Aquario 90l - inicio na aquariofilia


aquariumfela

Recommended Posts

Boas a todos pessoal

 

Antes de mais parabens pelo forum, esta espectacular e ja aprendi imenso sobre este mundo da aquariofilia...

 

Achei este forum a cerca de 1mes e agora dps de ver os pros e os contras decidi juntar me a comunidade.

 

Estou a pensar encomendar um aquario da casa do nemo de 60x40x40 (cxlxa) com cerca de 90l...

 

Quero la colocar uma cena para fazer um piso para uma especie de bonsai, n sei se estam a perceber a ideia...

 

De resto colocaria um tronco e uma rocha para abrigo.

 

A flora estou aberto a sugestoes pk nao conheco nada de plantas aquaticas

 

A fauna pensei em 5 escalares e 7/8 corydoras, e tambem estou aberto a sugestoes

 

Os equipamentos serao um termostato jager de 100w e um filtro de cascata eheim liberty(pois nao tenho espaço para um exterior)

 

Estou aberto a soluçoes e criticas da vossa parte

 

cumps

aquariumfela :roflroll2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a tua ideia está fixa nos escalares podes já esquecer esse aqua... tem em mente que um escalar cresce até uns 10/15 cm, logo 5 peixes desses iam literalmente andar às costas uns dos outros num aqua de 60cm de frente.

 

Quanto à tua ideia de "espécie de bonsai", penso que percebo mais ou menos o que queres fazer e tenho gostado visualmente do efeito que dá. Penso que a malta faz com uns ramos a aparência/estrutura de uma árvore e depois cobre com musgo (acho eu...).

 

O termostato chega mais que perfeitamente, e o filtro de cascata é capaz também de ser suficiente dependendo da litragem que faça. Lembra-te que um exterior é aquele que menos espaço te ocupa, só tens as mangueiras mergulhadas no aqua. Mas penso que querias dizer que não tens lugar onde colocar o filtro cá fora. Mas por outro lado é aquele que melhor te poderá filtrar a água, quer pela diversidade de matérias filtrantes que podes escolher, quer pela litragem que normalmente faz.

 

Quanto à flora, terás de pensar no quanto estás disposto a gastar com iluminação e CO2 porque isso será o que irá condicionar as plantas que poderás ter - umas são mais exigentes e requerem mais condições, outras são mais fáceis de manter com menos!

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora e que nao sei mesmo que peixe por....

 

Quanto ao filtro e o eheim liberty 2041 faz de 220 a 570 l/h mas ainda irei ver esse caso do filtro...

 

A iluminaçao vai ser DIY pk as calhas sao bastantes caras

 

Quanto a questao do CO2 ja ouvi flr mas nao me aprofundei na materia tenho de ler e dps decidir

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobre flora o site de referência que aconselho sempre é o da tropica.com:

- http://www.tropica.com/en/home.aspx

 

Podes ver as plantas de A a Z - http://www.tropica.com/en/plants/plant-list-a-z.aspx

Podes ver por nível de dificuldade - http://www.tropica.com/en/plants/difficulty.aspx

Podes ainda inspirar-te em layouts já feitos e explicados - http://www.tropica.com/en/layouts.aspx

 

Se leres isto tudo ficas já com umas boas noções do que podes fazer, do que podes querer ter, e do que necessitas ter...

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas aquariumfella, ainda bem que antes de te iniciares na aquariofilia tenhas tido o bom senso de procurares te informar e pedido ajuda para esclarecimento das dúvidas, que bom que seria se todos fossem como tu. Agora não me deixes ficar mal e começa a fazer o contrário daquilo que por nós te for aconselhado como por aqui acontece várias vezes.

 

Posto isto primeiro tens que ver quais são os teus limites, sejam financeiros, espaço onde colocar todo o equipamento e disponibilidade para manutenção. Só depois disto poderemos falar do resto em concreto sobre equipamentos, fauna,flora etc.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem la estar a ser chato mas preciso mesmo de saber...

 

Tinha proposto o filtro eheim liberty de cascata mas li algures aqui no forum que faz imenso ruido e como o aquario vai estar no aqurto, nao pode msm fazer ruido. Por isso pensei num interno ai a volta dos 1000 l/h com 10x a litragem do aquario(talvez para compensar a perda de eficácia).

 

 

Quanto a iluminaçao recomendam 1 ou 2 lampadas e ja agora de que tamanha e potencia se for possivel (para um aqua de 60cmx40cmx40cm)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tinha proposto o filtro eheim liberty de cascata mas li algures aqui no forum que faz imenso ruido e como o aquario vai estar no aqurto, nao pode msm fazer ruido. Por isso pensei num interno ai a volta dos 1000 l/h com 10x a litragem do aquario(talvez para compensar a perda de eficácia).

 

Boas, o eheim liberty não é ruidoso, o barulho da água a cair é que pode fazer confusão mas se tiveres o nível de água igual à saída de água do filtro é silencioso. Para as medidas que falas - 96 L brutos . o eheim 2042 já me parece curto, o ideal seria um externo p. ex. o eheim 2213.

 

 

Quanto a iluminaçao recomendam 1 ou 2 lampadas e ja agora de que tamanha e potencia se for possivel (para um aqua de 60cmx40cmx40cm)

 

2x24W T5 entre os 4200K e os 8500K seria o ideal, dá um rácio de 0.5W/L próprio para a maior parte das plantas, excluindo tapetes. Eu aconselho sempre uma vista de olhos aqui

 

Em relação à tua pergunta sobre o tronco de laranjeira lê isto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O eheim Liberty 2042 é silencioso, só não podes ter o nível de água baixo conforme o brancaman salientou. Para mim é sempre melhor opção que um interno, dado que não tens espaço para um externo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois realmente queria um externo e nao tenho mesmo espaço para o ter por isso terei de optar por um de cascata... :c

 

 

 

2x24W T5 entre os 4200K e os 8500K seria o ideal, dá um rácio de 0.5W/L próprio para a maior parte das plantas, excluindo tapetes. Eu aconselho sempre uma vista de olhos aqui

 

Em relação à tua pergunta sobre o tronco de laranjeira lê isto

 

Muito obrigado :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.