Discu Ofegante


Regal

Recommended Posts

Adquiri um Discu à 1 semana e meia e ele ainda não come, parece estar bem, mas tem uma respiração muito ofegante. Será stress por os outros Discus não o aceitarem muito bem e perseguem-no algumas vezes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu também estou com o mesmo problema, o meu disco anda um pouco a parte dos outros, com uma respiração muito ofegante e não come tenho a temperatura a 30 graus e o ph a 6.6 nada de nitritos nem nitratos muito menos amónia. Estou a pensar em fazer o flagil hoje na comida para ver se ele come, vamos lá ver o que vai dar. Se alguém souber de que se trata ou outro tratamento diga.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devem tentar observar os operculos do peixe e verificar se abrem, e os dois com o mesmo angulo.

Em casos extremos o peixe por parasitas nas guelras fecha mesmo os operculos e roça-se nas plantas.

Se for esse o caso o tratamento é com Praziquantel e para o tratamento devem pesquisar por este nome.

Atenção que pode ser só stress ou falta de oxigenio e nessa altura não mediquem, atenção aos efeitos colaterais.

O Flagyl é para parasitas intestinais (fezes brancas) os parasitas enfraquecem o peixe e pode não comer por causa disso.

Experimentem variar a alimentação e não se preocupem demasiado pois já tive um disco sem comer por 2 semanas e agora está bom.

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas.

 

O Discu não está fragilizado e os operculos estão a abrir normalmente em ângulos iguais. O peixe não perdeu a cor e quando entrou no aquário escondia-se e agora já anda na frente do aquário, apesar de ser ameaçado várias vezes pelos outros Discus (são aproximadamente do mesmo tamanho e apresentam-se em excelentes condições).

 

A minha dúvida é, será que o stress poderá ser a causa desta respiração ofegante. Parasitas internos não é, pois isso não impede que o peixe coma e não me parece magro, das guelras, poderá ser uma hipótese, mas ele não se esfrega nas plantas, nem tem nenhum opérculo fechado. Apresenta uma boa cor e nada pelo aquário muito bem, vejo-o a depenicar o fundo, as plantas e os troncos (penso que em busca de algo para comer), mas não toca na comida que lhes dou (artémia, mistura para Discus, Larva Vermelha, granulado, spirulina e mistura tropical).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois o meu tem a respiração ofegante mas também abre os operculos e estão a abrir normalmente em ângulos iguais e no meu ponto de vista ate menos ofegante que a própria boca e so ontem deixou de comer não se esfrega em nada e por vezes ate anda a nadar com os outros o que me preocupa mais é a respiração. Vamos ver se ele melhora e fica mais calmo hoje vou-lhe dar mistura de coração de boi que ele gosta bastante.

Vamos la ver se amanhã tenho boas novidades.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Semana e meia já é algum tempo nas não é muuuiiiito tempo.

O tempo é relativo... uns demoram 2 semanas... outros 1 semana e alguns apenas algumas horas.

 

Acho que quanto maior for o peixe mais difícil é a adaptação do mesmo. Se forem pequenos adaptam-se e comem muito mais depressa (na minha opinião).

 

Regal/Bruno: Se estão com boa coloração, se não se escondem e se não apresentam sinais de magreza eu não me preocupava. Experimentem um aumento de temperatura. Pode ser suficiente.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Nuno,

 

Eu ontem reparei que um opérculo abria mais que o outro e montei um outro aquário para fazer um tratamento para os parasitas das guelras, coloquei paraziquantel, subi a temperatura para 32º. Liguei uma pedra difusora para misturar bem o paraziquantel na água e depois ao fim de um tempo desliguei.

A intenção é deixá-lo 4 dias com esta solução e depois mudar a água a 100% e voltar a fazer o mesmo tratamento.

 

O que acham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK, deve funcionar. Contudo tem havido relatos de danos colaterais no tratamento com praziquantel. Vai observando e oxigena a agua.

Se tens ciclideos no aqua onde esse disco estava o mais provavel é que também estejam infectados e digo ciclideos porque são mais sugeitos a esses parasitas.

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

bem eu deixava a bonba de ar sp ligada pk o praziquantel consome o oxigenio e por causa disso ja me morreram 5 discus,a pessoua que me deu a proporçoes n me disse que era preciso oxigenar bem a agua.

 

em todo o caso as vezes que administrei praziquantel foi o mm que n fazer nada,mas a pessoas que se deram bem.

 

se ele continuar assim esperimenta sterazin.

 

so queria acrescentar que o facto de o peixe estar bonito e comer n significa que n tenha parazitas nas guelras pois eles n afectam tanto o peixe como os intestinais,outro sintomas que podemos observar e akelas membranas que estao dentro dos operculos incharem e virem um pouco para fora do operculo.

 

abraços

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

so queria acrescentar que o facto de o peixe estar bonito e comer n significa que n tenha parazitas nas guelras pois eles n afectam tanto o peixe como os intestinais,outro sintomas que podemos observar e akelas membranas que estao dentro dos operculos incharem e virem um pouco para fora do operculo.

Tens razão, está bem visto. Ainda não tinhamos referido esses aspectos.

 

Tentem comparar as guelras dos Discus afectados com os restantes peixes.

A falta de apetite no caso de ataques de parasitas das guelras pode acontecer. No entanto só se manifesta quando os parasitas estão presentes em grande quantidade (e começam a incomodar os peixes).

Se mantivermos a "população" de parasitas controlada não existem muitos problemas, visto que, os discus (entre outros) conseguem conviver com os mesmos parasitas.

 

A melhor maneira de conseguirmos controlar os parasitas é fazendo as trocas de água e verificando sempre como estão os filtros. Resumindo, é preciso boa higiene no aquário.

 

O que pode acontecer em alguns casos é os discus virem de um ambiente mais "esterilizado" (livre de parasitas) e, quando chegam ao nosso aquário e sendo confrontados com os parasitas lá existentes, manifestarem "alguns problemas" (já que não estão habituados á presença dos mesmos parasitas).

 

Não se esqueçam que existem sempre (ou quase sempre) parasitas nos nossos aquários comunitários.

 

Mas isto sou eu a dizer... :) :D

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem eu sei que ainda e cedo para falar mas ontem quando cheguei a casa o meu disco estava mesmo bastante escuro e já se roçava pelos cantos do aquário e tinha as membranas inchadas como ele já estava no aquário hospital foi logo uma TPA de pelo menos 50% com agua já com o ph a 6.6 e a 30 graus, meti praziquantel e uma bomba de ar a funcionar e depois de estar um bocado a ver o que se passava foi-me deitar. Hoje de manhã quando me levantei e fui ver tinha lá outro disco que não era o meu, já estava muito mais claro andava de um lado para o outro e dei-lhe um pouco de artemia e até penicou um bocadinho já estava bastante melhor vamos la ver se continua a recuperar espero que sim. Eu depois vou dando o relato do que se esta a passar e espero dizer em breve uma simples frase JÁ ESTA CURADO.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos. Felizmente so venho aqui para dizer que já passei o meu disco para o comunitario e aparentemente já esta tudo bem, já anda sempre com os outros vai comendo aos poucos mas cada vez mais, acho que já esta bom(espero eu). Isto quer dizer que o paraziquantel resultou e que o diagnostico teve ter sido bem feito. E obrigado pelas dicas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Caro amigo, voce nota algumas alterações de cor ou buracos na zona da cabeça??? :?

Se sim, isso chama.se "Ataque de Hexamit" introduzido por um portador!

Se se verificar os sintomas k lhe referi, eleve o teor de oxigénio e utilize algum medicamento apropriado k lhe seja sugerido por algum colega ou pela pessoa da sua loja habitual :wink:

Abraço e espero poder te.lo ajudado :)

Abraço,

 

Bruno Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais