A minha experiência com paus/ramificações de kiwi


dg12

Recommended Posts

Boas a todos,

 

Lembro-me de há uns valentes meses ter ajudado nas podas anuais das plantas (fim do verão) aqui dos jardins de casa, e fiquei especado a olhar para um monte de paus/ramos de kiwi entrelaçados no chão e comecei logo a imaginar uma brincadeira a fazer com aquilo num aquário para invertebrados... Então pus-me a pesquisar e NADA! Nada... Nenhum site me dizia se era possível usar a madeira dos 'kiwizeiros' em aquariofilia...

 

Então como eu sou daqueles que não descansa enquanto não tiver a resposta que preciso, pus-me a fazer aquilo que se deve fazer para troncos. 1º deixei-os secar ao sol durante uma semana e depois foi escovar, passar por água, ferver, escovar, passar por água, ferver... etc... O habitual.

 

E agora tenho uma 'teia' de paus de kiwi entrelaçados num aqua com red cherrys, e o que posso concluir é que é possível! Não parece alterar os parâmetros da água, é óptimo para prender musgos, fetos e anúbias e os inverts adoram andar a passear pelas ramificações, vasculhando tudo :)

 

Isto é mais para quem tenha a mesma dúvida e queira usar este material na aquariofilia, para que não tenham que ficar na mesma situação que eu estive.

 

Fotos ao longo do tempo:

 

dsc01133p.jpg

foto0209j.jpg

 

Foto da actualidade:

dsc01190t.jpg

 

 

cumprimentos a todos,

David

Editado por dg12
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu por norma acho escandaloso o dinheiro que se pede por um pedaço de tronco para meter num aquário. É certo que os troncos que vemos nas lojas de aquariofilia são bastante bonitos, versáteis e dá para fazer layouts muito giros... mas a minha pergunta é - será que valem esse preço?

 

Acho que com um pouco de habilidade e umas saídas ao campo, conseguimos encontrar substitutos à altura, raízes de árvores caídas, ramificações, etc, etc... De momento tenho um aquário de 60cm com um pequeno tronco lá dentro, mas caso compre um maior (estou já comprador de um entre os 100/120cm) vou tentar arranjar na natureza a maior parte daquilo que pense usar no layout.

 

Sou de Lisboa, mas então no Norte (Minho e Douro por ex.) acho que facilmente se consegue encontrar coisas muito bonitas. Eu por aqui vou tentar a minha sorte em Monsanto e em outras serras aqui próximas.

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na zona do Douro, com tantoi vinho que produzem, concerteza as podas feitas deverão dar para arranjar uns troncos/raizes de videiras decentes, não? :)

 

Ou então quando andam a limpar certas matas e arrancam as raizes da terra, há arvores como carvalho, oliveira e até eucaliptos que dão raizes espectaculares...

 

Há coisas tão bonitas aqui nas matas portuguesas, porque ir dar 30€ por uma raiz red moor ou algo do género? :/

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim... era bom deixar aqui a ressalva de que há troncos, raízes ou ramos que não são aconselháveis, porque, ou podem libertar tóxicos para o aquário, ou podem até mesmo apodrecer muito facilmente dentro de água e depois é uma lixarada tremenda.

 

Confesso que o ramos de Kiwi ainda não tinha ouvido falar, sendo que os que mais se usam e com "provas" de não provocar danos para os peixes (atenção que variações de PH é frequente haver consoante o tipo de tronco) são a Cerejeira, Videira, Carvalho, Azinheiro, Oliveira, Zambujeiro, Castanheiro, Sobreiro (atenção que o Sobreiro é uma espécie protegida!).

 

Além disso, o meu aviso e sincero pedido a todos:

NÃO DERRUBEM OU CORTEM ÁRVORES PARA A AQUISIÇÃO DESTES TRONCOS, OPTEM POR FAVOR POR ÁRVORES MORTAS E PEDAÇOS QUE ESTIVEREM PELO CHÃO.

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, tudo o que seja madeira resinosa é perigoso para o uso na aquariofilia, embora que penso que eucalipto, caso seja bem tratado e cuidado, pode ser usado... :/

 

Nem mais Elorga, agora disseste tudo bem :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

"...Há coisas tão bonitas aqui nas matas portuguesas, porque ir dar 30€ por uma raiz red moor ou algo do género?..."

 

dg12 estou plenamente de acordo, na minha próxima montagem 400l pra Discus vou utilizar madeira de Nespereira, já testei e 5*.

cumpr.

 

Sérgio Vale

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já utilizei uns paus que encontrei num molhe da praia de caxias e nem fervi, meti dentro de água no inicio de uma montagem e nunca tive problemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Para quem vive na margem sul e procura ramos de videiras, há pilhas e pilhas de podas de videiras aos montes ao abandono na estrada que vai da Herdade do Rio Frio para Pegões, perto das Adegas da Ermelinda Freitas e companhia, por exemplo. Há muita produção de vinha por ali. Há meses que la passo e tenho reparado que em determinados terrenos abandonados há montes de podas e raizes arrancadas. Experimentem um passeio por lá e vejam se encontram. Estão mesmo junto à estrada no meio de pinheiros, sobreiros e silvas. Há muito por onde escolher. Quem sabe encontram bocados interessantes, Cumprimentos, Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

 

@ vale

Nespereira não é uma das madeiras perigosas? Já não e lembro :)

 

@brancaman

Encontraste esses paus numa praia? Mas olha que sem o tratamento adequado isso pode ser perigoso :/

 

@k68scorpio

O problema dessa madeira é que já está no chão há algum tempo, ainda por cima à beira de uma estrada... O que pode inutilizá-las no nosso mundo, dado apanharem com os gases dos carros :(

 

cumps ,David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@brancaman

Encontraste esses paus numa praia? Mas olha que sem o tratamento adequado isso pode ser perigoso :/

 

 

Claro que pode ser perigoso, eu corri os riscos e dei-me bem, não quer dizer que da proxima tenha a mesma sorte e por coincidencia este fim de semana apanhei uns troncos de videira noutra praia... :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

 

@vale

É a que tens no tópico do teu aqua?

 

@brancaman

Nice :)

 

Eu já tenho mais um molho de paus do kiwizeiro daqui de casa que foi podado há umas semanas. Estiveram a secar durante uma semanita (apesar de que com tanta chuva e humidade no ar ser impossivel), e agora já estão numa bacia com pedras a afundá-las. Vou mudando a água de 3 em 3 / 4 em 4 dias durante 3 semanas. Depois vou ferver 2 vezes e vou colocar num aqua destinado a CRS que está em ciclagem desde ontem :)

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Viva pessoal,

 

Para desterrar este tópico e dar a minha experiência, desde há 2 anos que tenho uns conjuntos de paus de kiwi em aquários e lá continuam eles. Creio que isso permite-me dizer que sim, os paus de kiwi podem ser usados na aquariofilia ;)

 

cumps,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na generalidade troncos não resinosos não colocam problemas a utilização em aquários, desde que levem o tratamento adequado. Reforço, em regra geral!

 

Mas boa experiência! :)

 

cumps,

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais