Ramirezi com pontos brancos (Icteo?)


eXistenZe

Recommended Posts

Depois do bótia doente, hoje reparei que o meu ramirezi maior está com pontos brancos como se veêm nas fotos...

 

photo3iry.th.jpg

photo4zw.th.jpg

photo5vqn.th.jpg

 

É bem localizado e só nesse peixe. E estranho para uma temperatura de 36.5ºC...

 

Será icteo ou outra doença?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 64
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas,

 

O que?? Temperatura a 36.5ºC??? A temperatura aconselhada para o ramirezi é de 27ºC agora 36.5ºC acho que é demais para qualquer tipo de peixe!!! Até mesmo para os discus!

Pelas fotos parece ictio mas não tenho a certeza, mas nessa temperatura, diria que é outra coisa...

Há quanto tempo tens o ramirezi com essa temperatura de água?

Tens aí um ramirezi lindo mas nessa temperatura não acho que aguente muito tempo!!

Que peixes tens com ele?

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah prontos, assim ta melhor, ate me assustei com aquela temperatura! :ohmy:

Então o mais provável é que seja ictio!

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com estas fotos não dá para ver bem.

Pode ser fungos.

Coloca fotos melhores para não darmos o tratamento errado.

 

Também me parece fungos. Nem tudo o que é branco é Ictio.

Agora temos é que descobrir que fungos são mas aí já sou limitado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A dispersão não é nada típica de icteo... É localizado num só peixe e apenas numa área de 2mm com vários pontos. É proiminente cerca de meio milímetro também.

 

A minha grande dúvida é como tratar este ramirezi e o bótia doente do meu outro tópico...

Só tenho um aquário pequeno para tratamento de doenças e não queria aplicar antimicrobianos em larga escala no meu aquário de 200l comunitário...

Entre as possibilidades tenho o flagyl para os possíveis parasitas do bótia, o eSHa 2000 para os fungos ou o eSHa exit para o ícteo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem que arranjes uma bacia com um termostato lá dentro para fazeres o tratamento.

 

Eu experimentava o esha 2000 no ram. Os pontos brancos não têm uma espécie de veludo a recobri-los pois não?

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebo... Como é que um ramirezi adulto, forte, super alimentado já há quase 2 anos comigo vai apanhar um fungo sem nenhum outro peixe demonstrar qualquer sinal...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

botia com parasitas, junta-o ao ram, o sal ajuda, e alimenta-o com ervilha cozida descascada. vai limpar o intestino ao menino :) (podes usar a ervilha de congelador desde que esteja cozida ou seja pré cozida). se precisares de estimular o apetite coze 3 dentes de alho em 1 litro de agua e ensopa as ervilhas na água. o alho estimula o apetite e ajuda a desparasitar também

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aqua não é novo...

Fiz uma mudança do meu aquario antigo há cerca de 4 meses, onde transitei quase tudo...

 

O sal ajuda a eliminar o fungo? E não aplico o eSHa 2000?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o sal ajuda a eliminar o fungo pois as células do fungo são extremamente sensíveis a mudanças bruscas de pressão osmótica. é uma grande ajuda se bem aplicado e com os peixes correctos (corys por exemplo nao devem ser tratadas com sal e os botias devem ser tratados com cuidado e sempre com a dose minima)

 

basta o mycopur, nao vale a pena misturar os dois.

 

Nota: se nunca trataste com sal prefiro que começes apenas com uma colher de chá por cada 50 litros. observa atentamente o bótia. se estiver tudo bem podes aumentar ligeiramente a quantidade, se vires algum escurecimento faz tpa. USA SAL GROSSO (sem quimicos)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, começa o tratamento com o esha porque os fungos podem ser brutos e dificeis de tratar. fica aqui o plano

 

- agua a cerca de 28º

- esha2000 segundo a bula

- 1 colher e meia de café de sal grosso (não ponhas mais do que isto para já, dissolve primeiro em água)

- 2 refeições aos dois com ervilha cozida e descascada ensopada na água de alho e uma refeição normal (se está dificil de o botia comer ensopa também a refeição normal na água de alho)

- tpa's de 2 em 2 dias, a ervilha é fortinha e eles vão literalmente excretar muita porcaria (25% para limpar o fundo sobretudo)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais