Fazendo um Carpete de Riccia


eduardojaco

Recommended Posts

A maneira mais comum de se plantar riccia é em pedras chatas ou fixas em troncos.

 

Tentarei passar através de fotos uma das minhas experiências, que foi fazer um carpete uniforme de riccia.

 

Materiais utilizados:

 

- uma placa de FBF;

- Tesoura;

- linha nylon ( linha de pesca);

- agulha de costura;

- tecido chamado TULE;

- Riccia

 

Pic_3852_23.jpg

Pic_3852_22.jpg

 

1º - Com auxílio de um ferro de soldar arredondei uma das pontas da placa de FBF;

 

Pic_3852_24.jpg

 

2º - Utilizando agora a linha nylon ( linha de pesca) e agulha, costurei o tecido na placa de FBF, não há necessidade de costurar por todos os furinhos da placa, faça a cada 2 ou 3 furos.

 

Pic_3852_25.jpg

 

DICA- Costure 2 dos 4 lados da placa de FBF e espalhe a riccia e depois costure os outros dois lados.

 

Pic_3852_26.jpg

Pic_3852_27.jpg

 

Está pronto, agora é só cavar e colocar as plaquinhas ao mesmo nível do substrato, esperar ela crescer e passar pelo tecido.

 

1º dia -

Pic_3852_28.jpg

 

5º dia -

Pic_3852_29.jpg

Pic_3852_30.jpg

nota-se a planta atravessando o tecido.

 

20º dia -

Pic_3852_31.jpg

Pic_3852_32.jpg

 

Espero que tenham gostado e desculpa pela qualidade das fotos.

 

Abraços!!!

banner_oscar.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas...so uma duvida...a riccia, com o passar do tempo comessa a espalhar-se pelo akua todo ou so vai crescer pra cima???

Se kiseres cobrir o akua td tens de fazer isso por todo o fundo do akua?

Ex rato

 

O que não me mata...torna-me mais forte...ou talvez não...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PArece-me pouco provavel que ele saiba onde se arranja disso em portugal visto ele estar no brasil... mas acho que o aki, mestre maco ou outra grande superficie do genero, são bons sitios para procurar!! Mas de facto não sei sé é da maneira de plantar mas que tem um aspecto fantastico lá isso tem!!! bang:twisted::lol::lol::lol:

O meu menino!!

jjl17000.jpg

Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mendez:

 

Placas de Fbf são as plaquinhas usadas antigamente em filtros biologicos que ficavam em baixo do cascalho e tenha uma torre onde se colocava uma bomba submersa.

 

Hoje em dia esse metodo de filtragem ja não é tão utilizado como antigamente.

 

rato:

 

Não ela n vai se espalhar, pois ela não tem raizes e n se fixa a nada.

Ela ira crescer para cima.

banner_oscar.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao deixa ver se percebi...Se eu kiser tapar o fundo todo, vou ter k arranjar uma placa k cubra o fundo todo, cortar aos pedacinhos tipo puzzle e comforme a riccea for crescendo vou aparando e fazendo o mmo processo pra cada pecinha e vou juntando uma a uma ate cobrir akela cena toda certo???? Eh isso ai cara???? lol :twisted:

Ex rato

 

O que não me mata...torna-me mais forte...ou talvez não...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas,

 

Estou neste momento a tentar fazer um tapete assim, quando tiver fotografias que valham a pena ser colocadas aqui, faço-o logo!!!

 

[[[[]]]]

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

tenho varios tapetes de musgo de java :cry: e gostava de fazer uns de riccia. gostava so de saber qual a potencia de luz necessária para que um bom crescimento da planta?tenho 0.85W/L, será suficiente?

obrigado

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Space Cowboy - Isso não depende só da quantidade de watts por litro, eu tenho 72w/112L que dá 0,64w/L e como vês está saudável.

no entanto, parece-me que no meu aquário de 35L, 0,64w/L é pouco para manter riccia.

 

vou expor aqui o meu tapete... :)

 

riccia2.jpg

 

agora, unindo dois dos anteriores e esperando uns dias

 

ricia3017.jpg

 

dá um belo rectângulo de 30:17

 

vou fazer poda, um rectângulo de 15:8 bem servido vale 4€, entrego só em Lisboa.

 

qualquer coisa é só buzinar :)

 

abraço

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vitorhugof claro que é vê

Pic_5276_2.jpg

mas o musgo so começa a crescer para os lados depois de atingir uns 3cm de altura, por isso se não o distribuires bem debaixo da rede não vai dar grande efeito de tapete.

 

MiguelSCosta o meu plantado deve ter mais ou menos esse volume e tenho 32W de luz. que mais condiçoes seriam necessárias para a riccia?

obrigado

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Creio que basta dar boas condições da água para poder criar uns tapetes de riccia.

Eu, por exemplo, tenho um aqua de 40l com 15W de iluminação (ou seja 0,375 W/l), uso CO2 caseiro e 5ml de Hortrilon (receita aqui do forum) por semana, e o tapete está impecável.

Cumprimentos,

Paulo Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Epa... A minha riccis, com CO2 caseiro e 15 W num aquario de 24 l. não cresce NADA ha mais de um mês!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Aliás... NUNCA CRESCEU... Deve ser estupida...

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Epa... A minha riccis, com CO2 caseiro e 15 W num aquario de 24 l. não cresce NADA ha mais de um mês!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Aliás... NUNCA CRESCEU... Deve ser estupida...

 

Mudei para um aquário com 54 l. e 72 W. Já cresceu =b

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais