Areia viva vale a pena ?


Recommended Posts

Boas

 

Queria montar um refugio, vale a pena pôr areia viva?

 

O aquario já está montado, como vou retirar algumas biobols,

queria compensar com areia viva, mas não sei se vale a pena.

Ou se o que se vende ai é uma grande treta.

 

Carlos

Fiquem bem

Carlos

Fiquem Bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

eu tambem ja ponderei a compra de areia viva, mas penso que ela e desnecessaria. se ja tens areia no aquario principal, e se ela ja estiver colonizada, pegas num pouco dessa areia e coloca-la no refugio (junto da nova areia, nao viva, que la colocares). passado algum tempo tambem o refugio estara colonizado.

 

caso nao tenhas a areia do aquario principal ja colonizada, pede alguem que te arranje um pouco da sua areia...

 

abraço

100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A questão aqui , não foi respondida. Eu queria saber se o que

se vende ai nas lojas é uma farsa ou não?

Se a areia tem mesmo micro-organismos.

 

No meu caso, não posso retirar areia do aquario.

O que eu quero é compensar as bacterias ao retirar biobols.

 

Carlos

Fica bem

Carlos

Fiquem Bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carlos,

Quanto a saberes se as lojas vendem areia viva mesmo viva, isso depende da qualidade da loja"quando eu não percebia muito de salgados numa luja em Carcavelos chegaram-me a vender dois calhaus da nossa costa por rv verdadeira que paguei ao mesmo preço".

 

Quanto a meteres areia viva no refugio, acho que não vale a pena, porque todas as bacteria e algumas formas de vida que já se encontram no teu aquario vão obrigatoriamente passar para o refugio, na minha opnião comprares areia viva no teu caso é deitares dinheiro á rua"compra outras coisas, como por exemplo rv, que nunca é demais".

 

Boa sorte, um abraço.

Muita paciênciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa......................

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vasco

 

Então o que me estás a dizer é que as biobols que tenho na

sump não têm nada de bacterias. :wink:

 

Mas eu não quero fazer um refugio de RV.

Quero fazer um refugio de areia fina e macro algas.

 

Eu estou com receio de retirar as biobols e pôr areia e as macroalgas e

naqueles primeiros dias o aqua destablize um pouco.

 

Carlos

Fica bem

Carlos

Fiquem Bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu contrariamente ao que já aqui foi escrito...gostaria de afirmar que a areia viva que já vi da Nature's Ocen tem microorganismos que ajudam bastante no arranque de um aquário (isto claro se quiserem meter areia)

 

 

 

Nature’s Ocean® Bio-Activ Live™ Aragonite is guaranteed to contain more than 200 million live bacteria per pound of sand in a natural biofilm, ready to instantly start the cycling process and stabilize your tank.

 

 

Contains live marine autotrophic bacteria to provide proper inorganic chemical balance.

 

 

Contains live chemolithotropic bacteria.

 

in http://www.naturesocean.com/bioactive.htm

 

Acho que este benefício também se estende a um refúgio cujo objectivo para além de ter macroalgas seja também para a criação de alimento vivo (copepodes, camaroes, etc) para o aquário.

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem este assunto já foi mais que debatido...

Na minha opiniao a areia viva é uma farsa. Primeiro porque apenas Contem BACTÉRIAS e nada mais. Dai Que o conceito de "viva" seja relativo.

Muitos dos Microorganismos que contribuem para a desnitrificaçao nao se encontram nesta Areia.

Mesmo a presença destas bactérias é desnecessária, ja que nao contribui em nada para a biodiversidade no aquario, e as mesmas bactérias que veem com a rocha viva colonizam rapidamente o Substrato...a unica vantagem poderá ser um ciclo ligeiramente mais rápido.. mas será que o preço o Justifica ?

 

Nada Melhor que pedir um pouco de areia de um aquário já maturizado..esta sim a verdadeira Areia viva :wink:

 

Como já foi referido, o proprio Nielsen terá dito no aniversario do forum que a areia viva só é bom para encher os bolsos de quem a vende :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Duarte.

 

Era isso que queria que me dissessem desde o inicio.

Queria ter uma confirmação de alguém.

Além disso não me acredito que a areia nova colonize tão rapidamente.

 

Resumindo e concluindo não sei o que faça.

 

Obrigado

 

Carlos

Fica bem

Carlos

Fiquem Bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Se estás com receio que ao retirar as bioballs os parâmetros se destabilizem então não retires as bioballs todas de uma vez. Faz isso gradualmente.

Não te esqueças que já tens na própria RV e na areia do aquário bactérias.

Pega num copo e retira um pouco de areia do aquário principal, e mistura-a com a areia "morta" do refugio.

Tal como já aqui foi dito a "areia viva" é mais um produto para ganhar dinheiro do que outra coisa qualquer.

 

António Paes

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Acho que essa ideia é boa,

retirar um bocado da areia do aqua que já está colonizada,

e misturar com a areia não colonizada.

Nem que depois eu ponha um bocado da areia não colonizada

no aqua para compensar a que tirei.

Acho que ainda é a maneira melhor.

 

Já agora aconcelham-me alguma marca especial de areia.

 

Carlos

Fiquem bem

Carlos

Fiquem Bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais