Bolhas Co2 e Kh


zorgxpto

Recommended Posts

Bom dia a todos !!

 

Estava aqui curioso, de como o meu aquário com kh de 3,5 (tamponado com bicarbonato de sódio) precisa apenas de 1 bolha de 2.5s em 2.5s para atingir o ph ideal de 6,5 , que corresponde a uma concentracao aceitavel de co2 na água (30ppm).

Sei que a água do aquário contém sempre alguma acidez extra , quanto mais nao seja resultante do ciclo do azoto, mas vamos considerar esse minimo, pois se deixar a minha agua num recepiente em repouso por 24 horas , o ph sobe dos 6.5 para os +-7.4.

 

Ja tive a minha agua com um kh de +-0 (água do furo que abastece a casa) ,em que precisava apenas de colocar 1 bolha de 6 em 6 segundos para ter um ph de 6.

 

Costumo ouvir relatos de pessoas com kh de 3 ou 4 , com 2 bolhas por segundo....e algumas a passar.... como é possivel ?.... será do tamanho das bolhas ?

O aquário tem 200 litros uteis , racio de iluminacao 0,5 watts por litro. Está mediamente plantado com um filtro de 900l/h, e o bico de saida está submerso para nao provocar agitação.

 

Para quem quiser saber das plantas que sao o princial indicador, elas encontram se bem mas a passar fome . Estou a tentar seguir o EI, mas com pequenas doses para evitar trocas tão grandes de água.

 

Estava a pensar em deixar de tamponar o kh com o bicarbonato de sodio e deixar o ph descer. Li que a acidez e variações de ph provocadas pelo co2 nao fazia mal a peixes amazonicos, já o adicionar de bicarbonato nao se pode dizer o mesmo.

O meu medo é que a bolha de 6 em 6 segundos nao seja suficiente e as plantas sofram, e eu possa cair no exagero, pois sou pouco paciente, de colocar de 2 em 2 segundos e acabe matando os peixes mais sensiveis.

 

o que acham de tudo ? :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso estar enganado, mas se a tua água tem um kh de 3,5 e um ph de 7,4 (depois de libertar o co2)... então, segundo a tabela, terás uma concentração de co2 na água de cerca de 4ppm.

 

O ideal é mesmo um drop-checker para medir o co2.

 

Já agora, qual é o objectivo de tamponar a água com bicarbonato de sódio?

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

sim o número de bolhas não diz grande coisa. Varia muito de acordo com o conta-bolhas... O melhor indicador são as plantas. O Drop-checker calibrado também é aconselhável... De qualquer dos modos, para um aqua de 200L 1 bolhas a cada 2,5 s parece-me muito pouco. Mas isto depende de muita coisa (luz, circulação, difusão, etc.)

 

Eu nunca me preocupei muito com o kH e também tenho água muito mole. As variações de pH devido à injecção de CO2 são realmente pouco importantes, porque não mexem na salinidade da água.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais