Algas: a LUTA CONTINUA. Peço ajuda na identificação da alga (fotos)


Lucky strike

Recommended Posts

Boas.

Seguido a uma praga de água verde, comprei um filtro UV que me resolveu o problema. Porém, uma vez que a água ficou cristalina, reparei que persistia uma enorme quantidade de algas nas plantas, basicamente em todas elas.

 

Fauna: 3 guppies, 3 platys e 7 neons (razia de neons, morreram 13 em 3 semanas). Tinha metido 10 red cherys que morreram todos. Tenho 2 ancystrus, que se limitam a limpar vidros (e bem) mas não limpam plantas.

 

A última parametragem da água foi feira ontem e tive os seguintes resultados.

pH: 7.5

NH4: 1 ppm

NO2: 0 ppm

NO3: 5 ppm

PO4.10 ppm

Fe: 0.5

Seguido destes resultados efectuei uma TPA de 50% e desde então não voltei a fazer nova bateria de testes.

CO2: 30 ppm

 

Tenho muita dificuldade em perceber que tipo de alga resta nas plantas. Só depois de saber exactamente de que tipo de alga se trata, posso comprar a fauna necessa´ria à sua eliminação.

Pensei numa cianobactéria... seré possível???? Tentei remover ao máximo com uma escova de dentes, mas é tarefa muito dificil e vejo que algumas vezes danifico a planta e pior, já cheguei a arrancá-la do substracto.

 

ajudem-me na identificação desta alga.

 

PEÇO AJUDA URGENTE.

Obrigado.

dsc00162vr.jpgdsc00163m.jpgdsc00164fc.jpgdsc00161lv.jpg

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra coisa completaste o ciclo de azoto?

 

 

O aquario nao recebe luz exterior. O ciclo do azoto jà estàa completo à mais de 2 meses.

Nao enquadro esta alga em nenhuma das imagens que vejo pela internet.

 

O mais parecido que encontrei foi com as cianobactérias.

O tratamento para as cianobacterias sao antibioticos e isso implica atacar a colonia de bacterias nitrificantes; essenciais para o aquario.

 

Queria saber realmente o que è isto.

Tenho notado que os meus 3 platys de vew em quando dao umas bicadas nas plantas que tem esta alga, como se a estivessem a comer, dai a minha duvida.

Normalmente se fosse uma ciano bacteria os peixes nao a comeriam porque é toxica

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quantas horas de iluminação tens por dia? E fazes fertiilzações? E o CO2 é "caseiro" ou de botija e solenoide? As lampadas UV resolvem o problema da agua esverdeada mas nao resolvem o problema por detras da agua esverdeada (ou pelo menos assim dizem os experts). As algas excessivas representam algum desiquilibrio, portanto, o que colocaste/fizeste no aquario nos dias antes de te aparecer o problema da agua esverdeada?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento estou com 8h de fotoperiodo. Continuo a fertilizaçao com os fertilizantes liuquidos da trpica, segundo as doses recomendadas.

 

Sei e constatei atraves de testes que houve um grande desiquilibrio a nivel de nutrientes no aquario.

Estou a tentar resolver isso. Aquilo que gostaria de saber é que tipo de alga é esta que me ataca as plantas.

 

So sabendo de que alga se trata posso tomar medidas especificas para a sua erradicaçao. Nomeadamente... a escolha dos peixes correcta, a aplicaçao ou nao de antibioticos no caso de ser uma cianobacteria.

 

A dificuldade esta na identificaçao da alga. precisava que me ajudassem nisso

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para confirmar, a alga a que te referes é aquela "coisa" esbranquiçada nas plantas? É que só na última foto é que dá para perceber alguma coisa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para confirmar, a alga a que te referes é aquela "coisa" esbranquiçada nas plantas? É que só na última foto é que dá para perceber alguma coisa

exactamente. as algas a que me refiro sao aquela nevoa branca que esta espalhada um pouco por todo o aquario.

 

gostaria de saber que especie é. consigo remover um bocado com uma escova de dentes mas no processo danifico as plantas.

nao é uma soluçao muito viavel.

 

sabes de que especie de alga se trata?

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso parece um boom de bacterias tipico nos aquarios ainda não estabilizados...por norma acaba por desaparecer com umas boas tpa ao fim de pouco tempo. Mas já agora qual a capacidade do teu aqua e como é a filtragem do mesmo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso parece um boom de bacterias tipico nos aquarios ainda não estabilizados...por norma acaba por desaparecer com umas boas tpa ao fim de pouco tempo. Mas já agora qual a capacidade do teu aqua e como é a filtragem do mesmo?

São 96L brutos para um filtro fluval 406.

 

É possível que seja o que dizes. De qualquer modo, não me parece uma cianobactéria, porque está a desaparecer sem nenhuma medida em concreto.

Os peixês têm ar de não se incomodar e até dão umas dentadas nela.

Poderá ser também uma diatomácea, apesar da cor esbranquiçada não apoiar isso.

 

Mas de qualquer maneira a situação já se está a resolver.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

O que aí tens é de certeza, e digo isto sem conseguir ver pormenores nas fotos, a alga Staghorn.

 

É pena porque essa alga não dá grande luta...

É fraquita, tens de tentar umas ciano, umas green spot (com esses fosfatos vai ser difícil) ou se te sentires preparado umas Black beard (pincel). Essas sim, dão gosto erradicar.

 

Fazes uma TPA por dia de pelo menos 30 % (5 ou 6 garrafões) com água directamente da torneira (morna senão os peixes ainda apanham ictio), limpas o filtro (que ainda deve ter restos em decomposição de algum desses neons) e no próximo fds já nem vês essa alga.

 

Se quiseres gastar (ainda) mais dinheiro, compra Flourish Excel e aplica directamente nas plantas afectadas respeitando as doses máximas.

 

Se, por outro lado, quiseres poupar algum, quando acabarem esses fertilizantes da Tropica, guarda as garrafas e utiliza-as para o que servem melhor, os fertilizantes feitos por ti próprio.

Quando se te acabarem os testes celebra o facto e nunca mais cometas o mesmo erro, é que da primeira vez há desculpa.

Poda e replanta essas vermelhas com as raízes a crescer no caule, é só cortar acima da primeira raiz exposta e voltar a plantar o enxerto. Num instante duplicas a população.

Crava umas podas por aí ao pessoal, adiciona umas plantas flutuantes porque são boas a 'limpar' a água e eliminam flutuações menores de amónia, nitratos ou fosfato.

Vais ver que, até ao verão, poupaste o suficiente para comprar um sistema pressurizado completo (presumo que tenhas aquela mistela 'biológica' da JBL ou da Nutrifin) com um Up Aqua Atomizer incluído e para a próxima compra os peixes na AquoPorto, os neons de lá não morrem (só se forem assassinados)...

 

É bastante simples, fertilizar, CO2 nos 30-35 e trocar água com fartura, e se apanhar luz solar, melhor, os peixes até 'brilham'!

 

 

 

 

Abraço

P.S. 96 litros brutos, certo? Estarias a fertilizar conforme as doses referidas pela Tropica?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual foi o erro que ele cometeu ao certo? Não percebi essa, mas também não conheço o histórico do aquário..

Os testes não são fiáveis, comprar aquilo é deitar dinheiro fora!

 

Os testes que podes mandar fazer à água do teu aqua e que são verosímeis são caríssimos, os que estão à venda nas lojas de animais são inúteis.

Editado por babykhan
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Os testes não são fiáveis, comprar aquilo é deitar dinheiro fora!

 

Os testes que podes mandar fazer à água do teu aqua e que são verosímeis são caríssimos, os que estão à venda nas lojas de animais são inúteis.

Posso saber em que é que te baseias para dizer tal coisa?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: e escusas de responder algo como "não são precisos", ou "é preferível olhar para as plantas e eventuais algas". Não é sobre isso que estamos a falar, mas sim do facto de dizeres que testes de aquariofilia são inúteis...

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Em primeiro lugar Babykhan, continuo a nao saber que tipo de alga é.

O problema parece estar a resolver-se aos poucos, graças às TPA 3/3 dias e a uma diminuiçao do fotoperiodo para 8h, filtro UV no fotoperiodo e diminuiçao da alimentaçao aos peixes.

 

Quanto à feryilizaçao, tens toda a razao. vou acabar os frascos tropica que tenho e vou passar a DIY com os ingredientes em sepadado, ou seja, nitrato de potassio, fosfato monopotassico, sulfato magnesio, cloreto calcio, KCL e elementos traço.

 

CO2 pressurizado vou te-lo dentro de 1 semana. Basicamente a fertilizaçao da tropica nao resulta muito para mim.

 

Em segundo lugar madgart, este boom de algas foi uma sucessao de varios erros:

 

disturbio do substracto fertil aquando de uma TPA, fertilizaçao tropica com baixos niveis de CO2 e alta intensidade luminosa, fotoperiodo de 12h e sobrealimentaçao dos peixes. Lembro-vos que estou a iniciar-me na aquariofilia.

 

Quanto aos testes, até prova em contrario, vou continuar a confiar neles.

Apesar de fosfatos a 10 ppm poderem chocar muita gente e fazer duvidar da fiabilidade, eu alimentava mesmo muito os peixes.

 

Hoje penso adquirir um comedor de algas siames.

O tapete de eleocharis minima vai crescendo lentamente mas em bom estado. jàa a cuba esta pela hora da morte. Creio que a cuba sem CO2 pressurizado nao vai là.

 

Por outro lado, estou extremamente tentado a fazer uma reestruturaçao do layout do aquario, uma vez que plantei exageradamente plantas de crescimento rapido e elas cescem tanto que fazem sombra na parte dianteira do aquario.

 

De quaquer maneira... tenho-me contido porque sei que é essencial a estabilizaçao e maturaçao do aquario.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Posso saber em que é que te baseias para dizer tal coisa?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: e escusas de responder algo como "não são precisos", ou "é preferível olhar para as plantas e eventuais algas". Não é sobre isso que estamos a falar, mas sim do facto de dizeres que testes de aquariofilia são inúteis...

Boas

 

 

Digo e repito. Inúteis, como em sem fiabilidade, sem qualquer tipo de utilidade pois são enganosos.

 

Podia dizer que não são precisos, não estava a mentir pois baseiam-se em factos tão sólidos como escalas colorimétricas.

Podia dizer que não são necessários, é uma realidade pois rapidamente as condições químicas da água de um aqua médio se alteram.

Podia até dizer que se o que queremos são plantas saudáveis, algas inexistentes e peixes com saúde, TPA e controle sobre o que adicionamos (e alteramos) aos aquas, cruzado com análises publicadas da rede de abastecimento pública servem perfeitamente.

 

Eu não me fio em algo, vou chamar-lhe teste, que me diz que um tom de amarelo esverdeado com laivos subtis de azul indica que o teor de amónia é letal.

Quais são os tons de azul que devo obter para ter a certeza da concentração de NO3? Depende da temperatura Kelvin da lâmpada que iluminava os frascos, depende se teria ou não os frascos limpos, depende se teria havido dissolução total dos reagentes, e estes são só alguns dos exemplos aceitáveis, pois depende até de quanto tempo teria passado desde que tivesse acordado...

 

Mais depressa confio na água que me sai da torneira, nos sais que compro e dissolvo antes de os adicionar e na observação das condições dos meus aquas.

Ups... Respondi na mesma apesar de me teres escusado de o fazer, desculpa-me.

 

Pela descrição do problema suscitado pelo autor deste tópico, o membro Lucky strike, pelas fotos que postou, e pela forma como declarou estar esse problema "a desaparecer sem nenhuma medida em concreto" lhe disse qual o tipo de alga que o afectava, apontei um caminho para se ver livre dela e uma solução para evitar futuros (e garantidos) problemas.

 

Não sou de "sentir as necessidades das plantas só de molhar os dedos na água", eu sou mais de ver o que pode estar a correr mal e atalhar uma resolução.

Também não sou de 'offtopicar', este testamento está a ser redigido por ser para quem é e tanto tem dado a esta comunidade, mas espero que o Lucky strike compreenda que a questão que levantaste é relevante demais para ser tratada por MP.

 

Espero que sirva a minha resposta para quem aprouver.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente.

 

Pois... falas muito, mas não dizes nada... de jeito, pelo menos.

Dizer mal de um teste que é baseado num método químico, só porque sim, é no mínimo escandaloso. Se ao menos apresentasses dados concretos, até te podia dar o benefício da dúvida. Mas assim sendo, nem vale a pena perder o meu latim contigo. Mas enfim...

Os testes, sejam eles colorimétricos ou não, funcionam. Só não funcionarão se algum dos reagentes estiver estragado, ou o próprio teste fôr efectuado de forma errada.

Culpabilizar algo, apenas porque não se gosta, ou não se compreende, era o que se fazia na Idade Média. Felizmente já passámos esse tempo.

 

Atenção que eu não sou apologista que os testes são imprescindíveis. Bem pelo contrário. Muitos deles pouco ou nada nos poderão esclarecer o que quer que seja. Mas zombar dos mesmos e dizer que não servem para nada, é no mínimo redutor.

 

E já agora, só para contrapôr algumas coisas que disseste:

 

Quem te garante a ti que a água da canalização tem os mesmos parâmetros químicos hoje, que os que tinha ontem, ou mesmo iguais aos da última análise que foi publicada? E já agora, os mesmos teste foram realizados, muito provavelmente na estação de tratamento. Até chegar à tua torneira, ainda pode acontecer muita coisa...

Falas em temperatura de cor de uma lâmpada que ilumina os frascos... E já pensaste que é a mesma temperatura de cor que ilumina a tabela? O branco de uma folha não deixa de ser branco lá por o estares a ver com uma lâmpada incandescente, fluorescente, ou mesmo à luz das velas. Se não entendes isso, então aconselho-te a estudares um pouco mais sobre o assunto.

Frascos sujos? Então e a parte inicial de um teste que refere sempre lavar várias vezes o recipiente com a água que vais analisar? Lá está... fazes mal o teste, dá mau resultado, logo culpa-se o teste. É mais fácil, não é?

 

Como vês, facilmente se contrapõem os teus argumentos.

Falar por falar é fácil... dar argumentos válidos, ou mesmo mostrar é que já é mais complicado.

 

Cumprimentos, e quando quiseres falar sobre química e análise quantitativa estás à vontade.

 

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos os amantes deste hobbie, visto que estamos num forum, nem todos temos as mesmas opinioes e metodos de manutenção dos nossos aquarios.

O mais importante é partilharmos experiencias.

 

Mas ja agora, visto que na minha opiniao, estes dois membros percebem dakilo k dizem, peço-lhes alguns conselhos para eliminar algas "pretas" que se agarram as anubias...

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Por pretas depreendo que sejam BBA, ou como também lhes chamam, pincel.

Uma foto ajudava, mas este tópico já foi abusado o suficiente, se puderes abre um novo e coloca umas fotos.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar de ter apreendido umas coisas com este tópico... e umas coisas, são bastantes coisas.

Obrigado as intervenientes, em particular ao babykhan, que apesar de ter participado tarde, foi bastante útil e o único a identificar a alga que me atacou nas fotos.

 

Basicamente, dou o tópico por encerrado, mas tem bastante informação útil.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais