Estes escalares são loucos...


João Nuno Cruz

Recommended Posts

Boas,

 

Tenho dois escalares negros que comprei há cerca de um ano, pequenos, cresceram juntos e sempre se deram muito bem, defendendo o seu "canto" do comunitário (120 litros) em conjunto contra que, "abusasse" mais, mas sem nunca chatear ninguém!!!

 

Hoje têm cerca de 12 cm o mais pequenoe 13/14 o maior.

 

Pelo seu comportamento cheguei mesmo a pensar que com apenas dois escalares tinha tido a felicidade de conseguir um casal :twisted:

 

Desde há 3 semanas para cá que o seu comportamento alterou-se radicalmente!!! :lol:

 

Tudo começou com a introdução no aquário de mais dois escalares pequenos (aprox 3 cm).

 

Inicialmente os dois escalres grandes remeteram os pequenotes para um cantinho atrás das plantas, nem lhes permitindo que viessem comer!!!

 

Simultaneamente, passaram a ser muito mais agressivos na defesa do seu "canto" não permitindo sequer que os cardinais, bêbados e até mesmo as corys entrassem no seu território. :lol:

 

Gradualmente os escalares pequenos começaram a aventurar-se no aquário e aprenderam que não podem ir para o outro lado!

 

Até aqui tudo bem e sem grandes stresses bang

 

O problema é que desde o início da semana, o mais pequeno dos grandes, começou também a agredir o maior :!::!::!:

 

Primiro coloca-se ao pé dele e ambos começam a "tremer" e depois... Pimba... fruta da grossa!!!!

 

Ontem passaram quase cinco minutos consecutivos nisto, mas é sempre o mais pequeno que pressegue e ataca o outro... que, por sinal está em grande stresse, arranjou um canto atrás das plantas e lá fica, mal sai, o outro recomeça!!! :lol:

 

O que se anda por aqui a passar? Será que alguém me dá umas dicas?

 

Abraços,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pois... também já pensei nessa da reprodução, mas não reparei que nenhum deles andasse em processo de limpeza!

 

Estou mesmo preocupado pois o escalar que é agredido já tem as barbatanas esfarrapadas e algumas feridas no dorso!! :D :)

 

Vá lá pessoal onde andam os experts dos escalares?!

 

Abraços,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os dois adultos concerteza do mesmo sexo nunca tiveram nada para competir agora com a introdução de novos peixes de certeza que passaram a existir sexos diferentes e a defenição de territorios e heararquias para futuros acasalamentos teem que ser defenidos esperimente mantelos na penumbria por alguns dias situação em que tendem a ficar mais calmos assim que se defenirem casais tudo volta á normalidade até chegar a altura do acasalamento e recomeçarem as brigas para proteção das crias espero que corra tudo bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde há 3 semanas para cá que o seu comportamento alterou-se radicalmente!!! :D  

 

Tudo começou com a introdução no aquário de mais dois escalares pequenos (aprox 3 cm).

 

Inicialmente os dois escalres grandes remeteram os pequenotes para um cantinho atrás das plantas, nem lhes permitindo que viessem comer!!!

 

Simultaneamente, passaram a ser muito mais agressivos na defesa do seu "canto" não permitindo sequer que os cardinais, bêbados e até mesmo as corys entrassem no seu território.

Pois é, comportamento normal de ciclideos :)

Existia uma situação de equilibrio com os 2 escalares existentes. Ao colocar +2 esse equilibrio foi desfeito.

O que acontece é que com 4 escalares e sendo ciclideos é necessário formar hierarquia, pois a situação anterior deixou de ser válida.

 

O problema é que as agressões irão continuar até a hierarquia ficar completamente definida e pode mesmo dar-se o caso de um dos escalares matar o outro.

 

Uma hipotese de solução será um dia à noite, aproveitar e mudar um bom bocado o layout do aquário. Ao se mudar o layout os peixes serão confrontados com um novo ambiente e irão orientar as suas energias para defenição de territórios em vez de hierarquias.

Claro que depois dos territórios definidos é a vez da hierarquia e aí podemos voltar ao mesmo problema.

 

Se as agressões continuarem, temo que a unica solução seja separar os dois adultos. Foi um erro colocar 2 juvenis com 2 adultos. É que os juvenis por norma são ignorados pelos adultos, mas havendo necessidade de re-hierarquizar os adultos lutam entre si. Como só há 2 no teu aquário está o caos instalado.

Boa sorte na resolução do problema.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O problema é que as agressões irão continuar até a hierarquia ficar completamente definida e pode mesmo dar-se o caso de um dos escalares matar o outro.  
Pois... foi o que aconteceu :twisted:

Esta manhã quando chueguei ao pé do aquário, já o escalar estava morto e bastante ferido :shock: Durante a noite deve ter sido um massacre :!:

 

Foi um erro colocar 2 juvenis com 2 adultos.

 

Pois... estou a ver que foi um erro enorme!!!!

 

Eu adorava aquele escalar!!! Todo negro, lindo, já vinha comer à minha mão!!!! :lol::cry:

 

O que me chateia é ter morrido devido a ignorância minha :twisted:

 

Cumps e obrigado a todos,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Intrust :P

 

Devias ter separado o escalar grande :wink:

Aposto que era lindo tal como os irmaos dele que o Jacinto tinha :D

Abraço

 

Valter

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois é a mim aconteceu-me isso mesmo só com um escalar e a introduçao de um novo mais pequeno.

 

O que se passa, e eu tenho perguntado no foum do fishprofiles, é que os escalares entram em stress qd vêm o seu "reino" ameaçado. O meu escalar maior acabou ele próprio por morrer devido ao stress, e já tinha despachado o mais pequeno à um dia ou dois. O que se passa é que qualquer pequena infecção (por vezes até de origem interna) acaba por se expandir devido ao stress do animal, matando-o num espaço muito curto de tempo, sem que nada de estranho pareça ocorrer no exterior.

 

pelo que estou a ver deve-se introduzir os escalares ao mesmo tempo no aqua e deixa-los crescer juntos, ou então ter um aqua grande.

 

outra cena: o meu escalar tinha crescido para mais de 15cm em menos de um ano, se tivesses quatro peixes desses num aqua de 100l eles iam ficar, no minimo, apertados. Eu digo isto pq o meu aqua é de 100L e já me parecia pequeno para o escalar.

"Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!"

 

Sim é verdade, eu leio a mente via internet:

http://odeiooze.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sim.. eu sei que o aquário não é muito grande mas esperam-se evoluções.

 

Walter, penso que este e o "assassino" são todos irmãos vindos de ti bigsmile

 

Agora, será que não corro o risco de voltar a acontecer quando os juvenis começarem a crescer?!

 

Abraços,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora, será que não corro o risco de voltar a acontecer quando os juvenis começarem a crescer?!

Enquanto juvenis o escalar adulto não irá em principio ver neles "ameaças".

No entanto, assim que atingirem a "maioridade" tudo irá depender de já estar formada uma hierarquia ou não.

 

Se no periodo até ficarem adultos a hierarquia for formada, só terás problemas se um dos escalares decidir desafiar a sua posição.

Agora se a hierarquia não estiver ainda definida, eles vão lutar de novo.

 

Nos ciclideos, a luta por hierarquia é muito comum. O pessoal por norma nem se apercebe porque mete os peixes todos em juvenil e todos de uma vez e por isso ao chegarem à fase adulta as hierarquias estão formadas.

Mas quando misturas jovens com adultos, ou misturas adultos as guerras por posição hierarquica rebentam.

 

Normalmente, nota-se o problema mais nas espécies mais competitivas como é o caso dos mbunas e alguns tanganika, mas nas outras espécies também acontece, embora em menor grau.

 

Boa sorte com os remanescentes. Se pensas em substituir o escalar morto o ideal será um juvenil, colocado à noite (com luzes apagadas) e ligeira mudança no layout para lhe dares chances de se aclimatar e começar a comer.

vai controlando o comportamento do adulto.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Repara que eu referi, que em principio não iam ver ameaças nos juvenis.

Mas cada peixe é um peixe e o facto de a maioria dos adultos ignorar normalmente os juvenis não quer dizer que todos o façam. Depende sempre muito do peixe, do espaço que tem, etc.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

No meu caso o adulto não lhes liga muito, só quando eles abusam em ir para o seu lado do aquário é que lhes dá um "chega para lá" mas nada como o que se passou com o outro adulto que era mesma muito duro!

 

Abraços,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais