Como você mantém seu aquário de discus?


Visitante

Recommended Posts

Olá pessoal,

gostaria de saber como é a rotina de manutenção nos aquários de acarás-discos. Aqui no Brasil o mais comum são trocas parciais volumosas que por semana passam dos 100%. Vocês também fazem assim? Usam algum filtro que diminua essa rotina? As trocas parciais volumosas são uma unanimidade aí em Portugal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Flaber

 

Os discos escravizam um tipo.

A minha rotina inclui trocas diárias de 40-50 %, com aspiração de todo o vidro de fundo.

Na maioria dos aquários uso apenas filtros de esponja, mas os que têm também filtros biológicos apresentam sempre a água mais límpida.

 

Abrçs

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

 

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

refiro-me a um filtro de areia fluidizada e, como trata-se de um filtro de grande capacidade biológica e quando é respeitado sua capacidade, livra-nos da rotina das trocas parciais volumosas e diárias, podendo-se passar para 20 a 30% semanais. Eu queria saber se alguém pode me reforçar essa afirmação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola flaber

Eu nao uso filtro de areia nos meus aqs. e faça essa percentagem na mudança de agua.

Tenho 2 aqs. de 400; mais 2 de 250 e mais 2 de 100 lts. Cada uma tem o sua filtragem mecanica.Por sua vez conforme esta ordem teem tambem a filtragem biologica. Tanto da para ter todos ligados entre si como tambem isola-los se necessario quando veja que possa haver perigo de contaminaçao de doença.

Normalmente por semana mudo cerca de 200 a 250 lt. Farei mais se for caso de rectificaçao de PH, GH ou outra situaçao. Ocasioes houve que tive sucesso nas desovas quando efectuei menos mudanças de quantidade de agua.

Embora nao conteste grandes mudanças de agua sou de parecer que temos de levar em conta mais os parametros da agua nos aqs.

Por exemplo ainda recentemente andava aflito com PH e GH altos e por mais mudanças de agua que efectuasse nao conseguia baixar, ate que analisei estes parametros na agua da torneira e descobri que estava a: PH - 8 e GH - 10. So com filtragem atraves das resinas e de osmose consegui baixar estes parametros para 6,5 e 4 respectivamente.

Espero ter ajudado em alguma coisa. Ate sempre. Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

Como tenho uma boa filtraçao biologica nao tenho tido problemas com a amonia, isto tambem porque o PH tem tendencia a ficar entre os 6. Aonde sinto certas dificuldades sem duvidas que e nos nitratos que estao um pouco altos cerca de 25/mg, tal facto sera tambem devido aos aqs. serem nus e por tal nao haver as plantas para absorver os nitratos. Neste momento tenho 5 casais, 10 adultos e mais 13 semi-adultos, na totalidade 33. Como deve calcular este harem rouba-me certo tempo e tambem como tenho feito criaçao de caes, estou a sentir-me um pouco cansado. Pois ja ando neste hoby ha cerca de 16 anos. Bem ,por agora fico-me por aqui. Ate sempre. Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, flaber,

 

Eu uso um filtro de areia, em simultâneo com um interno mecânico.

Desde o momento em que utilizo o meu filtro de areia noto que existe um equilibrio no meu aqua. Como só mudo 20% da água semanalmente, e como o áqua contém muitas plantas os parâmetros da água alteravam-se com frequência, levando á morte de alguns peixes.

Já uso o filtro de areia á 3 meses e nunca mais me morreu nenhum peixe, a água mantên-se sempre cristalina.

Num site Alemão vi alguns criadores de Discos a utelizarem filtros de areia como sistema de filtragem, diziam também que esses filtros são bons para aquas super-povoados. Foi por essa razão que adquiri este filtro. :roll:

Já agora como é o teu filtro de areia e de que marca?

O meu é um Merlin 120.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

sem querer meter-me muito no assunto, já que nunca tive discus, queria dizer umas coisinhas que talvez sejam úteis:

 

e que tal em vez de gastar dinheiro em potentes filtros, resinas e outros productos para retirar poluentes gastar menos dinheiro, construír um sump e nesse sump meter uma potente luz e um monte de plantas faceis de manter e de crescimento rápido? as plantas são melhores que as bacterias, elas não transformam a amonia em nitrito e depois em nitrato, elas ALIMENTAM-SE DE AMONIA, não há qualquer "resto" para vos atormenter a cabeça.

 

eu tenho um aquário densamente plantado com ramirezis e acreditem ou não eu adiciono nitrato e fosfato ao aquário porque as plantas não deixam sobrar nada!!!

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá taslixado

Com certeza, concordo com você, mas não tenho mais espaço para isso. Um filtro de areia seria ótimo pois tbm a manutanção é quase zero!

Oi RUI PEDRO, eu não tenho esse filtro ainda mas sabendo das suas propriedades biológicas muito me interessei por ele. Mas aqui no Brasil é raro achar um.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Táslixado, tens razão, neste momento tenho os meus Discos num aqua com valisnérias e plantas de superficie, (os discos gostam de pouca luz, e estas plantas proporcionam um habitat ideal para eles), o problema é que a quantidade de comida que se fornece aos Discos é elevada, comparada com outros peixes, mesmo dando várias vezes ao dia sobra sempre comida espalhada pelo aqua, o que nos obriga a ter filtros bons para retirar os restos de comida que ficam, visto as plantas não os conseguirem absorver.

 

Nuno Carvalho, vai a este link que lá explica como funciona o filtro:

 

http://www.redseafish.com/SubCategory.asp?...Id=100&SubID=46

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ola...

 

Eu faço a manutençãodo meu aquario com trocas parcias de 25% de dois em dois dias e limpeza do fundo com as trocas. Tenhoa funcionar 1 filtro externo da eheim mod.2317 e outro filtro seco-humido eheim profisional mod.2327, a limpeza dos filtros só faço quando vejo que o seu caudal é pouco e com 15 dias de intervalo entre ambos.

 

um abraço...

Mais vale ser julgado por doze que carregado por seis....

* Imagem da Assinatura Removida *

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora venho eu estragar a festa com atitudes não ortodoxas...

hehehehe..

 

eu tou com o táslixado (concordo com ele), mas tenho discos (vai fazer agora 2 anos...e são ainda os primeiros que obtive que tenho aqui)

sempre num aquário comnitário, COM MUITA LUZ, e MUITAS PLANTAS...

acho que vocês já conhecem o aquário...

 

mudas actualmente faço 10% por dia (por vezes deixo 2 dias outras 3 dias seguidos sem mudas)

 

nitratos=0 (ou perto disso), mesmo com barras de fertilizante com nitratos.

amónia/nitritos não vale a pena medir no meu caso (nunca tenho)

:shock:

 

dou coração de boi todos os dias estão a ver o volume de uma tecla de teclado de pc normal?

...essa quantidade ...

 

o meu coração de boi tem também muito camarão.

 

agora ando com mais alguns discos (ainda pequenos a crescer, com artémia e vermes de grindal) para juntar aos outros no aquário principal (das plantas), tenho de transformar este aquário em monoespécie (só discos) ou quando muito bi-espécie (com algum apistogramma).

vou me livrar de grande parte das espécies (cardinais,tetras,bótias,etc...alguém quer comprar?).

 

temperatura anda na casa dos 27-28ºc e não passa disto no inverno...

ácidez 6.6-6.9 usualmente (com injecção de CO2)

KH=2-3

GH=5-6dh

 

filtro:

geralmente deixo o filtro ficar sujo durante 2-3 meses, pode ser surrealista, mas geralmente só limpo porque a água deixa de atravessar (quase entupido), é que as plantas preferem o filtro todo sujo

 

ainda não percebi porquê?

mais nitratos?

de qualquer maneira é complicado medir nitratos no meu aquário, mesmo nos maus momentos teve sempre produções de "pearling"...sempre... e isso quer dizer que as plantas "chupam" todos os tais compostos nocivos...rápido...

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, António Vitor,

 

Já reparei que o que é considerado certo e um desastre para uns, revela-se o contrário para outros, prova disso está na tua experiência que deixas o filtro saturar (coisa que eu nem pensaria em deixar, principalmente com Discos),entre outras coisas. A minha experiência é a que descrevi acima, só obtive um certo equilibrio com a aquisição do filtro de areia, mas concordo que haja sistemas mais simples e funcionais.

A minha experiência com Discos aínda é muito recente, porém não queria estar com muitas experiências!

Uma dúvida que me ocorreu, é a seguinte:

se mantivermos um aqua com GH e Kh muito baixos, ao adicionarmos os fertelizantes liquidos, nomeadamente Fe, Mg e Potácio não subirá os parâmetros atrás descritos?

Faço esta pergunta porque só à pouco tempo possuo discos num aqua plantado e verefiquei que quando fazia mudanças de água de Osmose, teria que juntar esses nutrientes para as plantas, e ao medir o Gh e kh esses valores estavam um pouco altos!

 

Já agora alguém conhece o filtro DD HMA?

 

http://www.devotedly-discus.co.uk/acatalog...MA_Filters.html

 

Parece dar bons resultados com Discos! :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais