

1200w de iluminação no caso de um plantado

 

Bem mas estas contas estou a faze-las ao seguir a regra normal de 1w por litro, alguem com mais conhecimento poderá explicar se para esta litragem a regra se mantem.

 

Se queres um plantado tens de comprar uma boa quantidade de substrato, se não quiseres sempre poupas algum dinheiro

Obviamente para um plantado exigente tens de ter co2 e tens de investir mais uns trocos

 

Deduzindo que já conheces o ciclo de azoto certamente sabes que convem igualmente testar regularmente os paramentros da água como a durez, amonia, nitritos, nitratos e PH. Isto para te dizer que eu so escolheria os vivos após conhecer os valores de ph e dureza da água após o ciclo estar completo.

 

Se tiveres paramentro para tal eu apostava num grande cardume de discus mas isto sou eu a sonhar!

 

Boa sorte!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diana se queres mesmo fazer uma coisa desse género fala com uma empresa especializada. Aqui há muito pouca gente com conhecimentos suficientes para te aconselhar num projeto tão ambicioso e os que têm esse conhecimento são muito reservados.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mete uma sump, esquece os filtros. Depois de decidir que aquário queres aí escolhes o que precisas. Plantado é complicado/dispendioso. Vais gastar muito fertilizante/co2, e principalmente iluminação (mesmo muito). Também vais gastar bastante em aquecimento.

 

Dou-te o meu exemplo, meti-me num aquário de 600L com sump, aquilo dá problemas. Tens de ter paciência. Para limpar demoras muito mais que um "normal". Agora imagina o teu com 1200L.

 

Peixes pequeninos tipo neons são capaz de ficar engraçados com um cardume grande, mas peixes maiores também são engraçados. Se fosse eu concentrava-me numa área do mundo e criava um aquário biotopo/habitat.

 

Esse aquário embutido numa parede, com espaço para a sump deve ficar muito bem, se conseguires pôr assim, aconselho. Força no projecto(cuidado novamente que 1200L é muito litro, é preciso atenção, conhecimento e paciência, e ter a certeza que não te vais chatear com aquilo passado 2 meses)!

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, primeiramente eu estou com a ideia desta litragem por duas razões: primeira, quero encher a parede com e vida e cor e nada melhor que um aquário, e segundo, porque se eu fosse comprar um aqua mais pequeno, passado uns meses já queria mais litragem e assim consecutivamente, por isso, em vez de ter vários aquários (era isso que ia acontecer) e ter de destribuir a atenção por todos eles, tenho só um com muita litragem, e foco toda a minha atenção e paciência nele!

 

Sim, já tinha pensado em discos, e provavelmente vou optar por eles! São muito bonitos, quanto à flora, pelo sim pelo não vou comprar substrato fértil, porque qualquer dia dá-me na telha e quero umas plantitas assim + exigentes tão a ver? :naughty:

Por isso pelo sim pelo não, estou preparada! :medieval_mace:

 

Quanto à iluminação ainda não sei muito bem o que quero, não percebo lá muito disso! Mas assim de um modo geral, queria uma calha (feita à medida, claro, dúvido que haja no mercado com 3 metros!), e quanto a lâmpadas? Há no mercado lâmpadas de 3 metros? Alguma dica?

 

E quanto ao embutar o aquário na parede já tinha pensado nisso, mas acho que não vai dar, porque ao lado da sala é o vizinho (!), e também não tenho espaço para a sump.

 

E por falar em sump, sei o que é, mas não faço a mínima ideia de como se faz uma! Mais uma ajuda!? :sorry:

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aconselho mesmo uma sump. É um aquário por debaixo/ao lado do aquário principal. A àgua entre (por gravidade, ou por bomba), passa por vários compartimentos e é enviada outra vez para o aquário por bomba. A filtragem é muito maior, podes esconder o equipamento. Tem mesmo muitas vantagens.

 

Podes usar várias lâmpadas em série para teres os 3 metros (pensa em alternativas como led ou 'metal halide'). Plantinhas mais exigentes vai ser complicado, mas não impossível.

 

A substrato fértil degrada-se com o tempo. Portante se for para pôr convém pôr logo as plantas. Depois, também tens o problema se tiveres os nutrientes e não tiveres plantas para consumir em quantidade idêntica vais ter algas. Por isso é que convém pensar em tudo antes de montar.

 

Prepara logo um aquário hospital e um sistema de TPA automatico (eu não tenho porque não tenho torneiras perto, e acredita que dá jeito) na sump.

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diana Lopes

Por que não dividires em dois aquários de 150m serão os 3 metros,

e ocupa na mesma a parede da sala,e sempre podes fazeres dois

biotopo,e de serto ficarás com muita mais cor,bom esta e só uma

opinião,e nada mais,de resto desejo te muita sorte,e força para

que tudo corra bem,e quero te dár os meus parabêns pela coragem

de quereres montar um tão grande bicho de 1200 litros,uff. :drool3:

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diana mais uma vez te digo, se não sabes sequer como fazer uma sump mais vale contactares uma empresa. existem uma infinidade de variáveis que ninguém aqui te poderá elucidar. queres mesmo arriscar fazer um projeto que poderá ser uma desgraça?

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca vi calhas de 3 metros mas podes colocar duas calhas de 150 cm lado a lado, dependendo das plantas que pretendas podes colocar 2 ou 4 lampadas t5 80w.

Quanto à filtragem pessoalmente optava por dois filtros dos grandes (pessoalmente prefiro os da eheim mas um Fluval FX5 tb seria uma boa solução) e colocava um de cada lado e 2 termostátos de 300w devem ser suficientes (depende da temperatura da casa no inverno).

Não te esqueças dos aspetos práticos de modo a facilitar as trocas de água (num aquário desse tamanho com discos devemos estar a falar de pelo menos 120 / 200 litros por semana) e da limpeza / manutenção do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Diana

A primeira coisa que alterava nas medidas do aquário seria a altura do mesmo, em vez de ter 300X60X70 metia com 300X60X60. Digo isto partindo do principio que vais ser tu a fazer a manutenção ao aquário. Ora altura do móvel mais a altura do aquariovais ter que andar de escadote a fazer a manutenção.

 

 

Tens que pensar na estrutura que vai suportar esse aquário, portanto o melhor será uma estrutura em ferro ou em inox (inox sai mais caro) forrada a contra placado marítimo.

 

 

Luz metia duas calhas com 150cm suspensas cada uma com 4 lâmpadas de 80W, Se não estou em erro a partir de uma certa litragem já não se aplica a regra de 1W por litro.

 

 

Se fores meter discus tens que pensar que vais ter que ter a temperatura pelo menos a 28 graus. Pessoalmente metia no mínimo 3 aquecedores de 300W. Outra coisa que o aquario deveria ter era tampas, assim ajuda a manter a temperatura e a menos evaporação da agua. E ajuda na conta da luz.

 

 

Quanto ao substrato se vais meter discus mete areia de sílica, alguns troncos e plantas que suportem a temperatura de pelo menos 28 graus. Podes ter um aquário bonito na mesma e com plantas pouco exigentes.

 

Quanto a filtragem, como já te disseram tens a opção de sump ou filtros.

Pessoalmente metia filtros, se os euros não são problema metia 3 EHeim 2080, assim tinha uma boa filtragem e acima de tudo a partida uma boa circulação de agua nesse 3 metros de comprimento.

 

 

Não sei se moras em apartamento mas se moras tens que pensar na logística para meter um monstro desses em casa

 

Acima de tudo pesquisa muito e faz as coisas com calma.

 

 

Procura te informar junto dos vários patrocinadores, expondo aquilo que tens em mente.

 

 

Mas que isso e um belo projecto e eu tive que andar as turras com a esposa para a convencer a meter um maior (150cm ) olha se eu lhe disse-se que ia meter um de 300cm haha belo projecto esse.

 

Espero ter ajudado

 

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aconselho o que um user já disse: falar com uma loja especialidade. Ou então perder tempo e perceber bem como as coisas funcionam e ter alguma 'agilidade' para resolver problemas.

 

Outra coisa. Cuidado com o peso. Se for para colocar num apartamento, ou num segundo andar não vai dar a não ser que seja num sítio muito bem pensado. Um aquário desses vai pesar perto de 2000kg., e uma casa normal não é feita para aguentar com esse peso.

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Nas calhas acho que vou meter duas de 150cm, com 4 de 80W, agora suspensas não sei onde mandar fazer!

Quanto à filtragem acho que vou optar por sump, mas não tenho lá muita agilidade, aliás sou muito desastrada, portanto por via das dúvidas vou mandar fazer!

O aquário vai ser tapado sim por causa da temperatura, vai ter umas portas de correr.

Termóstatos vou ter 3 de 300W cada, para manter a temperatura a 28ºC.

Eu antes tinha um armário enorme no sítio onde vai estar o aquário, e provavelmente tinha o mesmo peso, era enorme e tinha montes de budega lá dentro! :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Peço desculpa pela sinceridade, mas não acredito na viabilidade deste projecto!! É megalómano para quem se está a iniciar neste mundo... Para não falar dos custos do material necessário, os custos da manutenção de um aquário com estas dimensões, as TPA's acima de 120L, (dependendo da periodicidade), conta da luz, entre muitas outras coisas...

 

3 de 300W parece-me insuficiente para um aqua destas dimensões, visto que estamos a falar de de 900W para 1200L

 

Duvido que o móvel pesasse tanto, quanto pesa um aquario dessas dimensões cheio!!

 

Parabéns pela coragem e boa sorte... vou acompanhar de perto!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Peço desculpa pela sinceridade, mas não acredito na viabilidade deste projecto!! É megalómano para quem se está a iniciar neste mundo... Para não falar dos custos do material necessário, os custos da manutenção de um aquário com estas dimensões, as TPA's acima de 120L, (dependendo da periodicidade), conta da luz, entre muitas outras coisas...

 

3 de 300W parece-me insuficiente para um aqua destas dimensões, visto que estamos a falar de de 900W para 1200L

 

Duvido que o móvel pesasse tanto, quanto pesa um aquario dessas dimensões cheio!!

 

Parabéns pela coragem e boa sorte... vou acompanhar de perto!!

 

Faço minhas as palavras do Ric@rdo

 

Informa-te melhor, fala com profissionais ou a casa ainda vai abaixo.

 

O meu concelho pessoal:

comecei por um aqua de 90litros... fui gulosa meti-me num de 300...

agora, e para alem desses meti-me num de 30l... entendes?

 

Ainda por cima dizes que queres plantas... já viste a quantidade de fertilizantes que vais ter de por? e o Co2????? como é que vais difundir co2 em 1200 litros? eu com 300l já me vejo aflita.

por consequente TPA's maiores ... ui!

 

Somos dois em casa em cima dos aquários e posso te dizer que o domingo aqui em casa não é passado a desfrutar destas belezas.

 

Se fosse a ti pensaria melhor nestas dimensões... se levares isso pra frente aconselho-te a pesquisar sobre biótopos, vais ver que mesmo sem plantas (ou quase nenhumas) se consegue coisas fantásticas.

Discus ou Altuns etc em biótopos amazônicos, por exemplo Rio Orinoco... são de babar! agua tipo 'cha' e vais ver as verdadeiras cores da fauna no seu ambiente natural ;)

 

Se algum dia eu pensar em desgraçar a minha vida e fazer uma montagem maior vai ser de certeza um Biotopo.

 

 

PS: queres ver como é que é, e perceber um pouquinho mais, convido-te a passar um domingo em nossa companhia ;)

 

 

Claire M.

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

1200 litros de água só num aquário. Uau.

 

Como o vais mandar fazer não deve haver problemas quanto à colocação, travamentos, nem ao móvel e local onde ficará.

É que só de vidro (será certamente de 15mm) terás mais de 300 quilos, a isso terás de somar a água e o que ficará debaixo dela, ou seja mais de uma tonelada e meia, por baixo levará um móvel, mais filtros (ou sump).

Tudo bem que vais tirar toda essa bodega, mas se não pensares bem antes, podes vir a troca-la por outra ainda maior.

 

Os problemas só surgirão quando as algas começarem a impedir a visibilidade.

Concordo com o Carlos Pacheco, 60 cm de altura no máximo, senão limpar as green spot do vidro da frente vai ser complicado.

Acho um piadão às imagens censuradas que o severum colocou do aqua dele, e demonstram bem alguns dos inconvenientes que uma 'piscina' pode ter.

4 x 80W + 4 x 80W de iluminação não é mais que muito, é isso sim totalmente descabido para quem, equaciona eventualmente colocar um dia quem sabe talvez umas plantitas...

A 'regra' principal para um aqua saudável, são as plantas, sem elas dificilmente terás algo que reproduza o que se pode ver na natureza.

Sem plantas, como nas Festas de S. João, ou seja com fartura, acabas por não ver os peixes. Seja por teres algas a mais ou por morte dos peixes por falta de condições.

Tens ainda a opção dos ciclidiotas dos lagos africanos, mas dão mais trabalho que o que merecem.

 

A meu ver deverias 'perder' um tempo a observar umas lojas com aquas grandes tipo a Templo Aquático, a Aquaplante ou a Ruimar (só para dar alguns exemplos de lojas em Lisboa) ou se tiveres oportunidade, falar com pessoas que mantenham aquas dessa litragem. Ou no limite, visitar um fluviário! Não o Parque dos Monges, em Alcobaça, esse é muito incompleto, experimenta o de Mora.

Esclarecer certas coisas que são tidas como 'regra' como é por exemplo a iluminação, desmistificar a quantidade possível de peixes por litro, circulação e trocas parciais de água, filtração, entre outras.

Mas se é cor que pretendes para a sala... O verde não 'prende' muito.

 

Pensa bem no que pretendes ter, depois pensa no que não queres ver lá dentro, a seguir repensa o que possas ter esquecido, dá-lhe um ou dois dias para assentar e expõe o resultado a alguém que perceba. Uma segunda ou terceira opinião não são de descartar, é que é um investimento que pode correr muitíssimo mal.

 

Eu se pudesse teria um assim ou ainda maior. Acho que são mais fáceis de manter que os mais pequenos, um volume assim de água é mais estável, mas os erros nesses custam mais a reparar.

'Dividir' esse aqua em vários mais pequenos, todos uns ao lado dos outros, com diferentes biótopos, falharia pois seria como estar a ver uma televisão com vários canais em simultâneo.

Terias muita variedade, mas pouca definição.

 

Se quisesses minimizar os eventuais riscos, darias uns 'baby steps' e começarias por montar isso como paludário, passado um ou dois anitos já aborrecida de morte, mas mais experiente, tentarias um biótopo ou comunitário ou híbrido dos dois. Poupavas nas plantas, poupavas nos peixes e poupavas umas valentes dores de cabeça.

 

Digo eu...

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A 'regra' principal para um aqua saudável, são as plantas, sem elas dificilmente terás algo que reproduza o que se pode ver na natureza.

 

Tens ainda a opção dos ciclidiotas dos lagos africanos, mas dão mais trabalho que o que merecem.

Nao sei como e que o meu aquario vive a um ano sem uma unica planta e com peixes a reproduzir...

 

ciclidios africanos dao trabalho? Ui que dizer entao de fertelizar, cortar, plantar etc etc...gostos e conceitos de trabalho distintos :D

 

 

Dito isto, sou mais um a desencorajar deste ambiciosos projecto, ja vi alguns users a embarcarem nessa viagem e mesmo com anos e anos de experiência e com projectos bem pensados existe sempre alguma coisa que falha e/ou que podiam fazer melhor, um projecto desses seja ele de biotopo ou nao requer muito conhecimento por isso e se queres um conselho é menos ambiciosa tira um metro ao aquario e ja consegues fazer um bom biotopo à tua escolha ficando assim 200x60x60 parece que è quase igual mas acredita que nao è, ja te vai dar despesa suficiente.

 

Deixo aqui alguns desses projectos, ve quanto tempo demoraram a concretizar a ve a experiência de quem os fez;

 

http://www.ciclideos.com/forum/sistema-500lts-2500-500-sump-video-pag7-t19230.html

 

http://www.ciclideos.com/forum/epopeia-construcao-meu-aquario-1200-litros-t2720.html

 

http://www.ciclideos.com/forum/projecto-minha-vida-t17409.html

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, então acho que vou diminuir, e vou optar por um de 432L brutos, medidas:

 

120X60X60

 

Já estamos + de acordo? :naughty:

 

Bem novo aquário novos equipamentos, o que aconselham/recomendam em termos de qualidade/preço?

 

Cumps

 

PS: Vou abrir outro tópico mas na parte dos salgados, ainda estou um bocadinho indecisa, vou comparar.

Editado por Diana Lopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção! apesar de ser um projecto com muita ambição, não é impossivel!! Se 1200l fose impossivel não existiam oceanários biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Apenas acho que para te iniciares devias pensar em algo mais pequeno. Se o dinheiro não for realmente problema, força nos 1200litros e porque não??

 

Fala com mais gente, procura por aqui os mais conhecedores de aquários de grandes dimensões, fala com umas empresas para sondares o equipamento que precisas e quais as opões deles. Quem não arrisca não petisca :sunbathing:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.